Buscar

A Mulher Cristã – O trabalho (no lar ou fora) [Pt. 9/10]

A paz do Senhor Jesus!

Esta é a Parte 9 de uma série de estudos a respeito do comportamento da mulher cristã.

Pt. 1 – Introdução (acesse aqui: https://www.cursobiblicoonline.com.br/a-mulher-crista-introducao-pt-1-10/)
Pt. 2  – Rotina devocional (acesse aqui: https://www.cursobiblicoonline.com.br/a-mulher-crista-rotina-devocional-pt-2-10/)
Pt. 3 – O coração (acesse aqui: https://www.cursobiblicoonline.com.br/a-mulher-crista-o-coracao-pt-3-10/)
Pt. 4 – As palavras (acesse aqui: https://www.cursobiblicoonline.com.br/a-mulher-crista-as-palavras-pt-4-10/)
Pt. 5 – As vestes (acesse aqui: https://www.cursobiblicoonline.com.br/a-mulher-crista-as-vestes-pt-5-10/)
Pt. 6 – A solteira (acesse aqui: https://www.cursobiblicoonline.com.br/a-mulher-crista-a-solteira-pt-6-10/)
Pt 7 – A esposa (acesse aqui: https://www.cursobiblicoonline.com.br/a-mulher-crista-a-esposa-pt-7-10/)
Pt. 8 – A maternidade (acesse aqui: https://www.cursobiblicoonline.com.br/a-mulher-crista-a-maternidade-pt-8-10/)
Pt. 9 – O trabalho (no lar ou fora)

Iremos estudar sobre o trabalho. Qual deve ser o nosso comportamento no trabalho? O que a Bíblia diz sobre isso?

Para facilitar, irei dividir este estudo em dois tópicos:

  • TRABALHO FORA DO LAR
  • TRABALHO NO LAR

  • TRABALHO FORA DO LAR

Deus estabeleceu regras de como devemos nos comportar em relação às pessoas com quem trabalhamos. Sabemos que existem hierarquias em uma empresa, e é muito interessante o que a Bíblia ensina sobre isso. Vejamos:

Orientação aos servos

Efésios 6:5-8
Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo;
a vontade de Deus;
Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.
Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.
Colossenses 3:22
Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.

A primeira coisa que aprendemos aqui é que devemos fazer como se fosse ao próprio Senhor Jesus. Precisamos ter isto em mente quando o nosso chefe nos pede algo. Temos que executar como se fosse o próprio Jesus nos pedindo, não com raiva, não com ódio, mas com sinceridade de coração.

Veja que Deus não quer que a gente simplesmente faça, Ele quer que faça com sinceridade, como ao Senhor. Não é só executar, é mais do que isso, é fazer com um coração reto.

Agora, observem o que Pedro diz:

1 Pedro 2:18-23
Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.
Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente.
Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus.
Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.
O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.
O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;

Vejam, devemos nos sujeitar também aos senhores maus. Veja como isso é profundo. Ele cita o próprio Cristo como exemplo. Muitas vezes nós mulheres queremos nos submeter só a quem nos trata bem, quem valoriza o nosso trabalho, mas a Bíblia diz que devemos nos submeter também a quem nos trata mal, assim como Jesus suportou para cumprir a vontade de Deus. Cuspiram em Jesus, mas Ele não revidou.

Com certeza não é fácil viver esse tipo de sujeição, nós achamos que é muita humilhação e que não é a vontade de Deus que alguém passe por isso. Mas não importa o que nós achamos, a Bíblia diz claramente que devemos nos sujeitar aos maus.

É claro que não vamos obedecer a uma ordem que esteja contra a Palavra de Deus, que nos faça negar a Cristo. Jamais! A Bíblia está dizendo que temos que nos sujeitar mesmo que nos maltratem, e não quando nos pedem algo que vai contra a Palavra.

Orientação aos senhores

Efésios 6:9
E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas.
Colossenses 3:25
Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas.

Os chefes não devem ficar ameaçando os seus subordinados. Paulo faz questão de nos lembrar que Deus está no céu, e Ele vê todas as coisas. Deus não faz acepção de pessoas e, por isso, você como chefe não deve fazer também.

  • TRABALHO NO LAR

A responsabilidade

Cuidar do lar é responsabilidade da mulher. Veja o que a Bíblia diz:

Tito 2:4,5
Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, 
A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.

Você não vai encontrar a Bíblia dizendo que os homens devem ser “bons donos de casa”. Esse papel é da mulher. Entenda isso: Deus estabeleceu os papéis conforme a boa e perfeita vontade dEle. Se você não concorda, não importa, pois foi Deus quem estabeleceu assim.

Mas porque temos dificuldade com isto? Porque não temos um coração que se humilha como o de Cristo. Era justo terem cuspido em Jesus? Não era, mas Ele não abriu a boca. Ele não reclamou. E nós não queremos nos humilhar e nem fazer nada que nos soa “injusto”.

Nosso coração precisa ser moldado para suportarmos humilhações e aprendermos a servir com um coração como o de Cristo.

Precisamos orar mais e nos santificar mais.

A falta de reconhecimento

As mulheres que trabalham fora recebem o seu salário no final do mês, algumas são elogiadas e reconhecidas no trabalho, e a sociedade as considera como “mulheres empoderadas”.

Mas as mulheres que são donas de casa muitas vezes recebem da sociedade um olhar de piedade, como se elas estivessem fora da caixinha do “sucesso”. Muitas pessoas sentem pena delas, como se o seu trabalho não tivesse nenhum valor.

Bom, ainda que você não receba um salário por cuidar da casa e dos filhos, e ninguém a elogie por isso, lembre-se desta Palavra:

Colossenses 3:17.23.24
E quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. 
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,
Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.

A sua recompensa virá do Senhor. O mundo não vê, não valoriza, não elogia, mas Deus está vendo você lavando a louça, limpando o chão, trocando fraldas, fazendo comida, e ninguém parando para agradecer por isto. Deus está vendo. Este é o trabalho mais difícil. O trabalho invisível. O trabalho que você faz e você precisa confiar no Senhor. A Bíblia diz que é a Ele que você está servindo. Esse trabalho é o mais difícil e o mais precioso porque trabalha a humildade no nosso coração. Nós temos que nos humilhar, renunciar ao status, ao dinheiro, ao reconhecimento da sociedade. E isto nos leva a ter um coração mais parecido com o de JESUS CRISTO. Aleluia!

O abandono do lar

O movimento feminista conseguiu convencer as mulheres a abandonarem os seus lares e deixarem os seus filhos aos cuidados de outros. Talvez você esteja pensando: “mas eu não tenho opção, eu preciso trabalhar, não há como sustentar a casa sem o meu trabalho”. Veja, não estou aqui negando a necessidade e a dificuldade de cada mulher. Estou aqui ensinando que Deus estabeleceu um padrão que foi bagunçado pela sociedade por causa do pecado.

Precisamos separar as coisas: a realidade como ela é e como Deus quer que seja. Deus estabeleceu trabalhos diferentes para o homem e para a mulher. A mulher cuida dos filhos e da casa enquanto o marido trabalha fora para sustentar o lar. Mas o pecado causou uma bagunça em tudo isso. Entenda que a realidade que vemos hoje não é a vontade de Deus.

Outra questão que precisamos reforçar: há mulheres que tem a opção de ficar em casa cuidando dos filhos, mas não fazem isto. Mas o que tem feito estas mulheres preferirem uma vida mais confortável longe dos filhos a uma vida mais simples cuidando da casa e dos filhos? Será que há ali um coração que anseia por status, reconhecimento, “empoderamento”?

Não estou aqui tentando simplificar, sei que a realidade não é fácil. Mas precisamos parar para pensar.  Precisamos avaliar a nossa vida, nossas necessidades, nosso coração.

O intuito desse estudo não é que você tome decisões precipitadas. O objetivo é que você coloque tudo em oração diante de Deus e esteja disposta a fazer o que Ele quer. Você tem a sua realidade e as suas dificuldades. Fale com Ele sobre os seus medos, suas falhas, seus sonhos, sobre TUDO. Se você tem passado por dificuldades financeiras, por exemplo, pergunte a Ele se teria algum trabalho que você conseguiria conciliar com seu papel de mãe. Peça a Ele. Insista em oração. Precisamos criar o hábito de conversar com Deus, perguntar a Ele. Ele é nosso PAI e só quer o nosso bem! Precisamos parar para ouvir a voz dEle nos conduzindo. Vá para a presença Dele.


Certamente o trabalho, no lar ou fora dele, é cheio de desafios. E hoje aprendemos sobre o comportamento que uma mulher cristã deve ter em relação ao seu lar, aos chefes, aos subordinados. Que Deus fale ao seu coração, como tem falado ao meu, que Ele nos perdoe pelas nossas falhas e nos ajude nesse processo de santificação.

Deus abençoe você!

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do site Curso Bíblico Online.

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/

Escrito por
Dallila Engelman
Comente

2 comentários
  • O feminismo entrou com força na igreja e aparentemente tudo parece normal, hoje anormal é você não se enquadrar nesse movimento. Depois que assisti o documentário a outra face oculta do movimento feminista, minha visão é outra agora.