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Quem foi Jeroboão, rei de Israel?

Quem foi Jeroboão? A História de Jeroboão, rei de Israel

Conhecido como Jeroboão, filho de Nebate[1], era um israelita, natural da tribo de Efraim que morava na região de Zereda. Sua mãe era uma viúva, que se chamava Zerua, esposa de Nebate (1Rs 11:26). Jeroboão significa “o povo contenderá”[2].

A revolta de Jeroboão

Foi assim que ele se revoltou contra o rei Salomão (1Rs 11:27). Jeroboão[3] era um dos mais competentes servos do rei, por isso, quando Salomão estava em Jerusalém edificando Milo e reparando as brechas da cidade de Davi, percebeu que Jeroboão era um jovem que fazia bem o seu trabalho, e  o colocou para administrar os trabalhadores forçados da casa de José[4] (1Rs 11:27,28).

Nesse período, quando Jeroboão estava saindo de Jerusalém, foi encontrado pelo profeta Aías, da cidade de Siló. Eles estavam sozinhos no campo, quando o profeta, que usava uma capa nova, rasgou a capa[5] em doze pedaços e deu dez pedaços para Jeroboão entregando a mensagem do Senhor “Eu vou rasgar o reino das mãos de Salomão, e darei dez tribos a você[6]” (1Rs 11:31,37).

A situação de Salomão e seus descendentes

Salomão – por meio de seus descendentes – ficaria apenas com a própria tribo de Judá, de onde era Davi e teria o apoio de apenas uma tribo; essa é Benjamim, onde está a cidade de Jerusalém (1Rs 11:32,36). Mas isso não aconteceria enquanto Salomão estivesse vivo, pois o reino seria tomado da mão do filho de Salomão (1Rs 11:34,35).

O profeta Aías, ainda disse que Deus faria isso, porque Salomão não andou de forma reta e abandonou ao Senhor para adorar aos falsos deuses e “se inclinou diante de Astarote, deusa dos sidônios, diante de Quemos, deus de Moabe, e diante de Moloque [Milcom][7], deus dos filhos de Amom” (1Rs 11:33; cf. 1Rs 11:7). E, por causa desses pecados, o Senhor diz que humilharia a descendência de Davi, mas não para sempre (1Rs 11:39).

Jeroboão sabia que ele não reinaria enquanto Salomão estivesse vivo. Salomão tentou matar Jeroboão, mas ele fugiu para o Egito, para o rei Sisaque, e lá permaneceu até a morte de Salomão (1Rs 11:40).

Compreendendo o contexto

Assim que soube da morte de Salomão, e que Roboão estava em Siquém para ser aclamado como rei de todo Israel, Jeroboão voltou do Egito e foi com o povo para ouvir qual seria a sentença do novo rei para o povo que pedia a redução das altas cargas tributárias e dos trabalhos forçados impostos pelo rei Salomão (1Rs 12:1-15; 2Cr 10:1-5).

Como Roboão não quis ouvir o povo e tirar um pouco desse peso, as tribos de Israel se revoltaram contra a casa de Davi e elegeram Jeroboão, filho de Nebate como rei de Israel (1Rs 12:16-20; 2Cr 10:5-17). Somente a casa de Judá – formada pelas tribos de Judá e Benjamim – seguiu Roboão (2Cr 11:12).

Roboão tenta promover uma guerra contra Jeroboão, na tentativa de resgatar essa parte do reino, mas o Senhor envia o profeta Semaías para dizer que não deveriam ir, pois foi o próprio Deus que fez isto. Então eles desistiram e voltaram para suas casas (1Rs 12:21-24; 2Cr 11.1-4).

O início do reinado de Jeroboão

O Senhor havia feito a proposta de uma aliança condicional para Jeroboão, filho de Nebate, dizendo: “Se você ouvir tudo o que eu lhe ordenar, e andar nos meus caminhos, e fizer o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu estarei com você, e lhe edificarei uma casa estável, como edifiquei para Davi, e darei Israel a você” (1Rs 11:38).

Apesar disso, Jeroboão parece não ter dado a mínima para essa grande promessa de Deus e se afundou na idolatria!

Assim como Davi se tornou modelo de um rei que era fiel a Deus, por jamais ter se curvado diante de outros deuses[8]; Jeroboão se tornou o modelo de um rei rebelde e infiel para todos os demais reis do Reino do norte – a casa de Israel[9].

As cidades fortificadas em Israel

Jeroboão fortificou a antiga cidade de Siquém[10] e passou a morar nela. Depois disso, fortificou também a antiga cidade de Penuel[11].

Jeroboão expulsa os levitas e os sacerdotes

Assim que assumiu o reino de Israel, Jeroboão expulsou os levitas e os sacerdotes (2Cr 11:13-14), temendo que eles conduzissem o povo para a adoração no Templo em Jerusalém e, assim, fizesse com que retornassem ao governo da casa de Davi. (1Rs 12:26-27; 2Cr 13-15).

Os bezerros de ouro em Betel e Dã

Jeroboão ouviu seus conselheiros e depois disso fez dois bezerros de ouro que ficavam nas cidades de Betel e Dã (1Rs 12:29,30) para que o povo não fosse até Jerusalém para adorar ao Senhor. Jeroboão então disse: “— Basta de subir a Jerusalém! Eis aqui os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês da terra do Egito!” (1Rs 12:28)

Ele usou a mesma frase que os israelitas idólatras disseram após sair do Egito, estando no deserto quando fizeram o bezerro de ouro, estando acampados ao pé do monte Sinai: “Então disseram: — São estes, ó Israel, os seus deuses, que tiraram você da terra do Egito.” (Êx 32:4)

Esses ídolos se tornaram uma pedra de tropeço para os demais reis de Israel. Por isso, muito tempo depois, o reino de Israel foi totalmente derrotado, quando foram invadidos pelos assírios que levaram o bezerro de ouro como presente para o rei da Assíria (2Rs 10:29; 17:16; Os 10:6).

Os falsos sacerdotes em Israel

Depois de expulsar os verdadeiros sacerdotes, que eram descendentes de Arão e os levitas, Jeroboão constituiu os seus próprios sacerdotes que não eram da tribo de Levi (1Rs 12:31). E sem nenhum critério espiritual, os consagrou para ministrar diante dos altares idólatras, para os ídolos em forma de bodes e de bezerros que ele mesmo tinha mandado fazer (2Cr 11:15; 13:9).

Uma festa pagã para os falsos deuses

Jeroboão literalmente criou uma nova religião que, embora buscasse referências nos moldes mosaicos, não tinha nenhuma conexão com a Lei de Deus. E, foi assim, que ele estabeleceu uma festa no décimo quinto dia do oitavo mês, aos moldes da festa realizada em Judá. Assim ele instituiu a festa para os israelitas e foi ao altar para queimar incenso em Betel (1Rs 12:32,33).

Um homem de Deus, profeta de Judá, vai até Betel

Enquanto Jeroboão fazia suas abominações, o Senhor deu ordem para um profeta de Judá, conhecido apenas como “homem de Deus” para ir até Betel. Jeroboão ainda estava em pé, junto do altar para queimar incenso e o homem de Deus clamou contra o altar dizendo:

“Ó altar, ó altar! Assim diz o SENHOR: ‘Um filho nascerá na família de Davi e se chamará Josias. Sobre você ele sacrificará os sacerdotes dos altares idólatras que agora queimam incenso aqui, e ossos humanos serão queimados sobre você’” (1Rs 13:2).

Mais de trezentos anos depois, essa profecia se cumpriu, nos dias de Josias, rei de Judá (2Rs 23:15-20; cf. 2Cr 34:5-7).

O homem de Deus ainda deu um sinal para que todos soubessem que a mensagem era inspirada pelo Senhor: “Este é o sinal que o SENHOR declarou: O altar se fenderá, e as cinzas que estão sobre ele se derramarão” (1Rs 13:3).

A mão do rei Jeroboão fica mirrada

Ouvindo isso, Jeroboão apontou o dedo para o homem de Deus e mandou prendê-lo. Mas a mão que ele tinha estendido ficou ressecada, isso é; murcha, e não voltava ao normal. Logo em seguida, o altar se fendeu e se derramaram as cinzas. Quando o rei viu isso, ficou apavorado e pediu ao homem de Deus que implorasse pelo favor de Deus, orando para que sua mão voltasse ao normal. O homem de Deus orou e implorou o favor de Deus, então a mão do rei Jeroboão voltou ao normal (1Rs 13:4-6).

O homem de Deus, profeta de Judá, sai de Betel

O rei convidou o homem de Deus para comer e receber uma dádiva. Mas, ele recusou e disse que o Senhor havia dito para não comer pão, nem mesmo beber água nesse lugar. Além disso, deveria voltar por outro caminho e ele fez assim, voltando por outro caminho (1Rs 13:7-10).

O profeta velho de Betel procura o homem de Deus, profeta de Judá

Mas, ali mesmo, na cidade de Betel, morava um profeta velho que ficou sabendo por meio de seus filhos, tudo o que o profeta de Judá, o homem de Deus, havia feito em relação o altar e ao rei. Esse profeta velho de Betel perguntou por onde o homem de Deus havia ido e, assim, ele foi procura-lo até o encontrar sentado debaixo de um carvalho (1Rs 13:11-14).

A mentira do profeta velho de Betel

O velho profeta de Betel convidou o homem de Deus para ir até sua casa comer pão, mas ele disse as mesmas palavras que havia dito ao rei Jeroboão acerca da comida e da bebida. Então o velho profeta mentindo disse: “— Também eu sou profeta como você, e um anjo me falou por ordem do SENHOR, dizendo: “Faça-o voltar com você à sua casa, para que coma e beba alguma coisa” (1Rs 13:18). E, assim, o homem de Deus voltou com o velho profeta para a casa dele, em Betel, onde comeu e bebeu (1Rs 13:19).

Enquanto ainda estavam na mesa, a palavra do Senhor veio ao profeta velho que gritou para o homem de Deus que tinha vindo de Judá e disse: “— Assim diz o SENHOR: “Você foi rebelde à palavra do SENHOR e não guardou o mandamento que o SENHOR, seu Deus, lhe havia ordenado. Você voltou, comeu e bebeu no lugar onde ele havia ordenado que você não deveria comer nem beber. Por isso, o seu cadáver não será sepultado no sepulcro dos seus pais” (1Rs 13:21-22).

A morte do homem de Deus, profeta de Judá

Após ter comido e bebido na casa do velho profeta, em Betel, o homem de Deus estava voltando para Judá montado em um jumento. Mas, no caminho, um leão o matou e seu corpo ficou estendido no chão, e o jumento e o leão ficaram parados junto ao cadáver. Alguns homens que passavam ali viram e contaram ao profeta velho (1Rs 13:23-25).

Então, o profeta velho veio buscar o corpo do homem de Deus e levou para Betel, onde o colocou em seu próprio túmulo e ali choraram por ele. Esse profeta velho também pediu aos seus filhos que ele fosse enterrado junto aos ossos do homem de Deus, pois a palavra de Deus que ele havia dito sobre o altar que estava em Betel e contra todos os altares idólatras das cidades de Samaria se cumpriria no tempo certo (1Rs 13:26-32).

A rebeldia de Jeroboão

Mesmo depois dessas coisas, Jeroboão ainda persistiu no erro e não mudou o seu mau procedimento. Ele consagrava qualquer um que quisesse ser sacerdote para os altares idólatras. Esse foi o pecado da casa de Jeroboão, que levou à queda de sua dinastia real e à sua eliminação da face da terra (1Rs 13:33,34).

Abias, filho de Jeroboão adoeceu

Jeroboão teve um filho chamado Abias que significa “Javé é (meu) pai”[12] (1Rs 14:1). Mas não se confunda com o filho de Roboão com Maaca, filha de Absalão, que também era chamado Abias (1Rs 15:2) e foi rei em Judá após a morte de seu pai, Roboão (1Rs 14:31).

Abias, filho de Jeroboão ficou muito doente (1Rs 14:1). Então, Jeroboão pediu sua esposa para se disfarçar e procurar o profeta Aías, que morava em Siló. Então ela se disfarçou e foi, levando como presentes dez pães, alguns bolos e um pote de mel, afim de saber o que aconteceria ao menino Abias. Talvez Jeroboão não sabia, mas Aías já não podia ver devido à velhice. (1Rs 14:2-4). Foi esse profeta que havia dito a Jeroboão acerca de seu reino, ainda na época de Salomão (cf. 1Rs 11:30-40).

Enquanto ela ainda estava a caminho, o Senhor falou ao profeta: “A mulher de Jeroboão está vindo para perguntar a você acerca do filho dela, pois ele está doente, e você deve responder-lhe assim e assim. Quando ela chegar, vai fingir que é outra pessoa” (1Rs 14:5).

A mulher de Jeroboão vai à casa do profeta Aías, em Siló

Quando ela chegou na porta, o profeta ouviu o ruído de seus passos e disse: “— Venha para dentro, mulher de Jeroboão. Por que você está disfarçada? Tenho duras notícias para te dar”[13] (1Rs 14:6).

O profeta Aías, o silonita, disse a ela para voltar e dizer ao rei Jeroboão uma mensagem do Senhor, Deus de Israel.

Nessa mensagem, o Senhor lembra o rei que ele era apenas um cidadão comum do povo e que Deus tirou ele dali e o colocou como chefe de Israel, quando tirou o reino da casa de Davi e entregou para Jeroboão. E apesar disso, Jeroboão não foi fiel ao Senhor como tinha sido Davi. Pelo contrário, ele fez muito pior que todos os reis que vieram antes dele. Pois, fez falsos deuses e imagens de esculturas, para provocar a ira do Senhor, virando assim as costas para Deus (1Rs 14:7-9).

O fim da descendência e da dinastia de Jeroboão

Então o Senhor prometeu que traria o mal sobre a casa de Jeroboão e eliminaria todos os homens – para que não tivesse algum herdeiro do trono – e, assim, encerrasse a dinastia desse rei perverso. Seriam mortos e descartados como esterco e, se morressem na cidade, seus corpos seriam comidos pelos cães; se morressem no campo, seus cadáveres seriam comidos pelas aves do céu. Pois, não seriam sepultados (1Rs 14:10-11).

O profeta Aías ainda disse que Deus levantaria um rei que iria eliminar a casa de Jeroboão. Isso ocorreu logo após Nebate, filho de Jeroboão ter assumido o trono por dois anos (1Rs 15:25). Baasa, da tribo de Issacar, conspirou contra ele e exterminou todos os homens da família de Jeroboão, cumprindo essa palavra do Senhor (1Rs 15:28-30).

Abias, o único homem descendente de Jeroboão que foi sepultado!

O profeta Aías disse à mulher de Jeroboão: “Volte para casa, quando você colocar os pés na cidade, o menino – Abias – morrerá e todo o Israel chorará e o sepultará. Pois ele é o único da casa de Jeroboão que será sepultado, porque nele se achou alguma coisa boa para com o Senhor, Deus de Israel, na casa de Jeroboão”[14] (1Rs 14:12,13).

Quando a mulher de Jeroboão chegou na cidade de Tirza, onde estava o menino, ele morreu. Abias foi sepultado e todo o Israel chorou, como Deus tinha falado por meio do seu servo, o profeta Aías, de Siló (1Rs 15:17,18).

O destino da Casa de Israel

Por causa dos pecados cometidos pelo povo que seguiu as abominações feitas por Jeroboão, Deus prometeu abandonar Israel e retirá-los daquela terra. O Senhor disse que iria espalhar o povo de Israel para além do rio Eufrates, porque eles provocaram a ira do Senhor com os postes ídolos feitos para a deusa Aserá (1Rs 14:15-16).

Jeroboão contra a Casa de Davi

A Bíblia diz que Jeroboão nunca esteve em paz com a casa de Davi. Assim, Roboão e Jeroboão sempre estiveram em guerra. (1Rs 14:30; 2Cr 13:3) e, mesmo após a morte de Roboão, seu filho Abias fez guerra contra Jeroboão durante todos os anos de sua vida (1Rs 15:6,7).

A morte de Jeroboão

Abias, o filho de Roboão, estava reinando em Judá após a morte de seu pai (1Rs 14:31; 2Cr 12:16). Ele começou a reinar no décimo oitavo ano de Jeroboão (1Rs 15:1; 2Cr 13:1). Durante esse período, o reino de Jeroboão se enfraqueceu e não restaurou mais o seu poder porque Abias, filho de Roboão, perseguiu Jeroboão e tomou as cidades de Betel[15], Jesana[16] e Efrom[17], com as suas vilas (2Cr 13:19). Então, dois anos após a morte de Abias, “o SENHOR feriu Jeroboão, e ele morreu” (2Cr 13:20).

Outros detalhes da vida de Jeroboão

Acerca das demais atividade de Jeroboão, como guerreou e como reinou, tudo isso ficou registrado no antigo Livro da História dos Reis de Israel. Jeroboão reinou por vinte e dois anos; e morreu deixando o reino para Nadabe, seu filho (1Rs 14:19-20).


Notas de Rodapé:

  • [1] As referências a Jeroboão, filho de Nebate (1Reis 11:26; 12:2,15; 15:1; 16:3,25,31; 21:22,53; 2Reis 3:33; 9:9; 10:29; 13:2,11; 14:24; 15:9,18,24,28; 17:21; 23:15; 2Crônicas 9:29; 10:2,15; 13:6).
  • [2] Jeroboãoיָרָבְעָם  Yarobʿam, significa “o povo contenderá” (cf. STRONG h3379).
  • [3] Atenção: Não confunda esse Jeroboão, filho de Nebate (da tribo de Efraim) que foi o primeiro rei depois da divisão do Reino de Israel, com o décimo terceiro rei da Casa de Israel também chamado Jeroboão, filho de Jeoás (2Rs 14:23; Oséias 1:1; Amós 1:1; 7:9-11). Esse Jeroboão, filho de Jeoás, foi quem reestabeleceu os limites do território de Israel como na época de Salomão (1Rs 8:65), desde a entrada de Hamate até ao mar da Planície, de acordo com o que Deus tinha dito por meio do profeta Jonas, filho de Amitai (2Rs 14:25; cf. Jonas 1:1), que era da cidade de Gate-Hefer, na terra de Zebulom (Josué 19:10-13).
  • [4] Esses homens eram assalariados. Salomão não obrigou nenhum israelita a trabalhar como escravo. (1Reis 9:15,20,21,22; cf. 2Crônicas 8:8), pois era proibido pela Lei de Moisés (Levítico 25:39-43). E, por isso, Neemias repreendeu alguns judeus que retornaram da Babilônia com essa prática (Neemias 5:1-12).
  • [5] Ao rasgar a capa, o profeta Aías faz um ato semelhante ao que ocorreu quando Saul rasgou a capa de Samuel: “Virando-se Samuel para se ir, Saul o segurou pela orla do manto, e este se rasgou. Então, Samuel lhe disse: O SENHOR rasgou, hoje, de ti o reino de Israel e o deu ao teu próximo, que é melhor do que tu.” (1 Samuel 15:27-28)
  • [6] Tradução livre de (1Rs 11:31).
  • [7] De acordo com Champlin (2018, p. 1106;1139), “Milcom” era também conhecido como “Moloque”. Compare em 1Rs 11 os versos 7 e 33.
  • [8] Davi, filho de Jessé, o modelo de rei que teme ao Senhor (1Rs 11:6,13,32,34,36,38; 14:8: 15:3-5,11; 2Rs 14:3; 16:2; 18:3; 22:2).
  • [9] Jeroboão, filho de Nebate, o modelo de um rei idólatra (1Rs 16:3,26,31; 21:22; 22:53; 2Rs 3:3; 9:9; 10:29; 13:2,11; 14:24; 15:9,18,24,28; 17:21; 23:15).
  • [10] Siquém é uma cidade na região montanhosa de Efraim (1Rs 12:25). Nesse tempo, Siquém se tornou a capital do Reino de Israel, que também passou a ser chamado de “Samaria” (1Rs 13:32). No Novo Testamento, Siquém é a mesma cidade que estava localizada em Samaria chamada “Sicar” (João 4:5). Foi no arredores dessa cidade que Jesus Cristo se encontrou com a mulher samaritana.
  • [11] Penuel פְּנוּאֵל Penû’el  ou פניאל Peniy’el significa “a face de Deus” (cf. STRONG h6439). Jacó deu àquele lugar o nome de Peniel, pois disse: “Vi Deus face a face, e a minha vida foi salva.” (Gênesis 32:30).
  • [12] Jeroboão אֲבִיָּה ’Abiyah, significa “Javé é (meu) pai” (cf. STRONG h3379).
  • [13] Tradução livre de (1Reis 14:6)
  • [14] Tradução livre de (1Rs 14:12,13).
  • [15] Betel, a antiga cidade chamada Luz (cf. Gn 28:19; 35:6; Jz 1:23).
  • [16] Jesana יְשָׁנָה Yeshanah significa “depósito” (cf. STRONG h3466).
  • [17] Efrom, era filho de um heteu (ou hitita) chamado Zoar. Abraão comprou de Efrom, um campo em Macpela, junto aos carvalhais de Manre (que é Hebrom), para sepultar Sara. Nesse local foram sepultados Abraão e Sara; Isaque e Rebeca; Jacó e Lia (ou Léia) – (Gn 23:1-20; 25:9; 49:29-32; 50:13).

Bibliografia

BÍBLIA SAGRADA. Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

CHAMPLIN, R. N. Novo Dicionário Bíblico Champlin: ampliado e atualizado. São Paulo: Hagnos, 2018.

STRONG, J. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.

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Escrito por
Pr. Felipe Morais
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