Buscar

Como devemos Tratar os Falsos Mestres?

Vivemos em um tempo de muitos escândalos no mundo evangélico ao ponto daqueles que ainda não conhecem a Cristo desprezarem o evangelho por conta dos atos malignos daqueles que professam o cristianismo. Sabemos que a primeira impressão é a que fica e se por meio dos crentes os incrédulos se escandalizam do evangelho, qual deve ser nossa postura diante de alguns crentes que trazem escândalos para o Reino?
A primeira coisa que devemos ter em mente é que qualquer tipo de intrigas, brigas e polêmicas geram escândalos, contudo muitas vezes devemos confrontar aqueles que estão corrompendo a mente e o caminho dos irmãos, porque estes são joio no meio da Igreja de Cristo. É sabido que João Batista, Cristo e demais servos de Deus foram ávidos por denunciar o pecado e confrontar a hipocrisia daqueles que causavam engodo e enganos no Reino, verdadeiramente sobre esses Cristo afirma de forma veemente:

Mateus 23:13 – Ai de vós, doutores da Lei e fariseus, hipócritas! Porque fechais o reino dos céus diante dos homens. Porquanto vós mesmos não entrais, nem tampouco deixais entrar os que estão a caminho!
Torna-se evidente que tais homens devem ser confrontados e seus erros devem ser silenciados, bem como suas obras devem ser desmascaradas, isto é fato. Conforme o teor do texto demonstrado acima e os demais textos da escritura, tal quais os Escritos dos Profetas, Leis e Salmos, Deus sempre confrontou a hipocrisia dos falsos mestres e dos falsos profetas que assolavam o povo de Deus ao longo dos tempos, além disso a malícia de tais homens corrompe como câncer a mente daqueles que não tem sua vida exercitada na disciplina da piedade e no conhecimento da Escritura.
Acima afirmei que a primeira impressão é a que fica. Sendo assim, coisas como: intrigas, difamações e outras coisas dolosas, semelhantes a estas, causam ao evangelho grande dano e desprezo, com efeito o mundo tem dificuldades expressivas de aceitá-lo devido aos constantes escândalos propagados e difundidos no meio cristãos e através de midas e meios de comunicações que por serem contrários e alheios a vida e doutrina cristã acabam por colocarem fogo a fogueira da difamação e sede a bebedeira do escândalo. Devido aos constantes escândalos envolvendo líderes que gananciosamente abocanham os rebanhos o mundo nos dias de hoje, bem como nos dias passados, tende a observar a igreja de forma distorcida daquilo que Cristo ensinou, contudo afirmam com razão em partes. Grande parte desta visão distorcida da Igreja de Cristo foi propagada pela própria Igreja que sendo insensata expôs suas falhas diante daqueles que não tem parte alguma no Reino, pois estes últimos são incrédulos e desentendidos quanto as coisas de Deus.
Tomemos como exemplo o caso de um homem que amando sua esposa descobre um caso de adultério e a perdoando espalha a notícia do adultério diante dos moradores da localidade de onde está sua residência, neste caso tal casal será conhecido e desonrado perante toda a comunidade, o marido como traído e a mulher como adultera e tais pessoas ficarão mal faladas e com péssimo testemunho. Portanto quando não sabemos a forma certa de confrontar o erro dos falsos líderes, seremos como pessoas insensatas que trarão má fama as coisas de Deus.
Quando temos um problema familiar devemos resolver no âmbito familiar e não publicamente a outras pessoas que nada tem a ver com o contexto familiar, por isso devemos tratar os problemas da igreja dentro do âmbito da Igreja e não perante aos incrédulos que vendo tais fatos e sendo alheios as palavras de Cristo atribuirão o erro de poucos à todos os Cristãos.

O essencial do que estou querendo dizer é: não exponha as coisas que tais líderes, membros e entidades cristãs pervertidas venham a fazer dolosamente com o evangelho, pois as obras deles sendo expostas publicamente perante incrédulos serão a primeira impressão do evangelho para muitos que nunca ouviram falar de Cristo e Cristo será manchado e o evangelho difamado e profanado. Muito normal é que pessoas que muitas vezes de forma maligna e dolosa gostem de fazer páginas e blogs de fofocas gospel, canais de denúncias do meio cristão, pessoas amarguradas com determinadas entidades e grupos religiosos, etc… pensem que estão contribuindo com o evangelho, libertando os homens das garras dos lobos e cães gulosos, mas na verdade estão trazendo um grande malefício para o corpo e mais, perdendo a chance de evangelizar aqueles que ainda não conhecem a Cristo, já que muitas vezes aqueles que não conhecem a Cristo ficarão escandalizados com tais coisa.
Você gosta de publicar vídeos no seu Facebook com irmãos de muitas denominações fazendo coisas contra a palavra? Reteté, pastores gananciosos, objetos ungidos e tantas coisas semelhantes a estas? Você já chegou a pensar o que incrédulos da sua rede social pensarão de Cristo quando verem isso? Certamente eles atribuirão loucura ao evangelho e pensarão que todos os Crentes são iguais.

Quer denunciar? Aprenda ser prudente e ter as oportunidades certas e para pessoas certas nos momentos certos, pois suas flechas podem acertas aqueles que nada tem com Cristo e você ser o responsável por tal pessoa NUNCA ACEITAR A CRISTO! Denuncie ensinando a palavra e expondo os erros por meio da verdadeira doutrina e assim automaticamente a Luz se manifestará no meio das trevas.
A Paz de Cristo – Israel Fontoura

Escrito por
Israel Leães Fontoura
Comente

1 comentário