Deuteronômio 1 - Uma Retrospectiva da Jornada e Rebelião no Deserto
- Felipe Morais
- 21 de jun.
- 5 min de leitura
O quê significa "Deuteronômio"?
O livro de Deuteronômio, cujo nome significa "segunda lei" ou "repetição/duplicação da lei", começa com as poderosas palavras de Moisés a todo o Israel. Esses cinco primeiros versículos servem como uma introdução a todo o livro, apresentando o "quem, o que, onde, quando e por que" dos acontecimentos que se seguem.
Quando e onde foi escrito?
Moisés, em seus últimos dias, pouco antes de sua morte e da entrada de Israel em Canaã, falou e escreveu essas palavras.... O discurso ocorreu além do Jordão, na planície de Moabe, após a derrota de Siom, rei dos amorreus, e Ogue, rei de Basã. O tempo exato dessa declaração e escrita do livro foi o primeiro dia do décimo primeiro mês do quadragésimo ano depois do êxodo, quando Moisés tinha 120 anos. A repetição da palavra "hoje" por diversas vezes ao longo do livro reforça a ideia de que todo o Deuteronômio foi falado e escrito em um único dia.
Propósito do livro
A intenção de Moisés era clara: declarar, tornar claro e explicar a lei. Ele estava preparando uma nova geração para entrar na Terra Prometida, uma terra que seus pais, em sua incredulidade, haviam falhado em possuir.

A Marcha de Israel e a Organização da Liderança
Moisés começa sua retrospectiva lembrando ao povo a jornada que os trouxe até ali. Havia uma distância de onze dias de viagem de Horebe (Sinai) até Cades-Barneia. Boa parte dessa jornada de cerca de 257 km ocorreu na Arabá, uma planície do Jordão que se estende até o Mar Vermelho.
Em Horebe, o Senhor havia ordenado a Israel: "Sobremodo vos haveis demorado neste monte. Voltai-vos, e parti, e ide à montanha dos amorreus, e a todos os seus vizinhos, à planície, e à montanha, e ao vale, e ao sul, e à margem do mar; à terra dos cananeus, e ao Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates" (Deuteronômio 1:6-7). Deus havia prometido: "Eis que tenho posto esta terra diante de vós; entrai e possuí a terra que o Senhor jurou a vossos pais, Abraão, Isaque e Jacó, que a daria a eles e à sua descendência depois deles" (Deuteronômio 1:8). Essa promessa era um juramento divino feito aos patriarcas.
Moisés reconheceu que a liderança de uma nação tão numerosa, que havia se multiplicado como as estrelas dos céus (o que ele considerava uma profecia cumprida), era uma carga pesada demais para ele sozinho. Em resposta a essa necessidade, e seguindo o conselho que Jetro lhe havia dado anteriormente (Êxodo 18.13-27), Moisés instituiu um sistema de juízes e líderes sobre grupos de milhares, centenas, cinquentas e dezenas.
As qualificações para esses líderes eram rigorosas e focavam no caráter e na justiça:
• Capazes e tementes a Deus.
• Homens de verdade.
• Odeiam a avareza e não aceitam subornos.
• Sábios e entendidos, experimentados nas tribos.
• Têm amor à justiça e ao juízo, não discriminam pessoas.
• Destemidos e cuidadosos.
• Esforçados e animados, obedientes à lei.
Moisés lhes deu seis ordens claras: "Ouvi as causas entre vossos irmãos, e julgai justamente entre o homem e seu irmão, e entre o estrangeiro que está com ele. Não discriminareis as pessoas em juízo; ouvireis assim o pequeno como o grande; não temereis a face de ninguém, porque o juízo é de Deus; porém a causa que vos for difícil fareis vir a mim, e eu a ouvirei" (Deuteronômio 1:16-17). Moisés atuava como a corte suprema, com os outros juízes servindo como cortes inferiores.
A Rebeldia em Cades-Barneia
Apesar de todas as ordens e provisões divinas, o capítulo 1 de Deuteronômio narra um dos maiores erros de Israel: a rebelião em Cades-Barneia. Após chegarem aos montes dos amorreus, que o Senhor estava lhes dando, Moisés os encorajou: "Eis aqui o Senhor teu Deus tem posto esta terra diante de ti; sobe, toma posse dela, como te falou o Senhor Deus de teus pais; não temas, e não te assustes" (Deuteronômio 1:21).
Contudo, o povo sugeriu que enviassem espiões para verificar a terra, uma ideia que agradou a Moisés e foi permitida por Deus, que compreende nossa fraqueza. Doze homens foram enviados, um de cada tribo. Eles retornaram com frutos da terra, confirmando que era uma terra boa.
Apesar do bom relatório, a maioria dos espiões desencorajou o povo, dizendo que a nação não era capaz de conquistar Canaã, pois as cidades eram grandes e fortificadas até os céus, e o povo era maior e mais alto, incluindo os filhos dos anaquins (gigantes com altura entre 3m a 5m ou mais; cf. Dt 3:11). Isso fez o coração do povo desanimar.
Moisés tentou reanimá-los: "Não vos espanteis, nem os temais. O Senhor vosso Deus que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, conforme a tudo o que fez convosco, diante de vossos olhos, no Egito; Como também no deserto, onde vistes que o Senhor vosso Deus nele vos levou, como um homem leva seu filho, por todo o caminho que andastes, até chegardes a este lugar" (Deuteronômio 1:29-31). Ele lembrou que Deus os guiava com a coluna de fogo à noite e a nuvem de dia, e supria suas necessidades com o maná.
No entanto, Israel se rebelou contra a ordem do Senhor e murmurou em suas tendas, dizendo que Deus os havia tirado do Egito para os destruir. Essa incredulidade, que não foi curada por todos os milagres que viram, enfureceu o Senhor.
O Julgamento de Deus e as Consequências da Desobediência
O Senhor jurou: "Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra que jurei dar a vossos pais" (Deuteronômio 1:35). Apenas Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num, entrariam na terra, pois Calebe seguiu fielmente ao Senhor, e Josué faria Israel herdá-la. Essa foi a primeira profecia em Deuteronômio.
Surpreendentemente, o próprio Moisés também não entraria na terra. A ira de Deus contra Moisés se deu porque ele feriu a rocha duas vezes em vez de falar com ela, desobedecendo a uma ordem divina e violando o simbolismo de Cristo, que foi ferido apenas uma vez. Embora Moisés atribuísse a ira de Deus a ele "por vossa causa" (referindo-se à rebeldia do povo), isso não o isentava de sua própria falha de mansidão e exaltação de si mesmo. Isso nos mostra que mesmo os maiores líderes espirituais podem falhar em seus pontos mais fortes.
Deus instruiu a velha geração a se virar e partir para o deserto pelo caminho do Mar Vermelho. As crianças, que eles temiam que seriam uma presa, seriam aqueles que herdariam a terra.
Disposição desobediente
Em um ato de arrependimento superficial e remorso, não de obediência, Israel tentou subir e lutar contra os inimigos, declarando: "Pecamos contra o Senhor; nós subiremos e pelejaremos, conforme a tudo o que nos ordenou o Senhor nosso Deus" (Deuteronômio 1:41). Contudo, o Senhor havia ordenado: "Não subais, nem pelejeis, pois eu não estou no meio de vós; para que não sejais feridos diante de vossos inimigos" (Deuteronômio 1:42).
Apesar da advertência, eles subiram com arrogância e foram derrotados pelos amorreus (ou amalequitas e cananeus) desde Seir até Hormá, sendo perseguidos como abelhas. Eles choraram perante o Senhor, mas Ele não os ouviu, pois já os havia condenado a morrer no deserto por sua persistente rebelião. Assim, Israel permaneceu em Cades por muitos dias.
Conclusão
Sendo assim, além de um registro histórico, o primeiro capítulo de Deuteronômio é uma lição poderosa sobre a importância da fé e da obediência, que serve como um lembrete de que aqueles que não aprendem com o passado estão condenados a repeti-lo, e que a história de Deus com seu povo é viva e relevante para todas as gerações.
___________________________
Quer aprender mais?
Conheça nossos CURSOS e amplie seus conhecimentos bíblicos e teológicos!
Clique aqui para acessar a página dos CURSOS.
Qualquer dúvida, entre em contato de suporte dos cursos clicando no ícone flutuante do WhatsApp que aparece na tela.
___________________________
Vídeo Relacionado
Posts recentes
Ver tudoAté aqui, os israelitas já tinha visto Deus realizar as 10 Pragas para libertar eles do Egito; já tinham testemunhado a voz do Senhor no...
Números 2 – A Ordem das 12 Tribos de Israel no Acampamento em volta do Tabernáculo e a Igreja! Todo o complexo do Tabernáculo, bem como...
CURIOSIDADES SOBRE O NOME DO LIVRO: Bamidbar é o nome do livro em hebraico e significa “no Deserto” . Números é o nome do livro dado...
Comments