Buscar

NÚMEROS 3 – O que os Levitas faziam? O Censo dos Levitas e dos Primogênitos de Israel

Entre as 12 Tribos de Israel apenas a tribo de Levi foi separada para cuidar de todas as questões relacionadas ao ministério do Tabernáculo.

Embora todos os Levitas – i.e.; todos os descendentes de Levi – fossem separados para o serviço sagrado; apenas os da “Casa de Arão” – i.e.; descendentes de Arão – poderiam ser sacerdotes. Mesmo assim, não poderiam exercer o sacerdócio se tivessem algum defeito físico.

Todos os homens da Tribo de Levi de 20 anos para cima deveriam estar ocupados em servir os sacerdotes ajudando nas suas necessidades; além de montar e desmontar o Tabernáculo que era um trabalho muito pesado e cansativo!

Os Levitas estavam a serviço de Arão e de todos os demais sacerdotes. Literalmente; os Levitas eram servos dos sacerdotes e deveriam exercer suas funções com o objetivo de que os sacerdotes se ocupassem especificamente do ministério sacerdotal:

“O Senhor disse a Moisés: — Mande chamar a tribo de Levi e coloque-a diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam e cumpram seus deveres para com ele e para com todo o povo, diante da tenda do encontro, para ministrarem no tabernáculo. Terão cuidado de todos os utensílios da tenda do encontro e cumprirão o seu dever para com os filhos de Israel, ao ministrarem no tabernáculo. Portanto, você entregará os levitas a Arão e a seus filhos; de todos os filhos de Israel, os levitas são dedicados ao serviço de Arão. Mas a Arão e aos filhos dele você ordenará que se dediquem só ao seu sacerdócio, e o estranho que se aproximar será morto.”” (Nm 3.5-10)

A Tribo de Levi era dividida em 3 grupos relacionados aos filhos de Levi: Gérson, Coate e Merari. Cada um desses grupos são denominados respectivamente como Gersonitas, Coatitas e Meraritas. Moisés e Arão são do grupo dos Coatitas.

Dentre os levitas do grupo dos Coatitas, somente os da “Casa de Arão” exerciam o sacerdócio. Outros 250 coatitas estimulados por Corá, Datã e Abirão (Nm 16.1) se revoltam contra Moisés e Arão alegando que eles teriam direito ao sacerdócio. Mas Deus respondeu de forma clara que foi Ele quem escolheu Arão e sua casa e que a decisão não se tratava de um ato de nepotismo da parte de Moisés para com seu irmão (Nm 16.19-35).

O trabalho dos Levitas

O que cada grupo dos levitas deveriam fazer?

A divisão do trabalho entre os Levitas ficou da seguinte forma:

Gersonitas

Tinha como líder Eliasafe, filho de Lael e deveriam tirar, carregar e montar:

  • o Tabernáculo (A Tenda e sua cobertura);
  • o Véu da Porta da Tenda;
  • as cortinas ao redor do Pátio (Átrio);
  • a cortina da Porta do Átrio;
  • as cordas;
  • e todo o serviço atribuído a eles pelos sacerdotes.

 

Coatitas

Tinha como líder Elisafã, filho de Uziel e deveriam tirar, carregar e montar:

  • a Arca da Aliança;
  • a Mesa dos Pães da Proposição;
  • o Candelabro (Menorah);
  • o Altar do Holocausto e o Altar do Incenso;
  • o cortinado e o véu;
  • os utensílios do santuário com que ministram
  • e todo o serviço que fosse atribuído a eles pelos sacerdotes.

 

Meraritas

Tinha como líder Zuriel, filho de Abiail e deveriam tirar, carregar e montar:

  • as Tábuas do Tabernáculo;
  • as Travessas do Tabernáculo;
  • as Colunas do Tabernáculo;
  • as Bases, os utensílios;
  • as Colunas do Átrio, suas bases e estacas;
  • e todo o serviço atribuído a eles atribuído pelos sacerdotes.

 

O 1º Censo dos Levitas

Como você pode perceber, havia muito trabalho para ser feito. Os Levitas nesse capítulo, serão contados a partir de 1 mês de vida. Esse primeiro Censo dos Levitas ficou assim:


*Algumas observações são necessárias:
300 dos levitas não foram considerados na soma total. Rashi, citando o Tratado de Bechorot 5ª diz que 300 Levitas eram também primogênitos e, por isso, não precisaram ser resgatados. Possivelmente foram contados apenas os levitas, sem levar em consideração os sacerdotes ou talvez até mesmo os próprios filhos de Moisés.

Os Levitas em lugar dos Primogênitos de Israel

Esse Censo dos Levitas foi necessário porque os levitas (Levi) foram tomados em lugar dos primogênitos de Israel. (Números 3:12,41,45)

Todos os primogênitos do sexo masculino, contados nominalmente, de um mês para cima, segundo o censo, foram vinte e dois mil duzentos e setenta e três. (Nm 3.43).

Observe que haviam 273 primogênitos a mais. O que Deus fez em relação a isso?

“— Ponha os levitas em lugar de todos os primogênitos entre os filhos de Israel e os animais dos levitas em lugar dos animais dos filhos de Israel, porque os levitas serão meus. Eu sou o Senhor .” (Nm 3.45)

Sendo o número dos levitas em 22.000 e dos primogênitos 22.273, o Senhor estabeleceu uma forma de resgate:

“Pelo resgate dos duzentos e setenta e três primogênitos dos filhos de Israel, que excedem o número dos levitas, recolha por cabeça sessenta gramas [5 siclos], segundo o peso padrão do santuário, que é de doze gramas. Entregue a Arão e aos seus filhos esse dinheiro com o qual são resgatados os que excedem o número dos levitas.” (Nm 3.46-48)

Essa regra do resgate do primogênito ficou estabelecida para todos os primeiros filhos homens que nascesse de cada mulher em Israel. (Êxodo 13.2; 22.29; 34.19-20; Nm 3.12,13,41,45; 8.13-19; Dt 15.19)

José e Maria levaram o menino Jesus até Jerusalém para cumprir o mandamento que estava escrito na Lei de Moisés acerca do filho primogênito:

“Passados os dias da purificação deles segundo a Lei de Moisés, levaram o menino [Jesus] a Jerusalém para o apresentar ao Senhor, conforme o que está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito será consagrado ao Senhor.” E também foram para oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na referida Lei: “Um par de rolinhas ou dois pombinhos.” (Lc 2.22-24)

Espiritualmente o “primogênito” aponta para Cristo!

“…a fim de que Ele [Jesus] seja o primogênito entre muitos irmãos.” Romanos 8.29

A relação dos “primogênitos” e a Igreja!

Você já percebeu que, de alguma forma o primogênito era uma figura de Cristo. E, como Cristo é o Cabeça da Igreja, os primogênitos também apontam para o Corpo de Cristo, que é a Igreja!

“… a igreja dos primogênitos arrolados nos céus…” Hebreus 12:23 [*ver. Lc 10:20; Fp 4.3; Ap 3.5]

Deseja aprender mais? Veja o vídeo ao final desse artigo!

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/

✓ Se Inscreva em nosso Canal no YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/CursoBiblicoOnlineTeologia
✓ Se Inscreva em nosso Canal de DEVOCIONAL: https://www.youtube.com/c/DevocionalBiblicoOnline
✓ Nossa página no INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cursobiblicoonline
✓ Siga no TWITTER: https://twitter.com/prfelipemorais

✓ Nosso Canal no TELEGRAM: https://t.me/cursobiblicoonline
✓ Ouça os estudos em áudio em Podcast: https://www.cursobiblicoonline.com.br/podcasts-audios/

 

Escrito por
Pr. Felipe Morais
Comente

1 comentário