Buscar

ATENÇÃO: OS TEXTOS COLOCADOS ENTRE COLCHETES PELA CRÍTICA TEXTUAL

OS TEXTOS COLOCADOS ENTRE COLCHETES PELA CRÍTICA TEXTUAL

Verifique se na sua Bíblia, na versão em português consta os seguintes versos omitidos em traduções usadas por algumas seitas que negam pontos doutrinários fundamentais. Se sua Bíblia não contém essas porções não utilize mais essa tradução. Caso ela os coloque entre colchetes […] sugerindo que esses textos não se encontram nos originais. Saiba que isso não passa de uma suposição da “crítica textual” iniciada após o início do período do Iluminismo (movimento ateísta) onde surgiram muitos dizendo-se preocupados com a “pureza” dos textos bíblicos, negando doutrinas essenciais (ressurreição, milagres, etc), além de sugestões de que Jesus teria tido esposa, entre outras aberrações, que consideramos ter um propósito maligno, etc.

Usaremos nas citações a versão ACF (Almeida Corrigida e Fiel), mas indicamos também a ARC (Almeida Revista e Corrigida) para estudos bíblicos aprofundados e a NVI (Nova Versão Internacional) ou a NAA (Nova Almeida Atualizada) apenas para leitura diária devido a linguagem mais simplificada, embora essa última (NAA) coloque alguns desses textos entre colchetes, sem no entanto omiti-los:

Mateus 6:13 – “porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.”

Mateus 17:21 – “Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.”

Mateus 18:11 – “Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido.”

Mateus 23:14 – “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo.”

“Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.” Marcos 7:16

Marcos 9:29 – “e jejum.”

Marcos 9:44 – “Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.”

Marcos 9:46 – “Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.”

Marcos 11:26 – “Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.”

Marcos 15:28 – “E cumprindo-se a escritura que diz: E com os malfeitores foi contado.”

Marcos 16:9-20 – “E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando. E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram. E depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo. E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram. Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.”

Lucas 23:17 – “E era-lhe necessário soltar-lhes um pela festa.”

João 5:3,4 – “esperando o movimento da água. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.”

João 7:53 – “E cada um foi para sua casa.”

João 8:1-11 – “Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras. E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava. E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redarguidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.”

Atos 8:37 – “E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.”

Atos 10:30 – “estava eu em jejum”

Atos 28:29 – “E, havendo ele dito estas palavras, partiram os judeus, tendo entre si grande contenda.”

Atos 15:34 – “Mas pareceu bem a Silas ficar ali.”

Atos 27:9 – “o jejum” (não há a palavra “Dia” de jejum no texto grego)

Romanos 1:16 – “evangelho de Cristo”

Romanos 8:1 – “que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.”

Romanos 14:10 – “o tribunal de Cristo.”

Romanos 16:24 – “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.”

1 Coríntios 7:5 – “ao jejum”

Embora haja o lado importante da crítica bíblica, não podemos ignorar o fato de haver a chamada crítica positiva (construtiva) e a crítica negativa (destrutiva).

1 Timóteo 3:16 – “Deus se manifestou em carne”

1 João 5:7 – “o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.”

Uma análise sobre a crítica textual feita por um respeitado apologista, o conhecido teólogo Norman Geisler (GEISLER, N. L. Teologia Sistemática. 1ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, v. 1, 2010.) demonstra que os teólogos conservadores não se opõem absolutamente a toda crítica, muito pelo contrário, antes a defendem. A oposição se refere à influência ateísta na teologia. O que poderíamos chamar até mesmo de “ateologia” dado seu viés“demitizante”:

A alta crítica pode ser dividida em duas categorias: a positiva e a negativa, também chamadas de construtiva e destrutiva. E à segunda, obviamente, que os evangélicos se opõem. A crítica destrutiva se baseia em pressupostos que se contrapõem à Bíblia […]. Um dos pressupostos mais persistentes e injustificados destes pressupostos é o Anti-sobrenaturalismo. Os fundamentos deste tipo de crítica foram lançados já no início e nos meados do século XVII. (GEISLER, 2010, p. 291)

Nesse caso, temos o papel da crítica vista da seguinte forma:

CRÍTICAPOSITIVA (construtiva)NEGATIVA (destrutiva)
BaseSobrenaturalistaNaturalista
RegraO texto é “inocente até que prove ser culpado”O texto é “culpado até que prove ser inocente”
ResultadoA Bíblia é completamente verdadeiraA Bíblia é parcialmente verdadeira
Autoridade FinalPalavra de DeusMente do homem
Papel da RazãoDescobrir a verdade (racionalidade)Determinar a verdade (racionalismo)

Concordamos com Norman Geisler e, portanto, consideramos a crítica destrutiva uma ferramenta diabólica.

E chamamos a atenção para um detalhe muito importante:

*observe o medo que Satanás e os demônios têm de um crente que se dedica à prática do jejum associado à oração.

Quase todas as citações no Novo Testamento relacionadas ao jejum sendo praticado pela Igreja, foram tidas como “suspeitas” pela crítica textual, sendo colocado entre colchetes ou até mesmo omitidos!

Em algumas versões a palavra “jejum” só foi preservada nos casos que não se referem à comunhão com Deus.

Por exemplo: em Mateus 15.32 onde a multidão estava a três dias e não poderia ser despedida em jejum, isso é, sem se alimentar para a viajem de volta para suas casas.

· VERIFIQUE SE SUA BÍBLIA

Na dúvida entre um texto do NT que omite e um texto completo no grego, opte sempre pelo texto mais completo.

Repetimos: Se sua Bíblia não contém essas porções citadas nesse artigo, não utilize mais essa tradução.

(Lembramos que a inspiração e inerrância das Escrituras são relacionados apenas aos escritos originais em hebraico e grego.)

*Sugerimos a leitura desse artigo externo: Uma chave de texto para o Novo Testamento – Uma lista de omissões e alterações

✓ Estude TEOLOGIA com a gente: Teologia Sistemática (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/
✓ Se Inscreva em nosso Canal no YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/CursoBiblicoOnlineTeologia
✓ Se Inscreva em nosso Canal de DEVOCIONAL: https://www.youtube.com/c/DevocionalBiblicoOnline
✓ Nossa página no INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cursobiblicoonline
✓ Nosso Canal no TELEGRAM: https://t.me/cursobiblicoonline
✓ Ouça os estudos em áudio em Podcast: https://cursobiblicoonline.com.br/podcast-audios/


BIBLIOGRAFIA

GEISLER, N. L. Teologia Sistemática. 1ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, v. 1, 2010.

Escrito por
Pr. Felipe Morais
Comente

3 comentários