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O Shabbat – Por quê estudar sobre o Sábado?

O Shabbat

Por que estudar o Sábado?

Certamente essa pergunta ecoa na mente de quem se aproxima de um estudo como esse pela primeira vez… sendo assim, a primeira coisa que precisamos deixar bem claro é a importância de os crentes em Jesus Cristo estarem atentos às palavras anteriormente deixada para nós, isto é; o Antigo Testamento:

Assim, temos ainda mais segura a palavra profética[1], e vocês fazem bem em dar atenção a ela, como a uma luz que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça no coração de vocês. 2 Pedro 1.19

Toda a Escritura foi registrada para nos ensinar alguma lição preciosa:

Pois tudo o que no passado foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. Romanos 15.4

Dessa forma, podemos ter certeza que o Sábado foi amplamente documentado nas ‘Sagradas Escrituras’, bem como perpetuado nas ‘Tábuas de Pedra’ até que repousasse nas tábuas de carne durante a Nova Aliança (Jeremias 31.31-33; Hebreus 8.10; 10.16).

A expressão “sábado” provém do termo hebraico shabbath[2] e significa: “cessar, desistir”[3] [4] [5] [6] [7], “cessar”, “repousar”[8], “repouso”[9], “repousar, parar de trabalhar”[10], “descanso ou cessação”[11], “descansar, folgar, feriar, respirar, cessar, desistir, parar”[12].

O sábado aparece primeiro sob a forma de substantivo, em Êxodo 20.8, e depois na forma verbal, em Deuteronômio 5.12 e em Êxodo 34.21. além disso, encontramo-lo no “livro da aliança” outra vez na forma verbal (Êx 23.12). (REIFLER, 1992, p. 88)

Alguns propõem que o sábado idealiza a necessidade humana de repouso numa proporção de seis jornadas de trabalho e uma de descanso. Dessa forma, “S᷃abbat não significa sétimo dia, mas descanso, fôlego.” (REIFLER, 1992, p. 88)

Mas, pensamos que essa definição anterior não parece adequada se considerarmos o que a Bíblia fala da relação íntima entre o Sábado e o Sétimo dia da Criação.

Quando foi criado o Sábado?

“E, havendo Deus terminado no sétimo dia a sua obra, que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que tinha feito. E Deus abençoou o sétimo dia e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, tinha feito.” (Gênesis 2.2,3)

O Propósito da Criação do Sábado

O sábado surgiu como um presente do Criador para a criatura. Sem sombra de dúvidas, o sábado é um dom de Deus que visa o descanso e o benefício do povo.

Sendo assim, a primeira coisa que precisamos saber e não se esquecer durante todo esse estudo é o que Jesus disse:

“— O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” (Marcos 2.27).

Ou seja, o sábado não é o “sábado dos judeus”, pois foi criado ‘por causa’ do homem. Isso inclui a Humanidade em geral.

O Sábado é do Senhor

Cientes disso, afinal, se o sábado não é o “sábado dos judeus”, então de quem ele é afinal?

“Santifiquem os meus sábados, pois servirão de sinal entre mim e vocês, para que saibam que eu sou o Senhor, seu Deus.” (Ezequiel 20.20)

Afinal, foi Deus, o Criador de todas as coisas  que se identificou como Elohim durante toda a exposição da criação (Gênesis 1.1 – 2.3) e como Senhor YHWH יהוה (Êxodo 16.23). É esse o Senhor a quem o Sábado pertence!

Outros textos provam que o Sábado é do Senhor YHWH יהוה  (Êxodo 31.13; Levítico 16.30; 19.3; 26.2; Ezequiel 20.6,13,20,21,24; 22:8,26; 23.38; 44.24).

O Senhor do Sábado

Agora sabemos que ‘o sábado é do Senhor’ e no Novo Testamento, descobrimos que o próprio Jesus é o Senhor do Sábado (Mateus 12.8; cf. Marcos 2.28; Lucas 6.5)

Então Jesus lhes disse: — O Filho do homem é Senhor do sábado. (Lucas 6.5)

Se o Sábado é do Senhor YHWH יהוה  (como está em Ezequiel 20.20) e Jesus disse que era o Senhor do Sábado (como está em Lc 6.5 e outros textos), isso mais uma vez prova que o Senhor Jesus é YHWH יהוה  igual ao Pai!

Leia os Artigos abaixo para mais informações sobre cada detalhe sobre o Sábado nas Escrituras:

O Sábado é Descanso Solene

É sábado de descanso solene para vocês, e vocês se humilharão; é estatuto perpétuo. (Levítico 16.31)

A Profanação do Sábado

Você desprezou as minhas coisas santas e profanou os meus sábados. (Ezequiel 22.8)

A LEI DO SÁBADO

As regras para o sábado eram extremamente rígidas e, sem sombra de dúvidas, a principal proibição bíblica em relação ao sábado era contra o trabalho nesse dia (Êx 20.10), não definindo casos de exceção a não ser o serviço sacerdotal.

Ou vocês não leram na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo profanam o sábado e ficam sem culpa? – Mateus 12:5

As punições relacionadas ao Sábado

Quem quebrasse a guarda do sábado era castigado com a pena de morte:

Fale aos filhos de Israel e diga-lhes o seguinte: “Certamente vocês guardarão os meus sábados, pois é sinal entre mim e vocês de geração em geração, para que vocês saibam que eu sou o Senhor, que os santifica. Portanto, guardem o sábado, porque é santo para vocês. Aquele que o profanar morrerá; quem nesse dia fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao Senhor; quem fizer alguma obra no dia do sábado morrerá. Os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua de geração em geração. Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque, em seis dias, o Senhor fez os céus e a terra e, no sétimo dia, descansou e tomou alento.” Quando o Senhor acabou de falar com Moisés no monte Sinai, deu a ele as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. (Êxodo 31.13-18)

A Lei proibia acender fogo

Não acendam fogo em nenhuma das suas moradas no dia do sábado. (Êxodo 35.3)

Isso certamente abrange tanto o fogo usado para queimar, aquecer ou iluminação.

A Lei proibia juntar lenha

Quando os filhos de Israel estavam no deserto, encontraram um homem apanhando lenha no dia de sábado. Os que o encontraram apanhando lenha o levaram a Moisés, a Arão e a toda a congregação. Eles o mantiveram preso, porque ainda não estava declarado o que se devia fazer com ele. Então o Senhor disse a Moisés: — Esse homem deve ser morto; toda a congregação o apedrejará fora do arraial. Assim, toda a congregação o levou para fora do arraial, e o apedrejaram; e ele morreu, como o Senhor havia ordenado a Moisés. Números 15:32-36

A Lei proibia carregar peso

Assim diz o Senhor: Para o próprio bem de vocês, tenham o cuidado de não levar cargas no dia de sábado, nem de introduzi-las em Jerusalém pelos portões. Não saiam de casa carregando objetos no dia do sábado, nem façam trabalho algum. Pelo contrário, santifiquem o dia de sábado, como ordenei aos seus pais. Mas eles não me deram ouvidos, nem atenderam; pelo contrário, foram teimosos, e não quiseram ouvir nem aceitar a disciplina. Jeremias 17:21-23

A Lei proibia sair de casa para trabalhar, viajar ou passear

Então o Senhor disse a Moisés: — Até quando vocês se recusarão a guardar os meus mandamentos e as minhas leis? Vejam! O Senhor deu a vocês o sábado; por isso, ele, no sexto dia, lhes dá alimento para dois dias; cada um fique onde está, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia. Assim, o povo descansou no sétimo dia. Êxodo 16:28-30

A Lei proibia fazer negócios

Ouçam isto, vocês que pisam os necessitados e destroem os miseráveis da terra, dizendo: “Quando passará a Festa da Lua Nova, para vendermos os cereais? E o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo a quantidade, aumentando o peso e enganando com balanças desonestas, para comprarmos os pobres por dinheiro e os necessitados por um par de sandálias e vendermos o refugo do trigo?” Amós 8:4-6

[Os israelitas prometeram…] que, se os povos da terra trouxessem qualquer mercadoria ou qualquer cereal para vender no dia de sábado, nada comprariam deles no sábado nem em dias santificados; e que, no sétimo ano, abririam mão da colheita e de toda e qualquer cobrança. Neemias 10:31, grifo nosso

Naqueles dias, vi que em Judá havia homens que no sábado pisavam uvas nos lagares e traziam trigo que carregavam sobre jumentos. Também no dia de sábado traziam para Jerusalém vinho, uvas e figos e todo tipo de cargas. Protestei contra eles por venderem alimentos neste dia. Também moravam em Jerusalém homens de Tiro que traziam peixes e todo tipo de mercadorias, que no sábado vendiam aos filhos de Judá e em Jerusalém. Repreendi os nobres de Judá e lhes disse: — Que coisa errada é esta que vocês estão fazendo? Estão profanando o dia de sábado! Por acaso os pais de vocês não fizeram o mesmo, levando o nosso Deus a trazer todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vocês ainda estão trazendo ira maior sobre Israel, profanando o sábado. Quando os portões de Jerusalém começavam a projetar a sua sombra antes do sábado, ordenei que fossem fechados. E determinei que não fossem abertos, a não ser depois do sábado. Coloquei alguns dos meus servos junto aos portões, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado. Então os negociantes e os vendedores de todo tipo de mercadorias pernoitaram fora de Jerusalém, uma ou duas vezes. Eu os repreendi e lhes disse: — Por que estão passando a noite diante da muralha? Se fizerem isso outra vez, eu usarei a força. Daí em diante não voltaram mais no sábado. Neemias 13:15-21

A Lei permitia cuidar da segurança da cidade e do Santuário[16]

Também mandei aos levitas que se purificassem e viessem guardar os portões, para santificar o dia de sábado. “Também nisto, lembra-te de mim, ó meu Deus. Tem piedade de mim por tua grande misericórdia.” Neemias 13:22

A Lei permitia fazer o bem no sábado

Jesus entrou numa sinagoga dos fariseus (Mateus 12.2,9) e perguntou aos escribas e fariseus que ali estavam se era permitido “curar no sábado” (Mateus 12.10) “fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixar morrer? Mas eles ficaram em silêncio” (Marcos 3.4; Lucas 6.9) e, diante de tamanha covardia na omissão de suas opiniões legalistas, respondeu e disse que é sim permitido “fazer o bem” no sábado (Mateus 12.12) e então curou o doente (Mateus 12.13; Marcos 3.5; Lucas 6.10). Assim, os fariseus enfurecidos saíram dali e, começaram a conspirar contra Jesus, procurando ver como o matariam (Mateus 12.14; Lucas 6.11) juntamente com os herodianos (Marcos 3.6).

E por isso os judeus perseguiam Jesus, porque fazia essas coisas no sábado. Mas Jesus lhes disse: — Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, os judeus cada vez mais queriam matá-lo, porque além de desrespeitar o sábado, também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. João 5:16-18

A Lei exigia o dobro das ofertas diárias no dia de sábado

— No dia de sábado, ofereçam dois cordeiros de um ano, sem defeito, e quatro litros da melhor farinha, amassada com azeite, em oferta de cereais, e a libação que a acompanha. Este é o holocausto de cada sábado, além do holocausto contínuo e a libação que o acompanha. Números 28.9,10

A Lei exigia a troca dos pães da proposição todos os sábados

— Pegue também da melhor farinha e dela faça doze pães, cada um deles com dois quilos. E coloque-os em duas fileiras, seis em cada fileira, sobre a mesa de ouro puro, diante do Senhor. Sobre cada fileira coloque incenso puro, que será, para o pão, como porção memorial; é oferta queimada ao Senhor. Em cada sábado, Arão os porá em ordem diante do Senhor, continuamente, da parte dos filhos de Israel, por aliança perpétua. Esses pães serão de Arão e de seus filhos, os quais os comerão num lugar santo, porque são coisa santíssima para eles, das ofertas queimadas ao Senhor, como estatuto perpétuo. Levítico 24:5-9

O Legalismo do sábado

Antes do século 1, alguns judeus na Palestina desenvolveram várias regras para promover a observância do sábado. Dois tratados da Mishná são dedicados exclusivamente a essas regras e regulamentos. Seu propósito principal é definir o trabalho (um tratado faz assim com 39 títulos) em uma tentativa de mostrar a cada israelita o que é ou não permitido no sábado. (COMFORT e ELWELL, 2015, p. 1608)

No que se consistia o “trabalho” (v.9)?[17]. Os rabinos admitiam: “As regras sobre o sábado […] são como montanhas apoiadas por um fio de cabelo, porque a Escritura é escassa e são muitas regras”[18]. Em outras palavras, havia um esforço tremendo para interpretar o que significava guardar o sábado. A Mishná defende 39 proibições de trabalho diferentes[19]. (DOBSON, 2019, p. 110)

Numerosos regulamentos bíblicos governavam a observação ao sábado. Além disso, muitas tradições foram acrescentadas no período intertestamentário. Dois tratados do Mishna, Shabbath e ‘Erubin, foram dedicados a uma detalhada observação do sábado. Esses detalhes incluem as 39 classes de atos proibidos que descrevem e exigem a observação de muitas diferenças sutis neste assunto. (PFEIFFER, VOZ e REA, 2006, p. 1711)

A natureza do descanso sabático foi assunto de muita discussão casuística dos rabinos, que enumeravam 39 tipos de trabalho proibidos no sábado, algumas proibições nos parecem mesquinhas e ridículas como a proibição de acender o fogo, bater palmas, saltar dar palmadas na coxa, visitar doentes. Podia-se afastar-se de casa somente a curta distância (a não ser que se estabelecesse domicilio temporário depositando objetos pessoais a alguma distância de casa): a viagem em dia de sábado (At 1,12) era de 2000 côvado, cerca de 900 m. (MCKENZIE, 1983, p. 740)

As 39 atividades proibidas pelos rabinos são: Semear, Arar, Colher, Agrupar feixes, Debulhar, Dispersar, Catar, Moer, Peneirar, Preparar massa, Assar, Tosquiar, Lavar a lã, Desembaraçar a lã, Tingir a lã, Fiar, Tecer, Dar dois nós, Tecer dois fios, Separar duas linhas, Atar, Desatar, Coser, Rasgar, Caçar, Abater, Raspar o couro, Curtir o couro, Alisar o couro, Demarcar o couro, Cortar, Escrever, Apagar, Construir, Demolir, Acender fogo, Apagar ou diminuir o fogo, Martelar, Transportar algo desde um ambiente particular a um público.

O Sábado era para ser um “dia de alegria”

Também nos dias de alegria, e nas festas fixas, e no princípio de cada mês, toquem as suas trombetas sobre os seus holocaustos e sobre os seus sacrifícios pacíficos, para que sejam por memorial diante do seu Deus. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Números 10:10

No Sábado era permitido comer juntos

Num sábado, ao entrar Jesus na casa de um dos principais fariseus para tomar uma refeição, eles o estavam observando. Lucas 14:1

O Sábado repousa sob dois princípios fundamentais: A Criação e a Redenção

A motivação devido à obra da Criação está na frase:

“Porque em seis dias o Senhor fez os céus e a terra” Êxodo 20:11

A Redenção é vista na repetição da Lei aos filhos de Israel ao final da jornada no deserto:

Lembre-se de que você foi escravo na terra do Egito e que o Senhor, seu Deus, o tirou de lá com mão poderosa e braço estendido. Por isso o Senhor, seu Deus, ordenou que você guardasse o dia de sábado.” Deuteronômio 5:15

Embora a Redenção também estava implícita desde o início dos Dez Mandamentos:

Então Deus falou todas estas palavras: — Eu sou o Senhor, seu Deus, que o tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Êxodo 20:1,2

— “Eu sou o Senhor, seu Deus, que o tirei da terra do Egito, da casa da servidão.” Deuteronômio 5:6

O Sábado e ‘os filhos de Israel’

Os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua de geração em geração. (Êxodo 31.16)

ARTIGO: O Sábado era para ser “perpétuo”, o que seria isso?

O culto no Sábado

Este é o holocausto de cada sábado, além do holocausto contínuo e a libação que o acompanha. (Números 28.10)

A ordem para guardar o Sábado

— “Guarde o dia de sábado, para o santificar, como o Senhor, seu Deus, lhe ordenou. (Deuteronômio 5.12)

Os ‘sábados’ nas Festas Bíblicas

Será um sábado de descanso solene para vocês e vocês se humilharão; da tarde do dia nove desse mês até a tarde do dia seguinte vocês celebrarão esse sábado. (Levítico 23.32)

O ‘sábado’ da Terra

O Senhor disse a Moisés, no monte Sinai: — Fale aos filhos de Israel e diga-lhes: Quando entrarem na terra que eu lhes dou, a própria terra guardará um sábado dedicado ao Senhor. Durante seis anos vocês semearão os seus campos, e durante seis anos vocês podarão as suas vinhas e colherão os frutos delas. Porém, no sétimo ano, haverá um sábado de descanso solene para a terra, um sábado dedicado ao Senhor; não semeiem os seus campos, nem façam a poda de suas vinhas. Não façam a colheita do que nascer por si mesmo nos seus campos, nem colham as uvas de suas vinhas que não foram podadas; será um ano de descanso solene para a terra. Mas vocês poderão comer os frutos da terra em descanso — vocês, os seus escravos, as suas escravas, os seus trabalhadores diaristas e os estrangeiros que moram com vocês. Também o seu gado e os animais que estão na sua terra comerão tudo o que a terra produzir. (Levítico 25.1-7)

Assim diz o Senhor: Para o próprio bem de vocês, tenham o cuidado de não levar cargas no dia de sábado, nem de introduzi-las em Jerusalém pelos portões. Não saiam de casa carregando objetos no dia do sábado, nem façam trabalho algum. Pelo contrário, santifiquem o dia de sábado, como ordenei aos seus pais. Mas eles não me deram ouvidos, nem atenderam; pelo contrário, foram teimosos, e não quiseram ouvir nem aceitar a disciplina. Se de fato me ouvirem, diz o Senhor, não introduzindo cargas pelos portões desta cidade no dia de sábado; se santificarem o dia de sábado, não fazendo nele trabalho algum, então pelos portões desta cidade entrarão reis e príncipes, que se assentarão no trono de Davi, andando em carros e montados em cavalos, eles e os seus príncipes, o povo de Judá e os moradores de Jerusalém; e esta cidade será para sempre habitada. Virão das cidades de Judá e dos arredores de Jerusalém, da terra de Benjamim, da Sefelá, das montanhas e do Sul, trazendo holocaustos, sacrifícios, ofertas de cereais e incenso, oferecendo igualmente sacrifícios de ações de graças na Casa do Senhor. Mas, se não me ouvirem, e, por isso, não santificarem o dia de sábado, e carregarem alguma carga, quando entrarem pelos portões de Jerusalém no dia de sábado, então porei fogo nesses portões. O fogo queimará os palácios de Jerusalém e não se apagará.” (Jeremias 17.21-27)

— Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: Visto que vocês não escutaram as minhas palavras, eis que mandarei buscar todas as tribos do Norte, diz o Senhor, e também Nabucodonosor, rei da Babilônia, meu servo, e os trarei contra esta terra, contra os seus moradores e contra todas estas nações ao redor, e os destruirei totalmente. Farei deles um objeto de horror e de vaias, ruínas perpétuas. Farei cessar entre eles o som das festas e da alegria, a voz do noivo e a voz da noiva, o ruído das pedras do moinho e a luz das lamparinas. Toda esta terra virá a ser uma ruína, objeto de horror, e estas nações servirão o rei da Babilônia durante setenta anos. Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, castigarei o rei da Babilônia e aquela nação, a terra dos caldeus, por causa de sua iniquidade, diz o Senhor; farei deles ruínas perpétuas. (Jeremias 25.8-12)

Assim diz o Senhor: “Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vocês e cumprirei a promessa que fiz a vocês, trazendo-os de volta a este lugar. (Jeremias 29.10)

no primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi, pelos livros, que, de acordo com o que o Senhor havia falado ao profeta Jeremias, a desolação de Jerusalém iria durar setenta anos. (Daniel 9.2)

Isto aconteceu para que se cumprisse a palavra do Senhor, por boca de Jeremias, até que a terra desfrutasse dos seus sábados. Durante todos os dias da sua desolação a terra repousou, até que os setenta anos se cumpriram. (2 Crônicas 36.21)

— Então a terra celebrará nos seus sábados, todos os dias da sua assolação, e vocês estarão na terra dos seus inimigos; nesse tempo, a terra descansará e observará os seus sábados. Durante todos os dias da assolação a terra descansará, porque não descansou nos sábados de vocês, quando vocês moravam nela. (Levítico 26.34,35)

Mas a terra na sua assolação, deixada por eles, folgará nos seus sábados; e eles aceitarão o castigo da sua iniquidade, visto que rejeitaram os meus juízos e se aborreceram com os meus estatutos. (Levítico 26.43)

O Sábado na Nova Aliança

Para tratarmos do Sábado na Nova Aliança, necessariamente precisamos ler alguns trechos bíblicos sobre o assunto.

Todo o povo de Israel havia saído do Egito crendo que chegariam no lugar do seu descanso: a Terra Prometida. Entretanto, não permaneceram firmes nessa fé, pois

Por isso, como diz o Espírito Santo: “Hoje, se ouvirem a sua voz, não endureçam o coração como foi na rebelião, no dia da tentação no deserto, onde os pais de vocês me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras durante quarenta anos. Por isso, me indignei contra essa geração e disse: ‘O coração deles sempre se afasta de mim; e eles não conheceram os meus caminhos.’ Assim, jurei na minha ira: ‘Não entrarão no meu DESCANSO.’” Tenham cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha um coração mau e descrente, que se afaste do Deus vivo. Pelo contrário, animem uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, a fim de que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado. Porque temos nos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até o fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos. Como se diz: “Hoje, se ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como foi na rebelião.” E quem foram os que ouviram e, mesmo assim, se rebelaram? Não foram todos os que saíram do Egito por meio de Moisés? E contra quem Deus se indignou durante quarenta anos? Não foi contra os que pecaram, cujos cadáveres caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu DESCANSO, senão aos que foram desobedientes? Assim, vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade. (Hebreus 3.7-19)

O cristão desfruta a realidade do Sábado (Descanso) agora e também espera obtê-lo para a eternidade

Portanto, visto que nos foi deixada a promessa de entrar no DESCANSO de Deus, tenhamos cuidado para não parecer que algum de vocês deixou de alcançá-la. Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, exatamente como aconteceu com eles. Mas a palavra que eles ouviram não lhes trouxe proveito, porque não foram unidos por meio da fé com aqueles que a ouviram. Nós, porém, que cremos, entramos no DESCANSO, conforme Deus disse: “Assim, jurei na minha ira: ‘Não entrarão no meu DESCANSO.’” Ele disse isso, mesmo que as obras já estivessem concluídas desde a fundação do mundo. Porque, em certo lugar, assim disse a respeito do SÉTIMO DIA: “No SÉTIMO DIA, Deus DESCANSOU de todas as obras que tinha feito.” E, novamente, no mesmo lugar: “Não entrarão no meu DESCANSO.” Visto, portanto, que resta entrarem alguns naquele DESCANSO e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas, de novo, determina certo dia, “hoje”, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes tinha sido declarado: “Hoje, se ouvirem a sua voz, não endureçam o coração.” Ora, se Josué lhes tivesse dado DESCANSO, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia. Portanto, resta um REPOUSO SABÁTICO para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no DESCANSO de Deus, também ele mesmo DESCANSOU de suas obras, como Deus DESCANSOU das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar naquele DESCANSO, a fim de que ninguém caia, segundo aquele exemplo de desobediência. (Hebreus 4.1-11)

O que pouca gente percebe é que Jesus Cristo é nosso Descanso!

Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão DESCANSO para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mateus 11.28-30)


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Para saber mais sobre o tema “SÁBADO” acesse os estudos abaixo:


[1] As versões ARC e ACF por exemplo, elucidam melhor o entendimento dessa passagem usando a expressão: “a palavra dos profetas”.

[2] Do vocábulo hebraico s᷃bt, também transcrito como Shabat

[3] (VINE, UNGER e WHITE JR., 2016, p. 959)

[4] (DOUGLAS, 2006, p. 1179)

[5] (Dicionário Bíblico Tyndale, 2015, p. 1606)

[6] (JUERP/IBB, 2010, p. 265)

[7] (Dicionário Bíblico Wycliffe, 2006, p. 1710)

[8] (DAVIS, 2005, p. 1074)

[9] (ERICKSON, 2011, p. 173)

[10] (CHOURAQUI, 1996, p. 247)

[11] (CHAMPLIN, 2018, p. 1542)

[12] (REIFLER, 1992, p. 88)

[13] no tempo do sumo sacerdote Abiatar (Marcos 2.26)

[14] Sinai = Horebe

[15] Gênesis 2.2,3

[16] Usamos o termo ‘Santuário’ para representar tanto o Tabernáculo quanto o Templo.

[17] Ref. Êxodo 20.9

[18] Mishná Hagigá 1;8.

[19] Mishná Shabat 7:2.


Bibliografia

CHAMPLIN, R. N. Novo Dicionário Bíblico Champlin: ampliado e atualizado. São Paulo: Hagnos, 2018.

CHOURAQUI, A. A Bíblia – Nomes (Êxodo). Tradução de Ivan Esperança Rocha e Paulo Neves. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1996.

COMFORT, P. W.; ELWELL, W. A. (Eds.). Dicionário Bíblico Tyndale. Santo André: Geográfica, 2015.

DAVIS, J. D. Novo Dicionário da Bíblia. Ampliado e Atualizado. ed. São Paulo, SP: Hagnos, 2005.

DOBSON, K. Ensinamentos da Torá: conciliando a história judaica com a fé cristã / com notas de Kent Dobson. Tradução de Maurício Bezerra Santos Silva. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2019.

DOUGLAS, J. D. O Novo Dicionário da Bíblia. 3ª Edição Revisada. ed. São Paulo: Vida Nova, 2006.

ERICKSON, M. J. Dicionário popular de teologia. Tradução de Emirson JUSTINO. 1ª. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2011.

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MCKENZIE, J. L. Dicionário Bíblico. Tradução de Álvaro Cunha. São Paulo: Paulus, 1983. Coleção Dicionários.

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REIFLER, H. U. A Ética dos Dez Mandamentos: um modelo de ética para os nossos dias. São Paulo: Vida Nova, 1992.

VINE, W. E.; UNGER, M. F.; WHITE JR., W. Dicionário VINE: o significado exegético e expositivo da palavras do Antigo e do Novo Testamento. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2016.

Escrito por
Pr. Felipe Morais
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