Buscar

A Mulher Cristã – Rotina Devocional [Pt. 2/10]

A paz do Senhor Jesus!

Esta é a Parte 2 de uma série de estudos a respeito do comportamento da mulher cristã.

Pt. 1 – Introdução (acesse aqui: https://www.cursobiblicoonline.com.br/a-mulher-crista-introducao-pt-1-10/)

Pt. 2  – Rotina devocional (oração e leitura bíblica)

A mulher cristã deve ter uma rotina devocional. Desejei começar por este assunto pois ele é o fundamento. Não conseguiremos prosseguir, avançar, vencer o pecado  e sermos transformadas sem a oração e a leitura da Bíblia.

Apesar deste estudo ser direcionado a um grupo específico – mulher – é importante entendermos que existem realidades completamente diferentes.

Temos: mulheres solteiras, mulheres com vários filhos, mulheres casadas sem filhos, mulheres que têm funcionárias que lhe ajudam em casa, mulheres que trabalham fora, etc.

Imagine como é diferente a rotina de cada um desses grupos. Aqui estamos abordando o casamento, maternidade e trabalho, mas sabemos que há ainda mais circunstâncias que diferenciam nossas vidas, pois há diversos problemas que nos rodeiam e com os quais precisamos lidar.

Diante de tudo isso, como vamos estabelecer uma rotina padronizada para nós mulheres? Bom, não é este o intuito.

O objetivo aqui é fazer você analisar a sua própria rotina, com suas limitações e dificuldades, e adequar para que a oração e a leitura bíblica se tornem um hábito. Hábito é fazer com regularidade (constante, estável, contínuo), assim como o banho ou o escovar os dentes é regular em nossas vidas.

Ou seja, não devemos estabelecer horários padronizados ou ficar desejando a vida que a outra tem. Devemos adequar nossa rotina de acordo com a nossa realidade.

Não se compare com outra mulher

Muitas vezes nós mulheres ficamos tristes e paralisadas olhando para a vida da outra e pensando “se eu tivesse o tempo que ela tem; se eu não trabalhasse fora; se eu tivesse babá; se eu tivesse empregada para me ajudar; se eu fosse solteira; se eu não tivesse filhos; etc”. Devemos ser gratas a Deus pela vida que temos, e pedir perdão a ele por todas as vezes que invejamos a vida de outra pessoa que tem uma vida com mais tempo e regalias. O que verdadeiramente importa é que estejamos no centro da vontade de Deus. Se estamos neste lugar, que é um lugar de obediência a Ele, então devemos nos alegrar, ainda que as circunstâncias não sejam perfeitas (e nunca serão). Alegre-se por saber que Deus está com você, na sua vida e na sua casa, te auxiliando e te fortalecendo em tudo. Isso é o que importa.

Agora, vamos então falar sobre a oração e a leitura da Bíblia.

Oração

Devemos orar todos os dias? Sim. Poderia citar inúmeros versículos, mas vejamos este:

1 Tessalonicenses 5:17 Orem continuamente.

Podemos orar até mesmo enquanto fazemos nossas atividades rotineiras, por exemplo enquanto lavamos a louça. Mas é muito importante separar um momento de maior concentração em oração. Devemos ficar a sós com Deus, passar tempo com Ele. Jesus fazia isso, veja:

Marcos 1:35 E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava

A oração nos ajuda a vencer as tentações (Mt 26:41), nos fortalece, nos anima, nos faz sentir paz, nos aproxima de Deus, nos consola. Por meio da oração nós confessamos os nossos pecados e somos perdoados. A oração com fé cura. Ou seja, orar só nos faz bem. É por meio da oração que usufruímos da comunhão com Deus. É o nosso relacionamento com Ele. Nosso momento de conversar com o nosso Senhor.

Talvez você esteja passando por uma fase difícil e só consegue chorar. Mas não se esqueça que até suas lágrimas Deus consegue compreender. Tenha fé que Deus te fortalecerá e você conseguirá voltar à sua vida de oração.

Outra dica: leia livros que te levem a orar. Um livro muito especial em minha vida foi “Heróis da fé”. Ali há histórias inspiradoras de homens e mulheres de Deus que oravam, e isso nos estimula a desejar experimentar aquilo que eles experimentavam na presença de Deus.

Uma vez li a respeito da biografia de Hudson Taylor e algo me chamou muita atenção: dizem que o sol nunca nascia na China sem encontrar Hudson Taylor de joelhos.

Com certeza manter uma vida de oração não é fácil, somos fracos e humanos, mas se muitos homens e mulheres conseguiram, nós também podemos conseguir.

Leitura Bíblica

Devemos ler a Bíblia todos os dias? Sim. Veja o que Jesus disse:

Mateus 4:4 “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”

Assim como o pão alimenta o físico do homem, a palavra de Deus é o nosso alimento espiritual. Reflita nas questões abaixo:

  • Você come todos os dias? Sim.
  • Seu corpo fica fraco se você não comer? Sim.

Então devemos nos perguntar: Por que seria diferente com o alimento espiritual? Portanto, se eu não ler, irei me enfraquecer espiritualmente.

Aqui entra a questão de termos realidades diferentes: algumas mulheres têm muito mais tempo livre e ânimo para ler e orar habitualmente do que outras. Imagine uma mulher com vários filhos, dona de casa, e uma mulher solteira que mora com os pais. Vejam que são realidades completamente diferentes.

Considerando este fato, deixo aqui uma indicação para as mulheres que são mães: o testemunho da irmã Leci Coneglian. Foi uma palavra que me marcou, especialmente quando ela disse que lia a Bíblia enquanto amamentava. Era quando dava. Era como dava. O Senhor entende. Há fases na vida que não teremos forçar para fazer estudos bíblicos longos. Mas Deus vê a sua vontade de alguma forma estar perto Dele. Segue abaixo o link para quem queira assistir:

https://www.youtube.com/watch?v=hj9R3Y_EWoE&t=66s

Outra vez ouvi um pastor dizer que sua esposa não conseguia ler a Bíblia por causa dos filhos e da casa, ela se sentia cansada e sobrecarregada, e ele sugeriu que ela escutasse a Bíblia. Ela começou então a colocar a Bíblia em áudio para ouvir enquanto fazia as tarefas em casa e cuidava dos filhos, durante aquela fase mais difícil da maternidade, e foi um momento de edificação espiritual para ela. A Palavra de Deus é poderosa.

Se você analisou a sua rotina e viu que você tem tempo sim, mas que talvez está desperdiçando em redes sociais ou até mesmo com a preguiça, tome uma atitude diferente hoje. Reconheça os seus erros e recomece.

Diante da explanação sobre por que devemos orar e ler a Bíblia, vamos às dicas práticas sobre o estabelecimento da rotina espiritual:

  1. Escolha o horário e lugar mais adequado para o seu devocional e não negocie. No começo é mais difícil, mas persevere, ficará mais fácil. Digo isto por experiência própria. Com o passar do tempo aquilo se torna parte de você mesma. É uma experiência maravilhosa.
  2. Escolha um plano de leitura bíblica para que você possa seguir. Na internet há vários modelos.
  3. No momento da leitura e oração, desligue o celular ou a internet.
  4. Quando estiver passando por uma fase difícil, não se sinta mal por não ter forças. Dias ruins passam! Deus te renovará! E se você estava longe do Senhor, longe da rotina de devocional, te digo algo: hoje é um novo dia, dia de recomeçar😊. E se precisar de alguma ajuda, conte comigo!😊

Um alerta: cuidado sempre com o vitimismo e autocomiseração. Nós somos sempre tentadas a ter compaixão demais de nós mesmas, e a não querer fazer esforço nenhum. Reflita com sinceridade se você realmente não tem tido forças, ou se é a preguiça que tem lhe dominado. Seja sincera consigo mesma. Nós temos que nos esforçar para buscar a Deus, nada na vida é fácil ou de graça.

Até o nosso próximo estudo, se Deus permitir, em que falaremos a respeito do coração (os pensamentos).

Deus abençoe a sua vida!

 

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do site Curso Bíblico Online.

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/

Escrito por
Dallila Engelman
Comente

10 comentários
  • Amando ler seus estudos!! Eu também já li o livro, “heróis da fé”. Ele me impactou muito. Outros dois sobre oração que gosto muitíssimo são: “Segredos do lugar secreto e O poder pela oração”. Deus abençoe!

    • Oiii Débora, fico muito feliz por isso! Obrigada pelas indicações dos livros, eu não os conhecia! Já vou anotar para ler! Deus te abençoe também ^^

  • O filme Quarto de Guerra também nos mostra que através da oração alcançamos vitórias, esse filme na época me impactou e comecei a orar mais frequentemente depois de assisti-lo, mas não criei uma rotina em escolher horário e locais adequados e já não oro como antes, depois dessa leitura voltarei agora!