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Quem foi Calebe?

Quem foi Calebe, o herdeiro de Hebrom?

Os parentes de Calebe

  • Calebe era filho de Jefoné (Nm 13.6) e tinha um irmão mais novo chamado Quenaz, o mesmo nome de um ancestral da família (Jz 1.14).
  • Calebe também era tio e também sogro de Otniel, que foi o primeiro juiz em Israel (Jz 1.12-13; 3.9).
  • Calebe teve três filhos: Iru, Elá e Naã (1Cr 4:15) e também foi o patriarca da família de Nabal (1Sm 25.3).

Jefoné, o Quenezeu

De fato, Calebe era filho de Jefoné, que não era israelita, e sim do povo Quenezeu (Nm 32:12; Gn 15:19; Js 14:6,14). Os quenezeus eram descendentes Quenaz, filho de Elifaz, o primogênito de Esaú (Gn 36:11,15). Há uma possibilidade da expressão quenezeu fazer referência ao fato de Jefoné ser um grande caçador, pois Quenaz significa “caçador”.

Por que Calebe era da tribo de Judá?

Considerando o fato de quenezeu ser descendente de Quenaz surge a pergunta: “Então, por que Calebe recebeu uma posição de proeminência na tribo de Judá?”

Uma das possibilidades é que Jefoné, o pai de Calebe, tenha se casado com uma hebreia da tribo de Judá. Nesse caso, era um autêntico israelita, como no caso de Timóteo, que era filho de uma judia crente, mas de pai grego (At 16:1).

Algumas mulheres estrangeiras, como Raabe (cananeia) e Rute (moabita), se casaram com homens da tribo de Judá (Salmom e Boaz) e também foram inseridas inclusive na árvore genealógica de Cristo! “Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe; Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute” (Mt 1:5)

Há outra possibilidade? Sim.

Ainda que não fosse o caso de Calebe ter tido mãe hebreia, a lei de Deus ainda abre outra possibilidade quando diz que qualquer estrangeiro que desejasse adorar ao Senhor e fosse circuncidado deveria ser considerado “como o natural da terra” (Êx 12:48).

Todavia, não resta dúvidas em relação a sua fé. Pois por sua fidelidade ao Senhor, Calebe recebeu “uma parte no meio dos filhos de Judá” (Js 15:13). Inegavelmente essa expressão demonstra que ele foi perfeitamente reconhecido entre os demais nativos na tribo de Judá.

Mas como sabemos que Calebe foi circuncidado? Pela própria palavra de Deus que diz que “todo o povo que saiu do Egito estava circuncidado” (Js 5:5).

Portanto, Calebe poderia tanto comer da Páscoa como participar de todas as demais festas e atividades no meio do povo de Israel. Sendo assim, “a mesma lei será aplicada ao natural da terra e ao estrangeiro que estiver entre vocês.” (Êx 12:49).

Josué e Calebe, as duas testemunhas fiéis!

“Somente Calebe e Josué viveram o tempo suficiente para entrar na terra e ambos tiveram participação significativa nas batalhas de conquista de Canaã, muito tempo depois (Nm 14.24,30). É importante notar que Calebe, o qual dissera anos antes que o Senhor destruiria os anaquins, foi o líder do ataque na região de Hebrom. Ele liderou pessoalmente as forças que derrotaram os gigantes e tempos mais tarde recebeu aquela área como herança (Js 14.6-15; 15.13,14). Calebe ofereceu sua filha Acsa em casamento ao homem que conquistasse Quiriate-Sefer (Debir; Jz 1.11) para ele. Seu sobrinho Otniel cumpriu a tarefa e casou-se com Acsa (Js 15.16-18). Seus filhos são citados em 1 Crônicas 4.15. […] A perseverança “em seguir ao Senhor” de Calebe (Js 14.14; Dt 1.36; etc.) tornou- se um exemplo para as futuras gerações.” (GARDNER, 2005, p. 108)

Em resumo, Calebe, juntamente com Josué são as únicas pessoas dentre todos os adultos, que ficaram vivos que presenciaram todos os acontecimentos desde o Egito até à conquista da terra de Canaã (Nm 26.65, 32.12; Dt 1.36). Desse modo, são tidos como duas testemunhas dos feitos de Deus (Nm 14.24,30,38).

Hebrom, a herança de Calebe e seus descendentes!

Afinal, pela sua fé e perseverança, Calebe, o representante da tribo de Judá (Nm 34.19), será recompensado pelo Senhor e receberá como herança a importantíssima e histórica cidade de Hebrom (Js 14.6,13,14; 15.13-18; 21.11-12).

Nesse tempo, Hebrom era a cidade mais importante dos montes da Judéia[1]. Pois, ali estavam o túmulo dos patriarcas (Gn 50.13), em Macpela, em frente a Manre, o campo, a caverna e todo o arvoredo que nele havia, e todo o limite ao redor (Gn 23.16-20; 25.9; 49:30; Atos 7.16).

Anteriormente, o nome de Hebrom era Quiriate-Arba (Gn 35:27), que significa “a cidade de Arba”, um grande homem entre os gigantes (Js 14.15).

É de Hebrom que Davi partirá na ascensão rumo ao trono do reino de Israel (2Sm 2:1-11).

[1] (CHOURAQUI, 1997, p. 134)


Bibliografia

CHOURAQUI, A. A Bíblia – No Deserto (Números). Tradução de Paulo Neves. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1997.

GARDNER, P. Quem é quem na Bíblia Sagrada. 1ª. ed. São Paulo: Editora Vida, 2005.


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Escrito por
Pr. Felipe Morais
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