Buscar

Mesopotâmia e a Crescente Fértil – Aula 2

Mesopotâmia e a Crescente Fértil: Aula 2 de Geografia Bíblica do Curso Bíblico Online. [Clique aqui para ver a parte 1]

Introdução

Na primeira aula fizemos o desenho do mapa da Crescente Fértil. Essa primeira aula foi bem extensa, pois tinha a finalidade de que todos aprendessem e acompanhassem todo o projeto do mapa. Estejam com esse mapa em mãos para podermos acompanhar.

A Mesopotâmia e os principais rios

Esta segunda aula é para mostrar a importância desse mapa e compreende todo esse espaço geográfico dentro da leitura bíblica. E isso é interessantíssimo!

Principalmente a Geografia Bíblica do Antigo Testamento é apresentada quase que exclusivamente na região da Mesopotâmia e Oriente Médio.

Essas duas regiões, estão dentro de um plano maior denominado “Crescente Fértil”.

Vamos falar de alguns pontos importantes. Como por exemplo: a MESOPOTÂMIA; a palavra MESO significa: no meio e a palavra POTAMOS significa rios; ou seja, a junção quer dizer “entre rios”.

E quais rios são esses? O rio Tigre e o rio Eufrates. Essa região, onde surgem grandes impérios, como os Sumérios entre outros. Temos o império Babilônico e o império Assírio dominando toda essa área da MESOPOTÂMIA, ou seja, entre os rios Tigre e Eufrates.

Nós falamos também da Crescente Fértil. Essa expressão é bem mais recente, mas é amplamente difundida e foi falada inicialmente por um americano devido a ser uma região de fertilidade dentro de um local muito desértico que se expande da Mesopotâmia e passando pela região do atual estado de Israel até chegar ao delta do rio Nilo (que é o triângulo da foz do rio Nilo).

As principais cidades da Mesopotâmia e da Crescente Fértil

A Mesopotâmia é citada na Bíblia diversas vezes: (Gn 24:10; Dt 23:4; Jz 3:8,10; 1Cr 19:6 Atos 2:9; Atos 7:2)

Vamos então falar das cidades que havíamos desenhado na primeira aula. Iniciando pela cidade de Ur dos Caldeus na região da Caldéia, Babel (império Babilônico), Susã, Assur (império Assírio), Nínive, Harã, Damasco, Siquém, Jerusalém e Ramessés. Existem muito mais cidades, mas estas são as que podemos chamar de cidades guias.

A trajetória de Abrão desde a Mesopotâmia

A primeira informação importante é sobre a origem de um homem que se chama Abrão da região de Ur dos Caldeus. A bíblia nos fala que ele usa uma rota e sai da Mesopotâmia, mais especificamente, da cidade de Ur dos Caldeus e vai até Harã. Dali ele vai para Siquém. Ele vai para uma cidade que fica entre Siquém e Jerusalém e faz um altar ao Senhor entre Betel e Ai. Depois ele vai para o Egito e retorna para a região de Siquém.

Essa trajetória que ele faz é exatamente o percurso da Crescente Fértil. Se olharmos bem, é exatamente o percurso que, futuramente, o povo de Israel vai fazer ao ser levado para o Exílio na Babilônia. Vamos ler o que está em Gn 15:18 “Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: à tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates;”, vejamos o que Deus fala: que ele iria dar a descendência dele toda essa área. Desde o rio do Egito, mas não fala do rio Nilo, fala do ribeiro do Egito (vamos ver isso nos mapas da região da Península do Sinai). Tudo isso foi prometido a Abraão e a seus descendentes.

O rio Tigre

Se observarmos hoje no mapa temos, a leste do rio Tigre, a região da Pérsia, que é o Irã, e não faz parte de descendência de Abraão. E boa parte a oeste do rio Tigre pertence realmente à descendência de Abraão. Alguns interpretam esses versos como se esse todo território devesse pertencer ao território de Israel. Mas o que sabemos é que Abraão teve dois filhos: Ismael e Isaque. Isaque teve dois filhos Esaú e Jacó. Jacó se torna Israel, mas todos são descendentes de Abraão. Como também Midiã, filha de Quetura, segunda esposa de Abraão depois da morte de Sara. Moisés vai arrumar uma esposa dos descendentes de Midiã (Zípora), filha do sacerdote Jetro, ou Reuel, que morava a leste do golfo de Ácaba. Então todo território foi ocupado pela descendência de Abraão; e até hoje vemos isto.

Jope, a cidade portuária de Israel

A beira do Mar Mediterrâneo, a cidade de Jope (próximo a atual Tel-Aviv), possui um porto (o porto de Israel). Jope é a cidade, que aparece no novo testamento e é onde havia uma discípula chamada Tabita (Dorcas) e também é a cidade de onde Jonas foge de Deus. O Senhor fala para Jornas ir para Nínive em Jn 1:3 “Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.”, mas ele foge para Társis na região onde hoje é a Espanha, pelo Mar Grande.

Em 2 Cr 2:8-9 “Manda-me também madeira de cedro, de cipreste, e algumins do Líbano; porque bem sei eu que os teus servos sabem cortar madeira no Líbano; e eis que os meus servos estarão com os teus servos.”, I Reis 9:11 “(Para o que Hirão, rei de Tiro, trouxera a Salomão madeira de cedro e de cipreste, e ouro, segundo todo o seu desejo); então deu o rei Salomão a Hirão vinte cidades na terra da Galileia” Ed 3:7 Deram, pois, o dinheiro aos pedreiros e carpinteiros, como também comida e bebida e azeite aos sidônios, e aos tírios, para trazerem do Líbano madeira de cedro ao mar para Jope, segundo a concessão que eles tinham feito Ciro, rei da Pérsia” falando assim, sobre a importância da região nessa época e do Porto de Jope.

Detalhe sobre Jonas e Nínive

Sobre Jonas fugir, Jesus relata que Jonas foi engolido por um grande peixe, mais especificamente uma baleia[1] (κῆτος cf. Strong G2785) e Deus o faz ser vomitado numa praia. Alguns pregadores, não atentos à geografia bíblica, dizem que Jonas foi vomitado na praia de Nínive, mas lá não há praia. Ele foi vomitado na costa do Mar Grande, talvez mais ao norte. Ele vai caminhando para Nínive.


[1] STRONG, J. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.

Israel: Localização estratégica no Oriente Médio

A terra de Israel é uma área muito preciosa para os viajantes. Inclusive podemos lembrar que José foi vendido para mercadores que estavam viajando para o Egito. Vejamos o porquê desta importância. Quem queria sair da terra do Egito e ir para a Ásia ou para a Europa deveria passar por Israel. Tendo em vista que caminhar por um deserto longo e por cidades que havia mais ao sul, era perigoso. Não é muito inteligente fazer esse caminho. Então é melhor passar por uma região onde existe água, pois sem água ninguém vive. Por isso as rotas internacionais passavam por ali. Tanto é que depois que Jesus retornou do Egito, quando criança, foi fazer morada na região da Galiléia, próximo ao Mar da Galiléia, uma região internacionalizada. Pois era uma rota que, tanto vindo do Egito ou vindo da Mesopotâmia, se passava por ali.

Havia uma rota costeira que passava próximo ao Mar Grande e outra rota que passava próximo ao Jordão. Essas rotas se encontravam na região da Galiléia (chamada de Galiléia dos gentios ou das Nações). É nessa região que os milagres de Jesus são amplamente e rapidamente difundidos para outros povos, pois Nazaré é uma cidade que, tudo que acontecesse por lá poderia ser conhecido por todos que passassem pelas rotas.

Ninrode e as grandes cidades do mundo antigo

Outro ponto importante é falarmos sobre Ninrode. Vamos ver em Gn 10:8-12: “E Cuxe gerou Ninrode; este começou a ser poderoso na terra. E esse foi poderoso caçador diante da face do Senhor; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor. E o principio do teu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar. Testa mesma terra saiu à Assíria e edificou Nínive, Reobote-Ir, Calá, e Résen, entre Nínive e Calá (esta é a grande cidade).” diante da face do Senhor significa ser opositor.

Quem foi Ninrode?

Lembremos que Noé teve três filhos: Sem, Cam e Jafé. De Cam vem um filho chamado Cuxe que por sua vez teve um filho chamado Ninrode. A bíblia fala que o principio do seu reino foi Babel, que é a Babilônia e que naquele tempo (em que Moisés escreve o relato) era chamada de Terra de Sinar (na Mesopotâmia), mas ele também edificou Nínive. O nome Nínive significa CASA DE NINUS. Ninus é outro nome dado a Ninrode, cidade esta que já foi a capital da Assíria e está em 2 Rs 19:36 “Então Senaqueribe, rei da Assíria, partiu, e se foi, e voltou e ficou em Nínive”.

Cidades de Pitom e Ramessés

Quanto à cidade de Ramessés podemos observar o seguinte: quando o povo de Israel desce ao Egito, a convite de José, é prometido a ele que iriam morar na melhor terra, terra de Gosén, Gn 47:27 “Assim habitou Israel na terra do Egito, na terra de Gosén, e nela tomaram possessão, e frutificaram, e multiplicaram-se muito”.

Quando Deus aplica as pragas sobre o Egito Ele protege essa terra, pois ali estavam os filhos de Israel. Em Gn 47:11 “E José fez habitar seu pai e seus irmãos e deu-lhes possessão na terra do Egito, no melhor da terra, na terra de Ramessés, como Faraó ordenara”, fala que é a cidade de Ramessés. Sendo que em Ex 1:11 “E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram para Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés”, então quando Moisés escreve tudo isso a cidade de Ramessés já existia. E para que os leitores se localizassem geograficamente ele cita Ramessés.

Na saída do Egito em Ex 12:37 “Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente os homens, sem contar os meninos”, também cita Ramessés como local de moradia do povo.

Então para compreendermos um pouco toda essa geografia, vamos comparar a viajem de Abraão com a do povo de Israel. Eles saem da terra de Canaã vão para o Egito (chamados por José) e depois retornam para Canaã (após o êxodo). Contornam o Mar Salgado observam a cidade de Jericó do outro lado do Rio Jordão e conquistam toda aquela área. Fazendo, assim a trajetória inversa à de Abraão.

A cidade de Damasco, na Síria

Outra cidade importante é Damasco. O primeiro ponto importante é sobre Eliezer, o Damasceno, Gn 15:1-2 “Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Então disse Abrão: Senhor Deus, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?”.

Um testemunho maravilhoso está em At 9:3-5 “E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma vóz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões”, o testemunho de Saulo, também chamado Paulo. Ao contrário de que muitos pensam a bíblia não fala se Saulo estava sobre um cavalo ou um camelo ou a pé, apenas fala que ele foi ao chão. Damasco é a terra destes dois personagens importantíssimos.

A cidade de Susã

Uma cidade importante, também localizada na região da Mesopotâmia é Susã. Mostra que a trajetória de Israel é oposta a de Abraão. Israel faz o caminho inverso quando vai para o cativeiro na Babilônia, mas o termo mais apropriado deveria ser exílio na Babilônia. Quando a Assíria conquista o reino do norte acontece um cativeiro, pois o povo não é levado para outro local.

Israel ficou na Babilônia por muito mais de setenta anos [veja no vídeo: OS 70 ANOS DE DESOLAÇÃO DE JERUSALÉM – Como Entender e Explicar!], e o profeta Daniel descobriu que 70 anos de Desolação ocorreriam sobre a cidade de Jerusalém lendo os livros dos profetas, especialmente o de Jeremias (cf. Daniel 9:2). E depois desses setenta anos Israel começaria a retornar para a sua terra.

Um desses retornos é relatado em Ne 1:1 “As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza,…”

Assuero e a fortaleza de Susã

O rei Assuero domina da Asia até a Etiópia (terra de Cuxe) e assenta seu trono na fortaleza de Susã. Ou seja, no tempo de Esdras a capital do império Assírio é em Susã. Em Dn 8:1-4 lemos:

“No ano terceiro do reino do rei Belsazar apareceu-me uma visão, a mim, Daniel, depois daquela que me apareceu no princípio. E vi na visão; e sucedeu que, quando vi, eu estava na cidade de Susã na província de Elã; vi, pois, na visão, que eu estava junto ao rio Ulai. E levantei meus olhos, e vi, e eis que um carneiro estava diante do rio, o qual tinha dois chifres; e os dois chifres eram altos, mas um era mais alto que o outro; e o mais alto subiu por último. Vi que o carneiro dava marradas para o ocidente, e para o norte e para o sul; e nenhum dos animais lhe podia resistir; nem havia quem pudesse livrar-se da sua mão; e ele fazia conforma a sua vontade, e se engrandecia.”

Para você que gosta de profecia – aqui em Daniel 8, o carneiro significa a Pérsia, que estava conquistando para o ocidente, para o norte e para o sul, e os animais que não podiam resistir são os reinos no caminho. Depois ele fala de um bode que vai do ocidente para o oriente, ou seja, em sentido oposto, que é a Grécia ou Macedônia, que ficava ao norte do Mar Grande.

Completando o Mapa

Vamos ver, futuramente um mapa do Mediterrâneo e seu entorno referente ao Novo Testamento, sobre a propagação do Evangelho.

Por fim marque no seu mapa a região da MESOPOTÂMIA e DELTA DO NILO. A proposta do mapa é falar da Crescente Fértil. Como isso funciona? Essa região, afinal, inicia-se de Ur e Susã segue a norte até Nínive e Harã e segue até o Mar Grande passando por Nazaré, Jerusalém e continua até o Delta do Nilo.

A geografia bíblica está relacionada com a história bíblica e está relacionada com muitas outras coisas importantes que você vai compreender. Vamos ainda fazer outro mapa que é o mapa do Êxodo, e o mapa de Israel, que será com uma profundidade muito grande. Nele vamos falar dos montes, dos rios, desertos, vales, etc. E teremos as cidades do novo e antigo testamento, para que você possa se situar muito bem quando lermos a bíblia.

Espero que tenha contribuído para o aumento do conhecimento de todos.

Que todos fiquem a vontade para compartilhar esses textos com quem desejar.

Que Deus abençoe a todos.

Deus te abençoe!


⬤ Os materiais didáticos e demais artigos publicados no site estão protegidos por direitos autorais © | Se desejar utilizar algum texto em uma obra ou publicação, entre em contato conosco clicando aqui


Conheça nossos cursos

➤ CURSO: CRONOLOGIA BÍBLICA COMPLETA (CURSO+MAPA+CERTIFICADO) https://www.cursobiblicoonline.com.br/cronologia-biblica-completa/

Cronologia Bíblica
Cronologia da Bíblia
Bíblia em Ordem Cronológica
curso bíblico online curso de teologia
Geografia Bíblica, Crescente Fértil, Geografia do Oriente Médio

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/

curso bíblico online curso de teologia
Geografia Bíblica, Crescente Fértil, Geografia do Oriente Médio
  • Se Inscreva em nossos Canais no YOUTUBE (Curso e Devocional)
  • Nossas páginas no INSTAGRAM
  • Siga no TWITTER
  • Entre para o Canal no TELEGRAM
  • Ouça os estudos em áudio em Podcast no SPOTIFY

Veja nossas aulas gratuitas sobre Geografia Bíblica!

Clique aqui para acessar agora mesmo no Youtube!
Escrito por
Pr. Felipe Morais
Comente

2 comentários