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Hobabe ou Deus? Quem guiou o povo de Israel?

Deus ou Hobabe? Afinal, quem guiou o povo de Israel no Deserto?

Para entender essa pergunta, vamos rapidamente ao contexto…

O convite de Moisés a Hobabe

O capítulo 10 do livro de Números se encerra com um convite de Moisés ao seu cunhado Hobabe para que os acompanhasse nessa jornada. Moisés promete que ele receberia as bênçãos de Deus!

Moisés disse a Hobabe, filho de Reuel, o midianita, sogro de Moisés: — Estamos de viagem para o lugar de que o SENHOR disse: “Eu o darei a vocês.” Venha conosco! Nós o trataremos bem, porque o SENHOR prometeu boas coisas a Israel. Mas Hobabe respondeu: — Não irei. Prefiro voltar à minha terra e à minha parentela. Moisés insistiu: — Por favor, não nos deixe, porque você sabe que devemos acampar no deserto; e você nos servirá de guia. Se vier conosco, faremos a você o mesmo bem que o SENHOR Deus fizer a nós. Números 10:29-32

Embora, o final da conversa entre Moisés e Hobabe não esteja registrado em Números. Inegavelmente, podemos perceber que o midianita aceitou o convite do profeta. Isso fica evidenciado quando seus descendentes são assinalados em Juízes (Jz 1:16) ao lado dos filhos de Israel (Jz 1:16; 4:1).

Só para exemplificar, na época do rei Saul, a cooperação entre os hebreus e os quenitas de Hobabe era muito estreita (1Sm 15:6).

Hobabe: O que dizem os críticos?

Uma parte da crítica textual questiona: “Afinal, quem teria guiado o povo de Israel durante as jornadas nos desertos: a nuvem ou Hobabe?”

Contudo, essa pergunta é um tanto tola e sem sentido.

Kent Dobson (2019, p. 194), por exemplo, questiona: “Moisés estava seguindo a nuvem da providência ou a navegação humana?”

Basta pensar um pouco para perceber que, Moisés não estava pedindo para Hobabe substituir a presença e direção do Senhor.

Bem antes dessa conversa, Moisés testemunha que, logo após a saída do Egito eles já tinham a direção de Deus que jamais os deixou desorientados:

O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os iluminar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. A coluna de nuvem nunca se afastou do povo durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.” (Êx 13:21,22)

A saber, isso ocorreu “em todas as suas jornadas” (Êx 40:38), e como no capítulo anterior (Nm 9:15-23), o salmista (Salmos 78:14; 105:39) e o próprio Neemias testificam desse fato (Ne 9:12,19).

Mas então, o que significa esse pedido de Moisés?

Significa que Hobabe lhes mostraria onde água, combustível e pastos poderiam ser encontrados. Ele os avisaria de lugares perigosos o indicaria os melhores caminhos para a viagem. Em Juízes 1.16; 4.11 e 1 Samuel 15.6, parece que alguns filhos de Jetro subiram com Israel. Deus conduziu o povo em geral de Israel, mas havia sempre observadores e pequenos grupos que faziam jornadas junto do grupo principal para estar alerta às necessidades da nação. Até aqui, Hobabe estava sendo de grande ajuda a eles por causa do seu conhecimento do deserto. (DAKE, 2009, p. 264)

Em conclusão, os teólogos Norman Geisler e Thomas Howe respondem da seguinte forma:

“Em resposta a esta questão, várias coisas devem ser observadas. Uma é que Moisés não viu contradição alguma nessa situação, e até mesmo mencionou tanto a utilidade de Hobabe (Nm 10:31) como também a liderança dada pela nuvem do Senhor (Nm 10:34), três versículos depois! Além disso, há uma importante diferença entre saber a direção geral a seguir (e por quanto tempo parar) que era dada pela nuvem, e saber que específicos cuidados deveriam ser tomados no arraial, o que seria suprido pelo conhecimento humano. Uma pessoa experiente e conhecedora do caminho naquele deserto poderia ter um valor incalculável, ao mostrar os lugares mais propícios para o pasto, para abrigo, e para a obtenção de outros suprimentos necessários. O crítico demonstra uma falta de compreensão do princípio de que Deus não faz por nós aquilo que nós mesmos podemos fazer.” (GEISLER e HOWE, 1999, p. 108)

Hobabe e a Tipologia

Particularmente, achei muito interessante a tipologia aplicada por Champlin, acerca da recusa inicial do cunhado de Moisés:

“Hobabe, a princípio, rejeitou o convite para ir até Canaã com o povo de Israel, mas depois mudou de mente, tal com um certo filho, referido por Jesus, recusou-se a cumprir certa ordem de seu pai, mas depois, arrependeu-se e foi. Ver Mat. 21.29. A chamada espiritual nem sempre tem resultados positivos e imediatos; mas há uma certa persistência, na chamada de Deus, que finalmente produz os efeitos que ela tenciona produzir.” (CHAMPLIN, 2018, p. 765)

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Bibliografia

CHAMPLIN, R. N. O Antigo Testamento Interpretado – Versículo por versículo. Nova Edição Revisada. ed. São Paulo: Hagnos, v. 1: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, 2018.

DAKE, F. J. Bíblia de Estudo DAKE. Rio de Janeiro: CPAD e Atos, 2009.

DOBSON, K. Ensinamentos da Torá: conciliando a história judaica com a fé cristã / com notas de Kent Dobson. Tradução de Maurício Bezerra Santos Silva. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2019.

GEISLER, N. L.; HOWE, T. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. 1ª. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.

Escrito por
Pr. Felipe Morais
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