Buscar

Números 8 – A CONSAGRAÇÃO: Purificação e Apresentação dos Levitas

Números 8 – A CONSAGRAÇÃO: Purificação e Apresentação dos Levitas

Esse capítulo fala rapidamente acerca das luzes da menorah (candelabro) e logo em seguida dedica-se a explanar sobre a consagração dos levitas ao ministério!

As sete lâmpadas do candelabro

O SENHOR orienta o sumo sacerdote Arão para que coloque as lâmpadas do castiçal de forma que possa iluminar logo à frente. Muito provavelmente havia alguma forma de refletores como hoje existe nas lanternas dos carros, afim de direcionar a luz proveniente das chamas:

O Senhor disse a Moisés: — Fale a Arão e diga-lhe: Quando você colocar as lâmpadas, seja de tal maneira que as sete venham a iluminar o espaço diante do candelabro. E Arão fez assim: colocou as lâmpadas para que iluminassem o espaço diante do candelabro, como o Senhor havia ordenado a Moisés. O candelabro era feito de ouro batido desde o seu pedestal até as suas flores. Segundo o modelo que o Senhor havia mostrado a Moisés, assim ele fez o candelabro. – Números 8:1-4

Essas lâmpadas deveriam estar posicionadas de forma a iluminar a Mesa dos Pães da Proposição que ficava logo à frende da Menorah.

Você pode ver mais sobre a Menorah (Castiçal) no vídeo: Êxodo 25 – Menorah, Castiçal, Candelabro, Candeeiro

A Purificação e a Apresentação dos Levitas

Daqui para frente esse capítulo se dedica a falar detalhadamente acerca da cerimônia de apresentação dos Levitas (Nm 8.5-22), que consistia em:

  • Moisés deve aspergir sobre eles a água da expiação (essa era a água purificadora das cinzas da novilha vermelha de Números 19).
  • Os levitas deveriam raspar com navalha todo o pelo do corpo (exatamente como nos casos dos Leprosos descritos em Levítico 13 e Levítico 14) lembrando que a “lepra” podia contaminar pessoas, casas e roupas – Levítico 13 – A LEPRA nas Pessoas, nas Casas e nas Vestes)
  • Deveriam lavar suas roupas e se purificar (também como nos casos dos leprosos).
  • Tomarão 1 novilho (para holocausto – ver Levítico 1) com a sua oferta de manjares de flor de farinha(farinha de trigo) amassada com azeite;
  • Outro novilho (para oferta pelo pecado – ver Levítico 4) para expiação do pecado;
  • Moisés deveria reunir os levitas em frente à Tenda Sagrada;
  • Moisés deveria reunir toda a Congregação todo o Israel;
  • Os filhos de Israel  porão as mãos sobre os levitas (a congregação de Israel realiza esse ato por meio dos seus representantes: os príncipes das tribos e os anciãos);
  • Arão (o sumo sacerdote) apresentará os levitas ao Senhor como oferta movida;
  • Os levitas serão para servirem no ministério do Senhor;
  • Os levitas colocarão as mãos sobre a cabeça dos novilhos;
  • Moisés sacrifica 1 novilho para Expiação do pecado e;
  • E o outro novilho para Holocausto ao Senhor para fazer expiação pelos levitas;
  • Moisés deve colocar os levitas diante de Arão (o sumo sacerdote) e os oferecer por oferta movida ao Senhor;
  • Assim serão separados(santos) os levitas dos demais filhos de Israel para que sejam do Senhor.
  • Depois disso, os levitas entrarão para fazerem o serviço da Tenda do Encontro.

Por que os Levitas foram tomados em lugar dos Primogênitos de Israel?

Pouco antes do SENHOR anunciar os termos do seu Pacto com o povo de Israel através dos Dez Mandamentos em Êxodo 20, Ele havia feito uma proposta para os israelitas em  Êxodo 19 na condição de que se fossem fiéis ao acordo, se tornariam um reino sacerdotal e uma nação santa. Se isso ocorresse, de fato, todas as 12 Tribos seriam sacerdotes!

“Agora, pois, SE ouvirem atentamente a minha voz e guardarem a minha aliança, vocês serão a minha propriedade peculiar dentre todos os povos. Porque toda a terra é minha, e vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa.” São estas as palavras que você falará aos filhos de Israel.” Êxodo 19.5,6

Sim, essa foi a proposta foi condicional; (“SE” ouvissem e guardassem a Aliança): eles seriam um Reino Sacerdotal onde todas as Doze Tribos teriam seus filhos primogênitos como sacerdotes diante de Deus [pois todos os primogênitos dentre os filhos de Israel são do Senhor – Êx 13.2,12,13,15; Nm 3.13,41; 8.17,18; Lc 2.23], para instruir todas as nações do mundo! Mas, infelizmente, os israelitas não demoraram nem um pouco para se mostrarem infiéis. Ali mesmo, aos pés do monte Sinai, lemos em Êxodo 32 que todas as tribos de Israel se corromperam com o ídolo; o Bezerro de Ouro quebrando com impressionante rapidez, o primeiro mandamento de YHWH:

“Não tenha outros deuses diante de mim. — Não faça para você imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não adore essas coisas, nem preste culto a elas, porque eu, o Senhor , seu Deus, sou Deus zeloso…” (Êxodo 20.3-5)

É claro que houveram homens de outras tribos que não se prostraram diante do Bezerro de Ouro; por exemplo, Josué – que estava a uma certa altura do monte Horebe nesse momento. Contudo, em todas as tribos haviam homens infiéis.

Diante dessa apostasia, Moisés convoca aqueles remanescentes, que foram fiéis ao Senhor e apenas os Levitas (i.e., a Tribo de Levi) se dispuseram a estar ao lado do Deus Vivo!

“[Moisés] pôs-se em pé à entrada do arraial e disse: — Quem é do Senhor venha até mim. Então se juntaram a ele todos os filhos de Levi […] E os filhos de Levi fizeram segundo a palavra de Moisés e, naquele dia, morreram uns três mil homens. Pois Moisés tinha dito: “Consagrem-se hoje ao Senhor, cada um contra o seu filho e contra o seu irmão, para que hoje Deus lhes conceda uma bênção.” Êxodo 32.26,28,29

A partir de então, ao invés das 12 Tribos instruir às demais nações; eles precisavam ser instruídos na Lei de Deus por meio de apenas uma de suas tribos – a tribo de Levi. E, foi por isso que os Levitas foram tomados em lugar dos primogênitos de Israel.

A proposta rejeitada por aquela geração de Israel no Antigo Testamento se cumpriu na Nova Aliança sobre a Igreja por meio de todos os que receberam a promessa feita a Abraão por meio de seu Descendente: Cristo!

Falando sobre isso, o apóstolo Pedro diz à Igreja:

“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” 1 Pedro 2.9

Qual a relação da Lepra com a Purificação dos Levitas aqui?

A cerimônia da consagração dos Levitas, inicia-se com a água purificadora, que era usada quando alguém tinha contato com mortos. Lembre-se que os Levitas foram tomados em lugar dos Primogênitos dos filhos de Israel.

Os Levitas haviam se aproximados dos “mortos” espirituais (pois a idolatria é considerada “sacrifício dos ídolos mortos” em Salmo 106.28) e também os que foram “mortos”, quando eles mesmos foram instrumentos de Deus para ferir os infiéis no evento do Bezerro de Ouro – Êxodo 32.25-29

Esses primogênitos estavam “contaminados” pelo pecado e, por isso, foram substituídos pelos Levitas.

A Lepra representa o pecado, e assim, foi necessário aos Levitas, além da água purificadora, realizarem também uma cerimônia similar ao da purificação dos Leprosos!

O Período de Trabalho dos Levitas

O Senhor disse ainda a Moisés: — Isto é o que diz respeito aos levitas: da idade de vinte e cinco anos para cima entrarão, para fazerem o seu serviço na tenda do encontro; mas a partir da idade de cinquenta anos deixarão de estar a serviço e não mais servirão; porém ajudarão os seus irmãos na tenda do encontro, no que diz respeito ao cargo deles; não terão mais serviço. Assim você fará com os levitas quanto aos seus deveres. Números 8.23-26

Originalmente, os Levitas entravam para o trabalho aos 30 anos e serviam até aos 50 anos. Porém, ao longo do tempo a idade inicial foi sendo alterada de acordo com a necessidade. Veja mais detalhes sobre isso no vídeo: Quando os Levitas iniciavam o Ministério? Aos 20, 25 ou 30 anos? E porquê?

Quer ver tudo explicadinho? Veja os vídeos ao final desse artigo:

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/

✓ Se Inscreva em nosso Canal no YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/CursoBiblicoOnlineTeologia
✓ Se Inscreva em nosso Canal de DEVOCIONAL: https://www.youtube.com/c/DevocionalBiblicoOnline
✓ Nossa página no INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cursobiblicoonline
✓ Siga no TWITTER: https://twitter.com/prfelipemorais

✓ Nosso Canal no TELEGRAM: https://t.me/cursobiblicoonline
✓ Ouça os estudos em áudio em Podcast: https://www.cursobiblicoonline.com.br/podcasts-audios/

Escrito por
Pr. Felipe Morais
Comente