Buscar

O SATANISMO EM ISRAEL

Isaías 48:1 – Escutem isto, casa de Jacó, vocês que se chamam pelo nome de Israel e saíram da linhagem de Judá, vocês que juram pelo nome do Senhor e confessam o Deus de Israel, mas não em verdade nem em justiça.

Levítico 17.7 diz: “Nunca mais oferecerão os seus sacrifícios aos demônios, com os quais eles se prostituem; isso lhes será por estatuto perpétuo nas suas gerações.”

A ordem de Deus é clara; que eles “Nunca mais ofereçam sacrifícios aos demônios”.

Isso significa que, eles haviam sacrificado aos demônios.

Um exemplo disso é o Bezerro de Ouro ao pé do monte Sinai justamente durante a proclamação da Aliança entre Deus e Israel. Ali ocorreu uma traição absurda ao único Deus que diz: “— Não tenha outros deuses diante de mim. — Não faça para você imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. (Êxodo 20.3,4)

Por fim, Moisés declara a rebeldia de Israel: (Deuteronômio 32:16-17) – “Com deuses estranhos o provocaram a zelos; com abominações o irritaram. SACRIFÍCIOS OFERECERAM AOS DEMÔNIOS, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais.”

Por isso, ao entrar na terra prometida, Josué repreende o povo dizendo: “— Agora, pois, temam o Senhor e o sirvam com integridade e com fidelidade. Joguem fora os deuses que os pais de vocês serviram do outro lado do Eufrates e no Egito e sirvam o Senhor. Mas, se vocês não quiserem servir o Senhor , escolham hoje a quem vão servir: se os deuses a quem os pais de vocês serviram do outro lado do Eufrates ou os deuses dos amorreus em cuja terra vocês estão morando. Eu e a minha casa serviremos o Senhor.” (Josué 24.14,15)

O povo diz querer seguir a Deus, então Josué continua…

“Então Josué disse ao povo: — Vocês não poderão servir o Senhor , porque é Deus santo, Deus zeloso, que não perdoará a transgressão e os pecados de vocês. Se abandonarem o Senhor e servirem deuses estranhos, ele se voltará contra vocês, e lhes fará mal, e os destruirá, depois de lhes ter feito bem.” (Josué 24.19,20)

Então o povo disse a Josué: — Não! O que queremos é servir o Senhor . Josué disse ao povo: — Vocês são testemunhas contra vocês mesmos de que escolheram o Senhor para o servir. E eles disseram: — Sim, somos testemunhas. E Josué continuou: — Agora, pois, joguem fora os deuses estranhos que há no meio de vocês e inclinem o coração ao Senhor , Deus de Israel. O povo disse a Josué: — Ao Senhor , nosso Deus, serviremos e obedeceremos à sua voz. Assim, naquele dia, Josué fez aliança com o povo e lhes deu estatutos e juízos em Siquém.” (Josué 24:21-25)

Mas, será que o povo foi fiel? Não… infelizmente essa rebelião foi permanente. Tendo poucos momentos de reformas e despertamento….

“Alguns escritos encontrados entre os pergaminhos de Qunrã dão a entender que no período pós-exílico os judeus teriam praticado a astrologia”. (COLEMAN, 2017, p. 303)

Entre advertências e denúncias temos vários trechos nas Escrituras. Aqui listamos os principais: (Levítico 17.7; 18.21; 20.1-7; Deuteronômio 32.16,17; Juízes 5.8; 2Rs 16.3,4; 17.16-19; 2Crônicas 11.15; Salmo 106.37; Isaías 57.3-7; Jeremias 7.30,31; 19.13; 32.34,35; Ezequiel 16.20,21; 20.31; 23.37-39; Sofonias 1.4-6)

Em Atos 7.41-43 o mártir Estêvão denuncia o que estava em Amós 5.25-27 sobre como os israelitas haviam criado para adorarem uma imagem da Estrela de Renfã (essa referência está como na LXX “Septuaginta) e o tabernáculo de Moloque que rivalizava com o Tabernáculo do Testemunho.

A serpente que Deus mandou Moisés erguer no deserto (Nm 21.9) que simbolizava Cristo (João 3.14,15) foi distorcida em sua mensagem e passou a ser adorada pelos israelitas sendo batizada de “Neustã” (2Rs 18.4). Esse nome “Neustã” é uma fusão de “Nachash”, que significa “serpente” com “Tanniyn”, “dragão”; assim eles estavam literalmente adorando a Satanás.

Grande parte dos reis em Israel e Judá levaram o povo a adoração de demônios (1Coríntios 10.19-22), como por exemplo Salomão (1Rs 11.33). Poucos foram os reis que buscaram levar o povo para perto do Senhor e reestabelecer o culto ao único Deus verdadeiro. Josias foi um dos poucos que buscou fazer isso (leia 2Reis 23.4-14).

O Senhor sempre alertou para que eles não adorassem ao “exércitos do céus” (Dt 4.19), mas devido à rebeldia, foi exatamente o que aconteceu (2Rs 21.1-9; 2Cr 33.1-9). Não só ao “exército” como àquela que eles chamavam de “Rainha dos céus” (Jeremias 44.18-25).

Eles se afastaram do Senhor e atraíram o oposto para si, levantando o Tabernáculo a Moloque uma divindade mitológica que exigia sacrifício de crianças aos demônios (Salmos106:34-38) e Criaram um símbolo para eles para se referir a um outro “deus” o qual seguiram a Estrela de Renfã(Atos7:43) outra divindade adotada por eles nesse período foi Sicute(Amós 5:25,26), idolatraram a Serpente de Metal onde deram o nome de Neustã(2Rs18:4), enfim, os Israelitas praticaram literalmente o Satanismo em suas variantes.

Escrito por
Pr. Felipe Morais
Comente

2 comentários
  • A paz do Senhor pastor Felipe, que Deus te abençoe.
    Afinal quem é a “Rainha dos céus?
    E essa Estrela de Renfan seria a mesma Estrela de Davi?
    Obrigado!

    • Irmão Bruno, a ideia das perguntas é exatamente levá-los à reflexão.
      Digite ambos os termos na pesquisa de imagens do Google e certamente vai encontrar alguns artigos sobre ambos os temas.