Buscar

Os Doze Touros que sustentavam o Mar de Bronze

Os Doze Touros que sustentavam o Mar de Bronze

Se no átrio do Tabernáculo, feito de cortinas, havia uma pequena bacia para que os sacerdotes se purificassem (a pia de bronze); no majestoso Templo construído pelo filho de Davi haviam uma peça enorme de bronze com dimensões exageradas, tão grande que era chamado de “Mar de Bronze”. Esse “mar” era sustentado por Doze Touros de Bronze entre os quais, estavam em grupos de três virados para o norte, oeste, sul e leste. Além do mar de bronze haviam também dez pias para que os sacerdotes se lavassem. De acordo com o profeta Jeremias, o peso do bronze de todos esses utensílios era incalculável.

Para saber mais sobre o Mar de Bronze, leia os textos bíblicos: (1Reis 7.23-45; 2Crônicas 4.1-6; Jeremias 52.17-20).

Alguns vêem na figura dos bois, os trabalhadores da obra do Senhor, em especial os apóstolos enviados pelos quatro cantos da terra. Pois o apóstolo Paulo faz menção do texto da Lei que diz: “— Não amarrem a boca do boi quando estiver pisando o trigo.” (Deuteronômio 25:4) e o associa ao trabalho dos obreiros: “Porque na Lei de Moisés está escrito: “Não amarre a boca do boi quando ele pisa o trigo.” Por acaso Deus está preocupado com bois? Será que não é certamente por nossa causa que ele está dizendo isso? É claro que é por nossa causa que isso está escrito.” (1 Coríntios 9:9,10) e também em (1 Timóteo 5:18) quando repete: “Pois a Escritura declara: “Não amordace o boi quando ele pisa o trigo.” E, ainda: “O trabalhador é digno do seu salário.”

Outros enxergam nesse mar (de água) uma figura do mar de vidro descrito “Diante do trono havia algo como um mar de vidro, semelhante ao cristal.” (Apocalipse 4:6). Isso se relaciona com o fato de a muralha da Cidade Santa (a Nova Jerusalém) possuir Doze Portões que estão em grupos de três virados para o leste, norte, sul e oeste. (Apocalipse 21:13). Pois é exatamente aí, na Nova Jerusalém que desce do céu (Apocalipse 21.2) que está o Mar de Vidro e também Trono de Deus: “Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro” (Apocalipse 22:3)

Seja como for, Salomão certamente teve um motivo sobrenatural e inspirado para fazê-los e certamente representam algo relacionado ao Messias e sua obra redentora!

✓ Estude TEOLOGIA com a gente: Teologia Sistemática (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/
✓ Se Inscreva em nosso Canal no YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/CursoBiblicoOnlineTeologia
✓ Se Inscreva em nosso Canal de DEVOCIONAL: https://www.youtube.com/c/DevocionalBiblicoOnline
✓ Nossa página no INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cursobiblicoonline
✓ Nosso Canal no TELEGRAM: https://t.me/cursobiblicoonline
✓ Ouça os estudos em áudio em Podcast: https://cursobiblicoonline.com.br/podcast-audios/

Escrito por
Pr. Felipe Morais
Comente