Como são chamados os seguidores de Jesus?
- Felipe Morais
- 29 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Os discípulos de Jesus Cristo foram chamados de cristãos…
Há muitas pessoas que gostam de causar polêmicas e se colocarem em posição superior aos demais baseando-se em sua suposta sabedoria…
“Mas a sabedoria lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, gentil, amigável, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.” Tiago 3:17
Muitos tem alegado que o nome “cristão” não seja adequado aos seguidores de Cristo. Dizem que deveriam ser chamados apenas de “messiânicos” devido à raiz hebraica do nome Messias.
Acontece, que o termo Messias no grego é Cristo que significam em ambos os casos “Ungido”.
Essa tentativa de desqualificar os demais irmãos não passa de preciosismo, arrogância e preconceito.
As Sagradas Escrituras testemunham sobre o termo e diz o seguinte:
” Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.” Atos 11.26
Os proponentes da teoria de que os discípulos não podem ser chamados de “cristãos” dizem que deveria estar: “foram chamados messiânicos” ou “foram chamados nazarenos”. Infelizmente alguns dão a entender que aprender o hebraico ou pronunciar as palavras em hebraico (o aramaico às vezes é ignorado), seja critério para se tornar um seguidor de Cristo Jesus. Isso não passa proselitismo judaizante, e “fazer um prosélito” (Mt 23.15) é bem diferente de anunciar o Evangelho de Cristo!
Esse argumento (falacioso) só teria validade, caso eles recebessem essa alcunha dentro do território de Israel (que falavam aramaico mas usavam também o hebraico para fins religiosos: leitura da Torah, na sinagoga ou nas dependências do Templo). Nesse caso, certamente os cristãos seriam denominados na língua usual israelita. Mas não foi bem isso o que ocorreu…
Vamos analisar os fatos:
A mensagem foi pregada a judeus e gentios de língua grega (ver Atos 11.19), e esses que se converteram, se tornaram discípulos de Cristo (Χριστός “Christos”), como é chamado na língua grega.
“… foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus.” Atos 11.20
Por isso, os seguidores de Jesus Cristo foram chamados de “cristãos” (ξριστιανος “christianos”) na cidade de Antioquia, capital da Síria[1], ao norte de Israel.
Isso ocorreu numa das capitais regionais do império romano que falava grego. Pois Antioquia era tipicamente uma cidade de cultura grego-helenista.
Se alguém insistir em humilhar os irmãos por causa de nomenclaturas e exclusivismo idiomático, sabemos que fazem parte dos que não estão edificando um reino de amor que comporta discípulos “de todas as nações, tribos, povos e línguas” Apocalipse 7.9; mas são “aqueles, contudo, pregam a Cristo, por discórdia, insinceramente” Filipenses 1.17
Aprendamos com o apóstolo Pedro que Deus recebe adoração de todos os povos em suas línguas:
— Reconheço por verdade que Deus não trata as pessoas com parcialidade; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável. Atos 10:34-35
Deus te abençoe
_____________________ [1] JOSEFO, F. História dos Hebreus. Tradução de Vicente Pedroso. Rio de Janeiro: CPAD, 1990, pág. 1170.
✓ Estude TEOLOGIA com a gente: Teologia Sistemática (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/ ✓ Se Inscreva em nosso Canal no YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/CursoBiblicoOnlineTeologia ✓ Nossa página no INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cursobiblicoonline ✓ Ouça os estudos em áudio em Podcast: http://cursobiblicoonline.com.br/podcast-audios/ ✓ Nosso Canal no TELEGRAM: https://t.me/cursobiblicoonline