Buscar

O Tabernáculo caído de Davi

Em Atos capitulo 15 vemos uma discussão que houve a respeito da necessidade da circuncisão ou não para os gentios que passassem a crer em Cristo. E então Pedro vai dizer que tanto Judeus quanto gentios receberam igualmente o Espirito Santo e que não faz distinção alguma entre eles, mas ambos são purificados pela fé (At 15.1-9), ecoando Paulo nas cartas aos Romanos.

Dos versículos 13 a 15 vemos que Tiago diz algo muito profundo, ele diz que Pedro relatou que Deus visitou primeiros os Gentios para formar um povo para o seu nome. Ou seja, quando Deus chamou Abraão, ele era um simples gentio, ainda não existia povo de Deus. E então Tiago diz que com isso concordam as palavras do profeta Amós (Am 9.11) de que o tabernáculo caído de Davi seria reedificado.

Então “com isso” o que? Concordam as palavras do profeta Amós? A resposta é, com o fato de que Deus visitou antes os gentios, e dos gentios formou um povo para ele. E aqui concordam as palavras de Paulo em Gálatas 3.17 que diz que a lei que veio 430 anos depois, não pode invalidar a promessa. Ou seja, a promessa feita a Abraão incluía todas os povos da terra, e não apenas os judeus, e então era com isso que as palavras de Amós concordavam, e a palavra de Amós falava em reedificar o tabernáculo caído de Davi, que incluiria os gentios.

E segundo Atos qual seria o objetivo de Deus em reedificar o tabernáculo de Davi? No versículo 17 vemos que seria para que todos os povos busquem ao Senhor. Assim como a promessa a Abraão era de que ele abençoaria todas as famílias da terra.

Mas então o que é esse tabernáculo caído de Davi? Conhecemos o tabernáculo de Moisés, que em Êxodo a partir do capitulo 25 Deus mostra para Moisés como deveria ser construído esse tabernáculo e que durante a peregrinação Israelita no deserto Deus habitava com eles no tabernáculo. Também conhecemos o Tabernáculo ou templo de Salomão, onde Salomão construiu um Templo para Deus baseado no tabernáculo. Mas qual é esse tabernáculo de Davi que seria restaurado? E que incluiria os gentios.

Para entender sobre o tabernáculo caído de Davi, precisamos entender o contexto. A Arca da aliança aponta para Jesus Cristo. No início do livro de 1 Samuel vemos que a arca da aliança é levada pelos filisteus. Mas Deus pesa a mão sobre eles ao ponto de eles mandarem a arca de volta para Israel por medo das consequências de estarem em pose da arca, e então ela acaba ficando por alguns anos em Quiriate-Jearim na casa de Abinadabe (1 Sm 6-7.1).

Após Davi ser coroado Rei sobre todo o Israel, ele decide então levar a arca da aliança para Jerusalém, e nesse transporte Uzá, filho de Abinadabe acaba morrendo (2 Sm 6.3-7). Mas agora no restante do capitulo é que precisamos entender sobre o tabernáculo caído de Davi. Vemos que Davi estava vestindo um éfode de linho (2 Sm 6.14; 1 Cr 15.27), mas essas são vestimentas dos sacerdotes, e apenas os levitas eram sacerdotes, e Davi era um Judeu. Ele não poderia estar exercendo a função dos sacerdotes, e vemos ainda que a arca foi colocada na tenda em Davi preparou para a arca e que ele ofereceu holocaustos e ofertas a Deus, e mais uma vez, isso era oficio apenas dos levitas e judeus não eram autorizados por Deus a fazer isso.

Mas vemos que aqui, é uma prefiguração de Cristo, que seria Rei e Sacerdote. Aqui Davi está prefigurando Cristo, e exercendo as duas funções de Rei e sacerdote ao mesmo tempo, apontando pra Cristo (Zc 6.11-13). Outro ponto muito importante é que nessa tenda que Davi preparou para a arca, não havia divisão entre o santo lugar e o santo dos santos, ou seja, não havia o véu da separação. Então esse tabernáculo de Davi já estava apontando para Cristo, onde um só seria Rei e sacerdote, onde não haveria véu de separação, e onde todo o Israel estaria junto (Rm 11:25), tanto a casa de Judá, quanto a casa de Israel, pois isso aconteceu antes da separação do Reino.  

E para mostrar como o contexto nos mostra que sim todo esse evento está ligado com as duas casas de Israel, Quando Tiago cita Amós em Atos dos apóstolos, ele cita apenas um versículo mas o contexto inteiro tem que ser trazido à tona, e no contexto de Amós vemos que os gentios de Atos são a Casa de Israel, que recebe carta de divórcio mas que seria restaurada.

Porque eis que darei ordem, e sacudirei a casa de Israel entre todas as nações, assim como se sacode grão no crivo, sem que caia na terra um só grão.
Todos os pecadores do meu povo morrerão à espada, os que dizem: Não nos alcançará nem nos encontrará o mal.
Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antigüidade;
Para que possuam o restante de Edom, e todos os gentios que são chamados pelo meu nome, diz o Senhor, que faz essas coisas. Amós 9:9-12

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do site Curso Bíblico Online.

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/

Escrito por
Jota Silva
Comente

3 comentários
  • Eis que vêm dias, diz o Senhor , em que cumprirei a boa palavra que proferi à casa de Israel e à casa de Judá.
    Naqueles dias e naquele tempo, farei brotar a Davi um Renovo de justiça; ele executará juízo e justiça na terra.
    Naqueles dias, Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente; ela será chamada Senhor , Justiça Nossa.
    (Jeremias 33:14-16)

  • Muito profundo esse artigo, depois que comecei a acompanhar o canal e os estudos ali publicado, tenho compreendido melhor as escrituras. Que o Senhor Jesus abençoe a todos envolvidos e as suas respectivas famílias.

  • Muito bom, parabéns, família linda! Deus abençoe, muito forte a revelação do povo de Deus ter nascido do gentio Abrão, nunca tinha ouvido isto.