Buscar

A Mulher Cristã – A maternidade [Pt. 8/10]

A paz do Senhor Jesus!

Esta é a Parte 8 de uma série de estudos a respeito do comportamento da mulher cristã.

Pt. 1 – Introdução (acesse aqui: https://www.cursobiblicoonline.com.br/a-mulher-crista-introducao-pt-1-10/)
Pt. 2  – Rotina devocional (acesse aqui: https://www.cursobiblicoonline.com.br/a-mulher-crista-rotina-devocional-pt-2-10/)
Pt. 3 – O coração (acesse aqui: https://www.cursobiblicoonline.com.br/a-mulher-crista-o-coracao-pt-3-10/)
Pt. 4 – As palavras (acesse aqui: https://www.cursobiblicoonline.com.br/a-mulher-crista-as-palavras-pt-4-10/)
Pt. 5 – As vestes (acesse aqui: https://www.cursobiblicoonline.com.br/a-mulher-crista-as-vestes-pt-5-10/)
Pt. 6 – A solteira (acesse aqui: https://www.cursobiblicoonline.com.br/a-mulher-crista-a-solteira-pt-6-10/)
Pt 7 – A esposa (acesse aqui: https://www.cursobiblicoonline.com.br/a-mulher-crista-a-esposa-pt-7-10/)
Pt. 8 – A maternidade

O que a Bíblia ensina para as mães? O que podemos aprender sobre a maternidade?

Este estudo será dividido em tópicos:

  • BÊNÇÃOS
  • RESPONSABILIDADES
  • DIFICULDADES E SACRIFÍCIOS
  • RENOVO
  • ESPERANÇA

BÊNÇÃOS
Bom, primeiro gostaria de destacar algo muito importante: a maternidade é um presente de Deus. A própria Bíblia nos diz que é uma recompensa do Senhor, uma herança.

Salmos 127:3
Os filhos são herança do Senhor,
uma recompensa que ele dá.

É importante ressaltar isto, pois o feminismo tem tentado deturpar o significado da maternidade, convencendo muitas mulheres de que a maternidade é um peso e uma maldição. Mas nós, mulheres cristãs, acreditamos apenas naquilo que Deus diz, e Deus diz que é bom. É herança. É recompensa. É bênção.

Você já parou para pensar nos frutos da maternidade?

Ao ensinar a Palavra de Deus para os seus filhos você formará discípulos de Jesus. Aleluia! E o(s) seu(s) filho(s) ensinarão outros, que ensinarão outros e outros. São gerações transformadas. Gerações salvas. Glória a Deus.

Quando se sentir cansada, lembre-se dos frutos. Lembre-se destas passagens bíblicas:

Salmo 126:5-6
Aqueles que semeiam com lágrimas,
com cantos de alegria colherão.
Aquele que sai chorando
enquanto lança a semente,
voltará com cantos de alegria,
trazendo os seus feixes.
Tiago 5:20 
Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.

Filhos são bênçãos do Senhor!

RESPONSABILIDADES

Assim como as demais áreas ou funções da vida, a mãe também possui responsabilidades dadas pelo próprio Deus.

Vamos ver o que a Bíblia diz.

  • Educar
Provérbios 22:6
Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

A mãe (sabemos que o pai também) deve ensinar o caminho certo para o seu filho. Sabemos que este caminho é Jesus. Por isso a mãe cristã deve ensinar o seu filho a ler a Bíblia, orar, buscar a Deus.

  • Corrigir
Provérbios 22:15
A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela.

A Bíblia diz que o filho deve ser corrigido com vara. Certamente não se trata de violência exagerada, mas é evidente que é necessária uma correção com equilíbrio. Infelizmente o que vemos hoje são pais que fazem tudo o que os filhos querem e estes nunca são corrigidos. Isto não está em conformidade com o padrão Bíblico.

  • Ser exemplar
Provérbios 31:28-29
"Seus filhos se levantam e a elogiam, seu marido também a elogia, dizendo: 'Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera'".

A Bíblia diz que a mulher virtuosa é elogiada pelos filhos. Isto porque ela tem um comportamento exemplar. Lembre-se de que você é um espelho para os seus filhos. Reflita: eles imitarão a Cristo se te imitarem?

Algumas mães querem que os filhos orem, mas elas nunca oram. Querem que os filhos leiam a Bíblia, mas elas nunca leem. Desejamos comportamentos exemplares nos nossos filhos, mas nós mesmas não damos exemplo. Muitas vezes queremos muitas coisas dos outros, mas não oferecemos e nem somos tudo aquilo. Precisamos plantar para colher.

Certamente os pais (homens) também possuem suas responsabilidades, mas algo que tenho reforçado aqui é que precisamos olhar mais para nós mesmas, nossas falhas, nossos erros. Muitas vezes focamos tanto no erro dos outros e ficamos aqui sem notar os nossos. Precisamos ter uma consciência maior do nosso comportamento, para poder nos arrepender e mudar as nossas atitudes.

Por isso, pare um pouco e reflita: que exemplo você tem dado ao seu(s) filho(s)? Você quer que ele tenha a vida de oração que você tem? Você pode melhorar em algo? Em que pode melhorar? Tente ser específica e peça a ajuda do Senhor, em seu particular com Ele.

Assim como você deseja ter um filho que serve ao Senhor, Deus também deseja ter filhos que o sirvam da melhor forma e o obedeçam. Somos filhas de Deus. E então…somos exemplares?

DIFICULDADES E SACRIFÍCIOS

A maternidade é um mar de sacrifícios, não é verdade? Apesar de ainda não ser mãe na data que escrevo, sei que há muitas dificuldades.

  • Dificuldades Gerais

A mãe renuncia a muitas coisas pelo filho. Desde o momento da gestação, muitas mulheres passam por momentos difíceis. Enjoos, dietas, dores. No momento do nascimento, a dor do parto. Depois, o pós-parto. Privação de sono, desafios da amamentação, e somado a tudo isso tem a parte emocional que também é atingida.

Sabemos que existem muitas mães que não têm nenhum tipo de apoio, e precisam cuidar sozinhas dos seus filhos.

Ao pensar na maternidade, sempre me lembro de Jesus, pois o amor dEle é sacrificial. Ele esvaziou a si mesmo, se despiu de toda a sua glória, se fez servo para morrer como homem na cruz. Morreu por nós, seres humanos pecadores.

E você, mãe, tem tido a oportunidade de viver o amor sacrificial por meio da maternidade. É algo que produz santificação em sua vida, pois quando você renuncia a tantas coisas em prol do outro, você está vivenciando o “servir”. E servir foi o que Jesus mais nos ensinou, sendo Ele o nosso maior exemplo. Certamente Jesus quer que a gente entenda bem o que é servir, pois não é fácil.

Talvez você não esteja servindo da melhor forma, talvez esteja servindo com amargura, mas peça a Deus para te ensinar. Jesus sabe muito bem que o nosso coração é tendencioso a reclamar, a não querer servir, a querer apenas ser servido. Ele sabe, e foi por isso que Ele nos deixou exemplo. É muito importante nos lembrarmos de como Jesus sofreu. Cuspiram nele (Mateus 26:67). Ele passou por afrontas e muita dor. Mas Ele foi até o fim para cumprir o seu propósito. E não abriu a boca para reclamar. Nossa. Quando penso em Jesus me sinto constrangida por tantas vezes que reclamo. Que Deus nos perdoe pelos nossos pecados.

Precisamos entender que podemos sim ser moldadas pelo Espírito Santo. Parece impossível quando fixamos o olhar em nossas fraquezas, mas Deus pode sim nos transformar. Podemos ser mulheres que servem com um espírito doce e alegre. Deus tem o poder para fazer isso. Só precisamos abrir o nosso coração para a correção e deixar o oleiro nos tratar.

  • Sobre os filhos que estão longe dos caminhos do Senhor

Uma das dificuldades enfrentada por muitas mães é a aflição de ter filhos que estão longe de Jesus. Imagino que muitas vezes você se sinta triste, talvez faça anos que você tem orado, mas não desista.
Desejo que o Senhor renove hoje as suas esperanças. A Bíblia nos conta uma parábola muito linda sobre o poder da insistência. Veja:

Lucas 18:2-7
Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens.
E havia naquela cidade uma viúva que se dirigia continuamente a ele, suplicando-lhe: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário’.
"Por algum tempo ele se recusou. Mas finalmente disse a si mesmo: ‘Embora eu não tema a Deus e nem me importe com os homens,
esta viúva está me aborrecendo; vou fazer-lhe justiça para que ela não venha me importunar’ ".
E o Senhor continuou: "Ouçam o que diz o juiz injusto.
Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar?

RENOVO
Imagino como muitas de vocês, mães, têm se sentido exaustas, sem ajuda, com autoestima baixa, com medo, aflitas, inseguras. Tantos sentimentos ao mesmo tempo. Tantas preocupações.

Mas quero te dizer que você tem um Pai…e sabe como o seu Pai é?

Ele é amoroso, Ele é Todo-Poderoso, Ele é consolador, Ele restaura os cansados, Ele dá força aos fracos, Ele é a fonte de tudo o que você necessita. Ele sabe da sua dor, Ele pode te ajudar. Chore para Ele, chore aos pés dEle, busque forças nEle. Ele irá te renovar!

O cansaço nesta terra sempre irá existir, mas temos um Pai que renova as nossas forças para continuarmos a caminhada. Fique firme, Deus tem visto o seu esforço e o seu trabalho! E Ele te ajudará, pois Ele sempre ajuda as suas servas que temem a Ele e o buscam de todo o coração.

2 Crônicas 12:7
Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa.
Isaías 40:29
Ele fortalece o cansado
e dá grande vigor ao que está sem forças.

ESPERANÇA
Não poderia finalizar este estudo sem deixar uma mensagem para as mulheres que sonham com a maternidade e por algum motivo não têm conseguido engravidar.

Sabemos que Deus é poderoso, e Ele é o dono da vida.

Salmos 113:9
Faz com que a mulher estéril habite em casa, e seja alegre mãe de filhos. Louvai ao Senhor.

Deus pode realizar este milagre em sua vida. Ele sabe da sua dor, da sua espera, da sua idade. Ele sabe de todas as coisas. Que Deus te ajude sempre a suportar a espera, e nunca desista de confiar no Senhor. Ele faz milagres!


O intuito dos estudos é que você fixe no seu coração os princípios bíblicos. Sabemos que cada uma vive realidades completamente diferentes. Existem muitas dificuldades que não foram mencionadas aqui. Mas o que importa é que o nosso coração esteja em conformidade com a Palavra, independentemente dos desafios que enfrentamos.

Deus abençoe a sua vida!

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do site Curso Bíblico Online.

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/

Escrito por
Dallila Engelman
Comente