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Qual significado do “Cantar do Galo”?

Hoje vamos falar sobre o canto do galo cotado nos evangelhos.

Uma curiosidade bastante interessante de um episódio que ocorreu com Pedro é o “Canto do galo”. O símbolo predito por Jesus que aconteceria para confirmar a negativa de Pedro.

Leia sobre os seguidores de Jesus

Durante séculos, a posição que prevaleceu entre o povo de Deus de outros locais que desconhecem a cultura judaica afundo, foi que “o canto do galo”, referido por Jesus, nos evangelhos, era o canto de uma ave.

Mas é necessário perceber alguns detalhes importantes desse episódio para podermos é tender melhor esse questão.

Um fato curioso de se notar, foi que Jesus passou por seis julgamentos:

Três pelos judeus:

• O primeiro por Anás;

• O segundo por Caifás;

• E o terceiro pelo Sinédrio.

E Três pelos romanos:

• O primeiro por Pilatos;

• O segundo por Herorodes;

• E o terceiro, novamente, por Pilatos, quando, então, de acordo com Marcos, ele foi condenado e crucificado à terceira hora do dia.

De acordo com a cronologia judaica, no nosso calendário, corresponde às nove horas da manhã.

Outro fato curioso que gostaríamos de destacar é que, tanto na casa de Anás quanto na de Caifás e mesmo no sinédrio, não havia um galinheiro e, portanto, não tinha um galo, ou seja, uma ave para cantar.

Então, que canto do galo era esse referido por Jesus?

De acordo com os historiadores o dia estava dividido da seguinte maneira:

1 – Dia civil de 24 horas

Iniciava-se com o pôr do sol de um dia e terminava com o por do sol do outro dia.

2 – Dia natural

Era composto de 12 horas,  era a parte clara do dia que iniciava com o nascer do sol e terminava com o pôr do sol.

Esse dia estava dividido em doze períodos de uma hora e ia da primeira até a duodécima hora.

3 – Vigília da noite:

Era composta de 12 horas, Tinha início com o pôr do sol e terminava com o nascer do sol.

Estava dividida em quatro períodos de três horas denominados de vigílias.

• A primeira vigília: das 18:00 hs às 21:00 hs

• A segunda vigília: das 21:00 hs às 24:00 hs

• A terceira vigília: das 00:00 hs às 03:00 da manhã

• A quarta vigília: das 03:00 às 06:00 da manhã

No final da terceira vigília da noite, cerca das 03:00 hs da manhã, momento em que ocorreu o primeiro julgamento de Jesus, acontecia a troca de turno da escolta de soldados que fazia a guarda da fortaleza de Antônia que era a casa do governador Pôncio Pilatos.

O famoso canto do galo entra em ação na narrativa bíblica:

Essa troca de turno era anunciada com um toque de trombeta que, em latim, chamava-se gallicinium que, traduzindo para o português, significa: “o cantar do galo ou o canto do galo”.

Na época de Jesus, como mencionamos, a troca de turno era anunciada com o gallicinium, conhecido como: alektorophonia, “o cantar do galo“.

Esse costume judaico foi citado, inclusive, por Jesus, ao denominar a terceira vigília como “o cantar do galo“.

“Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã” (Mc 13:35).

Podemos entender facilmente o sentido do canto do galo.

“O cantar do galo” era um nome dado à terceira vigília da noite, de meia noite às três da manhã.

Veja algumas citações nos evangelhos sobre o “Canto do Galo”:

Cada um dos evangelistas se refere ao “cantar do galo” em conexão com o período em que Pedro negou a Jesus.

Mateus 26:34,74

“34 Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás.”

“74 Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou.”

Marcos 13:35

“Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã”.

Lucas 22:34

“Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces.”

João 13:38

“Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo enquanto não me tiveres negado três vezes.”

O que a Tradução João Ferreira de Almeida diz sobre o “Canto do Galo”:

Veja a tradução de João Ferreira de Almeida: “não cantará hoje o galo”.

Tradução do Pr.Waldyr Carvalho Luz: “Não soará hoje galo”.

É interessante notar que esta tradução, além de curiosa, é bastante significativa, pois, no lugar de cantará, phonesei, ele traduz, “soará”, dando a ideia de um som emitido por uma trombeta, buzina, cometa ou outro instrumento musical.

Ora, no galo canta, mas somente o sino, a cometa e a trombeta soam. (NT Interlinear pg 271, Evangelho de Lucas).

Sobre o significado do “Canto do Galo” concluímos:

Considerações para a questão do Lugar – centro de Jerusalém.

É importante argumentar com respeito ao “lugar” onde Pedro se encontrava quando efetivamente negou a Jesus. Os textos bíblicos que falam do ocorrido e fornecem informações são: Mt 26,69-75; Mc 14,66-72; Lc 22,54-62 e Jo 18,5-18.

Onde estava Pedro no momento em que negou a Jesus três vezes? Jesus foi “levado” para a casa do sumo sacerdote (Mateus 26,57; Marcos 14,53; Lucas 22,54). O Tribuno Romano entregou Jesus às autoridades judaicas esperando a manhã seguinte para o julgamento. Jesus foi levado ao palácio do sumo sacerdote onde se encontravam os principais sacerdotes e anciãos de Israel reunidos.

Esta informação é importante, pois a “a casa do Sumo Sacerdote estava no centro de Jerusalém. E certamente não haveria um galinheiro no centro da cidade”. (mesmo por que a cidade de Jerusalém não comportava animais de pequeno porte, pois era considerada, uma cidade sagrada). Veja sobre os vales de Israel.

Portanto, diante das provas aduzidas, “o cantar do galo”, referido por Jesus nos evangelhos, longe de ser o canto de uma ave, era “o toque da trombeta” dos soldados romanos que anunciavam a troca de turno, da escolta que fazia a guarda da fortaleza de Antônia, que acontecia no final da terceira vigília da noite.

Veja qual a importância do Antigo testamento para a igreja hoje. As conexões bíblicas AT e NT

Escrito por
Discipulando Mártires
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