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Algumas alterações da Bíblia feitas pelo Texto Crítico

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Atualizado: há 8 minutos

por Daniel Macedo

Algumas alterações na Bíblia feitas pelo Texto Crítico moderno

 

(Você pode encontrar todas essas alterações no texto grego Nestle-Aland [NA28], a versão NVI e a bíblia das Testemunhas de Jeová [TNM] seguem a maioria dessas corrupções, outras versões modernas como ARA [Atualizada], NAA, NVT, KJA, AEC, NTLH seguem essas corrupções em maior ou menor grau a depender de cada verso, as corrupções incluem omissões, trocas, adições de palavras ou colchetes que buscam questionar e diminuir a autoridade de determinada passagem bíblica)

 

A seguir, a lista de algumas alterações feitas pelo Texto Crítico moderno, na sequência em que os versículos aparecem na Bíblia:


1.        Mateus 1:7-8. Diz que "Asafe" é o filho de Abias e o pai de Jeosafá, e entra em contradição com o Velho Testamento que mostra "Asa" como o filho de Abias e pai de Jeosafá (1Rs 15:8,24; 1Rs 22:41; 1Cr 3:10; 2Cr 14:1; 2Cr 17:1). {Novo texto grego NA28} 

2.        Mateus 1:25. Omite “primogênito” (primeiro nascido), retirando uma clara evidência de que Maria teve outros filhos depois de Cristo e NÃO permaneceu virgem perpétua. Os versos Sl 69:8; Mt 12:46, 13:55; Mc 6:3; Lc 8:19; Jo 2:12, 7:5; At 1:14; 1Co 9:5; Gl 1:19 afirmam que o Senhor possuía irmãos (alguns afirmam que esses poderiam ser apenas meios-irmãos), mas a palavra "primogênito" em Mt 1:25 mostra categoricamente que Ele possuía irmãos nascidos de Maria. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

3.        Mateus 5:22. Omite ou coloca entre colchetes as palavras “sem causa” e assim faz com que Cristo entre em contradição em Mc 3:5, quando Ele se irou contra os fariseus. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

4.        Mateus 5:44. Omite “bendizei os que vos maldizem” e assim retira a censura aos líderes religiosos que amaldiçoam seus inimigos, como nos anátemas papais (onde o papa literalmente amaldiçoa quem desobedece suas ordens). {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

5.        Mateus 6:1. Troca "dar esmola" por "exercer justiça" diante dos homens, o que não faz sentido, pois o servo de Deus sempre deve exercer justiça diante dos homens (Mt 5:16), o que deve ser especificamente ocultado é a esmola, não o exercício da justiça. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

6.        Mateus 6:4, 6, 18. Remove “publicamente”, esse detalhe precioso revela que a devoção secreta do salvo será recompensada de maneira pública, aquilo que ninguém viu e reconheceu, o Pai fará que todos vejam. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

7.        Mateus 6:13. Omite ou coloca entre colchetes "teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre", e assim favorece a pretensão de líderes religiosos (como o papado) de dominação sobre os poderes políticos temporais. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

8.        Mateus 9:13; Marcos 2:17. Omite ou coloca entre colchetes "ao arrependimento", tirando essas duas importantes referências à necessidade de arrependimento, e favorece aqueles que pregam uma falsa profissão de fé sem arrependimento e convertem a graça de Deus em libertinagem. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

9.        Mateus 12:35. Remove “do seu coração”, que mostra que o bom tesouro do homem é aquele guardado em seu coração, não as riquezas materiais. {Seguida pela ARA, NVI, ARC-SBB}

10.     Mateus 13:51. Retira “Senhor”, esse importante detalhe mostra o Senhorio de Cristo entre os seus discípulos, eles nunca o chamavam de “Jesus”, mas sempre como Senhor e Mestre (Jo 13:13). {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

11.     Mateus 15:5-6. Retira “nem a sua mãe” em “não precisa honrar nem a seu pai, nem a sua mãe”, essa omissão tira a coesão do texto, sendo que no versículo anterior o filho não fala apenas ao pai, mas também à mãe: “qualquer que disser ao pai ou à mãe” (v. 5). {Seguida pela NVI, etc.}

12.     Mateus 15:8. Remove “se aproxima de mim com sua boca”, e retira o paralelismo do restante do versículo; o hipócrita se aproxima com a boca, mas se afasta em seu coração. {Seguida pela ARA, NVI, ARC-SBB, AEC, etc.}

13.     Mateus 16:3. Omite “hipócritas” da repreensão do Senhor, aplicada muito oportunamente para aqueles que se apresentavam como homens de grande sabedoria e guias do povo, mas que desconheciam as Escrituras e não eram capazes de reconhecer os sinais e o tempo da vinda do Messias. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

14.     Mateus 17:21; Marcos 9:29; 1Coríntios 7:5. Omite ou coloca entre colchetes as referências ao jejum bíblico na batalha espiritual. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

15.     Mateus 18:11. Omite ou coloca entre colchetes "o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido", e assim tira uma importante referência ao propósito da vinda de Cristo, e enfraquece a ênfase no valor que Cristo dá aos pequeninos que creem nEle, eles não devem ser desprezados, pois Cristo veio para salvá-los (v. 10-11). {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

16.     Mateus 19:9. Retira ou coloca entre colchetes "e o que casar com a repudiada comete adultério", esse detalhe é importante, pois mostra que, não só a pessoa divorciada comete adultério ao casar-se novamente, mas também aquele que, sendo solteiro, se casa com a pessoa divorciada. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

17.     Mateus 19:16-17. Exclui "que é Deus", que identifica Deus como o único bom, e consequentemente, impede a identificação de Cristo como Deus nesse verso, que seria a conclusão lógica ao reconhecer que Cristo é o único bom. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

18.     Mateus 20:7. Retira “recebereis o que for justo”, essa é uma promessa preciosa para aqueles que servem a Deus. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

19.     Mateus 20:16. Omite ou coloca entre colchetes "muitos são chamados, mas poucos escolhidos", e favorece a heresia universalista que prega que todos os homens são salvos, inclusive os que rejeitam ao Senhor Jesus Cristo. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

20.     Mateus 20:22-23. Omite "e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado", retirando o batismo como sendo uma figura vívida dos sofrimentos que Ele suportou, os quais aqueles que se identificam com Ele também suportarão. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

21.     Mateus 21:44. Retira o versículo inteiro, omitindo a pregação de Cristo acerca do juízo sobre os sacerdotes e fariseus que rejeitaram a Pedra Principal e Cabeça da esquina (organizações religiosas costumam colocar seus líderes como a Pedra Principal da esquina no lugar de Cristo). {Seguida por nota de rodapé na NVI}

22.     Mateus 23:14. Apaga ou coloca entre colchetes o versículo inteiro, e assim favorece os religiosos fingidos e avarentos que pedem dinheiro por suas orações e palestras. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

23.     Mateus 23:19. Retira “insensatos” na repreensão aos fariseus, além de cegos, eles eram tolos em seus preceitos antibíblicos, pois não só na sua cegueira exaltavam o valor material acima do espiritual, mas presumiam a superioridade do objeto santificado ao que o santifica. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

24.     Mateus 23:26. Retira “do prato”, criando uma incongruência com o versículo anterior que diz que os fariseus e os escribas limpavam “o exterior do copo e do prato”. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

25.     Mateus 24:7. Remove “pestilências”, um dos juízos de Deus durante a tribulação. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

26.     Mateus 24:36. Acrescenta “nem o Filho”, esse trecho aparece no evangelho de Marcos (Mc 13:32) o que é congruente com o relato de Marcos que enfatiza o Senhor como o Servo perfeito de Jeová, “o servo não sabe o que faz o seu senhor” (Jo 15:15), mas essa cláusula não aparece em Mateus que enfatiza o Senhor Jesus Cristo como o grande Rei. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

27.     Mateus 25:31; João 7:39; Atos 6:3, 8:18; 1Coríntios 2:13; 1Tessalonicenses 5:27; 2Pedro 1:21; Apocalipse 18:20, 22:6. Retira a referência à santidade nessas passagens, trocando “santos anjos” por “anjos”, “Espírito Santo” por “Espírito”, “santos irmãos” por “irmãos”, “santos homens de Deus” por “homens de Deus”, “santos apóstolos e profetas” por “apóstolos e profetas”. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

28.     Mateus 26:28; Marcos 14:24. Omite ou coloca entre colchetes "NOVO" em "novo testamento", esse não é um testamento qualquer, não se trata do sangue do velho testamento, mas é o sangue do NOVO TESTAMENTO. A nova aliança prometida para Israel em Jeremias 31:31-34, esse sangue não deve ser chamado apenas de "sangue da aliança" como o sangue dos animais que Moisés aspergiu no monte (Ex 24:8). {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

29.     Mateus 27:24. Troca "sangue deste justo" por "sangue deste homem" ou coloca “justo” entre colchetes, omitindo o surpreendente testemunho dado mesmo por Pilatos acerca da justiça do Senhor. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

30.     Mateus 27:35. Apaga “para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes”, retirando a ênfase no cumprimento da profecia de Sl 22:18. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

31.     Mateus 28:6. Retira "Senhor" da fala do anjo, e assim omite essa clara referência à Deidade de Cristo, na qual Ele é apresentado como o Senhor dos anjos. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

32.     Marcos 1:1. Retira "Filho de Deus” omitindo essa referência à natureza divina de Cristo no primeiro verso de Marcos. {Seguida por nota de rodapé na NVI}

33.     Marcos 1:2. Troca "escrito nos profetas" por "escrito na profecia de Isaías", afirmando erroneamente que uma profecia escrita no livro do profeta Malaquias (Ml 3:1) estaria escrita no livro do profeta Isaías. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, ARC-SBB, AEC, etc.}

34.     Marcos 1:14. Retira “do reino”, e assim remove aqui a associação do evangelho ao reino, não somente apenas eram boas novas de Deus, mas eram as boas novas do reino de Deus, pela fé no Senhor Jesus Cristo, os crentes recebem por herança as bênçãos do Seu reino. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

35.     Marcos 1:31. Omite “imediatamente”, a cura do Senhor era imediata, não é como a cura prometida pelos charlatães depois de muitos dias, isso eles não podem replicar. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

36.     Marcos 3:15. Omite "curar os enfermos", o poder de Cristo concedido aos apóstolos sempre incluía curar enfermidades (Mt 10:8; Mc 6:13; Lc 9:1). {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

37.     Marcos 3:29. Troca “juízo eterno” por “pecado eterno”, retirando o solene aviso acerca da eternidade do lago de fogo. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

38.     Marcos 4:11. Retira "saber" em "a vós é dado saber os mistérios do reino de Deus", o Senhor não apenas nos deu mistérios, mas nos deu o conhecimento desses mistérios. O crente em Cristo recebe discernimento da Sua palavra, enquanto os incrédulos permanecem cegos para a realidade do evangelho. {Seguida pela NVI, etc.}

39.     Marcos 4:24. Retira “a vós que ouvis”, essa restrição é importante, os discípulos apenas haveriam de receber mais se atentassem para as palavras do Senhor. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

40.     Marcos 6:11. Omite “em verdade vos digo que haverá mais tolerância no dia de juízo para Sodoma e Gomorra, do que para aquela cidade”, retirando essa advertência do rigor do juízo de Deus sobre aqueles que ouvem, mas se recusam a receber a pregação do evangelho. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

41.     Marcos 6:51. Remove “maravilhados”, diminuindo a reação dos discípulos perante a autoridade do Senhor Jesus Cristo sobre os ventos e o mar. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

42.     Marcos 7:8. Retira os exemplos dados pelo Senhor de tradições humanas nos rituais de purificação sem sentido, outro detalhe importante é que esse trecho mostra a diferença entre “jarro” e “copo” (para a ceia do Senhor foi usado um copo e não um jarro). {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

43.     Marcos 7:16. Apaga ou coloca entre colchetes "Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça", esse é um aviso importante, o Senhor Jesus Cristo está ensinando o meio de sermos libertos das tradições humanas de nenhum valor citadas nos versículos anteriores, devemos ouvir e dar crédito apenas às palavras dEle. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

44.     Marcos 9:24. Omite "Senhor" da confissão do pai do menino atormentado pelo demônio: "Eu creio, Senhor", retirando da passagem a perfeita sintonia com Romanos 10:13 e o reconhecimento de Cristo como Senhor nesta declaração de fé. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

45.     Marcos 9:42. Retira "EM MIM" em "pequeninos que creem em mim", essa ênfase é muito importante, não se trata de fé em si mesmo ou em alguma religião, é a fé apoiada unicamente no Senhor Jesus Cristo. {Seguida pela ARA}

46.     Marcos 9:44-46. Omite ou coloca entre colchetes as solenes ênfases de Cristo acerca da eternidade do juízo de Deus. Repetições na Bíblia são importantes, elas são o ponto de exclamação de Deus. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

47.     Marcos 9:49. Retira “cada sacrifício será salgado com sal”, esse trecho relaciona o corpo do salvo ao sacrifício no OT que era oferecido sempre com sal (Lv 2:13, Rm 12:1), e faz conexão ao próximo verso. Todos serão salgados pelo fogo e comparecerão perante Cristo para serem julgados (os Seus olhos de chama de fogo penetrarão os segredos de todos os homens), mas apenas os sacrifícios (aceitos em Cristo) serão preservados com sal. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

48.     Marcos 10:21. Omite "toma a cruz", aquele homem rico estava acostumado a fazer contas, esse pequeno trecho que foi retirado da fala do Senhor deixa muito claro qual era o custo para O seguir, ele deveria perder a sua vida para se render ao Salvador. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, ARC-SBB, AEC, etc.}

49.     Marcos 10:24. Retira ou coloca entre colchetes "os que confiam nas riquezas", trecho que explica o verdadeiro perigo das riquezas. Essa omissão favorece as organizações religiosas que ordenam votos de pobreza aos devotos com o objetivo de tomarem para si os bens deles. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

50.     Marcos 11:26. Apaga ou coloca entre colchetes o versículo inteiro que fala sobre a necessidade do perdão para a comunhão com Deus. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

51.     Marcos 12:33. Retira “e de toda a tua alma” no amor devido ao Senhor Deus. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

52.     Marcos 13:8. Retira “e tribulações/tumultos”, removendo um dos juízos no princípio das dores da tribulação que há de vir. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, ARC-SBB, AEC, etc.}

53.     Marcos 13:14. Remove “predita pelo profeta Daniel”, deixando sem sentido a expressão que se segue no versículo “quem lê, entenda”, lê o quê? O livro do profeta Daniel que Ele acabara de citar. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, ARC-SBB, AEC, etc.}

54.     Marcos 13:33. Retira ou coloca entre colchetes "e orai" em "Olhai, vigiai e orai", e assim remove esse importante aviso para a batalha espiritual. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

55.     Marcos 14:22. Omite “comei”, a ordem dada para que cada um dos discípulos comessem da ceia do Senhor. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

56.     Marcos 15:28. Apaga ou coloca entre colchetes o versículo inteiro, e assim remove o cumprimento da profecia de Is 53:12 em Cristo ao ser crucificado com dois malfeitores. Essa é a única referência no evangelho de Marcos que identifica Cristo com o servo sofredor de Isaías 53. {Seguida pela ARA, NVI, NTLH, etc.}

57.     Marcos 15:39. Omite “clamando”, um detalhe importante, com Sua poderosa voz de comando o Salvador entregou o Seu espírito “Pai, nas tuas mãos entrego o Meu espírito”, esse é o motivo pelo qual o centurião reconheceu que Ele verdadeiramente o Filho de Deus, a retirada dessa partícula “clamando” torna o trecho sem sentido. {Seguida por ARA, NTLH, etc.}

58.     Marcos 16:9-20. Arranca os últimos doze versículos de Marcos ou levanta dúvidas sobre eles, colocando o trecho entre colchetes, e assim exclui a ordem de Cristo "pregai o evangelho a toda criatura", exclui o relato da ressurreição, e exclui as aparições do Senhor ressurreto do evangelho de Marcos. 1Co 15:1-5 diz que o evangelho pregado pelos apóstolos inclui a morte de Cristo, o Seu sepultamento, a Sua ressurreição, e a Sua aparição pós-resurreição. Portanto, os versos 9-20 não podem ser retirados do último capítulo do evangelho de Marcos, pois a retirada desses versos torna o relato de Marcos em um evangelho incompleto. {Seguida por NVI, NTLH, etc.}

59.     Lucas 1:28. Retira “bendita és tu entre as mulheres”, aqui o anjo declara que Maria foi abençoada por Deus (“bendita” significa “abençoada” quando se refere a homens). Note que isso não é um tipo de exaltação à Maria como rainha dos céus, pois Jael também é chamada de bendita entre as mulheres (Jz 5:24). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

60.     Lucas 2:14. Altera “paz na terra, boa vontade para com os homens” para “paz na terra para os homens aos quais ele concede o seu favor”, e assim limita a boa vontade de Deus manifestada a todos os homens para apenas alguns favorecidos. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

61.     Lucas 2:22. Muda "purificação dela" mudou para "purificação deles", e assim possibilita a ideia de que Cristo tenha sido purificado, atacando a pureza absoluta de Cristo ("nEle não há pecado"), e também contrariando Levítico 12, onde apenas a mãe é purificada, e não o filho. {Seguida por ARA, NVI, etc.}

62.     Lucas 2:33. Substitui “José” por “pai”, e assim omite mais uma indicação do nascimento virginal de Cristo. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

63.     Lucas 2:40. Omite “em espírito”, que revela mais da humilhação de Cristo, como Ele, mesmo sendo plenamente Deus, se sujeitou a passar pelas mesmas fraquezas que nós (todavia sem ser atingido pelo pecado, sem sentir qualquer atração ou desejo pelo mal, “nele não há pecado” (1Jo 3:5), Ele não era habitado pela natureza carnal pecaminosa, “Deus não pode ser tentado pelo mal” (Tg 1:13). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

64.     Lucas 2:43. Substitui "não o soube José, nem sua mãe" por "sem que seus pais o soubessem", omitindo ainda esta referência ao nascimento virginal do Senhor. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

65.     Lucas 4:4. Omite “de toda palavra de Deus”, tirando uma referência à inspiração e preservação de TODA a palavra de Deus. Qualquer descrente pode dizer que "não vive só de pão", mas dificilmente seria capaz de reconhecer que a verdadeira fonte da vida é a Bíblia. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

66.     Lucas 4:8. Omite a repreensão do Senhor ao diabo "Vai-te para trás de Mim, Satanás", essa repreensão reforça a Deidade do Senhor Jesus Cristo, pois nem mesmo o arcanjo Miguel ousava afrontar Satanás com tal autoridade (Jd 1:9). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

67.     Lucas 4:18. Omite "curar os contritos de coração", retirando esse grande conforto para aqueles que estão quebrados. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

68.     Lucas 4:41. Retira "o Cristo" em “tu és o Cristo, o Filho de Deus”, não só os demônios sabiam que Ele era o Filho de Deus, mas também sabiam que Ele era o Cristo. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

69.     Lucas 4:44. Troca "Galileia" por "Judeia", contrariando Mc 1:39, Mt 4:23, o próprio contexto do capítulo mostra que o Senhor estava na Galileia (v. 14). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

70.     Lucas 6:48. Altera "porque estava fundada sobre a rocha" para "por ter sido bem construída", e assim retira a preciosa ênfase na rocha (que é figura de Cristo), exaltando habilidade do construtor no lugar da rocha. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

71.     Lucas 7:31. Retira “e disse o Senhor”, removendo mais essa referência ao Senhorio de Cristo, que também é bem familiar ao velho testamento “disse o SENHOR”. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

72.     Lucas 8:48. Remove “Tem bom ânimo” da fala do Senhor Jesus Cristo, que era uma fala comum a Deus para encorajar os seus servos também no velho testamento (Js 1:6,9). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

73.     Lucas 9:10. Retira "para um lugar deserto" e cria uma contradição, dizendo que Cristo foi para a cidade, sendo que Mt 14:13 e Mc 6:32, e o verso 12 de Lucas 9 mostra que eles estavam em um lugar deserto, não na cidade. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

74.     Lucas 9:54. Retira "como Elias também fez", removendo aqui a confirmação neotestamentária do milagre de Elias. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

75.     Lucas 9:55-56. Omite ou coloca entre colchetes "o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las", uma importante e clara referência ao propósito da vinda do Senhor Jesus Cristo, o qual não veio simplesmente ser um Mestre ou servir de exemplo, como pregam os ecumênicos, mas sim salvar os homens. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

76.     Lucas 9:57. Omite "Senhor", que grande diferença há entre decidir seguir um homem por ai e decidir seguir o Senhor. Um caso é um simples comprometimento pessoal ou uma decisão política, o outro é um divisor de águas, uma decisão sem caminho de volta! {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

77.     Lucas 10:41-42. Acrescenta “pouco é necessário” ou “poucas coisas são necessárias”, contradizendo o contexto, retirando as palavras de Cristo como a única coisa necessária. {Seguida pela ARA}

78.     Lucas 11:2. Remove "seja feita a tua vontade", esse detalhe é importante, pois mostra que sempre devemos nos submeter à vontade de Deus em nossas orações. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

79.     Lucas 11:54; 20:23. Retira esses trechos que revelam as intenções malignas dos fariseus em seus questionamentos, o que demonstra a inegável inspiração divina das palavras escritas pelos autores movidos pelo Espírito Santo. Apenas Deus pode sondar e dizer quais são as intenções do coração do homem (Pv 21:2; Ap 2:23). {Seguida pela NVI}

80.     Lucas 12:39. Retira ou coloca entre colchetes “vigiaria”, a vigilância é a principal mensagem da parábola, não deve ser deixada de fora. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

81.     Lucas 14:5. Troca "jumento" por "filho", e acaba colocando um filho no mesmo patamar de um boi. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

82.     Lucas 17:3. Retira “contra ti”, aquele que deve agir é a pessoa do ofendido, aquele contra quem foi cometido o pecado, ninguém pode perdoar o ofensor no lugar dele. {Seguida por NVI, NTLH, etc.}

83.     Lucas 17:36. Apaga ou coloca entre colchetes o versículo inteiro. No v. 34 temos o exemplo de um casal em sua cama, no v. 35 temos duas companheiras preparando o alimento, e no v. 36 temos dois companheiros trabalhando no campo. Esse é um importante alerta: na vinda do Senhor Jesus Cristo para reinar, casais e companheiros serão separados pela decisão que fizeram em suas vidas, pessoas não salvas serão surpreendidas no sono, ocupadas em tarefas de casa ou mesmo no seu trabalho (verso apagado), porque O rejeitaram. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

84.     Lucas 22:31; Atos 22:16; Romanos 6:11; 2Coríntios 4:10; Gálatas 6:17; 1Timóteo 1:1, 5:21; 2Timóteo 4:1; Tito 1:4; 2João 1:3. Retira de Cristo o título de "Senhor". {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

85.     Lucas 22:43-44. Omite completamente ou coloca entre colchetes esses dois versículos, que descrevem a profunda angústia do Senhor Jesus Cristo no jardim do Getsêmani Este é o único trecho da Bíblia que descreve esses detalhes da agonia de Cristo, o suor dEle descendo como grandes gotas de sangue, e o anjo que tentava fortalecê-lO. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

86.     Lucas 23:17. Apaga do evangelho de Lucas o motivo pelo qual Pilatos queria soltar o Senhor. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

87.     Lucas 23:34. Omite ou coloca entre colchetes "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem", retirando essa grande demonstração da misericórdia do Senhor Jesus Cristo. {Seguida por NTLH, nota de rodapé da NVI}

88.     Lucas 23:42. Omite "Senhor" na confissão do malfeitor crucificado, retirando a perfeita sintonia com Romanos 10:13 e o reconhecimento de Cristo como Senhor (essa alteração contraria todo o restante da Bíblia, não se lê em nenhum lugar nas Escrituras de alguém que conversava com Cristo e O chamava apenas de "Jesus", muito menos alguém expressando a sua confiança nEle). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

89.     Lucas 24:12. Apaga o versículo inteiro, omitindo o ceticismo de Pedro e o seu testemunho ao túmulo vazio no evangelho de Lucas. {Novo texto grego NA28}

90.     Lucas 24:40. Apaga o versículo em que Cristo apresenta provas infalíveis de Sua ressurreição corpórea e de que Ele não era apenas um espírito (como afirmam os gnósticos), as suas mãos e os seus pés perfurados pelos pregos, pois ali estava o verdadeiro corpo de Cristo, não na "eucaristia" dos católicos e de alguns grupos reformados. Poderiam eles nos mostrar os flagelos das mãos e os pés do Salvador naquela hóstia? De forma alguma, o pão na ceia é um símbolo do Seu corpo, o Seu corpo bendito não está na terra em formato de pão, mas está assentado à destra da Majestade nas alturas. {Novo texto grego NA28}

91.     Lucas 24:51. Retira "foi elevado ao céu" e assim omite uma referência à ascensão de Cristo, criando uma contradição na Bíblia, pois o próprio Lucas diz que ele havia incluído a ascensão de Cristo no relato do evangelho escrito por ele: "fiz o primeiro tratado... acerca de tudo... até o dia em que [Jesus] foi recebido em cima" (At 1:1-2). {Novo texto grego NA28}

92.     Lucas 24:53. Remove "e bendizendo", um importante detalhe que mostra o procedimento da adoração dos discípulos, que eles receberam diretamente do Senhor, eles louvavam (hinos) e bendiziam (orações). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

93.     João 1:18. Substitui "Filho unigênito" por "Deus unigênito", e enfraquece a doutrina da eterna Filiação do Senhor Jesus Cristo, pois esse verso nos revela que o Filho é Aquele que apresenta Deus aos homens desde o princípio, e mostra o Filho como aquele que ocupa o seio do Pai. {Seguida por ARA, NVI, AEC, etc.}

94.     João 1:27. Remove "que é antes de mim", trecho que reforça a preeminência de Cristo.

95.     João 1:28. Troca “Betabara” por “Betânia”, o que é um erro grotesco, pois Betânia não ficava “do outro lado do Jordão”, mas sim perto de Jerusalém, “Betânia distava de Jerusalém quase quinze estádios” (Jo 11:18), isto é, cerca de 3 quilômetros. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

96.     João 3:13. Omite ou coloca entre colchetes "que está no céu", e assim retira da Bíblia uma das únicas referências à onipresença de Cristo nos dias da Sua carne, enfraquecendo a doutrina da Deidade perpétua de Cristo. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

97.     João 3:15. Omite "para que não pereça", retirando a ênfase na vontade de Deus de livrar o homem da condenação eterna. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

98.     João 5:3-4. Apaga completamente ou coloca entre colchetes o versículo que explica o motivo pelo qual os enfermos esperavam naquele tanque pelo movimento da água, e também explica o versículo 7. A presença do versículo 4 é indispensável para a compreensão da passagem de Jo 5:1-15. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

99.     João 5:16. Retira "e procuravam matá-lo", essa omissão retira a coesão do texto, pois posteriormente no versículo 18 é dito que os judeus procuravam matá-lO "ainda mais", essa referência só é possível se o texto já tivesse dito anteriormente que os judeus queriam matá-lO. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

100.  João 6:11. Remove “pelos discípulos”, e cria uma contradição, dizendo que Cristo deu o pão e os peixes diretamente nas mãos da multidão faminta, contrariando o relato de Mt 14:19, Mc 6:41, Lc 9:16. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

101.  João 6:47. Omite "EM MIM" da frase "todo aquele que crê", e favorece a heresia ecumênica que prega que qualquer tipo de fé salva desde que seja sincera, o que é uma mentira satânica, pois ninguém pode vir ao Pai, senão pelo Senhor Jesus Cristo (Jo 14:6). {Seguida por NVI, NTLH, AEC, etc.}

102.  João 6:69. Troca a importante confissão de Pedro de Cristo como "Filho do Deus vivente" para Cristo como "Santo de Deus", porém a Bíblia sempre mostra que a fé salvadora não é meramente confiar em Cristo como Mestre, Profeta, Rei, Santo, Sábio, Juiz, Amor. Ele é todas essas coisas, mas o que importa para a salvação é confiar nEle como o Filho de Deus (Jo 3:16; Jo 3:36; Jo 20:31; 1Jo 3:23; 1Jo 5:5). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

103.  João 7:8. Retira "ainda" da fala do Senhor quando Ele disse que não subiria à festa, fazendo de Cristo um mentiroso ao subir à festa no versículo 10. {Seguida por NTLH, nota de rodapé da NVI}

104.  João 7:53-8:11. Coloca o trecho inteiro entre colchetes, questionando o perdão de Cristo à mulher adúltera, que ensina Cristo como Aquele que pode perdoar e absolver de qualquer pecado, como também a retratação e restauração de uma vida. Agostinho no séc. 4 disse que esse texto foi retirado, pois os maridos se sentiam pressionados a perdoar suas esposas (De Adulterinis Conjugiis, 2:6-7). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

105.  João 8:59. Omite "passando pelo meio deles", esse detalhe nos mostra que não se tratava de uma fuga, mas sim de uma manifestação do poder do Senhor, Ele era capaz de sair dali e passar para qualquer lugar de maneira invisível aos seus inimigos. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

106.  João 9:4. Muda “Convém que EU FAÇA as obras daquele que me enviou” para “é necessário que FAÇAMOS as obras daquele que me enviou”, há uma grande diferença entre a obra que o Pai confiou ao Filho e o serviço dos discípulos, as obras do Filho são as mesmas obras do Pai, não podem ser colocadas no mesmo patamar das nossas. {Seguida por ARA,

NVI, NTLH, AEC, etc.}

107.  João 9:35. Troca "Filho de Deus" por "Filho do homem", diminuindo a confissão de fé do que havia sido cego. Não é suficiente crer em Cristo apenas como "Filho do homem" (Mateus 16:13-16), a fé salvadora é confiar em Cristo como o Filho de Deus (Jo 3:16; Jo 3:36; Jo 20:31; 1Jo 3:23; 1Jo 5:5). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

108.  João 13:2. Troca “Acabada a ceia” por “durante a ceia”, esse detalhe “acabada” mostra que a ceia do Senhor não se confunde com a ceia da Páscoa, eles começaram a comer o cordeiro da Páscoa chegada a tarde (Mt 26:20; Mc 14:17), e só depois de acabada a ceia da Páscoa eles comeram a ceia do Senhor durante a noite (Jo 13:30; 1Co 11:30), são duas ocasiões distintas. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

109.  João 16:16. Omite "porquanto vou para o Pai", e cria uma contradição com o versículo seguinte (v. 17), pois quando os discípulos repetem o que o Senhor disse, eles incluem que Ele também havia dito "porquanto vou para o Pai". {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

110.  João 17:12. Retira “no mundo” em “Estando eu com eles no mundo”, esse detalhe é essencial, pois o Senhor Jesus Cristo não deixou os Seus discípulos, apenas deixou de estar com eles no mundo. “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação do mundo” (Mt 28:20), “eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor” (Mc 16:20). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

111.  Atos 2:30. Omite "levantaria o Cristo" e torna o versículo sem sentido, pois não seria grande coisa um descendente de Davi se assentar sobre o trono, porém a promessa de Deus não se tratava apenas de uma mera sucessão dinástica, mas que o próprio Cristo, o Salvador do mundo, seria levantado da descendência de Davi. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

112.  Atos 6:8. Troca “cheio de fé” por “cheio de graça”, aplicando um atributo divino do Senhor Jesus Cristo, o ser cheio de graça (Jo 1:14), para uma mera criatura {Seguida por ARA, NVI, NTLH,

113.  Atos 7:30. Troca "o anjo do Senhor" por "um anjo", acontece que não foi qualquer anjo que apareceu na sarça para Moisés, mas foi o Anjo do SENHOR, O qual no velho testamento se apresenta como o próprio Senhor Deus falando com os homens (Ex 3:2). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

114.  Atos 7:37. Omite “Senhor” em “Senhor vosso Deus” e remove “a ele ouvireis”, retirando essa confirmação da autoridade suprema que pertence ao Senhor Jesus Cristo. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

115.  Atos 8:37. Apaga ou coloca entre colchetes o versículo inteiro que mostra a necessidade da fé em Cristo para o batismo, o que não agrada aos religiosos que querem batizar pessoas que não compreenderam o evangelho e até mesmo bebês, como uma forma de aumentar os seus números. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

116.  Atos 9:6. Retira “Senhor, que queres que eu faça?”, aqui temos Paulo reconhecendo a Cristo como Senhor, uma demonstração de uma verdadeira conversão a Deus. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

117.  Atos 10:6. Omite “Ele te dirá o que deves fazer”, esse detalhe mostra que a pregação de Pedro não era apenas uma sugestão, mas era uma necessidade na vida de Cornélio. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

118.  Atos 10:30. Retira "jejuando", que enfatiza o desejo sincero de Cornélio em saber a verdade. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

119.  Atos 15:18. Troca “Conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras” por “que faz estas coisas conhecidas desde séculos”, retirando a ênfase da presciência e da imutabilidade do conselho Deus. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

120.  Atos 15:23. Altera “Os apóstolos, e os anciãos, e os irmãos” para “os irmãos, tanto apóstolos como presbíteros”, excluindo a participação e concordância expressa dos demais irmãos na decisão da igreja em Jerusalém, o que favorece a visão clericalista onde o clero domina sobre os leigos que seguem cegamente as suas determinações. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

121.  Atos 15:24. Retira “dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento”, esse trecho que deixa claro que os apóstolos não ensinavam a necessidade de circuncisão ou da guarda da lei de Moisés, e, portanto, derruba qualquer pretensão dos legalistas e judaizantes. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

122.  Atos 15:34. Apaga ou coloca entre colchetes "Mas pareceu bem a Silas ficar ali", e gera uma contradição na Bíblia, pois dá a entender que Silas voltou para Jerusalém no verso 33, porém o verso 40 mostra que ele permaneceu em Antioquia e confirma que esse verso não deveria ser apagado. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

123.  Atos 20:32. Retira “irmãos”, esse detalhe mostra a forma como os servos de Deus se tratavam, ainda que fossem presbíteros (v. 17, 28), Paulo não os chamava de “pastor”, “reverendo”, “bispo”, “padre”, “rabino” ou “sacerdote”, ele os chamava de “irmãos”, guardando o que o Senhor ensinou “todos vós sois irmãos” (Mt 23:8). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

124.  Atos 21:25. Remove “que nada disto observem”, uma orientação necessária, não era aceitável que o culto do templo e a circuncisão fossem observados por gentios crentes. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

125.  Atos 23:9. Retira "não lutemos contra Deus", uma parte importante do verso, que mostra o grande perigo do homem errar em seus julgamentos, seguindo seu coração enganoso, e se opor à vontade de Deus. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

126.  Atos 24:6-8. Apaga o final do verso 6, o verso 7 inteiro, e o início do verso 8, essa omissão impede o leitor de perceber que o orador também era judeu "nossa lei" (v. 6), e omite mais das mentiras dos judeus "o quisemos julgar", não fosse a interferência do tribuno, eles teriam assassinado Paulo naquela mesma hora sem nenhum julgamento (At 21:31; 26:21), além disso, eles falsamente acusaram os soldados de violência, sendo que os próprios judeus eram os violentos (At 21:35), mas esses detalhes nos mostram que Tértulo distorce os fatos com o propósito de prejudicar Paulo. {Seguida por ARA, NVI, etc.}

127.  Atos 28:16. Omite "o centurião entregou os presos ao capitão da guarda", esse detalhe mostra que Paulo foi uma exceção no meio daqueles presos. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

128.  Atos 28:29. Apaga ou coloca entre colchetes o versículo inteiro, no qual é mostrada a separação que o evangelho provoca entre aqueles que creem e os que não creem (Lc 12:51). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

129.  Romanos 1:16; 1Coríntios 9:18. Retira "de Cristo" em, o "evangelho de Cristo", omitindo nessas passagens a ênfase colocada no Autor e Consumador da nossa fé, Ele é o assunto e o centro do evangelho de Deus (1Co 15:1-4). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

130.  Romanos 1:29-31. Omite "fornicação" e “irreconciliáveis”, a fornicação é um dos pecados mais perigosos e mais profusos pelo mundo, também a irreconciliabilidade é um grande perigo, pois a natureza pecaminosa do homem é rancorosa e avessa ao perdão. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

131.  Romanos 4:19. Altera “não atentou para o seu próprio corpo amortecido” para “embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido”, o que cria uma contradição, ele não duvidou v. 20, então não levou em conta o amortecimento do seu corpo. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

132.  Romanos 8:1. Omite "que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito", e assim remove nesse verso o papel do Espírito Santo na libertação do poder da carne. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

133.  Romanos 9:28. Remove “em justiça”, um aviso solene alertando que são poucos os que serão salvos na manifestação da justiça de Deus, apenas aqueles que forem justificados pela fé no Senhor Jesus Cristo. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

134.  Romanos 9:32. Omite "da lei" em "obras da lei", aqui o texto não se refere a qualquer tipo de obra, mas Israel especificamente buscou justificação pelas obras da lei. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

135.  Romanos 10:15. Retira "dos que anunciam o evangelho de paz", ouvir “coisas boas” é agradável, mas ouvir o “evangelho da paz" é uma questão de vida ou morte! {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

136.  Romanos 10:17. Substitui "a palavra Deus” por “a palavra de Cristo”, evidentemente “Deus” e “Cristo” podem se referir a mesma Pessoa, porém essa mudança nesse verso favorece a distorção feita por hereges que desejam anular a fé em toda e cada palavra dita por Deus e querem selecionar apenas as palavras ditas por Cristo durante o Seu ministério terreno. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

137.  Romanos 11:6. Omite "Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra", a explicação mais clara na Bíblia acerca da definição de salvação unicamente pela graça em oposição às obras. Se você creditar qualquer valor para as obras na salvação, "já não é mais graça", você não pode ser salvo pela graça. Ou você escolhe as obras, ou você escolhe a graça. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

138.  Romanos 13:9. Remove “não dirás falso testemunho”, aquele que ama o seu próximo não pode mentir para ele. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

139.  Romanos 14:6. Retira "e o que não faz caso do dia para o Senhor o faz", o que deixa claro que não há obrigatoriedade nenhuma de guarda de dias, essa omissão favorece os legalistas que querem obrigar os outros a guardar o sábado ou algum outro dia específico. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

140.  Romanos 14:9. Omite “e tornou a viver” em “ressurgiu, e tornou a viver”, num primeiro momento pode parecer que ressurgir e tornar a viver são sinônimos, pois são palavras muito próximas, mas “tornar a viver” enfatiza que o ressurgimento de Cristo não foi apenas espiritual como prega a heresia gnóstica, mas foi um ressurgimento literal em Seu corpo físico, o qual tornou a viver. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

141.  Romanos 14:10. Substitui a palavra “Cristo” por “Deus”, essa mudança no texto impede que Cristo seja identificado como Jeová e Deus nessa passagem ao se ler os versos 11 e 12. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

142.  Romanos 14:21. Remove ou coloca entre colchetes o trecho “ou se escandalize, ou se enfraqueça”, esse detalhe mostra o grau de prejuízo que um crente em Cristo pode causar ao seu irmão, as ações de um salvo podem enfraquecer seu irmão, escandalizá-lo, e até mesmo fazê-lo tropeçar, tudo isso é reprovável diante de Deus. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

143.  Romanos 15:29. Retira “do evangelho” em “chegarei com a plenitude da benção do evangelho de Cristo”, Paulo não desejava apenas a benção de Cristo, mas também desejava as bênçãos do evangelho de Cristo, que antes estavam ocultas, mas agora foram manifestas à igreja (Rm 16:25). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

144.  Romanos 16:24. Apaga ou coloca entre colchetes a conclusão de Tércio "A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém", e assim confunde a fala de Tércio (v. 22-24) com a fala de Paulo (v. 25-27). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

145.  1Coríntios 2:1. Troca “testemunho de Deus” por “mistério de Deus”, tirando a perfeita sintonia com Jo 8:18 e 1Jo 5:9, o testemunho que Deus dá acerca de Seu Filho. {Seguida por NVI, NTLH, etc.}

146.  1Coríntios 2:4. Remove “humana” em “palavras persuasivas de sabedoria humana”, havia sabedoria na pregação do evangelho, a diferença é que não se tratava da sabedoria deste mundo, mas era a sabedoria de Deus (v. 7). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

147.  1Coríntios 5:1. Altera “que nem entre os gentios se nomeia” para “como nem mesmo entre os gentios ocorre”, Paulo não afirmaria que esse tipo pecado não ocorre entre os gentios já que ele mostra exatamente o contrário em Rm 1:24-32, o que ele diz é que esse pecado não se nomeia entre eles, isto é, não seria bem aceito falar sobre isso entre eles. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

148.  1Coríntios 5:7. Omite "por nós", retirando aqui a referência ao caráter vicário (substitutivo) da morte de Cristo, Ele não morreu por causa de Si, mas sim em nosso lugar. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

149.  1Coríntios 6:20. Retira "e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus", enfraquecendo a passagem que requer não só a devoção do nosso corpo, mas a devoção do nosso espírito. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

150.  1Coríntios 7:39. Apaga “pela lei”, esse detalhe enfatiza que, ainda que pela lei dos homens a mulher possa separar-se, pela lei de Deus, ela está ligada ao marido todo tempo que vive, “e apegar-se-á à sua mulher e SERÃO AMBOS UMA CARNE” (Gn 2:24), “o que DEUS AJUNTOU, não separe o homem” (Mt 19:6, Mc 10:9). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

151.  1Coríntios 9:22. Retira “como” em “fiz-me como fraco”, Paulo não se fez fraco, ele se fez “como fraco”, se colocando no lugar de cada um deles para ganhá-los, note “fiz-me como judeu” no verso 20 e “como se estivesse sem lei” no verso 21. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

152.  1Coríntios 10:9. Troca “tentemos a Cristo” por “tentemos ao Senhor”, e omite uma clara referência onde Cristo é apresentado como Jeová, o mesmo que foi tentado no deserto pelo povo de Israel (Nm 21:5-7). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

153.  1Coríntios 10:28. Remove "Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude". A terra não pertence a Satanás, ele é príncipe do sistema mundano, mas o possuidor dos céus e da terra é o Senhor. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

154.  1Coríntios 11:24. Omite “tomai, comei”, a ceia não deve ser tomada e distribuída apenas por uma pessoa, como se fosse houvesse um sacerdote sobre os outros, a ordem do Senhor é que a ceia deve ser tomada e comida por cada participante consecutivamente. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

155.  1Coríntios 11:29. Retira "indignamente", esse importante detalhe ensina a necessidade de uma vida em comunhão com Deus para participação na ceia do Senhor. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

156.  1Coríntios 13:3. Troca “para ser queimado” por “para que eu tenha de que me gloriar”, incluir o verbo “gloriar-se” aqui estaria em completo desacordo com o contexto, haveria como gloriar-se em si mesmo por amor? Não faz sentido. {Seguido pela NVI, etc.}

157.  1Coríntios 15:47. Omite "o Senhor", é uma importante identificação, Cristo não era apenas um homem celestial, mas ainda antes de se fazer carne, Ele é o eterno Senhor! {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

158.  1Coríntios 15:49. Troca “traremos” por “devemos trazer”, essa alteração não faz sentido, o contexto se refere à futura transformação dos corpos na ressurreição dos salvos, que serão semelhantes a Cristo, não é nada relacionado ao corpo de abatimento que carregam hoje. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.} 

159.  2Coríntios 5:17. Retira “tudo” em “eis que tudo se fez novo”, esse detalhe mostra que o novo homem não é apenas um remendo ou uma reparação do velho homem, mas é uma criação totalmente nova, pelo novo nascimento criado em Cristo Jesus (Jo 3:3, 7; Ef 2:10). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

160.  2Coríntios 12:1. Troca “não convém gloriar-me” por “é necessário que eu continue me gloriando”, criando uma contradição, pois o próprio Paulo deixa claro nos versos 11 e 12 que não lhe era necessário gloriar-se de forma alguma, já que o seu apostolado havia sido operado entre eles com sinais, prodígios e maravilhas. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

161.  Gálatas 3:1. Remove "para não obedecerdes à verdade", trecho que reforça a sã doutrina da palavra de Deus como a verdade absoluta, os gálatas não apenas foram fascinados, mas deixaram de obedecer à verdade. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

162.  Gálatas 3:17. Omite "em Cristo", esse detalhe reforça Cristo como o único caminho de alcançar a benção de Deus. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

163.  Gálatas 4:7. Troca "herdeiros de Deus por Cristo" por "herdeiros por Deus", mas o único caminho para o Pai é através do Senhor Jesus Cristo, não há como chegar-se a Ele sem passar pelo Mediador (Lc 10:22; Jo 14:6; 1Jo 2:32). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

164.  Gálatas 5:19-21. Omite “adultério” e “homicídios” como manifestações das obras da carne. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, ARC-SBB, AEC, etc.}

165.  Gálatas 6:15. Retira “em Cristo Jesus”, e traz confusão para o versículo. Paulo não está sugerindo que a circuncisão não tinha valor para os descendentes de Abraão. No velho testamento, mas está afirmando de forma específica que agora, para os crentes no Senhor Jesus Cristo, a aplicação da circuncisão não tem valor nem pode acrescentar nada. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

166.  Efésios 3:9. Retira "em Cristo Jesus", e assim omite uma clara referência ao Senhor Jesus Cristo como Criador e Deus, já que a Bíblia ensina que apenas Deus é Criador (Jó 9:8; Jr 10:11-12). Quase qualquer religião por aí concordaria que Deus criou todas as coisas, porém dificilmente eles aceitariam o Senhor Jesus Cristo como o Criador, Ele é a pedra de tropeço e rocha de escândalo para os desobedientes. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, ARC, AEC, etc.}

167.  Efésios 3:14. Omite “de nosso Senhor Jesus Cristo”, esse detalhe é importante, pois reforça a eternidade do Pai, Ele não começou a ser o Pai em algum ponto no tempo, mas Ele é o Pai eterno, assim como o Senhor Jesus Cristo é eterno (Mq 5:2; Hb 13:8), por isso toda família nos céus e na terra toma o nome dEle, pois ninguém é pai antes dEle. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

168.  Efésios 4:17. Retira “outros” em “outros gentios”, o uso de “outros” aqui é necessário para se referir aos gentios incrédulos, pois os efésios crentes também são chamados de gentios (Ef 3:1). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

169.  Efésios 5:9. Troca o “fruto do Espírito” por “fruto da luz”, essa alteração omite o papel da pessoa do Espírito Santo na caminhada de um crente no Senhor Jesus Cristo, precisamos dEle para andar na luz, Ele é a condição “para que pudéssemos conhecer as coisas que nos são dadas gratuitamente por Deus” (1Co 2:11). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

170.  Efésios 5:30. Omite "da sua carne, e dos seus ossos", uma referência à criação da mulher, "esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne" (Gn 2:23). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, ARC-SBB, AEC, etc.}

171.  Efésios 6:10. Omite “irmãos meus”, após falar nos versículos anteriores com homens e mulheres, senhores e servos. Por meio desse importante vocativo, Paulo ensina que todos são igualmente irmãos em Cristo, sem distinção em forma de tratamento. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

172.  Filipenses 3:16. Retira "andemos segundo a mesma regra e sintamos o mesmo", os crentes não podem ter várias medidas diferentes, devem todos julgar da mesma forma e em concordância. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

173.  Filipenses 4:13. Remove "em Cristo", e assim omite a identificação de Cristo como Aquele que nos fortalece. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, ARC-SBB, AEC, etc.}

174.  Colossenses 1:2. Omite "e do Senhor Jesus Cristo", assim, além de tirar o nome de Cristo da saudação, também omite essa demonstração da Sua igualdade com o Pai. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

175.  Colossenses 1:14.  Omite "pelo seu sangue", falsos mestres ensinam vários meios para a remissão dos pecados como boas obras, confessionários, purgatórios, compra de indulgências, mas a Bíblia deixa claro que apenas há um único meio pelo qual o homem pode ser remido dos seus pecados: O SANGUE DE CRISTO, pois "sem derramamento de sangue não há remissão" (Hb 9:22). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

176.  Colossenses 2:2. Altera “o mistério de Deus e Pai e de Cristo” para “o mistério de Deus, a saber, Cristo”, colocando Cristo como um mistério, porém a vinda do Messias (o Cristo), por si só, não era um mistério a ser revelado, isso já estava previsto nos profetas. O mistério se trata das revelações não profetizadas no velho testamento, como a inauguração do novo testamento e das bênçãos do evangelho concedidas a judeus e gentios em Cristo antes da restauração de tudo. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

177.  Colossenses 2:18. Retira "não" em "envolvendo-se em coisas que NÃO viu", gerando uma confusão no texto da passagem, pois é evidente que os falsos ensinadores, quando querem enganar, falam daquilo que eles não viram, mesmo que eles afirmem ter visto algo. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

178.  Colossenses 3:6.  Omite ou coloca entre colchetes “sobre os filhos da desobediência”, esse detalhe enfatiza que a ira de Deus não virá sobre os crentes em Cristo, salvos da ira pela propiciação feita por Cristo na cruz, todos os seus pecados são lavados pelo sangue de Cristo (Ap 1:5). {Seguida por ARA e nota de rodapé da NVI}

179.  Colossenses 3:13. Substitui “Cristo” por “Senhor”, “Senhor” pode se a qualquer das três Pessoas da Deidade, mas “Cristo” deixa claro que aqui o trecho se refere à pessoa do Filho como Aquele que pode perdoar os pecados, e reforça mais uma vez a Sua Deidade, pois ninguém pode perdoar os pecados senão Deus. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

180.  Colossenses 4:8. Troca “para que saiba do vosso estado” por “de vos dar conhecimento da nossa situação”. Além de dar a conhecer a sua própria situação (v. 9), Paulo também desejava saber o estado dos colossenses por meio de Tíquico, assim como ele havia recebido o relato de Epafras acerca dos colossenses (Cl 1:7), como ele soube dos tessalonicenses por Timóteo (1Ts 3:2-6), soube dos coríntios por Tito (2Co 7:7), e também como ele mandou Timóteo para os filipenses (Fp 2:19). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

181.  1Tessalonicenses 1:1. Retira “da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo”, que está presente em todas as saudações das epístolas do apóstolo Paulo, e, no entanto, foi retirada apenas aqui, veja Rm 1:7; 1Co 1:3; 2Co 1:2; Gl 1:3; Ef 1:2; Cl 1:2; 2Ts 1:2; 1Tm 1:2; 2Tm 1:2; Tt 1:4; Fm 1:3, todas essas saudações reforçam a igualdade entre Deus Pai e o Senhor Jesus Cristo, ambos são a fonte de graça e paz. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

182.  1Tessalonicenses 3:2. Retira “nosso cooperador”, esse detalhe é importante, Timóteo era um operário na lavoura de Deus, não um observador, ele estava ali para cooperar com os irmãos. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

183.  1Tessalonicenses 5:27. Remove “santos”, essa omissão esconde que todos os irmãos são santos, não existe a heresia da canonização, que declara alguém santo depois de morto, alguém se torna santo quando deposita a sua fé no Senhor Jesus Cristo (Hb 10:10). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

184.  2Tessalonicenses 2:4. Omite “como Deus”, esse trecho mostra a afrontosa perversidade da Besta, ele não apenas se apresentará como deus, mas usurpará o lugar que pertence somente ao Senhor Deus, o santo dos santos, no templo. Satanás é um imitador, desde o princípio ele desejava ser semelhante ao Altíssimo (Is 14:14). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

185.  2Tessalonicenses 2:8. Troca “desfará” por “matará”, e cria uma contradição na Bíblia, pois Apocalipse 19:20-21 diz expressamente que o iniquo não é morto, ele é lançado vivo no lago de fogo, somente os seus exércitos são mortos. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

186.  1Timóteo 1:17; Judas 1:25. Retira “sábio”, que traz exaltação a Deus pela Sua sabedoria, assim como Cristo é onisciente e o mais sábio de todos (Is 50:4; Jo 16:30, 21:17), maior que Salomão (Mt 12:42), o mais sábio entre os homens (1Rs 3:12). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, ARC-SBB, AEC, etc.}

187.  1Timóteo 2:7. Omite "em Cristo", uma referência à confirmação da inspiração divina das cartas apostólicas, eles não apenas estavam falando a verdade, mas falavam "em Cristo". {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

188.  1Timóteo 3:3. Retira “não cobiçoso de torpe ganância”, o presbítero deve desprezar qualquer tipo de ganho desonesto, ofertas que venham de meios ilícitos, e sempre deve abrir mão de interesses pessoais em favor da verdade, sem parcialidade e hipocrisia. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

189.  1Timóteo 3:16. Substitui "Deus se manifestou em carne" por "Aquele que foi manifestado na carne", e retira uma das mais claras referências à Deidade de Cristo. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, ARC-SBB, AEC, etc.}

190.  1Timóteo 4:12. Retira "no espírito", esse pequeno detalhe ensina a importância da disposição daquele que faz a obra do Senhor, não apenas o que alguém faz, mas com que “espírito” está fazendo. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

191.  1Timóteo 5:16. Remove "algum crente", aplicando o dever de assistir às viúvas apenas para as mulheres. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

192.  1Timóteo 6:5. Retira "aparta-te dos tais", esse é um importante mandamento, o crente no Senhor Jesus Cristo tem o dever de se apartar daqueles que ensinam a prosperidade e falsas doutrinas. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

193.  1Timóteo 6:19. Troca “vida eterna” por “verdadeira vida”, mas a ênfase não é que a vida terrena é uma vida falsa, mas que é uma vida passageira, com riquezas transitórias, das quais nós nada levaremos (v. 7), em contraposição a uma vida eterna na qual o salvo pode ajuntar riquezas permanentes (v. 19). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

194.  2Timóteo 1:11. Remove “dos gentios”, a designação de Paulo como doutor dos gentios mostra que não havia alguma hierarquia entre apóstolos, mas que eles eram cooperadores nessa obra, o ministério de Paulo é distinguido de Pedro, pois a ele foi confiado o evangelho da incircuncisão (Gl 2:7), isso derruba a suposição de que Pedro tenha sido bispo de Roma, uma igreja gentia. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

195.  Tito 1:4. Retira “misericórdia” na saudação de Paulo, e retira o título “Senhor” aplicado a Cristo. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

196.  Hebreus 1:3. Retira "por si mesmo" da purificação dos pecados feita por Cristo, ninguém é capaz de ajudar Cristo, Ele fez a obra da redenção sozinho, essa omissão acaba favorecendo organizações religiosas que querendo colocar figuras humanas como "corredentor" ou "corredentora", ou que querem arrogar para si mesmos o poder de perdoar pecados. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

197.  Hebreus 2:7. Remove “e o constituíste sobre as obras das tuas mãos”, a aplicação profética do Salmo 8 feita pelo autor de Hebreus exalta a supremacia de Cristo como homem perfeito, Ele recebeu todas as prerrogativas do homem agora como o Cabeça da nova criação. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

198.  Hebreus 7:21. Retira “segundo a ordem de Melquisedeque”, que enfatiza superioridade do sacerdócio de Cristo ao sacerdócio de Arão, pois “o menor é abençoado pelo maior” (v. 7). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

199.  Hebreus 9:11. Troca “bens futuros” por “bens já realizados”, essa alteração não faz sentido e nem se encaixa no contexto. O sacerdócio sob a lei tinha a sombra dos bens futuros (Hb 10:1), os bens do sacerdócio de Cristo são os bens futuros e eternos que Ele concedeu aos que creem no Seu nome, a herança eterna (Hb 9:15), as coisas que se esperam (Hb 11:1). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

200.  Hebreus 10:34. Troca “compadecestes das minhas prisões” por “compadecestes dos encarcerados”, esse detalhe revela que o escritor da epístola foi preso entre eles em Jerusalém, talvez Paulo (At 21) ou outro de seus companheiros, (veja a menção a Timóteo como companheiro de viagem em 13:23, e aos crentes da Itália em 13:24). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

201.  Hebreus 11:11. Retira “e deu à luz”, Deus não só deu forças para Sara no momento da concepção, mas pela fé dela, Ele continuou operando durante toda aquela gravidez e durante o nascimento de seu filho Isaque. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

202.  Hebreus 11:13. Apaga “crendo-as”, esse detalhe evidencia o meio pelo qual os antigos servos de Deus se apropriaram das Suas promessas, não foi pelas obras, mas pela fé. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

203.  Hebreus 11:37. Remove “tentados”, o Senhor permitiu tentações na vida dos Seus servos para que, por meio dessas aflições, a fé deles fosse provada e aperfeiçoada (Tg 1:2-4). {Nota de rodapé da NVI}

204.  Tiago 4:4. Omite "Adúlteros" em "adúlteros e adúlteras", estranhamente limitando o pecado da amizade do mundo apenas às mulheres. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

205.  Tiago 5:16. Altera “culpas/falhas” para “pecados”, e assim favorece a abominação do confessionário, os pecados devem ser confessados a Deus, Ele é o único que pode perdoá-los, aqui Tiago trata das culpas por alguém que provocou danos, essas devem ser confessadas aos irmãos, para que possa haver reparação e reconciliação. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

206.  1Pedro 1:22. Omite "pelo Espírito", retirando do Espírito o poder de nos purificar e atribuindo isso à obediência humana. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, ARC, AEC, etc.}

207.  1Pedro 1:23. Retira “para sempre”, enfraquecendo a ênfase na preservação contínua e eterna das palavras de Deus. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

208.  1Pedro 2:2. Acrescenta as palavras "para salvação", e assim ensina o desenvolvimento espiritual como meio de salvação, o que não faz sentido, pois o início do verso fala de alguém que já nasceu de novo, isto é, está falando de uma pessoa que já foi salva. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

209.  1Pedro 4:1. Omite "por nós", retirando essa referência ao caráter vicário dos sofrimentos de Cristo, Ele não apenas morreu por nós, mas todos os sofrimentos que o Senhor Jesus Cristo suportou sobre Si vieram por nossa causa (Is 53:5-6). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

210.  1Pedro 4:3. Retira “nos” em “nos basta” e troca “fizéssemos” por “terdes executado”, removendo a identificação do apóstolo Pedro com os remetentes de sua carta, alguns se recusam a aceitar isso por não conceber Pedro “fazendo a vontade dos gentios”, mas veja o exemplo de Daniel (Dn 9:5-6), Esdras (Ed 9:6-7), e Neemias (Nm 1:6-7), isto se chama “anacenose” (identificar-se com atos que não participou ativamente), Pedro humildemente se identificou com seus irmãos como também sendo um servo do pecado no tempo da sua incredulidade (veja também Lc 5:8), ele não queria repetir Mc 14:29 quando ele se colocou acima dos irmãos e fracassou. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

211.  1Pedro 4:14. Apaga "quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado". Esse trecho ensina que o salvo glorifica a Cristo quando padece perseguição por causa dEle. Mesmo que o incrédulo continue blasfemando, Deus é glorificado pelo testemunho de Seus servos. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

212.  1Pedro 5:5. Troca "sede todos sujeitos uns aos outros" por "sejam todos humildes", esse versículo ensina a verdade do sacerdócio de todos os salvos, todos devem se sujeitar uns aos outros em serviço, isso é bem diferente das heresias nicolaítas que ensinam "sujeitem-se somente ao padre/pastor". {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

213.  1Pedro 5:11. Retira "glória" da adoração prestada a Deus Pai, essa mesma adoração (glória e poderio) também é prestada ao Senhor Jesus Cristo em Apocalipse 1:6, o Filho deve ser honrado assim como o Pai (Jo 5:23). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.} 

214.  2Pedro 2:4. Substitui “cadeias” por “abismos”, é verdade que o tártaro está no abismo, mas essa alteração esconde o que o abismo do tártaro é para os demônios: uma prisão. Esses anjos no tártaro (veja também Ap 9:1-11) não estão livres como Satanás que ainda hoje rodeia a terra e apenas será preso no milênio (Ap 20:1), por isso também a legião de demônios temia que o Senhor Jesus Cristo lhes mandasse ao abismo (Lc 8:31). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

215.  2Pedro 2:13. Altera “enganos” para “prazeres”, e oculta o método utilizado pelos falsos mestres, eles lucram e se regalam por meio das pessoas enganadas por eles, certamente todos conhecem esses casos. {Seguida pela NVI, etc.}

216.  2Pedro 2:17. Retira “eternamente”, e assim oculta uma das referências bíblicas à eternidade da condenação, o que refuta a heresia do aniquilacionismo. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

217.  2Pedro 3:10. Troca "a terra, e as obras que nela há, se queimarão" por "a terra, e as obras que nela há, ficaram expostas", o que não faz sentido, já que o texto está falando da destruição do céu e da terra que agora existem antes da criação do novo céu e da nova terra. {Seguida por NVI, NTLH, AEC, etc.}

218.  1João 2:20. Retira “todas as coisas”, esse precioso detalhe mostra que, com a ajuda do Espírito Santo, o crente mais simples está perfeitamente capacitado e pode aprender todas as coisas apenas com a palavra de Deus. Claro que Deus dá ensinadores ao corpo para que todos possam aprender ainda mais (Ef 4:11-16), mas nenhum crente no Senhor Jesus Cristo precisa de um mediador para que possa examinar a Bíblia e aprender diretamente com as palavras de Deus, porque a Sua Unção (o Espírito Santo) o ensina. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

219.  1João 4:3. Omite as palavras “Cristo veio em carne”, corta o paralelismo om o versículo anterior, e retira a força do texto, não é somente "confessar Jesus", é confessar que o Jesus Cristo, o Messias, já veio em carne. Muitos judeus confessam que Jesus existiu e veio, mas a vasta maioria não acredita que o Messias já veio, e muito menos que o Senhor Jesus Cristo seja o Messias (o Cristo). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

220.  1João 4:19. Troca “nós O amamos” por “nós amamos” e retira “Deus” como o objeto do amor. Qualquer um pode amar, mesmo sem ser de Deus. Balaão amava o prêmio da injustiça, a diferença entre o salvo e o perdido é o amor a Deus. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

221.  1João 5:7. Apaga ou coloca entre colchetes o versículo inteiro e assim remove a mais clara referência bíblica ao Deus Triúno: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo (Três Pessoas em um mesmo e único Deus).Nenhum outro versículo além de 1João 5:7 afirma categoricamente que Deus é TRÊS. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

222.  1João 5:13. Retira "para que creiais no nome do Filho de Deus", e remove essa finalidade da epístola do apóstolo João, que esperava não só confirmar a fé dos salvos, mas também encorajar o desenvolvimento da fé deles. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

223.  2João 1:9. Retira “Cristo” em “o que persevera na doutrina de Cristo”, esse detalhe é importante porque está falando especificamente da doutrina de salvação. Essa omissão dá a margem para a suposição de que qualquer erro de doutrina conduz à perdição, mas o texto está tratando apenas daqueles que erram na doutrina de Cristo, que não reconhecem ao Senhor Jesus Cristo como o Deus Criador, o Senhor dos senhores, e o Salvador do mundo. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

224.  Judas 1:1. Troca “santificados” por “amados”. Todos podem ser chamados de “amados em Deus Pai”, porque toda humanidade foi alvo do amor de Deus ao entregar o próprio Seu Filho (Jo 3:16). Agora, apenas os crentes em Cristo Jesus são “santificados em Deus Pai”, aos quais o Pai fez idôneos para participar da herança dos santos na luz (Cl 1:12), em Cristo os elegendo para que também fossem santos e irrepreensíveis diante dEle em amor (Ef 1:4). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, ARC-SBB, AEC, etc.}

225.  Judas 1:4. Retira “Deus” em “e negam a DEUS, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo”, e assim remove mais essa referência à Deidade de Cristo. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

226.  Judas 1:22. Altera “usando de discernimento” para “que estão na dúvida”, o discernimento é fundamental no tratamento de uma ofensa, o irmão arrependido deve ser encaminhado com espírito de mansidão (Gl 6:1), mas o herege obstinado deve ser evitado depois de admoestado (Tt 3:10). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

227.  Apocalipse 1:5. Troca “nos lavou dos nossos pecados” por “nos libertou dos nossos pecados”, Cristo não só nos liberta dos nossos pecados, mas Ele nos purifica de todos eles, nos lavando em Seu sangue. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

228.  Apocalipse 1:8. Omite o título divino "o Princípio e o Fim" que explica a expressão anterior “o Alfa e o Ômega”, veja o mesmo título aplicado ao Senhor Jesus Cristo em Ap 22:13, não houve Deus antes dEle, e nem depois haverá (Is 43:10). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

229.  Apocalipse 1:11. Omite a identificação de Cristo como "o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último", e assim enfraquece a doutrina da Deidade de Cristo. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, ARC-SBB, AEC, etc.}

230.  Apocalipse 2:9, 13. Retira “Conheço as tuas obras”, trecho que demonstra a onisciência de Cristo, Aquele que tem Seus olhos como chama de fogo está atento às obras de todas as igrejas, note que Ele diz isso a todas as sete igrejas da Ásia. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

231.  Apocalipse 2:15. Remove “o que eu odeio”, esse detalhe é importante. No verso 6, o Senhor Jesus Cristo diz que odeia as obras dos nicolaítas. Já no verso 15, o Senhor diz que odeia a doutrina dos nicolaítas. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

232.  Apocalipse 5:9-10. Altera “nos compraste” para “os compraste” e “nos fizeste reis e sacerdotes” para “os constituíste reis e sacerdotes”, ocultando a identidade dos 24 anciãos como uma representação da igreja, cujos integrantes são feitos reis e sacerdotes para Deus em Cristo (Ap 1:6; 1Pe 2:9), note nos capítulos 4-5 que os 24 anciãos têm coroas e tronos (como reis), e possuem vestes brancas e oferecem incenso (como sacerdotes). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

233.  Apocalipse 5:14. Omite "ao que vive para todo o sempre", que identifica a Cristo como alvo da adoração no céu, Ele mesmo se apresenta como Aquele que vive para todo o sempre (Ap 1:18). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

234.  Apocalipse 6:1, 3, 5, 7. Retira “e vê”, João não estava recebendo um chamado despropositado, ele não é chamado apenas para “vir”, mas após ter sido consolado pelo Cordeiro, ele é chamado (e a igreja com ele) a olhar para os juízos de Deus que se descortinarão sobre a terra, isso é evidenciado pela obediência de João a esse chamado: “e olhei” (v. 2, 5, 8). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

235.  Apocalipse 7:5-8. Omite dez vezes a palavra “selados”, aplicando o adjetivo apenas para duas das tribos. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, etc.}

236.  Apocalipse 8:13. Troca “anjo” por “águia”, e assim tira a coesão textual. Em Ap 14:6, João afirma ver “outro anjo voar pelo meio do céu”, por que “outro”? Porque ele já havia visto esse primeiro anjo voando pelo meio do céu. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

237.  Apocalipse 11:8. Altera “nosso Senhor” para “seu Senhor”, o uso do pronome “nosso” reforça o Senhorio de Cristo sobre os anjos e a Sua Deidade. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, ARC-SBB, AEC, etc.}

238.  Apocalipse 11:17. Omite "que há de vir", que mostra a completa extensão da presença de Deus: passado, presente e futuro. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

239.  Apocalipse 13:6. Retira a conjunção “e” em “do seu tabernáculo e dos que habitam no céu”, e transforma o tabernáculo celestial, o lugar do trono de Deus, em uma mera alegoria, como se o tabernáculo fosse apenas uma metáfora para os habitantes do céu. {Seguida por

ARA, NTLH, etc.}

240.  Apocalipse 13:10. Troca “se alguém leva em cativeiro” para “se alguém há de ir para o cativeiro” e “se alguém matar à espada” por “se alguém há de ser morto há espada”, retirando do versículo a promessa de justa retribuição aos ímpios por seus atos de impiedade, os mártires da tribulação estarão ansiosos por esse momento (Ap 6:10). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

241.  Apocalipse 14:5. Omite "diante do trono de Deus", trecho que mostra a extensão celestial da expiação feita por Cristo, "Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e o que também intercede por nós" (Rm 8). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

242.  Apocalipse 15:3. Troca “Rei dos santos” por “Rei das nações”, certamente o Senhor também é “Rei das nações”, mas “Rei dos santos” denota o relacionamento mais íntimo com o Seu povo, em contraste com as nações que ainda estão sob o domínio da Besta (Ap 13:6). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

243.  Apocalipse 16:5. Omite “Senhor” e troca “e que hás de ser” por “o santo”, assim excluindo aqui a declaração triádica do EU SOU no passado, presente e futuro: o Senhor Jeová que era, que é, e que há de ser, “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, ARC-SBB, AEC, etc.}

244.  Apocalipse 16:7. Troca “ouvi outro do altar” por “ouvi do altar” ou “ouvi o altar responder”, e gera a ideia estranha de que seria um altar falante no lugar de um anjo. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

245.  Apocalipse 19:1. Retira “Senhor” em “Senhor nosso Deus”, esta é a forma neotestamentária para Jeová, note a ênfase na adoração a Jeová neste capítulo: “Aleluia” (Louvado seja Jeová) nos versos 1, 3, 4, 6. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.}

246.  Apocalipse 20:12. Troca “diante de Deus” por “diante do trono”, essa descrição é importante, pois aqui a Bíblia está se referindo à pessoa de Cristo como Deus, pois Ele é o juiz do grande trono branco (Jo 5:22). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, ARC-SBB, AEC, etc.}

247.  Apocalipse 21:24. Retira “dos salvos”, um detalhe importante, pois os descendentes dos salvos no milênio precisarão se reconhecer o Senhor Jesus Cristo como o Salvador para serem salvos, e aqueles que rejeitarem o Senhor serão enganados pelo diabo (Ap 20:7-8). {Seguida por ARA, NVI, NTLH, ARC-SBB, AEC, etc.}

248.  Apocalipse 22:19. Troca “livro da vida” por “árvore da vida”, certamente um falso profeta que retira conscientemente das palavras de Deus não terá parte nem no livro da vida, nem na árvore da vida, mas enquanto a árvore da vida se trata de um dos privilégios da cidade, o livro da vida é a comprovação da salvação de alguém. {Seguida por ARA, NVI, NTLH, ARC-SBB, AEC, etc.}

249.  Apocalipse 22:21; Atos 15:11, 16:31, 20:21; Romanos 16:20; 1Coríntios 5:4, 9:1; 16:22-23; 2Coríntios 11:31; 1Tessalonicenses 2:19, 3:11; 2Tessalonicenses 1:8; 2Timóteo 4:22. Omite "Cristo" em "nosso Senhor Jesus Cristo", retirando essa declaração da completa natureza do Filho de Deus, inclusive, no último verso da Bíblia! {Seguida por ARA, NVI, NTLH, AEC, etc.} 



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Felipe Morais é servo temente ao Senhor, e atua como pastor, Pós-graduado em Teologia, ...

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