Buscar

Um coração humilde

Ao ler Lucas 7 nesta manhã, aprendi algo novo com a vida do centurião de Cafarnaum. Sempre comentam muito a respeito de sua fé, pois o seu servo estava enfermo e ele confiou que uma palavra de Jesus era suficiente para curá-lo, mesmo distante. Mas além de sua fé, que chamou a atenção do próprio Cristo, quero destacar também a sua humildade.

Observe o texto:

Lucas 7:2-7

2 E o servo de um certo centurião, a quem este muito estimava, estava doente e moribundo. 3 E, quando ouviu falar de Jesus, enviou-lhe uns anciãos dos judeus, rogando-lhe que viesse curar o seu servo. 4 E, chegando eles junto de Jesus, rogaram-lhe muito, dizendo: É digno de que lhe concedas isso. 5 Porque ama a nossa nação e ele mesmo nos edificou a sinagoga. 6 E foi Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou-lhe o centurião uns amigos, dizendo-lhe: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; 7 e, por isso, nem ainda me julguei digno de ir ter contigo; dize, porém, uma palavra, e o meu criado sarará.

Os anciãos, ao pedirem para Jesus ir curar o servo, disseram que o centurião era digno disto. É interessante observar que apesar das pessoas ao redor do centurião o elogiarem e falarem como ele era merecedor de uma benção, ele próprio não deixou que os elogios e suas boas obras manchassem o seu coração com o orgulho.

Demonstrando humildade, o centurião não se considerou digno de ir ao encontro de Jesus ou de recebê-lo em sua casa.

Os elogios da multidão têm levado muitos à perdição. Pessoas têm se considerado dignas e grandes, muitas vezes até mesmo solicitando regalias, não tendo mais um coração humilde. E muitas vezes achamos que isso acontece apenas com pessoas famosas, mas será que não tem acontecido conosco? Será que temos um coração humilde como o do centurião, que entende que não somos dignos de receber nada do Senhor Jesus? Compreendemos que tudo que recebemos é pela graça e misericórdia dEle?

Ou será que o nosso coração tem andando triste porque Ele não nos atendeu, mesmo sendo fiéis e praticando boas obras? Será que temos esperado respostas, bênçãos e recompensas porque nos consideramos bons, já que fazemos a obra e por isso pensamos merecer maravilhosas bênçãos de Jesus?

Sabemos que Deus é sim galardoador daqueles que o buscam (Hebreus 11:6), mas não podemos ter um coração que se acha digno, pelas nossas obras, de receber algo dEle. Não podemos nos entristecer porque somos obedientes e Ele não fez da forma que gostaríamos. Precisamos pedir a Deus um coração mais humilde. A maior benção e galardão que podemos ter é a presença dEle, é aquilo que experimentamos quando lemos a Palavra e quando oramos e o adoramos.

Além disso, Ele ainda nos presenteia com o perdão, e um coração mais puro, mais lapidado, quando nos achegamos com sinceridade e arrependimento diante dEle. Isso é maravilhoso.

Tiago 4:6

Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

Finalizo este texto com esta passagem de Lucas 18, que ensina a nos humilharmos perante o Senhor.

Lucas 18:10-14

Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.

O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.

Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.

O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!

Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.

Que Deus nos perdoe por todas as vezes que o nosso coração se sentiu orgulhoso, e que Ele continue nos ajudando a lutar contra o pecado e a perseverar na fé.

Deus abençoe seu dia!

 

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do site Curso Bíblico Online.

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/

Escrito por
Dallila Engelman
Comente

2 comentários
  • Amém! Muito boa reflexão sobre a passagem, esse olhar sobre a humildade do centurião e o domínio do seu orgulho. Obrigada!
    E o texto também mto bem escrito (leve e objetivo).