Acautelai-vos do fermento
- Felipe Morais
- 22 de fev. de 2020
- 5 min de leitura
Atualizado: 18 de abr.
Acautele-se do Fermento: Desvendando a Importância do Estudo Apocalíptico
Muitos negligenciam o estudo do Apocalipse, argumentando que não há necessidade de compreender o livro da REVELAÇÃO dos acontecimentos finais. Mas por que alguém adotaria essa postura?
Alguns, erroneamente, creem que a Igreja não estará mais presente durante a perseguição do anticristo, contradizendo as palavras do próprio Senhor Jesus Cristo em Mateus 24:9: “Então eles os entregarão para serem PERSEGUIDOS e condenados à MORTE, e vocês serão odiados por todas as nações POR MINHA CAUSA.”
Porventura, existe algo pior que TORTURA e MORTE? Certamente que não! E é precisamente aqui que o Senhor Jesus se refere à Grande Tribulação, detalhada em Mateus 24:21-22: “PORQUE haverá então GRANDE TRIBULAÇÃO, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas, POR CAUSA DOS ELEITOS, aqueles dias serão abreviados.”
O Alerta de Jesus Contra o Engano
Quando o Senhor Jesus foi questionado por seus discípulos [que representam a Igreja] sobre o SINAL da sua vinda, sua primeira preocupação foi alertá-los quanto aos enganos propagados por falsos obreiros: “E Jesus, respondendo, disse-lhes: ACAUTELAI-VOS, que NINGUÉM VOS ENGANE;” (Mateus 24:4).
O mesmo ocorreu com o apóstolo Paulo, que, antes de abordar a Vinda de Cristo e o Arrebatamento, adverte sobre o perigo de ser enganado nessa área, em 2 Tessalonicenses 2:3-4: “NINGUÉM DE MANEIRA ALGUMA VOS ENGANE; porque não será assim sem que ANTES venha a apostasia, e SE MANIFESTE O HOMEM DO PECADO, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.”
A Relevância Profética para a Igreja
Mas qual a importância desse assunto para a Igreja? É realmente relevante para nós? Reflita: se não fosse importante, o Senhor jamais o teria revelado de maneira tão profunda ao profeta Daniel, entre tantos outros no Antigo Testamento. Além disso, observe o desejo dos discípulos de Cristo em conhecer profundamente esse tema.
O Senhor Jesus nos deixou TODOS os pontos cruciais, não revelando APENAS o seguinte: "O DIA e a HORA (exatos!)". Ou seja, todas as “pistas”, os sinais da sua vinda, foram claramente delineados, exceto o dia e a hora exatos, conforme lemos em Mateus 24:36: “Mas daquele DIA e HORA ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.”
Precisamente por Jesus ter deixado tantas indicações, o apóstolo Paulo afirma categoricamente: “Mas, irmãos, ACERCA DOS TEMPOS E DAS ESTAÇÕES, NÃO NECESSITAIS DE QUE SE VOS ESCREVA;” (1 Tessalonicenses 5:1).
A Cegueira da Tradição Diante da Verdade
Infelizmente, existem pessoas (e muitos líderes entre elas) que, ao se depararem com o ensino correto das Escrituras, agarram-se às TRADIÇÕES, relegando a VERDADE a algo relativo. Muitos pensam: “Se eu passar a ensinar isso, serei expulso da Convenção, perderei meu cargo, serei desprezado, não terei mais oportunidades para pregar ou ensinar, etc.”
Observe o que a Bíblia diz sobre isso em João 12:42-43: “Apesar de tudo, ATÉ MUITOS DOS PRINCIPAIS creram nele; MAS NÃO O CONFESSAVAM POR CAUSA dos fariseus, PARA NÃO SEREM EXPULSOS da sinagoga. PORQUE amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.”
Assim, passam a tratar esses assuntos com DESPREZO ou IGNORÂNCIA, na tentativa de camuflar sua consciência. Contudo, o Senhor não aceita a OMISSÃO de tais pessoas: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; PELA HIPOCRISIA DE HOMENS QUE FALAM MENTIRAS, TENDO CAUTERIZADA A SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA;” (1 Timóteo 4:1-2).
Essa atitude é uma COVARDIA e um absurdo, visto que as Sagradas Escrituras declaram: “Guardando o mistério da fé numa CONSCIÊNCIA PURA.” (1 Timóteo 3:9) e “CONSERVANDO A FÉ, e a BOA CONSCIÊNCIA, a qual ALGUNS, rejeitando, FIZERAM NAUFRÁGIO NA FÉ.” (1 Timóteo 1:19).
O Acomodamento Hipócrita e o Alerta de Jesus
Essa HIPOCRISIA tem deixado muitos líderes ACOMODADOS, e certamente isso lhes será cobrado pelo Senhor. Além disso, o Senhor Jesus Cristo nos advertiu a ter cautela (prevenção) com os falsos ensinos promovidos por aqueles que não aceitam a VERDADE das Escrituras como ABSOLUTA: “E Jesus disse-lhes: ADVERTI, e ACAUTELAI-VOS DO FERMENTO dos FARISEUS e SADUCEUS.” (Mateus 16:6).
Mas o que significa “o fermento dos fariseus e saduceus”? O próprio Senhor esclarece em Lucas 12:1: “Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: ACAUTELAI-VOS primeiramente DO FERMENTO dos fariseus, que É A HIPOCRISIA.”
Essa hipocrisia no ensino dos falsos mestres é algo realmente prejudicial à nossa saúde espiritual. Portanto, rejeite os “BACON’S” que tornam os pratos (estudos bíblicos) mais atraentes, cheirosos e deliciosos… Alimente-se diariamente do “arroz, feijão e ovo” da verdade bíblica, tendo certeza de que está se nutrindo bem e não sendo envenenado por “…seguindo fábulas artificialmente compostas…” (2 Pedro 1:16b).
A Importância do Apocalipse nas Epístolas Paulinas
Por fim, o apóstolo Pedro, ao se referir ao Dia do Senhor (relativo ao Apocalipse), afirma o seguinte em relação às cartas do apóstolo Paulo: “Falando disto, como EM TODAS AS SUAS EPÍSTOLAS, entre as quais HÁ PONTOS DIFÍCEIS DE ENTENDER, que OS INDOUTOS e INCONSTANTES TORCEM, e igualmente AS OUTRAS ESCRITURAS, PARA SUA PRÓPRIA PERDIÇÃO.” (2 Pedro 3:16). Observe que o apóstolo Paulo abordava esse tema em TODAS as suas epístolas, dada a sua importância.
A Palavra final nos exorta à leitura e à obediência profética: “Bem-aventurado aquele que LÊ, e os que OUVEM as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” (Apocalipse 1:3).
A advertência contra a manipulação da profecia é clara: “Porque eu testifico a todo aquele que OUVIR as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; 1 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a 2 sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.” (Apocalipse 22:18-19). Portanto, acautelemo-nos do fermento da hipocrisia e abracemos a totalidade da Palavra de Deus com diligência e temor.
Quer aprender mais?
Conheça nossos CURSOS e amplie seus conhecimentos bíblicos e teológicos!
Clique aqui para acessar a página dos CURSOS.
Qualquer dúvida, entre em contato de suporte dos cursos clicando no ícone flutuante do WhatsApp que aparece na tela.
Vídeos relacionados
Posts recentes
Ver tudoIrineu de Lião (180 d.C.) em relação ao nome misterioso do Anticristo [1] 30, 1. Sendo essa a situação, visto que este número se...
#anticristo #amarcadabesta #iníquo #bestadoapocalipse #falsoprofeta #homemdopecado
Comments