top of page

O Tabernáculo caído de Davi

  • Foto do escritor: Jota Silva
    Jota Silva
  • 29 de abr. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 10 de abr.

O Tabernáculo caído de Davi


Em Atos capitulo 15 vemos uma discussão que houve a respeito da necessidade da circuncisão ou não para os gentios que passassem a crer em Cristo. E então Pedro vai dizer que tanto Judeus quanto gentios receberam igualmente o Espirito Santo e que não faz distinção alguma entre eles, mas ambos são purificados pela fé (At 15.1-9), ecoando Paulo nas cartas aos Romanos.

Dos versículos 13 a 15 vemos que Tiago diz algo muito profundo, ele diz que Pedro relatou que Deus visitou primeiros os Gentios para formar um povo para o seu nome. Ou seja, quando Deus chamou Abraão, ele era um simples gentio, ainda não existia povo de Deus. E então Tiago diz que com isso concordam as palavras do profeta Amós (Am 9.11) de que o tabernáculo caído de Davi seria reedificado.

Então “com isso” o que? Concordam as palavras do profeta Amós? A resposta é, com o fato de que Deus visitou antes os gentios, e dos gentios formou um povo para ele. E aqui concordam as palavras de Paulo em Gálatas 3.17 que diz que a lei que veio 430 anos depois, não pode invalidar a promessa. Ou seja, a promessa feita a Abraão incluía todas os povos da terra, e não apenas os judeus, e então era com isso que as palavras de Amós concordavam, e a palavra de Amós falava em reedificar o tabernáculo caído de Davi, que incluiria os gentios.

E segundo Atos qual seria o objetivo de Deus em reedificar o tabernáculo de Davi? No versículo 17 vemos que seria para que todos os povos busquem ao Senhor. Assim como a promessa a Abraão era de que ele abençoaria todas as famílias da terra.

Mas então o que é esse tabernáculo caído de Davi? Conhecemos o tabernáculo de Moisés, que em Êxodo a partir do capitulo 25 Deus mostra para Moisés como deveria ser construído esse tabernáculo e que durante a peregrinação Israelita no deserto Deus habitava com eles no tabernáculo. Também conhecemos o Tabernáculo ou templo de Salomão, onde Salomão construiu um Templo para Deus baseado no tabernáculo. Mas qual é esse tabernáculo de Davi que seria restaurado? E que incluiria os gentios.

Para entender sobre o tabernáculo caído de Davi, precisamos entender o contexto. A Arca da aliança aponta para Jesus Cristo. No início do livro de 1 Samuel vemos que a arca da aliança é levada pelos filisteus. Mas Deus pesa a mão sobre eles ao ponto de eles mandarem a arca de volta para Israel por medo das consequências de estarem em pose da arca, e então ela acaba ficando por alguns anos em Quiriate-Jearim na casa de Abinadabe (1 Sm 6-7.1).

Após Davi ser coroado Rei sobre todo o Israel, ele decide então levar a arca da aliança para Jerusalém, e nesse transporte Uzá, filho de Abinadabe acaba morrendo (2 Sm 6.3-7). Mas agora no restante do capitulo é que precisamos entender sobre o tabernáculo caído de Davi. Vemos que Davi estava vestindo um éfode de linho (2 Sm 6.14; 1 Cr 15.27), mas essas são vestimentas dos sacerdotes, e apenas os levitas eram sacerdotes, e Davi era um Judeu. Ele não poderia estar exercendo a função dos sacerdotes, e vemos ainda que a arca foi colocada na tenda em Davi preparou para a arca e que ele ofereceu holocaustos e ofertas a Deus, e mais uma vez, isso era oficio apenas dos levitas e judeus não eram autorizados por Deus a fazer isso.

Mas vemos que aqui, é uma prefiguração de Cristo, que seria Rei e Sacerdote. Aqui Davi está prefigurando Cristo, e exercendo as duas funções de Rei e sacerdote ao mesmo tempo, apontando pra Cristo (Zc 6.11-13). Outro ponto muito importante é que nessa tenda que Davi preparou para a arca, não havia divisão entre o santo lugar e o santo dos santos, ou seja, não havia o véu da separação. Então esse tabernáculo de Davi já estava apontando para Cristo, onde um só seria Rei e sacerdote, onde não haveria véu de separação, e onde todo o Israel estaria junto (Rm 11:25), tanto a casa de Judá, quanto a casa de Israel, pois isso aconteceu antes da separação do Reino.

E para mostrar como o contexto nos mostra que sim todo esse evento está ligado com as duas casas de Israel, Quando Tiago cita Amós em Atos dos apóstolos, ele cita apenas um versículo mas o contexto inteiro tem que ser trazido à tona, e no contexto de Amós vemos que os gentios de Atos são a Casa de Israel, que recebe carta de divórcio mas que seria restaurada.

Porque eis que darei ordem, e sacudirei a casa de Israel entre todas as nações, assim como se sacode grão no crivo, sem que caia na terra um só grão. Todos os pecadores do meu povo morrerão à espada, os que dizem: Não nos alcançará nem nos encontrará o mal. Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antigüidade; Para que possuam o restante de Edom, e todos os gentios que são chamados pelo meu nome, diz o Senhor, que faz essas coisas. Amós 9:9-12


* O conteúdo dos textos publicados no site Curso Bíblico Online por autores convidados expressa a opinião dos mesmos, sendo eles os responsáveis.


Quer aprender mais?


Conheça nossos CURSOS e amplie seus conhecimentos bíblicos e teológicos!

Clique aqui para acessar a página dos CURSOS.

Qualquer dúvida, entre em contato de suporte dos cursos clicando no ícone flutuante do WhatsApp que aparece na tela.



Comments


Felipe Morais.png

Olá, que bom ver você por aqui!

Felipe Morais é servo temente ao Senhor, e atua como pastor, Pós-graduado em Teologia, ...

  • Youtube
  • Instagram
  • X
  • Canal no WhatsApp
  • Telegram
  • Facebook
Atendimento do Curso Bíblico Online
bottom of page