Buscar

As Ovelhas Perdidas

Uma coisa muito importante de se entender é que, para interpretarmos as escrituras de maneira correta temos que entender em que contexto os escritos do novo testamento estão, e também entender que o novo testamento não existia no primeiro século na época de Cristo. Então tudo o que foi escrito tinha por base as escrituras do antigo testamento, e era de lá que Paulo, Pedro, Lucas, João, etc e até mesmo Jesus tiravam os contextos do que eles estavam dizendo e tentando nos mostrar.

Então uma coisa muito importante de se saber é que nenhum outro povo nas escrituras é chamado de Ovelhas além de Israel. Vemos em Jeremias 50.17 que Israel é ovelha desgarrada e que foi devorada primeiro pela Assíria (Efraim, Casa de Israel) e depois pela Babilônia (Casa de Judá), aqui já nos apontando para as duas casas de Israel, que são as ovelhas desgarradas.

O primeiro a devorá-lo foi o rei da Assíria, em 722 A.C o Reino da Casa de Israel (Efraim) é levado cativo pela Assíria. E depois em 586 A.C a Casa de Judá é levada cativa pela Babilônia de Nabucodonosor.  Então as ovelhas desgarradas de Israel, são Efraim e Judá.

O profeta Miquéias diz que Deus voltará a ajuntar as ovelhas desgarradas, que colocará todas no mesmo aprisco, que elas entrarão pela porta, e farão barulho por causa da multidão de homens (Mq 2.12-13).  Quanta revelação temos aqui, a porta e o aprisco, que Jesus vai citar em João capitulo 10 e a referência a essas ovelhas sendo a multidão de homens, apontando para Efraim (Gn 48.19). Vemos essas mesmas promessas em Jeremias 23.3-6 quando ele fala sobre as ovelhas perdidas que seriam recolhidas, e então após isso a Casa de Israel e a Casa de Judá habitariam seguras.

Em Ezequiel 34.12-26 vemos que as ovelhas dispersas que estão espalhadas entre as nações (Efraim foi espalhado entre os povos, e Judá após os cativeiros e perseguições também, apesar de ter voltado a ser povo) serão novamente congregadas pelo pastor e serão apascentadas e receberão uma aliança de paz (nova aliança).

Agora com todo esse contexto em mente, vamos analisar as palavras de Jesus Cristo. O Contexto aqui é que Jesus está falando com os Judeus Fariseus e quando ele diz que ele tem outras ovelhas que não são deste aprisco, ele está se referindo a Casa de Israel (Efraim).

Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. João 10:14-16

Aqui vemos Jesus falando exatamente sobre o que estamos vendo, as ovelhas perdidas, e existiam outras que não eram do aprisco de Judá, e por essas ele também veio, para agregar também a essas (Efraim/Casa de Israel) e então haverá um só rebanho e um só pastor (Ef 2.13-22).

Em Lucas capitulo 19 vemos que o publicano Zaqueu, um gentio, alcançou salvação segundo Jesus, foi chamado de filho de Abraão (Gl 3.29) e depois é dito:

Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Lucas 19:10

O que havia se perdido? A Casa de Israel (Efraim) que foi levada cativa pela Assíria e nunca mais voltou a ser um povo, está até os dias de hoje entre os Gentios, e acabou se tornando a Plenitude dos Gentios (Gn 48.19) que Paulo cita em Romanos (Rm 11.24-25).

Ou seja, as ovelhas perdidas dentro do contexto das escrituras são as duas casas de Israel e conforme as promessas dos profetas e das palavras de Jesus, ele vai congregar ambos judeus e gentios em um só povo, e não em dois povos separados.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do site Curso Bíblico Online.

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/

Escrito por
Jota Silva
Comente

2 comentários