top of page

O que é Legalismo?

  • Foto do escritor: Felipe Morais
    Felipe Morais
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

O legalismo é algo MUITO PERIGOSO para a vida de um cristão.


Isso não é Legalismo!

Embora muitas pessoas usem incorretamente o termo “legalismo”, ele é algo que realmente existe. Diferente do que alguns pensam, o verdadeiro legalismo não está no fato de alguém obedecer à Lei de Deus e buscar viver dentro da vontade divina.

O verdadeiro Legalismo

“Legalismo” é quando alguém cria uma regra ou lei (fora das Escrituras) e exige que todos obedeçam para não serem pecadores. No entanto, essa regra ou lei não se baseia diretamente na Palavra de Deus. Portanto, Deus não considera alguém “pecador” se essa pessoa violar essa regra ou lei.

O principal problema do legalista

Um verdadeiro “legalista” acaba condenando os inocentes e os sem culpa (em relação a algum ato pecaminoso) com base em suas regras ou leis criadas por homens. Onde a Palavra de Deus silencia sobre os assuntos, nós devemos silenciar sobre os assuntos. A Bíblia chama isso de “coisas duvidosas” e as pessoas devem ser guiadas pelo Espírito Santo em aspectos específicos que a Bíblia não aborda.

Usos e costumes

Aqui é preciso distinguir Doutrina (que é Bíblica) de Usos e Costumes (tradição). É evidente que é possível haver um uso prudente dos “usos e costumes”, que são práticas relacionadas a um período e uma cultura local, visando preservar a congregação dos excessos que ocorreram naquela sociedade, porém, diversas denominações fazem disso suas verdadeiras “doutrinas de homens”, impedindo que alguém permaneça como membro por não seguir suas tradições humanas. Essa prática é uma forma de legalismo.

Exclusivismo

Devemos ter cuidado para não condenar pessoas a quem Deus não condena. A Palavra de Deus determina o que é pecado e o que não é pecado. Devemos nos apegar às Escrituras.

Qual o limite do permitido ou proibido?

Dito isso, cada pessoa tem o direito de ter suas próprias convicções quanto ao que fará ou não, desde que isso não seja definido como “pecado” segundo as Escrituras. Cada chefe de família tem o direito de liderar sua família da maneira que escolher, tendo suas próprias preferências, desde que não leve sua família ao pecado. Cada igreja tem o direito de ter suas próprias preferências, desde que não se desvie para o pecado.

Não confunda pecado com preferência pessoal

A linha é traçada quando preferências são chamadas de “pecado” e as pessoas são condenadas ao Inferno por não “obedecerem” às preferências de outra pessoa. Devemos andar em amor altruísta para com nossos irmãos e irmãs mais fracos, dispostos a abrir mão de nossas liberdades por eles. (Romanos 14; Mateus 15:1-20; Mateus 12:1-14).

___________________________

Quer aprender mais?

Conheça nossos CURSOS e amplie seus conhecimentos bíblicos e teológicos!

Clique aqui para acessar a página dos CURSOS.

Qualquer dúvida, entre em contato de suporte dos cursos clicando no ícone flutuante do WhatsApp que aparece na tela.



Comentários


Felipe Morais.png

Olá, que bom ver você por aqui!

Felipe Morais é servo temente ao Senhor, e atua como pastor, Pós-graduado em Teologia, ...

  • Youtube
  • Instagram
  • X
  • Canal no WhatsApp
  • Telegram
  • Facebook

  Quer receber novos Artigos?  

Atendimento do Curso Bíblico Online
bottom of page