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Gênesis 46 – Jacó desce ao Egito

A terra de Ramessés – terra de Gósen – é o campo fértil para o crescimento da nação de Israel

Vamos analisar juntos cada porção desse capítulo? (Gênesis 46:1-34)

v1. E partiu Israel com tudo quanto tinha, e veio a Berseba, e ofereceu sacrifícios ao Deusde seu pai Isaque.

Israel – Quando Jacó toma uma atitude espiritual ele sempre é chamado pelo nome de Israel.

Tudo quanto tinha – aqui, devemos considerar que, além de sua descendência contada na lista a seguir (versículos 8 a 27), Jacó também levou consigo todos os seus servos. Essa expressão inclui também todos os seus animais e bens.

Berseba –(hb. Beér Sheba) Um lugar de culto instituído por Abraão quando plantara sua tamargueira (Gn 21.33). Tendo partido muito tempo atrás de Berseba em direção a Harã, Jacó torna a passar por lá antes de uma nova aventura no Egito (Gn 28.10)[1]. Ficava a 40 km de Manre, onde Jacó vivia. Aqui Deus falou com Agar (Gn 21.14-17); Abraão fez um juramento com Abimeleque, rei de Gerar, na terra dos filisteus (Gn 21.31,32), plantou uma tamargueira e invocou o Nome do Senhor (Gn 21.33), habitou em Berseba (Gn 22.19);…

O Deus de Isaque – Isaque estava em Berseba quando o YHWH lhe apareceu numa noite e lhe disse: “Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo” (Gn 26.23,24). Logo, Abraão está implícito na citação ao patriarca Isaque.

YHWH O “Y-H-W-H” O nome pessoal do Deus de Israel é escrito nas Escrituras em hebraico com quatro consoantes YHWH(em hb.) que é conhecido como Tetragrama Sagrado.

v2. E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui.

Visões de noite – O Senhor já havia falado por meio de sonhos a Jacó em Gênesis 28.12 e 31.11, e com Abraão em Gênesis 15.1,2.

Jacó, Jacó! – a dupla chamada tem algo imperativo que não deixa lugar para escapatórias. Do mesmo modo, chamou Abraão para o sacrifício (Gn 22.11); chamará para seu serviço Moisés (Êx 3.4); e depois Samuel (1Sm 3.4);[2] também “Marta, Marta” (Lc 10.41), e “Saulo, Saulo” (At 9.4).

Eis-me – é a resposta espontânea dos servos chamados por Deus, Abraão, Moisés, Samuel, Isaías (Is 6.8). Todos foram vencidos pela chamada que lhes dava o impulso bastante forte para liberá-los de todos os vínculos e projetá-los para frente, no além de seu destino. Eles responderam ao “Eis-me” primordial de YHWH (Gn 9.9).

v3,4. E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação.

E descerei contigo ao Egito, e certamente te farei tornar a subir, e José porá a sua mão sobre os teus olhos.

NÃO TEMAS – (Não tenha medo, não tremas!) – Talvez Jacó tenha se lembrado de que seu avô, Abraão, havia enfrentado sérios problemas no Egito (Gn 12.10-20). E quando Isaque, o pai de Jacó, estava a caminho do Egito, o Senhor o impediu de ir para lá (Gn 26.1,2). Mesmo estando José com toda a autoridade sobre aquela terra, Jacó preferiu antes, fazer um altar ao Senhor Deus. Sabendo Jacó que a promessa de Deus feita a Abraão incluía um período de sofrimento e angústia (Gn 15.13), talvez fosse esse o motivo de tremer tanto. Mas o nosso Deus o confortou com as mesmas palavras – Não temas – ditas anteriormente a seu pai Isaque (Gn 26.24) e, posteriormente dita por Moisés a todo o povo de Israel (Dt 1.21; 31.8); pelo próprio YHWH a Josué (Js 1.9; 8.1); a Gideão (Jz 6.23); por Boaz a Rute (Rt 3.11); Davi a Abiatar (1Sm 22.23); a Elias (2Rs 1.15); a Davi (1Cr 22.13); a Salomão (1Cr 28.20); a Acaz (Is 7.4); aos israelitas (Is 10.24; 40.9; 41.10; 54.4; Jr 30.10; 46.27,28); a Ezequiel (Ez 2.6; 3.9); a Jerusalém (Sf 3.16); a José (Mt 1.20); a Zacarias (Lc 1.13); a Maria (Lc 1.30); a Paulo (At 18.9,27.24); e a João (Ap 1.17).

Eu sou Deus, o Deus de teu pai – Isaque, o pai de Jacó, também teve profundas experiências com Deus nesse lugar! Pois, foi o local onde Isaque morou (Gn 22.19), ficou ali após o casamento com Rebeca, o nascimento de seus dois filhos gêmeos; Esaú e Jacó, e só saiu de lá quando houve fome na terra (Gn 26.1) indo para Gerar. Ao retornar para Berseba teve a visão de YHWH onde recebeu a promessa que estava sobre Abraão, seu pai, edificou um altar, invocou o Nome do Senhor, armou ali sua tenda, seus servos cavaram poços, fez aliança com Abimeleque, rei de Gerar, encontrou água num dos poços e o chamou de Seba (Gn 26.23-33).

Descerei contigo – Na cultura antiga os “deuses” estavam restritos à sua região ou território exatamente como agem os demônios (ver Marcos 5:10). Aqui vemos que YHWH, o Deus de Israel não está restrito a Canaã ou qualquer outro lugar, uma vez que toda a Terra e sua Plenitude é dEle (1Co 10.26,28; Lv 25.23, Sl 83.18) o que Ele advertiu aos israelitas quando lhes fez a proposta para a Antiga Aliança (Êx 19.5).

Certamente – Nosso Deus vela pela sua palavra para cumpri-la! (Jr 1.12)

V5-7. Então levantou-se Jacó de Berseba; e os filhos de Israel levaram a seu pai Jacó, e seus meninos, e as suas mulheres, nos carros que Faraó enviara para o levar. E tomaram o seu gado e os seus bens que tinham adquirido na terra de Canaã, e vieram ao Egito, Jacó e toda a sua descendência com ele;

Os seus filhos e os filhos de seus filhos com ele, as filhas, e as filhas de seus filhos, e toda a sua descendência levou consigo ao Egito.

Certamente temos aqui uma lista muito maior que 70 ou 75 pessoas, pois inclui – como explicado no versículo 1 – todos os filhos e filhas, netos e netas, além de todos os demais descendentes (bisnetos, talvez) e os servos e servas com seus filhos (servos eram contados como “bens”).

v8-27. E estes são os nomes dos filhos de Israel, que vieram ao Egito, Jacó e seus filhos [ … ][3] Todas as almas que vieram com Jacó ao Egito, que saíram dos seus lombos, fora as mulheres dos filhos de Jacó, todas foram sessenta e seis almas. E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram duas almas. Todas as almas da casa de Jacó, que vieram ao Egito, eram setenta.

Todas as almas…, que saíram dos seus lombos,… sessenta e seis … setenta – A expressão “sair dos lombos” refere-se à descendência direta ou por meio de seus filhos, netos, etc., (ver Hebreus 7.5-10). Mais à frente vamos exibir uma tabela detalhando a contagem das pessoas.

DINÁ – Foi a única filha de Jacó a ser mencionada por nome, embora devesse haver outras (ver Gên. 46.7).[4] Contudo, tais “filhas” podem referir-se às noras.

Figura 1 – Lista de Gênesis 46.8-27

A citação de 70 almas está de acordo com Gênesis 46.27 e Deuteronômio 10.22, que não constam os filhos de Manassés que nasceram no Egito (ver Números 26:29).

Esse número 70 conservado aqui no Pentateuco/Torah tem um simbolismo muito grande, pois a lista dos hebreus que “descem” ao Egito compreende aqui 70 nomes, número tipológico que corresponde ao número dos povos no Gênesis 10: em face das 70 nações ser erguem os 70 filhos de Israel (Dt 32.8); tipologia semelhante ocorre com Gideão e seus 70 filhos (Jz 8.3); numa simbologia da ira sobre as nações, temos Acabe e seus 70 filhos que foram mortos, decepados e suas cabeças colocadas em dois montões (2Rs 10.1,6,7).

Observe que dos 12 filhos de Jacó forma-se o total de 70 pessoas. Agora veja que coisa linda quando chegarmos ao estudo de – Êxodo 15.27 – onde veremos 12 fontes de água alimentando 70 palmeiras! Agora leia (João 7.38,39; João 4.14) e entenda que é o Povo de Deus que tem o dever de “alimentar as nações” (Mateus 28.19,20) com a água (Efésios 5:26), a Palavra de Deus!

Importante ? Em Atos 7 o diácono Estêvão cita 75 almas* que vieram com Jacó:

‘E José mandou chamar a seu pai Jacó, e a toda a sua parentela, que era de setenta e cinco almas.” – (Atos 7.14)

Segundo comentaristas bíblicos, Estêvão cita a LXX – a versão dos setenta – conhecida com “Septuaginta”. Sendo assim, Estêvão cita a Septuaginta em Gênesis 46.20, onde Maquir, Gileade, Sutela, Taã e Éden[5], filhos de Manassés e Efraim, são alistados, perfazendo 75 almas.[6]

“Todas as almas que vieram com Jacó ao Egito, que saíram dos seus lombos, fora as mulheres dos filhos de Jacó, todas foram sessenta e seis almas. E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram duas almas. Todas as almas da casa de Jacó, que vieram ao Egito, eram setenta.” – (Gênesis 46.26,27).

Assim temos:

Figura 2 – Lista das 75 pessoas citadas por Estêvão em Atos 7.14 – aiinb.com

# Detalhe importante: Tanto os manuscritos do mar Morto quanto a Septuaginta citam setenta e cinco (75).

O que seria a LXX (Septuaginta) – também conhecida como a Versão dos Setenta?

Trata-se de uma tradução feita por 70 ou 72 rabinos judeus na cidade de Alexandria por solicitação de Ptolomeu[7], o rei do Egito. A datação é similar à dos manuscritos do mar Morto.

Para ter-se uma ideia, a Septuaginta é muito mais antiga que o Texto Massorético que data do séc. IV d.C., numa distância cerca 7 séculos!

A tradução ficou conhecida como a Versão dos Setenta (ou Septuaginta, palavra latina que significa setenta, ou ainda LXX), pois setenta[8] ou setenta e dois[9] rabinos (seis de cada uma das doze tribos) trabalharam nela e, segundo a tradição, teriam completado a tradução em setenta e dois dias [10]. A Septuaginta, que data sua formação entre 300-100 a.C.[11], é a versão clássica da Bíblia hebraica para os cristãos de língua grega desde o século I e foi usada como base para diversas traduções da Bíblia.

v28. E Jacó enviou Judá adiante de si a José, para o encaminhar a Gósen; e chegaram à terra de Gósen.

A terra de Gósen – Essa era a melhor porção de toda a terra do Egito, a terra de Ramessés, também chamada de terra de Gósen (Gn 46:29; 47:6,11).

Judá como guia – É interessante notar que, como José, já se encontrava no Egito, Jacó não enviou adiante de si a Rúben, seu primogênito segundo a carne, mas Judá, de onde nasceria o Cristo (gr.), o Messias (hb.). Aqui, Judá parece assumir uma figura messiânica onde, ainda que por tipologia “conduz seu povo ao caminho certo” e parte como um guia. Os rabis observam que Goshen (Gósen) tem o mesmo valor numérico que Meshiah (Messias): 358. Não por acaso José e Judá estão relacionados à grande bênção e providência de Gósen. Pois num certo sentido, o Messias tanto é conhecido como filho de José(Lc 3.23; 4.22; Jo 1.45; 6.42), quanto filho deDavi(Mt 1.1,20; 9.27; Mc 10.47), que é da descendência de Judá(Hb 7.14; Ap 5.5).

v29. Então José aprontou o seu carro, e subiu ao encontro de Israel, seu pai, a Gósen. E, apresentando-se-lhe, lançou-se ao seu pescoço, e chorou sobre o seu pescoço longo tempo.

Joséaprontou o seu carro – é interessante observar que não foi algum dos muitos servos de Faraó a cargo de José que arriaram a carruagem. Pasmem! Foi o próprio José quem fez isso! Tamanha era sua felicidade, senso de urgência, responsabilidade pessoal e prontidão. Assim como fez seu “pai” Abraão tempos atrás quando foi oferecer Isaque em sacrifício, a Bíblia diz que o próprio Abraão carregou seu jumento na presença dos seus servos (Gn 22.3) afinal, ambos, teriam uma grandiosa experiência pessoal.

José chorou por longo tempo – pela quinta vez vemos José chorando! José e Jacó encontraram-se em Gósen pela primeira vez em 22 anos. José estava então com 39 anos e Jacó, com 130 (Gn 46.28-30).[12]

v30. E Israel disse a José: Morra eu agora, pois já tenho visto o teu rosto, que ainda vives.

Morra eu agora… já tenho visto o teu rosto – Mais uma vez José aparece como uma figura tipológica do Messias! É maravilhoso notar que a mesma reação teve Simeão quando pegou o menino Jesus nos braços. Para sua degustação e deleite desse banquete espiritual vou fazer questão de deixar aqui esse lindo trecho!

Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei, ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; pois já os meus olhos viram a tua salvação(Yeshua), a qual tu preparaste perante a face de todos os povos; luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel. (Lucas 2.25-32).

v31-34. Depois disse José a seus irmãos, e à casa de seu pai: Eu subirei e anunciarei a Faraó, e lhe direi: Meus irmãos e a casa de meu pai, que estavam na terra de Canaã, vieram a mim!

E os homens são pastores de ovelhas, porque são homens de gado, e trouxeram consigo as suas ovelhas, e as suas vacas, e tudo o que têm.

Quando, pois, acontecer que Faraó vos chamar, e disser: Qual é o vosso negócio?

Então direis: Teus servos foram homens de gado desde a nossa mocidade até agora, tanto nós como os nossos pais; para que habiteis na terra de Gósen, porque todo pastor de ovelhas é abominação aos egípcios.

Todo pastor de ovelhas é abominação aos egípcios – é interessante notar que ainda há muitos “egípcios” que detestam os verdadeiros pastores! Contudo, vemos um benefício onde o povo de Deus certamente viveria como um povo separado e distinto, dado que os hebreus eram pastores, e pastores era uma abominação aos egípcios (Gn 43.32; 46.34). Desse modo não haveria casamentos inter-raciais. Em Canaã, isso já estava acontecendo, tanto que Simeão se casara com uma mulher cananeia (Gn 46.10).[13]

Que bom que você leu até aqui. Continue a meditar nas Escrituras!

Esperamos que esse estudo tenha sido uma bênção para você.

Ore por nós para que possamos fazer mais materiais como esse!

Pr. Felipe Morais

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TEMA: CURSO BÍBLICO ONLINE – Gênesis 46

MATERIAL ELABORADO POR: Pr. Felipe Morais

CONTEÚDO TEOLÓGICO SUPERVISIONADO POR: Pr. Rafael Mikio Ikeda Naka

Elaborado em 12 de Outubro de 2019

BIBLIOGRAFIA

[1] CHOURAQUI, André, Bíblia. A.T. Gênesis – No Princípio / tradução [para o francês] e comentários de André Chouraqui; tradução para o português, Carlito Azevedo. (Coleção Bereshit) – Rio de Janeiro: Imago Ed., 1995. Comentário Gênesis 46.1, pág. 476.

[2] Ibid. Comentário Gênesis 46.2, pág. 477

[3] Os versículos 9 ao 25 foram omitidos com propósito de agilizar o estudo, Os nomes citados nesse trecho encontram-se na Tabela a seguir. Porém, há detalhes importantes no trecho omitido que podem sanar algumas possíveis dúvidas.

[4] CHAMPLIN, Russell Norman, O Antigo Testamento Interpretado: versículo por versículo: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, volume 1 / por Russell Norman Champlin., – 2 Ed – São Paulo: Hagnos, 2001. Comentário Gênesis 46.15, pág. 276.

[5] Aqui o comentarista cita Éden, porém, onde pude perceber, a Bíblia em português cita Bequer (cf. Números 26.35)

[6] DAKE, Fini Jennings, Bíblia Dake, CPAD/Atos, Rio de Janeiro, 2009. Comentário Atos 7.14, pág. 1747.

[7] IRENEU DE LIÃO, Contra as Heresias, São Paulo, Paulus, 1995. Pág. 195.

[8] EUSÉBIO de Cesaréia. História Eclesiástica, São Paulo, Novo Século, 2002, pág. 108,109

[9] Septuaginta: (Guia histórico e literário) / Esequias Soares, São Paulo: Hagnos, 2009, pág. 15,16.

[10] JOSEFO, Flávio, História dos Hebreus, CPAD, Rio de Janeiro, 2004. Livro Décimo Segundo, Capítulo 2, Pág. 520 a 530.

[11] SOARES, Esequias, SEPTUAGINTA: (Guia histórico e literário), São Paulo: Hagnos, 2009, pág. 15,16.

[12] WILLMINGTON, Dr. Harold L., Guia de Willmington para a Bíblia, Volume I. Rio de Janeiro Central Gospel, 2015, pág. 54.

[13] Ibid., pág. 51.

Escrito por
Pr. Felipe Morais
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