A vida debaixo do sol
- Dallila Engelman
- 17 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de abr.
A vida debaixo do sol
Eclesiastes 9:11 Percebi ainda outra coisa debaixo do sol: Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos.
O livro de Eclesiastes pode proporcionar sentimentos divergentes, pois ora é confortador perceber que não estamos sozinhos nas indagações sobre as injustiças da vida, ora é angustiante lidar com tantas situações que carecem de solução. Acontece que, o homem mais sábio do mundo, Salomão, conseguiu sim resolver problemas pontuais da sociedade (1 Reis 3.16-28), mas jamais de forma que pudesse evitar que infortúnios voltassem a ocorrer.
Salomão relatou suas diversas percepções acerca da vida debaixo do sol, situações que inquietaram sua alma. Ele então nos ensina uma grande lição: mesmo tendo muita sabedoria, isto não inibiu suas incompreensões e indagações, nem o fez encontrar solução para tudo. Aprendemos, portanto, que não compreender todas as coisas, por mais incômodo que seja, nos revela o quão limitados e dependentes somos, e quão infinitamente maior é o nosso Senhor. Assim, temos dois caminhos diante de nós: rebelarmos por não sermos como Deus – como fez Satanás – ou descansar diante da verdade de que o nosso Pai é perfeito e não falha.
Apesar da sabedoria de Salomão não fornecer soluções permanentes, ela aponta para um caminho mais excelente, e seu livro não nos deixa confusos. Devemos nos atentar à expressão “debaixo do sol”, que aparece repetidamente ao longo de Eclesiastes.
Eclesiastes 1:9 O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.
O pastor Emilio Garofalo, em seu livro “Isto é Filtro Solar”, nos ajuda a compreender a mensagem de Salomão por trás desta expressão:
A vida é efêmera, a vida é passageira, a vida é curta e frágil, sim. A vida não tem sentido debaixo do sol. Olhando o mundo apenas de uma perspectiva terrena, você não vai encontrar sentido nem durabilidade (p.57).
A nossa esperança está justamente no fato de que temos algo superior (p. 59).
É hora de olhar para algo acima do sol (p. 61).
Então, não teremos todas as respostas e soluções, mas ao olhar acima do sol, fixaremos os olhos no Senhor, e nEle encontraremos esperança.
Deus nos chama para seguir adiante, mesmo num mundo tão insólito, vaporoso e cheio de vaidade (…). Não andamos por vista, andamos por fé. Andamos pela certeza de que no comando deste mundo está aquele que encerrou as portas do céu, que mediu a Terra com a palma de sua mão, que laçou o Órion e as constelações, que cuida de desenvolver bebês em úteros, que cuida dos nossos frágeis corações e que, em Cristo, nos dá sentido e nos faz saber que viver é Cristo e morrer é ganho, muito ganho (NETO, 2020, p. 417).
Que Deus abençoe a sua vida!
Bibliografia
NETO, Emilio Garofalo. Isto é Filtro Solar: Eclesiastes e a vida debaixo do sol. Brasília, DF: Editora Monergismo. 2020.
➤* O conteúdo dos textos publicados no site Curso Bíblico Online por autores convidados expressa a opinião dos mesmos, sendo eles os responsáveis.
Quer aprender mais?
➤ Conheça nossos CURSOS e amplie seus conhecimentos bíblicos e teológicos!
Clique aqui para acessar a página dos CURSOS.
Qualquer dúvida, entre em contato de suporte dos cursos clicando no ícone flutuante do WhatsApp que aparece na tela.
Comments