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Mulheres da Bíblia | Quem foi Jael?

Quem foi Jael? O que a Bíblia nos ensina sobre esta mulher?


Vamos dividir este estudo sobre Jael em alguns tópicos:

  • Localização canônica
  • Esboço
  • Vida pessoal
  • Contexto geográfico
  • Contexto político
  • Contexto histórico
  • Aplicação

Localização canônica

Em qual livro da Bíblia encontramos a história de Jael? A que sessão literária das Escrituras o livro pertence?
A nome de Jael foi citado no livro de Juízes, nos capítulos 4 e 5.
Este livro pertence ao Antigo Testamento, à sessão chamada de “Livros históricos”.

É importante ler os capítulos (4 e 5) completos em sua Bíblia, pois assim poderá ter um melhor aproveitamento deste estudo.

Esboço

Como este estudo não é sobre todo o livro de Juízes, faremos um esboço apenas do capítulo 4, e citaremos o versículo que fala sobre Jael no capítulo 5.


Diante desta vitória, Débora e Baraque entoam um cântico, e exaltam a Jael, no capítulo 5:

Juízes 5:24-27
Que Jael seja a mais bendita das mulheres, Jael, mulher de Héber, o queneu! Seja ela bendita entre as mulheres que habitam em tendas!
Ele pediu água, e ela lhe deu leite; numa tigela digna de príncipes trouxe-lhe coalhada.
Ela estendeu a mão e apanhou a estaca da tenda; e com a mão direita o martelo do trabalhador. Golpeou Sísera, esmigalhou sua cabeça, esmagou e traspassou suas têmporas.
Aos seus pés ele se curvou, caiu e ali ficou prostrado. Aos seus pés ele se curvou e caiu; onde caiu, ali ficou, morto!

E aconteceu como Débora havia dito a Baraque, que a honra não seria dele, mas de uma mulher (Jz 4:9).

Então, em resumo, Jael foi a mulher que matou um dos inimigos de Israel, Sísera (comandante do exército do rei Jabim).

Vida pessoal

O que sabemos a respeito da vida particular de Jael?
Seguem abaixo as únicas coisas que a Bíblia nos informa:

  • Jael era casada com Héber, o queneu;
  • Moravam em algum lugar próximo à planície de Zaanaim, que ficava junto a Quedes. Esta localização era na tribo de Naftali. A Bíblia diz que Héber havia estendido suas tendas até ao carvalho de Zaanaim, o que não significa que ele morasse exatamente naquele local, mas nos dá uma direção.
  • Havia paz entre a sua casa e Jabim, rei de Canaã (inimigo de Israel).
Juízes 4:17 Porém Sísera fugiu a pé à tenda de Jael, mulher de Héber, queneu; porquanto havia paz entre Jabim, rei de Hazor, e a casa de Héber, queneu.
Juízes 4:11 E Héber, queneu, se tinha apartado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés; e tinha estendido as suas tendas até ao carvalho de Zaanaim, que está junto a Quedes,

Mas quem eram os queneus? Qual sua origem?
Este povo foi citado pela primeira vez em Gênesis 15:19.

Gênesis 15:18-19
18 Naquele mesmo dia, fez o Senhor aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates:
19 o queneu, o quenezeu, o cadmoneu,

Portanto, queneu era uma tribo nativa da Palestina na era patriarcal, conforme Pfeiffer (2006).

Contexto Geográfico

Conforme Juízes 4:11, Jael e Héber provavelmente viviam na tribo de Naftali.

Observe o mapa abaixo e veja em vermelho as localizações de Jael e Débora (Efraim), para ter uma noção da distância.

Hazor, em rosa, era de onde reinava Jabim, o rei inimigo de Israel (Jz 4:2).

Débora, que vivia entre as tribos de Efraim e Benjamim, foi com Baraque para Quedes (Jz 4:9). Ali em Quedes, Baraque convocou Zebulom e Naftali e subiram com 10 mil homens. Sísera soube que Baraque havia ido para o monte Tabor (quadrado verde na imagem). Baraque derrota todo o exército de Sísera, e este foge a pé (Jz 4:15,16), até chegar na tenda de Jael (Jz 4:18).

Contexto político

No período em que viveu Jael, o povo de Israel estava sob a liderança política da juíza Débora. No total foram 15 juízes, e Débora foi a quarta.

Conforme explica Pfeiffer (2010), os juízes eram homens dotados com o Espírito, chamados por Deus e capacitados por Ele a resolver crises especificas na história de Israel.

Débora tinha sua sede entre Ramá e Betel.

Juízes 4:5
Ela atendia debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim.

O inimigo de Israel era o rei Jabim, cananeu, cujo comandante do exército se chamava Sísera.

Juízes 4:2
Entregou-os o Senhor nas mãos de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor. Sísera era o comandante do seu exército, o qual, então, habitava em Harosete-Hagoim.

Período de opressão de Israel por Jabim: 20 anos (Juízes 4:3)
Período de paz: 40 anos (Juízes 5:31)

Contexto histórico

O livro de Juízes compreende o período aproximado de 1250 a 1050 a.C., conforme informa Bruce (2009).

Mas o que estava acontecendo? O que antecede o período de Juízes? Vejamos o que a Bíblia nos informa.

Após a morte de Moisés, Josué foi levantado para conduzir o povo na conquista das terras prometidas. Josué morreu (Jz 2:8) e o povo  começou a fazer o que era mal perante o Senhor (Jz: 3:11).

“A geração que entrou em Canaã durante a liderança de Josué tinha realizado muito por meio da ocupação dos sítios estratégicos e estabelecimento das tribos em suas porções específicas. A tarefa da conquista e ocupação, contudo, estava longe de se poder considerar terminada. ” (PFEIFFER, 2010).

Havia ainda muitas terras habitadas pelos cananeus que precisavam ser conquistadas (Js. 13:1-7). Entretanto, por causa da desobediência do povo, Deus deixou de ajudar Israel.

Juízes 2:20,21
Pelo que a ira do Senhor se acendeu contra Israel; e disse: Porquanto este povo transgrediu a minha aliança que eu ordenara a seus pais e não deu ouvidos à minha voz,
também eu não expulsarei mais de diante dele nenhuma das nações que Josué deixou quando morreu;

Desta forma, até aqui apresentamos o que estava acontecendo na história do povo de Israel em relação ao que está escrito na Bíblia. Em resumo, o povo estava sem um líder, desobedecendo a Deus, e terras ainda estavam por ser conquistadas.

Entretanto, podemos ainda complementar este pano de fundo com os relatos históricos de fontes externas.

A nação que possuía a principal força no período dos Juízes ( 1250 a 1050 a.C.), no Oriente Médio e África, era o Egito. O início de Juízes coincide com a a dinastia de Ramsés II (1279— 1213 a.C.).
O Egito passou por três frases, conhecidas como “Antigo Império”, “Médio Imperío” e “Novo Império”, e o período aqui estudado se encaixa neste último.

Figura produzida por Dallila Engelman baseado no livro de Emma Marriot – “A História do mundo para quem tem pressa”.

Aplicação

Ao ler esta história, vemos em Jael o retrato da mulher comum, como somos, que vivia em uma tenda, e provavelmente não era uma mulher conhecida. Ela tinha sua vida comum, cuidando do seu lar, do seu esposo. Alguém que aparentemente estava habituada a servir e oferecer conforto aos seus familiares, pois assim ela agiu com Sísera.

E naquele tempo havia uma outra mulher, muito conhecida, Débora, que estava em destaque. Acredito que Débora era considerada por todos uma mulher inteligente, já que estava em uma liderança política.

Quem sabe se Jael, ou outras mulheres, não olhavam para Débora e pensavam “queria tanto ser como Débora…reconhecida, vista como inteligente, …” ou “queria tanto ter a vida dela”.

Claro que nada disto está escrito na Palavra de Deus, mas fiquei imaginando se por algum momento Jael não se sentia esquecida, ou menos especial, por não ter um papel reconhecido perante a sociedade.

A verdade é que muitas mulheres se sentem assim. Se sentem angustiadas por estarem dentro de sua “tenda” cuidando do lar, do esposo, dos filhos. Esta é a função mais linda e mais importante que uma mulher pode exercer, mas o feminismo tem impregnado no coração de muitas mulheres a ideia de que ficar na “tenda” não vale a pena.

Mas na história de Jael vemos que Deus não usa apenas pessoas com destaque perante a sociedade. Deus não usou apenas Débora, mas usou também Jael, que apesar de não ser a juíza, era conhecida por Deus. De dentro de sua tenda, Jael matou Sísera e salvou Israel, e ela foi honrada por Débora. Talvez Jael nunca imaginou que seu nome ficaria eternamente registrado no livro mais importante do mundo, a Bíblia.

E o que aprendemos aqui é que em meio à nossa rotina, fazendo o que é comum, em nossa vida comum, cuidando dos nossos, estamos fazendo história, estamos construindo algo que é eterno.

Todas somos igualmente amadas por Deus, e seja em uma liderança política ou em nossas “tendas”, Deus usa a todas nós! Não pense que por estar em casa, não há propósito em sua vida. Pelo contrário, é dentro de casa que está o maior propósito, e o maior tesouro!

Deus abençoe a sua vida!

Bibliografia

BRUCE, F. F.. Comentário Bíblico NVI – Antigo e Novo Testamentos. São Paulo: Vida, 2009.

MARRIOTT, Emma. A História do mundo para quem tem pressa. Tradução Paulo Afonso. – 1. ed. – Rio da janeiro: Valentina, 2016.

PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody: Gênesis à Malaquias. Vol 1. Tradução Yolanda M. Krievin. São Paulo: Batista Regular do Brasil, 2010.

PFEIFFER, Charles F. et al. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

Conteúdo relacionado

Aprenda mais sobre o período dos Juízes:

https://www.cursobiblicoonline.com.br/os-juizes-um-ciclo-de-pecado-sofrimento-suplica-e-salvacao/

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Escrito por
Dallila Engelman
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