Buscar

O que é ser auxiliadora?

Muitas mulheres, até mesmo cristãs, têm tido conflitos com a ideia de serem auxiliadoras de seus maridos.

Esse termo, assim como a submissão, tem sido relacionado a algo vil, pequeno e insignificante. Por isso é importante entendermos o que verdadeiramente significa ser auxiliadora. E o conceito verdadeiro está na Palavra de Deus, por isso, devemos recorrer à Bíblia para aprendermos.

Gênesis 2:18

Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.

1. É bom que o homem tenha uma auxiliadora.

Em Gênesis podemos presenciar o Senhor Deus criando todas as coisas, e sempre dizendo “e viu Deus que era bom”.

Mas, houve um único momento em que Deus olha para algo e diz que “não é bom”. Este momento foi em Gênesis 2:18, quando o homem estava só. Vejam que Deus, o Senhor, a própria Sabedoria, disse que não era bom que o homem estivesse sozinho. Isso demonstra a importância do nosso papel na vida do nosso esposo. Isso não significa que temos uma importância maior, ou que somos melhores do que eles. Entenda, não se trata de uma competição, mas de cooperação. O casamento não é uma guerra. Deus estabeleceu papéis diferentes ao homem e à mulher, e este versículo destaca que o papel de auxílio é necessário e, por isso, relevante.

2. O papel de auxílio é atribuído ao próprio Deus.

Se ser auxiliadora não fosse algo relevante e bom, esta palavra não seria utilizada para o próprio Deus.

Como assim?

O termo “auxiliadora” no original é a palavra hebraica “ezer”, que significa “ajuda, socorro, aquele que ajuda”.

Esta mesma palavra é utilizada em Salmos, por exemplo, para falar do próprio Deus. Veja abaixo:

Salmos 33:20 A nossa alma espera no Senhor; ele é o nosso auxílio (ezer) e o nosso escudo.

Salmos 115:11 Vós, os que temeis ao Senhor, confiai no Senhor; ele é o seu auxílio (ezer) e o seu escudo.

Vejam que maravilhoso isso! Assim como achamos lindo ter Deus como o nosso auxiliador, nosso amparo, nosso ajudador, assim também é lindo o nosso papel para com nosso esposo e família.

O papel de auxílio nos ensina que o homem não é independente, assim como a mulher, e que não há espaço para o orgulho em nossas vidas. Todos precisamos uns dos outros. Ser auxiliadora idônea é estar preocupada com a alma do seu marido.

Vejam o que é ajudar, segundo o dicionário:

prestar socorro, assistência; auxiliar, assistir, auxiliar (a si mesmo ou mutuamente); tornar mais fácil; facilitar, propiciar.

Torne a vida do seu esposo mais fácil. O ajude. Ele também tem suas funções, como te amar, ser o provedor e sacerdote do lar. Mas mesmo que o seu esposo não cumpra os papéis dele como deveria, comece cumprindo o seu. Faça isso em primeiro lugar por amar a Jesus acima de tudo e por querer obedecer a Ele. Depois por amor também ao seu esposo, pois ainda que ele não seja perfeito, ele é moldável, Deus pode aperfeiçoá-lo, assim como nós também precisamos ser aperfeiçoadas.

Não deveria ser pesado servir a nossa família. Deveria ser um ato de amor. Precisamos que Deus trabalhe em nossos corações. Precisamos aprender a servir melhor com aquele que foi o maior exemplo de servo: Jesus.

Não deixe que ideais malignos adentrem o seu coração, te convencendo de que ser submissa e auxiliadora é algo desprezível. O inimigo quer enganar as mulheres com este discurso, para que elas se “empoderem” e deixem suas famílias de lado, sem ajudar o seu esposo e sem cumprir aquilo que Deus lhes chamou para fazer. Confie naquilo que está escrito na Palavra, e se alegre por ter um papel tão lindo e especial. Peça sempre ajuda a Deus para conseguir ser fiel àquilo que Ele propôs.

Deus irá nos auxiliar (ezer)! Basta abrirmos o nosso coração para obedecermos!

Deus te abençoe.

 

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do site Curso Bíblico Online.

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/

Escrito por
Dallila Engelman
Comente

5 comentários
  • Muito bom. Uma coisa terrível que está acontecendo nos dias de hoje é o crescente numero de movimentos contra a família como os mgtows e as feministas. De um lado, vemos os homens querendo seguir o próprio caminho sozinho, afastado de Deus e da mulher. Do outro vemos as mulheres sozinhas, afastadas de Deus e do homem.

    • Exatamente meu irmão. Infelizmente esta é a realidade. Que possamos permanecer firmes na verdade, que é a Palavra. Obrigada pela participação! Deus te abençoe!