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Será que seremos “Deuses” no mesmo nível de Deus Todo-Poderoso (יהוה)?

Resumo:

As Escrituras dizem que nós, após a glorificação, seremos “Deuses”? Hoje, recebemos essa pergunta de um aluno no Curso de Teologia e resolvemos compartilhar também aqui com todos vocês.

As Escrituras dizem que nós, após a glorificação, seremos “Deuses”?

Será que seremos “Deuses” no mesmo nível de Deus Todo-Poderoso (יהוה)?

Para se ter ideia, os mórmons têm essa doutrina.

Mas essa doutrina, ignora o fato de que somente Deus (יהוה) tem Onipotência, Onisciência e Onipresença. Atributos esses exclusivos da Divindade.

Quando o salmista, inspirado pelo Espírito Santo, diz:

“Eu disse: ‘Vocês são deuses; todos vocês são filhos do Altíssimo.” Salmos 82:6

A quem se refere esse texto?

“Até quando julgarão injustamente e tomarão partido pela causa dos ímpios?” Salmos 82:2

O contexto imediato aponta que se refere aos juízes que não estavam sendo justos e, por terem o poder de matar ou deixar viver, foram chamados de elohîms (deuses). Note que Eles não foram chamados de “Deus” (יהוה). Pois o termo elohîms (deuses) é usado até mesmo para se referir aos deuses pagãos; ídolos de madeira, prata e ouro.

Esse texto é citado por Jesus, no Novo Testamento, quando os judeus queriam apedrejá-lo acusando-o de blasfêmia pois, segundo eles, Jesus, sendo homem dizia ser um Deus.

Jesus disse: — Não está escrito na Lei de vocês: “Eu disse: vocês são deuses”? Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus — e a Escritura não pode falhar —, então como vocês dizem que aquele que o Pai santificou e enviou ao mundo está blasfemando, só porque declarei que sou Filho de Deus? João 10:34-36

(*abrimos aqui um parênteses, pois é interessante observar que Jesus defende a inspiração e inerrância das Escrituras nesse texto quando diz que “a Escritura não pode falhar”)

Onipotência, Onisciência e Onipresença… Ainda que Ele compartilhasse seus atributos conosco (Ele nunca prometeu isso), ainda assim, jamais seria possível nós termos Asseidade (auto existência) uma vez que, somos criaturas (e sempre seremos, mesmo após a glorificação) e dependeremos sempre dEle para existir.

A glorificação não consiste em recebermos tais atributos inerentes e exclusivos de Deus (יהוה). Antes, consistem em recebermos vida eterna, por meio da transformação de nossos corpos:

“E esta é a promessa que ele mesmo nos fez: a vida eterna.” 1 João 2:25

Observe que deveríamos ir muito além da promessa que Ele nos fez, inserindo aí a promessa da serpente de o ser humano “ser igual a Deus” (Ge 3.5) em todos os sentidos; acrescentando-se aí inclusive o “Ser” em sua própria natureza divina.

Se hipoteticamente houvesse a possibilidade (não existe essa possibilidade) de os salvos se tornarem auto existentes, isso os faria totalmente independentes de Deus tanto para seu surgimento, como para sua existência.

Porém, nas Escrituras vemos exatamente o contrário. Tudo e todos dependem de Deus para vir a existir e também para continuar existindo. Isso vai durar para toda a Eternidade “para que Deus seja tudo em todos.” (1 Coríntios 15:28). E, exatamente por isso Ele é Deus!

Falando sobre a grandiosidade de Cristo, o apóstolo Paulo nos diz:

“Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste.” (Colossenses 1:16,17).

Se algum dia seremos “senhores”, isso certamente nos colocará sob o governo dEle, pois Ele é o Senhor dos senhores.

Isso significa que nada, nem ninguém, se compara nem se comparará ao Senhor!

A fim de não cairmos em “doutrinas várias e estranhas” (Hebreus 13:9), prossigamos à exortação do apóstolo Paulo:

Não ultrapassem o que está escrito” 1 Coríntios 4:6

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Esse artigo foi produzido para atender à pergunta de um de nossos alunos no Curso de Teologia.

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Escrito por
Pr. Felipe Morais
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