top of page

GÊNESIS 1.1 – No Princípio!

  • Foto do escritor: Felipe Morais
    Felipe Morais
  • 29 de jun. de 2022
  • 10 min de leitura

Atualizado: 4 de abr.

Gênesis 1:1 diz assim: “No princípio criou Deus os céus e a terra”.

No princípio Deus criou os céus e a terra, quando vamos para no [Evangelho de] João, Capítulo 1:1, assim está escrito:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.

Se continuarmos a leitura do verso 2 [ao verso 3] diz assim:

“Ele [o Verbo, ou a Palavra, que estava com Deus e era Deus] estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez”.

Cristo Jesus, o Princípio de todas as coisas!

A Bíblia inicia com “no princípio”, e esse “princípio” está relacionado com o Verbo, a Palavra. Talvez na sua Bíblia está escrito “Verbo” ou “Palavra”, do grego “Logos”.

Esse “Logos”, que é o Verbo, a Palavra, é Jesus Cristo.

A Bíblia começa falando de Jesus desde o início ao dizer que Ele é o “princípio” e também é o “fim”; fala que Ele é o “primeiro” e também é o “último”; Ele é o “Alfa” e “Ômega”, as quais são a primeira e a última letra do alfabeto grego, equivalentes às letras “alef” e “tav” do alfabeto hebraico.

A Bíblia também diz que Jesus é o “Amém”, isso está em Apocalipse 3:14, que será lido daqui a pouco para falarmos sobre o “arché”, que significa “princípio”.

Assim, vemos que a Bíblia começa falando sobre “princípio” e termina falando “Amém”.

Jesus é o “Amém”, Ele também é o “princípio”, e Ele é o “fim”.

Toda a Escritura testifica sobre Ele, é disso que Ele fala no [Evangelho de] João, capítulo 5, verso 39: “Examinai as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.

As Escrituras falam de Jesus, o propósito de Deus ao falar de Abraão, de Isaque, de Jacó e tudo mais é chegar à Cristo. O objetivo é falar de Cristo, e desde o início tudo fala dEle.

B’Reshit – No Princípio

Agora passaremos a ver coisas importantes sobre esse assunto.

A palavra “BeReshit” (hebraico) quer dizer “no princípio” ou “em princípio”.

A palavra “Reshit” tem a raiz no termo hebraico “rosh”. (Essa palavra eu vou escrever aqui)

Bem, essa palavra [“rosh”] tem o significado de “começo”, “primeiro”, “fundador”, “cabeça”, “primícia”, ou “principal”.

Possui também o sentido de “primogênito”, que é também uma palavra ligada ao “arché”, no grego.

Portanto, “Bereshit”, no hebraico, e “arché”, no grego, são duas palavras que significam “princípio”, “principal”, “primeiro”, “primogênito”, “cabeça”, ou “líder”. Essa palavra “arché” é usada em Apocalipse 3:14, que será lido agora, e em Colossenses 1:9-18.

Vejamos então o que está escrito em Apocalipse 3:14, sendo esse, inclusive, um verso bastante mal interpretado, que diz assim: “E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém [quem é o “Amém”? Jesus], a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus”, não que Ele seja a primeira criatura de Deus, mas que Ele é a base de toda a criação de Deus.

A Bíblia diz que todas as coisas foram feitas por Ele, e não apenas através dEle. “Tudo foi feito por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez” (João 1:3) . Ele é o “arché” de Deus, Ele é o arquiteto, o criador das coisas.

Em Colossenses 1, a partir do verso 9, assim diz: “Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual”, pois inteligência espiritual não algo que se adquire naturalmente. No verso 10 continua: “Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo [não em apenas algumas coisas, mas em tudo], frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus”, é isso que você está fazendo agora, você está crescendo no conhecimento de Deus.

Continuando a leitura dos versos 11 e 12, assim dizem: “Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo [com alegria]; Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz”.

Lembram que no princípio fala da luz? Deus diz: “haja luz” e houve luz; O que Deus estava nos mostrando?

A Bíblia diz que Deus mostra as coisas referentes ao final desde o começo; Essa luz é Cristo, é uma referência à Jesus! Por isso, ao continuar a leitura de João, capítulo 1, vai ser revelado que João veio para testificar sobre a luz, João não era a luz, mas Ele falava da luz, e essa luz é Cristo.

Nos versos 13 ao 15: “O qual nos tirou da potestade das trevas [do poder da escuridão], e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue [o sangue de Cristo], a saber, a remissão dos pecados; O qual é imagem do Deus invisível [Se você possui o desejo de ver à Deus, olhe para Cristo; Ele é a expressa imagem da pessoa do Pai, não apenas em semelhança], o primogênito [“arché”] de toda a criação”;

Essa palavra “primogênito” no verso 15 foi traduzido da palavra “arché” no idioma original.

Então quando se fala que Ele é o primogênito muitos pensam que Jesus tenha sido o primeiro a ser criado, contudo, Paulo continua a explicação nos versos 15 ao 16: “Porque nEle foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele.” [Vejam a glória de Cristo!]

Assim continua nos versos 17 e 18: “Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele; e Ele é a cabeça do corpo, da Igreja; e é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência”.

Ou seja, quando se fala que Ele é o “princípio”, o “primogênito”, ou que Ele tem a “preeminência”, que é o “cabeça”, tudo isso está relacionado à primeira palavra da Bíblia: “Bereshit”; “Reshit” significa “cabeça”, “fundador”, “princípio”, “primícias”.

Toda a Palavra fala de Jesus, então não poderíamos começar o Curso Bíblico sem tratar de uma forma um pouco mais aprofundada sobre Jesus.

Afinal, a Bíblia toda fala sobre Ele, mas muitas pessoas têm desprezado a Cristo na leitura da Escritura, ao dizer que Jesus não merece adoração, ou que Jesus não pode receber a honra que o Pai recebe.

Quem adota esse entendimento deve ler Malaquias 1:6, no qual Deus fala assim:

“olha, eu não sou o Pai? Então cadê a minha honra? Não sou eu o Senhor?”.

Ainda, quando se lê João 5:22,23; leremos esses versos, pois são maravilhosos!

João 5:22 –“E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; [olha que autoridade!]

João 5:23 – Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. [ou seja, da mesma forma que honram ao Pai! Mas existem pessoas que dizem honrar ao Pai, mas honram o Filho de uma maneira diferente; isso não existe! Deve-se honrar ao Filho como se honra ao Pai] Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou” (João 5:23)

Princípio e Fim – O Primeiro e o Último

Assim, irmãos, nós precisamos entender isso: Jesus é a base de toda a Escritura. Tudo fala dEle e tudo aponta para Ele. Todos os justos, em suas obras justas, são descritos na Bíblia com um propósito: o de revelar a Cristo através das vidas desses homens.

Então vamos lá, para você ver que coisa chique de Deus! Em Apocalipse 1:8, Jesus fala sobre Ele mesmo assim: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.”.

Vamos continuar a leitura em Apocalipse 1:17: “E eu, quando o vi [João falando], caí a seus pés como morto [semelhante às visões que Daniel e Ezequiel tiveram]; e Ele pôs sobre mim a sua destra [mão direita], dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último”; Sabem quem é esse que o qual João viu? É Jesus, “o primeiro e o último”.

Agora observem Apocalipse 2:8, que diz assim: “E ao anjo da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último [quem é o primeiro e o último?], que foi morto, e reviveu:”

E em Apocalipse 1:18: “e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades.”.

Agora veja bem, Jesus é o “primeiro e o último”, Ele é o “princípio e o fim”, Ele também é o “Alfa e o Ômega” (Alef e Tav).

Em Apocalipse 21:6, olhem que chique, assim disse Jesus: “(…) está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida.”

Mas por que eu incluí Isaías aqui? Porque as pessoas tentam [negar] a divindade de Cristo, se esquecendo quem é o “primeiro” e o “último”, o “princípio” e o “fim”, e de que Jesus não poderia trazer para si esse tipo de [honra] e glória sem [que possuísse] a divindade do Pai.

(Os meus vídeos não são cortados e editados, por isso vocês me verão abrindo a Bíblia durante a gravação, ok?!) Então Isaias 41:4 diz assim:

“Quem operou e fez isto, chamando as gerações desde o princípio? Eu, o Senhor, que sou o primeiro (…)”

Isaías 44:6! (Eu escrevi errado aqui [no quadro], deixe-me corrigir…) O correto é [Isaías] 44:6, ok?! Que diz assim:

“Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, [que é Jesus, a quem João viu; e o verso continua assim:] e fora de mim não há Deus”.

Jesus é “o primeiro e o último”, e Ele fala: “(…) fora de mim não há Deus” (Isaías 44:6).

Por isso Ele diz: “eu e o Pai somos um” (João 10:30), tá certo?!

Ele não disse que Ele e o Pai são a mesma pessoa, Ele disse que Ele e o Pai são um só Deus, Eles têm uma unidade no Espírito.

Por isso, o Espírito Santo é chamado de “Espírito Santo de Deus” e “Espírito de Cristo” (Rm 8:9) que estava nos profetas (1Pe 1:11). Mais à frente nós vamos trabalhar e explicar isso cautelosamente.

Em Isaías 48:12-17 diz assim: “Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último. Também a minha mão fundou a terra, e a minha destra mediu os céus a palmos; eu os chamarei, e aparecerão juntos. Ajuntai-vos todos vós, e ouvi: Quem, dentre eles, tem anunciado estas coisas? O SENHOR o amou, e executará a sua vontade contra babilônia, e o seu braço será contra os caldeus. Eu, eu o tenho falado; também já o chamei, e o trarei, e farei próspero o seu caminho. Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez eu estava ali, e agora… [observem quem está falando isso: “eu que sou o primeiro e o último”] …e agora o Senhor JEOVÁ me enviou a mim, e o seu Espírito [viu quem falou isso? Jesus é o “primeiro e o último”]. Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar”.

Esse primeiro tópico é para falarmos algumas coisas: primeiramente, é para falar que Jesus é “o princípio e o fim” e para reforçar a divindade de Cristo. Essa é uma oportunidade linda para falarmos disso!

Em João, capítulo 8, verso 24, diz o seguinte: perguntaram para Jesus quem era Ele, né?! Leremos os versos 24 e 25, que diz assim:

Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados. Disseram-lhe, pois: Quem és tu? Jesus lhes disse: Isso mesmo que já desde o princípio vos disse”. “Reshit”, é isso que Jesus estava falando.

Seguiremos agora para a Primeira Epístola de João, capítulo 1, verso 1, que assim diz:

“O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram, isto proclamamos sobre a Palavra [“logos”] da vida”.

Assim, “O que era desde o princípio,” vemos em João 1:1 que “no princípio era o Verbo”. “(…) o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram, (…)”,é isso que nós pregamos; nós testemunhamos que o “Verbo se fez carne, e habitou entre nós (…)” (João 1:14).

Por fim, seguiremos para a Primeira Epístola de João, capítulo 2, versos 13 e 14, na qual ele diz assim:

“Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio [se referindo à Jesus]. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevo, filhos, porque conhecestes o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno”.

A Palavra [“logos”] está em vocês, é por isso que em João… Olha que coisa linda! Só para terminarmos esse vídeo…

Jesus fala assim em João 14, no verso 21:

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele”. E no verso 23 diz assim: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra [não basta falar que ama, tem que amar guardando a Palavra], e meu Pai o amará, [ou seja, Jesus está dizendo que o Pai amará aos que o amam] e viremos para ele, e faremos nele morada”.

Como o Pai e o Filho fazem morada em nós? Por meio do Espírito Santo! Amém?!

Por isso você vai ver uma frase linda em Gênesis, capítulo 1, que diz assim:

“No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz”.

Que Deus o abençoe, e seguimos para o próximo vídeo. [Desejo] que você possa continuar aí ligadinho, [acompanhando com] a sua Bíblia! Que Deus os abençoe sempre e ore por nós, amém?!

Quer ver tudo explicadinho? Veja os vídeos ao final desse artigo:

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/

✓ Se Inscreva em nosso Canal no YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/CursoBiblicoOnlineTeologia ✓ Se Inscreva em nosso Canal de DEVOCIONAL: https://www.youtube.com/c/DevocionalBiblicoOnline ✓ Nossa página no INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cursobiblicoonline ✓ Siga no TWITTER: https://twitter.com/prfelipemorais

✓ Nosso Canal no TELEGRAM: https://t.me/cursobiblicoonline ✓ Ouça os estudos em áudio em Podcast: https://www.cursobiblicoonline.com.br/podcasts-audios/

Gn 1:1 – No Princípio – [1/2] VÍDEO 1



Gn 1:1 – No Princípio – [2/2] VÍDEO 2



Felipe Morais.png

Olá, que bom ver você por aqui!

Felipe Morais é servo temente ao Senhor, e atua como pastor, Pós-graduado em Teologia, ...

  • Youtube
  • Instagram
  • X
  • Canal no WhatsApp
  • Telegram
  • Facebook
Atendimento do Curso Bíblico Online
bottom of page