Buscar

Quantas pessoas entraram no Egito? 70 ou 75?

Quantas pessoas entraram no Egito?

Quantas pessoas entraram no Egito: 70 ou 75 almas desceram ao Egito?

Li muita coisa sobre isso. Todas chegaram a soluções satisfatórias.

No entanto, gostaria de compartilhar um resultado que acredito ser o mais apropriado. Pois, nenhuma delas apresentaram os dados que encontrei nas Escrituras e gostaria de compartilhar com você.

Por que Moisés citou esses números?

Observe como as Escrituras fazem questão de enumerar os “descendentes” que entraram no Egito juntamente com Jacó e logo em seguida fala da “Casa de Jacó” [incluindo, claro, o próprio Jacó, José, Manassés e Efraim que já estavam no Egito]:

“Todos os que foram com Jacó para o Egito, que eram os seus descendentes, fora as mulheres dos filhos de Jacó, eram sessenta e seis (66) pessoas. E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram dois. Todas as pessoas da Casa de Jacó, que entraram no Egito, foram setenta (70).” Gênesis 46:26,27

Quantas pessoas entraram no Egito?

As 66 pessoas que entraram com Jacó no Egito

Por que não contar Er e Onã?

“Devemos nos lembrar de que 2 dos filhos de Judá [Er e Onã] morreram em Canaã (Gn 46:12) [i.e., antes da migração], de forma que não são contados com esses que foram para o Egito com Jacó.” (DAKE, 2009, p. 64)

Então os filhos de Lia eram 33 ou 32?

Os filhos de Lia foram (33) Trinta e três (Gn 46:15):  Se os contarmos individualmente, encontraremos apenas trinta e duas pessoas, excluindo Er e Onã que morreram em Canaã (Gn 46:12) contando com Diná, a filha de Jacó como está no texto: “além de Diná, sua filha” (Gn 46:15)

Quem seria a pessoa número 33?

Lembre-se que “Joquebede, filha de Levi, a qual lhe nasceu no Egito” (Nm 26:59) e também que Levi, seu pai, era um dos filhos de Lia. Assim sendo, Rashi (2018, p. 450) afirma que “esta é Yocheved, que nasceu entre as muralhas [ao cruzarem a muralha que cercava o Egito] quando entraram na cidade, conforme está dito: “[Yocheved era o bebê] a quem ela deu à luz, para Levi, no Egito”. Seu nascimento ocorreu no Egito, mas sua concepção não fora no Egito.

Quem são as 70 almas que desceram para o Egito?

Os 70 Descendentes de Jacó que desceram ao Egito
Os Descendentes de Jacó que desceram ao Egito
Todos os descendentes diretos de Jacó foram setenta; José, porém, já estava no Egito. Êxodo 1:5

Esse número – 70 pessoas – também aparece em Deuteronômio 10:22. Porém, quando excluímos Er e Onã [que não desceram ao Egito] e incluímos Diná, a filha de Jacó como está no texto: “além de Diná, sua filha” (Gn 46:15) chegamos ao número de 69 pessoas. Pois, como explicado anteriormente, Joquebede (tribo de Levi) fez o percurso ainda no ventre de sua mãe!

Sobre esse fato Rashi (2018, p. 460) diz: “A Torá lista somente 69 pessoas. A inclusão de Yocheved, que nasceu quando entraram no Egito, como a 70ª descendente, muito embora não tenha sido especificamente listada na Torá.”

É maravilhoso perceber que, embora ainda não tinha nascido (e por isso não fora nomeada) Joquebede, filha de Levi (Nm 26:59), ela que foi concebida em Canaã, estava entre os que migraram para o Egito, onde veio a nascer para mais tarde, ser mãe de Moisés!

Quem são as 4 pessoas restantes?

Diante dessa listagem de 66 pessoas “que eram os seus descendentes” (verso 26), ou seja, 66 pessoas “sem contar as mulheres dos filhos de Jacó”.

Observe que, essa listagem de 66 contempla apenas os “descendentes” de Jacó. Portanto, também não incluiu as mulheres de Jacó. Sabemos que Raquel já havia falecido (Gn 35:19,20), restando apenas Lia, Zilpa e Bila (já explicadas porque não foram citadas anteriormente).

Então, quem seriam as 4 pessoas restantes? José e seus filhos que já estavam no Egito e o próprio Jacó, que não é “descendente” de si mesmo porém como patriarca está incluso entre os 70 da “Casa de Jacó” que desceram ao Egito.

A citação de Estêvão

Porém, quando Estêvão narra esse episódio diz:

“Então José mandou chamar Jacó, seu pai, e toda a sua parentela, isto é, setenta e cinco pessoas.” Atos 7:14

Em ambos os casos (Gn 46:27 e Êx 1:5), tanto o texto da Septuaginta (LXX)[1] como dos Manuscritos do Mar Morto (Qumran)[2] citam 75 pessoas exatamente como no NT.

Para entender isso, é preciso compreender a árvore genealógica de José (1 Crônicas 7:14-27) e seus 2 filhos (Manassés e Efraim):

  • Manassés teve 2 filhos: Asriel, Maquir (1Cr 7:14,15).
  • Efraim teve 3 filhos*: Sutela, Berias e Seerá (1Cr 7:20,23,24).
  • *Nota: Os 2 filhos de Efraim [Ézer e Eleade] morreram (1Cr 7:21) e, por isso não constam na listagem, assim como ocorreu no caso dos 2 dos filhos de Judá [Er e Onã] que morreram em Canaã (Gn 46:12).
Árvore Genealógica de José
• *Nota: Os 2 filhos de Efraim [Ézer e Eleade] morreram (1Cr 7:21) e, por isso não constam na listagem, assim como ocorreu no caso dos 2 dos filhos de Judá [Er e Onã] que morreram em Canaã (Gn 46:12).

Quantas pessoas entraram no Egito?

Não temos aqui uma contradição sobre quantas pessoas entraram no Egito, somente uma forma de contagem diferente!

Dessa forma, Estêvão relatou o número setenta e cinco corretamente, segundo a Septuaginta, em Gênesis 46.27 e Êxodo 1.5. De modo Semelhante, Gênesis 46.27, Êxodo 1.5 e Deuteronômio 10.22 no Texto Massorético estão corretos, assinalando o total de setenta pessoas. Ambos os números estão certos, dependendo de incluir ou não os netos de José. (ARCHER, 1997, p. 406)

Observe o quadro comparativo entre os textos (Gênesis 46:26, 27; Êxodo 1:5; Deuteronômio 10:22; Atos 7:14 que está de acordo com a LXX e Qumran) abaixo:

Quantas pessoas desceram para o Egito com Jacó 70 ou 75
Em ambos os casos (Gn 46:27 e Êx 1:5), tanto o texto da Septuaginta (LXX) como dos Manuscritos do Mar Morto (Qumran) citam 75 pessoas exatamente como no NT. (ARCHER, 1997, p. 406) e (GEISLER e HOWE, 1999, p. 438)

Vale lembrar que Estêvão estava diante do Sinédrio! Portanto, qualquer erro em sua fala acerca da Lei seria motivo para que fosse imediatamente interrompido e tido como ignorante das Escrituras.

Contudo, Estêvão estava inspirado por Deus, “cheio do Espírito Santo” (Atos 6:8,10,15; 7:55) e, prosseguiu seu discurso, fazendo um dos principais resumos do Antigo Testamento diante do Sinédrio sem que pudessem interrompê-lo!

Portanto, não há nada de errado em sua afirmação, basta entender o que ele teve em mente. Simples assim!

Outra possibilidade

A saber, um das possibilidades de contagem é fazer o cálculo exatamente como consta na listagem de Gênesis 46:8-27 que parece reconhecer a família inteira como uma unidade indivisível que alcançam as bênçãos juntamente. Nesse caso, o texto bíblico inclui entre os listados na primeira lista de 66 pessoas Er e Onã (in memorian). Os 5 netos de José aparecem na lista dos (75). Ficando assim:

  • 66 pessoas = apenas os filhos e netos de Jacó (exceto Jacó, José, Manassés e Efraim)
  • 70 pessoas = todos os 66 incluindo (Jacó, José, Manassés e Efraim)
  • 75 pessoas = todos os 70 incluindo os 5 netos de José

Porquanto, a diferença aqui é que não inclui Joquebede como parte do povo ainda, assumindo a possibilidade de a tradição estar errada em relação à data de seu nascimento. Nesse caso, “Joquebede, filha de Levi, a qual lhe nasceu no Egito” (Nm 26:59), deve ter nascido alguns anos depois da entrada deles no Egito.

Bibliografia

ARCHER, G. L. Enciclopédia de Dificuldades Bíblicas. São Paulo: Vida, 1997.

DAKE, F. J. Bíblia de Estudo DAKE. Rio de Janeiro: CPAD e Atos, 2009.

GEISLER, N. L.; HOWE, T. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. 1ª. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.

RASHI. Torá-Rashi: Sefer Bereshit: Gênese: com comentários de Rashi. Tradução de Yaacov Nurkin; Haftarot traduzidas e Targum Onkelos. São Paulo: Maayanot, 2018. (Coleção Torá Rashi; novo formato; v.3).


[1] (ARCHER, 1997, p. 406)

[2] (GEISLER e HOWE, 1999, p. 438)

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/

curso bíblico online curso de teologia Êxodo
  • Se Inscreva em nossos Canais no YOUTUBE (Curso e Devocional)
  • Nossas páginas no INSTAGRAM
  • Siga no TWITTER
  • Entre para o Canal no TELEGRAM
  • Ouça os estudos em áudio em Podcast no SPOTIFY

Escrito por
Pr. Felipe Morais
Comente

2 comentários