top of page

Acautelai-vos do fermento

  • Foto do escritor: Felipe Morais
    Felipe Morais
  • 22 de fev. de 2020
  • 5 min de leitura

Atualizado: 18 de abr.

Acautele-se do Fermento: Desvendando a Importância do Estudo Apocalíptico

Muitos negligenciam o estudo do Apocalipse, argumentando que não há necessidade de compreender o livro da REVELAÇÃO dos acontecimentos finais. Mas por que alguém adotaria essa postura?


Alguns, erroneamente, creem que a Igreja não estará mais presente durante a perseguição do anticristo, contradizendo as palavras do próprio Senhor Jesus Cristo em Mateus 24:9: “Então eles os entregarão para serem PERSEGUIDOS e condenados à MORTE, e vocês serão odiados por todas as nações POR MINHA CAUSA.


Porventura, existe algo pior que TORTURA e MORTE? Certamente que não! E é precisamente aqui que o Senhor Jesus se refere à Grande Tribulação, detalhada em Mateus 24:21-22: “PORQUE haverá então GRANDE TRIBULAÇÃO, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas, POR CAUSA DOS ELEITOS, aqueles dias serão abreviados.


O Alerta de Jesus Contra o Engano

Quando o Senhor Jesus foi questionado por seus discípulos [que representam a Igreja] sobre o SINAL da sua vinda, sua primeira preocupação foi alertá-los quanto aos enganos propagados por falsos obreiros: “E Jesus, respondendo, disse-lhes: ACAUTELAI-VOS, que NINGUÉM VOS ENGANE;” (Mateus 24:4).


O mesmo ocorreu com o apóstolo Paulo, que, antes de abordar a Vinda de Cristo e o Arrebatamento, adverte sobre o perigo de ser enganado nessa área, em 2 Tessalonicenses 2:3-4: “NINGUÉM DE MANEIRA ALGUMA VOS ENGANE; porque não será assim sem que ANTES venha a apostasia, e SE MANIFESTE O HOMEM DO PECADO, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.”   


A Relevância Profética para a Igreja

Mas qual a importância desse assunto para a Igreja? É realmente relevante para nós? Reflita: se não fosse importante, o Senhor jamais o teria revelado de maneira tão profunda ao profeta Daniel, entre tantos outros no Antigo Testamento. Além disso, observe o desejo dos discípulos de Cristo em conhecer profundamente esse tema.


O Senhor Jesus nos deixou TODOS os pontos cruciais, não revelando APENAS o seguinte: "O DIA e a HORA (exatos!)". Ou seja, todas as “pistas”, os sinais da sua vinda, foram claramente delineados, exceto o dia e a hora exatos, conforme lemos em Mateus 24:36: “Mas daquele DIA e HORA ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.


Precisamente por Jesus ter deixado tantas indicações, o apóstolo Paulo afirma categoricamente: “Mas, irmãos, ACERCA DOS TEMPOS E DAS ESTAÇÕES, NÃO NECESSITAIS DE QUE SE VOS ESCREVA;” (1 Tessalonicenses 5:1).


A Cegueira da Tradição Diante da Verdade

Infelizmente, existem pessoas (e muitos líderes entre elas) que, ao se depararem com o ensino correto das Escrituras, agarram-se às TRADIÇÕES, relegando a VERDADE a algo relativo. Muitos pensam: “Se eu passar a ensinar isso, serei expulso da Convenção, perderei meu cargo, serei desprezado, não terei mais oportunidades para pregar ou ensinar, etc.”


Observe o que a Bíblia diz sobre isso em João 12:42-43: “Apesar de tudo, ATÉ MUITOS DOS PRINCIPAIS creram nele; MAS NÃO O CONFESSAVAM POR CAUSA dos fariseus, PARA NÃO SEREM EXPULSOS da sinagoga. PORQUE amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.

Assim, passam a tratar esses assuntos com DESPREZO ou IGNORÂNCIA, na tentativa de camuflar sua consciência. Contudo, o Senhor não aceita a OMISSÃO de tais pessoas: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; PELA HIPOCRISIA DE HOMENS QUE FALAM MENTIRAS, TENDO CAUTERIZADA A SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA;” (1 Timóteo 4:1-2).


Essa atitude é uma COVARDIA e um absurdo, visto que as Sagradas Escrituras declaram: “Guardando o mistério da fé numa CONSCIÊNCIA PURA.” (1 Timóteo 3:9) e “CONSERVANDO A FÉ, e a BOA CONSCIÊNCIA, a qual ALGUNS, rejeitando, FIZERAM NAUFRÁGIO NA FÉ.” (1 Timóteo 1:19).


O Acomodamento Hipócrita e o Alerta de Jesus

Essa HIPOCRISIA tem deixado muitos líderes ACOMODADOS, e certamente isso lhes será cobrado pelo Senhor. Além disso, o Senhor Jesus Cristo nos advertiu a ter cautela (prevenção) com os falsos ensinos promovidos por aqueles que não aceitam a VERDADE das Escrituras como ABSOLUTA: “E Jesus disse-lhes: ADVERTI, e ACAUTELAI-VOS DO FERMENTO dos FARISEUS e SADUCEUS.” (Mateus 16:6).


Mas o que significa “o fermento dos fariseus e saduceus”? O próprio Senhor esclarece em Lucas 12:1: “Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: ACAUTELAI-VOS primeiramente DO FERMENTO dos fariseus, que É A HIPOCRISIA.


Essa hipocrisia no ensino dos falsos mestres é algo realmente prejudicial à nossa saúde espiritual. Portanto, rejeite os “BACON’S” que tornam os pratos (estudos bíblicos) mais atraentes, cheirosos e deliciosos… Alimente-se diariamente do “arroz, feijão e ovo” da verdade bíblica, tendo certeza de que está se nutrindo bem e não sendo envenenado por “…seguindo fábulas artificialmente compostas…” (2 Pedro 1:16b).


A Importância do Apocalipse nas Epístolas Paulinas

Por fim, o apóstolo Pedro, ao se referir ao Dia do Senhor (relativo ao Apocalipse), afirma o seguinte em relação às cartas do apóstolo Paulo: “Falando disto, como EM TODAS AS SUAS EPÍSTOLAS, entre as quais HÁ PONTOS DIFÍCEIS DE ENTENDER, que OS INDOUTOS e INCONSTANTES TORCEM, e igualmente AS OUTRAS ESCRITURAS, PARA SUA PRÓPRIA PERDIÇÃO.” (2 Pedro 3:16). Observe que o apóstolo Paulo abordava esse tema em TODAS as suas epístolas, dada a sua importância.


A Palavra final nos exorta à leitura e à obediência profética: “Bem-aventurado aquele que LÊ, e os que OUVEM as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” (Apocalipse 1:3).


A advertência contra a manipulação da profecia é clara: “Porque eu testifico a todo aquele que OUVIR as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; 1  E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a 2  sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.” (Apocalipse 22:18-19). Portanto, acautelemo-nos do fermento da hipocrisia e abracemos a totalidade da Palavra de Deus com diligência e temor.



Quer aprender mais?

Conheça nossos CURSOS e amplie seus conhecimentos bíblicos e teológicos!

Clique aqui para acessar a página dos CURSOS.

Qualquer dúvida, entre em contato de suporte dos cursos clicando no ícone flutuante do WhatsApp que aparece na tela.

Vídeos relacionados




Posts recentes

Ver tudo
O nome misterioso do Anticristo

Irineu de Lião (180 d.C.) em relação ao nome misterioso do Anticristo [1] 30, 1. Sendo essa a situação, visto que este número se...

 
 
 

Comments


Felipe Morais.png

Olá, que bom ver você por aqui!

Felipe Morais é servo temente ao Senhor, e atua como pastor, Pós-graduado em Teologia, ...

  • Youtube
  • Instagram
  • X
  • Canal no WhatsApp
  • Telegram
  • Facebook
Atendimento do Curso Bíblico Online
bottom of page