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A LEPRA – LEVÍTICO 13

A LEPRA – LEVÍTICO 13

Nesse capítulo o Sacerdote atua como um Médico que examina o paciente e emite o atestado da doença.

O diagnóstico serve para não confundir esse tipo de Lepra (Lv 13-14) com outras doenças de pele. Pois essa praga não é a mesma doença de Hansen (lepra moderna), tinha, vitiligo, pústula, impingem (dermatofitose) ou furúnculos.

O caso de Jó, por exemplo, não foi essa praga, pois a expressão hebraica para Lepra é (tsara ath). Em Jó aparece outra palavra: (shechiyn), que é traduzida como tumor ou furúnculos.

É uma Praga (Dt 24.8,9), é uma punição contra os rebeldes e a cura é uma graça de Deus (Lv 14.34; 2Cr 26.20). Não havia prescrição de medicação ou procedimentos de prevenção natural. Tanto a manifestação da praga como sua eliminação dependia totalmente da ação de Deus.

O pelo torna-se branco e a praga é mais profunda que a pele (Lv 13.3,20,25), o edema é branco-avermelhado (Lv 13.24,42), no cabelo e barba os pelos ficam finos e amarelados (Lv 13.30). Pode atingir também casas e roupas, nesse caso a praga fica vermelho-esverdeada (Lv 13.49; 14.37).

A Praga floresce (Lv 13.12,25,42) ou “brilha” (2Cr 26.19) “zarach”, como ocorreu com o rei Uzias. A Praga se propaga e espalha pela pele (Lv 13.5-8,22,27,36,51,57; 14.39,44,48). A carne viva é contaminada (13.14-15).

A Praga era uma maldição (2Sm 3.29). As casas com lepra deveriam ser destruídas (Lv 14.33-53) as vestes deveriam ser queimadas (Lv 13.47-59) e as pessoas deveriam permanecer afastadas das outras durante todo o período em que estivesse com a praga (Lv 13:46).

O sacerdote que estivesse leproso não poderia comer das ofertas até que estivesse puro (Lv 22.4).

Várias pessoas na Bíblia que foram atingidas por essa Lepra: Moisés teve a mão leprosa como sinal de Deus (Êx 4.6-7). Miriã foi atingida pela sua rebeldia; ficou leprosa e foi recolhida por 7 dias (Nm 12.1-16). Naamã ficou leproso até se humilhar diante de Deus (2Rs 5.1-17). Nesse tempo, muitos leprosos em Israel não foram purificados, apenas Naamã (Lc 4.27). Geazi foi tomado pela lepra que estava sobre Naamã (2Rs 5.20-27). Pelas palavras de Jesus, podemos ver que Geazi não foi curado:  Lc 4:27: “Havia também muitos leprosos em Israel nos dias do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro.” Outra observação: Naamã não estava diante do rei em Israel (senão quebraria a Lei de Moisés), ele estava diante do rei dos Filisteus, assim como Naamã ia até o rei da Síria. As nações vizinhas não tinham o mesmo critério de leis pois não eram orientadas pelo Senhor. O rei Uzias ficou leproso até morrer (2Rs 15.5; 2Cr 26.16-21). A Bíblia também fala sobre os 4 Leprosos de Samaria (2Rs 7.3-11). Um leproso é curado ao pedir Jesus (Mt 8.1-4; Mc 1.40-45; Lc 5.12-16). Jesus limpa e manda purificar os leprosos (Mt 10.8; 11.5; Lc 7.22). Os 10 Leprosos que Jesus purificou e só o estrangeiro voltou para agradecê-Lo (Lc 17.11-19)

A Lepra é um símbolo de pecado e ilustra bem seus efeitos. O pecado não é superficial, ele aprofunda na alma e brota de dentro para fora (Mt 15.18-20; Mc 7.20-23). O pecado se alastra, contamina, isola, envergonha e dói muito. Além disso, o destino final do pecado é a destruição e o fogo do inferno.

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Escrito por
Pr. Felipe Morais
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