top of page

A vontade absoluta de Deus

  • Foto do escritor: Felipe Morais
    Felipe Morais
  • 22 de fev. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 18 de abr.

– A VONTADE ABSOLUTA DE DEUS –

A Vontade Absoluta de Deus revela a Soberania dos Seus planos em totalidade, onde jamais há uma possibilidade de interferência, seja humana ou não.

Deus não admite que ninguém ouse mudar seus projetos, até mesmo nos detalhes.

A Vontade Absoluta de Deus é também designada como “A Perfeita Vontade de Deus”.

Dentro da Perfeita Vontade de Deus, sabemos que Ele quer que todos os homens sejam salvos, em João 6:39 diz: “E a Vontade do Pai, que me enviou, é esta: que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que ressuscite no último Dia”.

NÃO QUER DIZER QUE TODOS OS HOMENS SERÃO SALVOS, MAS QUE ESTE DESEJO DO SENHOR É PERFEITO; NÃO HÁ COMO ELE DESEJAR OUTRA COISA.

2 Pedro 3:9 diz: “… não querendo que alguns se percam, senao que todos venham a arrepender-se”.

Este versículo expressa a Vontade Absoluta do Senhor para a humanidade.

I Timóteo 2:4 diz: “Quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da Verdade”.

Por isso devemos pregar a Palavra do Senhor em todos os momentos.

Esta é a Vontade de Deus!

Hoje estava lendo a história de Jonas, pude ver que a Vontade de Deus para aquele propósito era Absoluta e, por mais que Jonas tentasse mudar o curso da história, Deus estava no controle.

Embora também possamos encontrar dentro da história de Jonas a Vontade Permissiva de Deus (pois, o Senhor permitiu que Jonas “tentasse” desviar-se do propósito de Deus), o plano do Senhor estava acima da simples vontade de Jonas.

Obsere que Jonas teve que obedecer, mesmo contrariado, pois, ao final do livro, podemos perceber que seu coração não havia sido mudado.

O que aconteceu com Jonas é um bom exemplo para demonstrar que a Soberania Divina não implica em manipular os corações de modo arbitrário e sim tornar as circunstâncias favoráveis, a fim de que o seu propósito seja cumprido.

Muitas vezes hoje, estamos como Jonas, o Senhor nos mostra O Caminho e nós queremos ir por outro.

“Você quer que Deus faça algo por você, então, por que não faz por Ele o que você nunca fez antes?”

– JONAS –

Um Exemplo da Vontade Absoluta de Deus

Deus mandou que Jonas, um profeta Dele, pregasse em Nínive. Na época, Nínive era a maior cidade do mundo.

Era também a capital do grande império da Assíria, nação inimiga mortal do povo de Israel. O Senhor disse a Jonas para gritar contra aquela cidade, pois a maldade daquela gente havia chegado aos Seus ouvidos.

Mas Jonas não foi pregar naquela cidade, pois ele sabia que aquele povo poderia se arrepender de seus pecados e assim Deus não cumpriria a promessa de destruir a cidade. Deus disse que dentro de quarenta dias a cidade seria destruída!

O que aconteceu com Jonas é um bom exemplo para demonstrar que a Soberania Divina não implica em manipular os corações de modo arbitrário e sim tornar as circunstâncias favoráveis, a fim de que o seu propósito seja cumprido.

Jonas não obedeceu à Vontade de Deus e foi castigado, só no final ele obedeceu à voz do Senhor e foi levar a mensagem de Deus àquele povo. Jonas ficou extremamente desapontado, porque o povo de Nínive se arrependeu e assim as ameaças de destruição não mais se cumpririam entre eles.

O livro de Jonas nos mostra um bom exemplo da Vontade Absoluta de Deus.

Deus ordenou a Jonas ir para Nínive e ele foi em direção contrária, pensando que poderia simplesmente ignorar a ordem de Deus, mas o Senhor desejava salvar aquele povo, por isso Ele não admitiu interferências dentro do Seu plano de salvação.

– FARAÓ –

Quando Deus Age de Diferentes Formas

Faraó tinha um coração duro em relação à libertação do povo de Israel, mas quando Deus decidiu livrar o povo israelita da terra do Egito, Ele usou de diversos meios (o confronto por meio de Moisés e as 10 pragas do Egito) para realizar o Seu propósito.


Como Deus mudou o coração Faraó? Simplesmente alterou seus sentimentos? Não. Faraó era soberbo, por isso Deus o desafiou, dando-lhe ordens por meio de Moisés, fazendo-o se sentir humilhado em ter o rei do Egito que obedecer ao Deus dos escravos israelitas. O Senhor também alterou as circunstâncias desfavorecendo-o através das 10 Pragas, levando-o assim, a reconhecer que não poderia confrontar Seu enorme poder.

"Deus resiste aos soberbos" (Tiago 4:6), por isso, Faraó morreu no mar vermelho.



Clique para ler os artigos sobre a Vontade de Deus


Quer aprender mais?

Conheça nossos CURSOS e amplie seus conhecimentos bíblicos e teológicos!

Clique aqui para acessar a página dos CURSOS.

Qualquer dúvida, entre em contato de suporte dos cursos clicando no ícone flutuante do WhatsApp que aparece na tela.

Vídeo relacionado





 
 
 

Comentários


Felipe Morais.png

Olá, que bom ver você por aqui!

Felipe Morais é servo temente ao Senhor, e atua como pastor, Pós-graduado em Teologia, ...

  • Youtube
  • Instagram
  • X
  • Canal no WhatsApp
  • Telegram
  • Facebook
Atendimento do Curso Bíblico Online
bottom of page