top of page

A Mulher Cristã – O coração [Pt. 3/10]

  • Foto do escritor: Dallila Engelman
    Dallila Engelman
  • 26 de abr. de 2022
  • 5 min de leitura

Atualizado: 9 de abr.


A paz do Senhor Jesus!

Esta é a Parte 3 de uma série de estudos a respeito do comportamento da mulher cristã.

Pt. 3 – O coração

Como assim, o coração?

Quando falamos em coração, estamos falando do “ser interior, mente, vontade, inteligência“, segundo o dicionário Bíblico Strong. Ou seja, é sobre os pensamentos, pois na Bíblia o coração é a fonte dos pensamentos.

No hebraico coração é a palavra לֵב leb, e foi utilizada pela primeira vez na Bíblia em Gênesis 6:5. Vejam:

Gênesis 6:5 (ARA) – Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração (ב leb).

Após falar sobre rotina devocional, decidi colocar este estudo entre os primeiros, pois Deus nos ensina que:

Provérbios 4:23 (ARA) – Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.

E, com base neste versículo, podemos fazer três questionamentos para direcionar o nosso estudo:

  01 – O que significa guardar o coração?

  02 – Por que guardar o coração?

  03 – Como guardar o coração?

 

01 – O que significa guardar o coração?

O termo “guardar” no hebraico é נאצר natsar, que significa “vigiar, cuidar, preservar, guardar de perigos“.

Desta forma, entendemos que devemos proteger os nossos pensamentos e estarmos atentas a isto. Isto significa que estamos rodeadas de perigos e de coisas que podem contaminar o nosso coração.

02 – Por que guardar o coração?

Precisamos vigiar com os nossos pensamentos porque eles não são bons. Pelo contrário, Deus nos ensina que o nosso coração é inclinado para o mal desde a nossa infância.

Gênesis 8:21 – O Senhor sentiu o aroma agradável e disse a si mesmo: “Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez.

Diante desse versículo, vamos nos dissecar diante do Senhor. Nosso objetivo aqui é sermos curadas, e para isso precisamos confessar a Ele nossos pecados, tendo plena consciência dos nossos pensamentos maldosos. Vamos analisar alguns erros que cometemos, para pedirmos perdão ao Senhor:

  1. Quantas vezes você pensou mal de Deus? Questionou sua bondade, se revoltou com a vontade dEle, talvez até tenha duvidado da existência dEle.

  2. Quantas vezes você pensou mal de alguém? Criticou alguém nos seus pensamentos e às vezes até desejou o mal a ela.

  3. Quantas vezes você serviu, mas o seu pensamento era maldoso? Podemos estar limpando a casa e lavando a louça, mas com ódio no coração, pensando mal do nosso esposo por ele não nos ajudar como gostaríamos. Ou seja, não estamos servindo como Jesus serviu (com amor). Não estou justificando o erro dos maridos que às vezes até atrapalham suas esposas, todo ser humano precisa ser aperfeiçoado em algo. Mas o foco aqui é olhar para os nossos erros e não ficar pensando no pecado do outro. Vamos cuidar do nosso coração e orar por eles. Nosso modelo é Jesus.

Ou você mulher solteira, que ajuda seus pais, ou que cuida da sua casa ou que serve na igreja, mas faz isso com pensamentos ruins, pensando talvez em como a vida é injusta, como Deus te esqueceu, e que seus pais são exigentes e chatos.

  1. Quantas vezes você sentiu inveja de alguém? O pensamento maldoso provoca o sentimento invejoso, pois olhamos para a vida de uma pessoa, começamos a pensar mal, a achar que ela não merecia aquilo que tem, e começamos a ter inveja (não necessariamente a desejar o que ela tem, mas a desejar que ela não tenha aquilo, que ela seja infeliz).

Irmãs, somos inclinadas a toda esta maldade, mas não precisamos ser dominadas por ela. Há um caminho. O primeiro passo é este, reconhecer que algo em nós precisa ser purificado e pedir perdão a Deus. Mas, depois disto, como vencer este pecado? Vamos ver a seguir.

03 – Como guardar o coração?

Irmãs, vejam o que a Palavra de Deus nos diz:

Romanos 8:5 – Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja.

A Bíblia é clara e a solução é simples: devemos viver de acordo com o Espírito. Ser simples não significa que é fácil. Por isso o Evangelho é cruz. Para nos inclinar para as coisas do Espírito, temos que renunciar. Como assim?

Para viver de acordo com o Espírito, temos que orar e ler a Bíblia. Só Deus, só a sua Palavra pode transformar nossos corações. Se você não tem vivido isso, mude de atitude hoje. Eu te convido a experimentar algo maravilhoso: a transformação dos seus pensamentos. Você vai perceber uma coisa: quanto mais você ora e lê a Bíblia, mais seus pensamentos são purificados. A Palavra de Deus tem um poder maravilhoso. Leia a Bíblia e ela ficará martelando em sua mente. Antes de dormir, ao invés de pegar o seu celular para ficar no Instagram e no Whatsapp, leia a Bíblia. A Palvavra de Deus ficará ali, no coração, na mente. Eu já experimentei isso, de ler e depois tentar dormir, mas a minha mente (o meu coração) ficava conversando com Deus, querendo me relacionar com Ele, mesmo com sono. E todas as vezes que eu me alimento de redes sociais e não oro, eu fico carnal, e meus pensamentos são de amargura e inveja.

Como foi dito aqui, a solução é simples, mas requer escolha, requer renúncia.

Ficar no Instagram seguindo loja de roupas te fará desejar consumir mais e mais. Ficar no Instagram seguindo mulheres que valorizam a vaidade te fará ficar insatisfeita consigo e com inveja. Ficar no Instagram seguindo mulheres que só falam em dinheiro te fará ter ganância e pensar mal da sua própria vida por não ter o dinheiro que elas têm. Eu não sou contra você ter um Instagram, mas siga conteúdo cristão e pare de seguir estar coisas que alimentam a carne.

Por outro lado, ler a Bíblia e orar mais te transformará em alguém que agrada a Deus.

Escolha hoje passar mais tempo com Deus, e tenha seu coração transformado. Ele é a fonte de todas as coisas. Ele é o nosso ajudador.

Deus abençoe a sua vida!

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do site Curso Bíblico Online.

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Felipe Morais.png

Olá, que bom ver você por aqui!

Felipe Morais é servo temente ao Senhor, e atua como pastor, Pós-graduado em Teologia, ...

  • Youtube
  • Instagram
  • X
  • Canal no WhatsApp
  • Telegram
  • Facebook
Atendimento do Curso Bíblico Online
bottom of page