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Quem foi Jorão, rei de Israel?

Quem foi Jorão? A História de Jorão, rei de Israel.

Significado do nome

Jorão (ou Jeorão, cf. Mt 1:8) significa “Javé é exaltado”[1].

Quem foi Jorão?

Jorão, filho de Acabe (1Rs 22:40) foi o 9º rei de Israel após a divisão do reino e reinou durante 12 anos em Israel entre (894 a.C. a 883 a.C.)[2].

Ele começou a reinar sobre Israel no 18º ano do reinado de Josafá, rei de Judá (2Rs 3:1; cf 2Rs 8:16). Começou a reinar logo após a morte de seu irmão Acazias, que havia reinado cerca de 2 anos, mas não deixou filhos. Por isso, Jorão, outro filho de Acabe, assumiu o reino.

Esse período da corregência fica muito fácil de identificar ao visualizar esse período no Mapa Cronológico da Bíblia disponível em (www.cronologiadabiblia.com.br).

Qual rei Jorão?

Tanto em Israel como em Judá houve reis com o nome de Jorão (ou Jeorão). Por isso, não confunda esse Jorão (ou Jeorão), filho de Acabe, rei de Israel, com o Jorão (ou Jeorão), filho de Josafá, rei de Judá (2Rs 8:16).

O início do reinado de Jorão

Infelizmente, Jorão, rei de Israel, fez o que era mau aos olhos do SENHOR, porque estimulou seu povo à idolatria com os bezerros de ouro que Jeroboão, filho de Nebate, havia colocado em Dã e Betel[3]. Porém, diferente de seu irmão Acazias, ele não se envolveu na idolatria de Jezabel, sua mãe e não serviu e adorou a Baal, como Acabe, seu pai, havia feito antes dele. (2Rs 3:2,3).

A rebelião de Moabe

Mesa, rei dos moabitas, era criador de gado e pagava seu tributo ao rei de Israel com 100 mil cordeiros e a lã de 100 mil carneiros. Porém, depois que Acabe morreu, seu filho Acazias teve que lidar com a insatisfação dos moabitas, que estavam sob o domínio dos israelitas desde a época de Davi, mas se rebelaram e não queriam mais pagar os tributos ao rei de Israel (2Rs 1:1; cf. e 2Sm 8:1,2).

E como Acazias não teve tempo de resolver essa situação, coube a Jorão tentar impedir que os moabitas se livrassem de pagar esses tributos (2Rs 3:4,5).

A aliança de Josafá com Jorão

Então Jorão, rei de Israel, convidou Josafá, rei de Judá, para ir à guerra contra os moabitas e foi também com eles o rei de Edom pelo deserto de Edom e assim foram os 3 reis contra os moabitas. Porém, a água que eles tinham para o exército e para os animais acabou depois de 7 dias de marcha e, por isso, Jorão pensou que o Senhor iria entregar os 3 reis nas mãos dos moabitas (2Rs 3:6-10).

Josafá diz que deveriam consultar ao Senhor através de um profeta do Senhor, então foram os 3 reis até Eliseu, filho de Safate, que era servo de Elias. Embora Eliseu não atenderia Jorão, o rei de Israel, ele respeitava a presença de Josafá, rei de Judá e, por isso, disse que consultaria ao Senhor a favor deles (2Rs 3:11-14).

A profecia de Eliseu para os 3 reis

Eliseu pediu que trouxessem um músico e enquanto o músico tocava, o poder de Deus veio sobre Eliseu que disse:

— Assim diz o SENHOR: “Façam, neste vale, covas e mais covas. Porque assim diz o SENHOR: Vocês não sentirão vento, nem verão chuva, mas este vale se encherá de água; e vocês beberão, bem como o seu gado e os seus animais” (2Rs 3:16,17).

Eliseu ainda disse que o Senhor entregaria os moabitas nas mãos deles de forma que derrotariam todas as principais cidades de Moabe, incluindo as cidades fortificadas. No dia seguinte, na hora do sacrifício da manhã, Deus encheu aquela terra de água que vinha descendo da direção de Edom (2Rs 3:18-20).

A derrota de Moabe

Ao saber que os 3 reis vinham para a guerra, os moabitas se reuniram nas fronteiras. Pela madrugada se levantaram e viram o brilho do sol sobre as águas, e estavam vermelhas como sangue, então pensaram que os 3 reis teriam se destruído e matado uns aos outros (2Rs 3:20-23).

Pensando que os israelitas estivessem mortos, os moabitas avançaram para pegar os despojos, mas foram surpreendidos pelos israelitas que venceram e avançaram para o território deles, destruindo as cidades. Somente Quir-Haresete permaneceu com suas muralhas, mas os que atiravam com fundas cercaram e derrotaram também essa cidade (2Rs 3:24-25).

Quando Mesa, rei dos moabitas, percebeu que estava perdendo a batalha, tomou 700 homens armados com espada para tentar abrir caminho até o rei de Edom, mas não conseguiram. Ele então pegou seu filho primogênito, que seria o herdeiro do trono, e o ofereceu em holocausto sobre a muralha; então os israelitas se retiraram dali (2Rs 3:26-27).

Jorão e a história de Naamã

Uma das mais famosas histórias da Bíblia ocorreu durante o reinado de Jorão sobre Israel. Foi quando Naamã, comandante do exército do rei da Síria[4], foi curado da lepra. Naamã era um homem muito importante para o rei. Pois, era um herói de guerra, e, por meio dele o SENHOR tinha dado a vitória à Síria, ao que tudo indica, contra Israel (2 Reis 5:1,2).

Naamã foi citado por Jesus Cristo (cf. Lc 4:24), ao citar que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra: “Havia também muitos leprosos em Israel nos dias do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, a não ser Naamã, o sírio.” (Lc 4:27).

A guerra entre a Síria e Israel

Enquanto o rei da Síria estava em guerra contra Israel, planejou colocar seus homens em locais estratégicos para atacar o rei de Israel, mas Deus usou o profeta Eliseu para alertar o rei Jorão e assim ele se salvou por várias vezes (2Rs 6:8-10).

O rei da Síria não entendia como o rei de Israel escapou de todas as investidas e acabou pensando que havia algum infiltrado entre eles que estaria reportando seus planos ao rei Jorão. Porém, ficou sabendo que Eliseu era quem contava ao rei de Israel os planos que o rei da Síria dizia consigo mesmo enquanto planejava os ataques em seu quarto de dormir (2Rs 6:11-12).

O rei da Síria então enviou cavalos, carros de guerra e um grande exército até Dotã para prender o profeta Eliseu. Já era noite quando chegaram e cercaram toda a cidade. Quando o discípulo de Eliseu se levantou bem cedo e viu todos esses cavalos e carros de guerra que cercavam a cidade, ficou desesperado e sem saber o que fazer. Mas o profeta disse para não ter medo porque os que estavam com eles eram mais fortes. A seguir, o profeta orou e pediu ao Senhor para abrir os olhos — espirituais — do rapaz para que pudesse ver e o rapaz pôde ver que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu! (2Rs 6:13-17).

Eliseu e o exército do Senhor

Quando os sírios avançaram contra ele, o profeta orou e pediu ao Senhor que os deixassem cegos por um tempo. Eliseu os direcionou até Samaria — a capital do reino de Israel — e ali o Senhor abriu os olhos deles.

Quando o rei Jorão viu todos eles, perguntou ao profeta Eliseu se deveria matar os sírios, Eliseu disse que não deveria matar e sim dar pão e água para que pudessem comer e beber para depois voltarem à Síria. O rei Jorão então deu um grande banquete e depois despediu todos eles de volta para o rei da Síria, e não voltaram[5] na terra de Israel (2Rs 6:21-23).

O cerco de Samaria

Tempos depois, Ben-Hadade, rei da Síria, parece ter se esquecido da misericórdia que seus soldados receberam por parte de Israel, e enviou todo o seu exército para cercar a cidade de Samaria, que era a capital de Israel. Esse cerco durou tempo suficiente para causar uma grande fome em Samaria, se tornando uma das mais traumáticas consequências da idolatria de Israel (2Rs 6:24,25).

A fome era tão grave que vendiam uma cabeça de jumento por 80 moedas de prata! Para se ter uma ideia, eram necessárias 5 moedas de prata para comprar um pouco de esterco! (2Rs 6:26).

Foi durante esse período que uma mulher constrangeu o rei Jorão, ao contar que havia feito um acordo com outra mulher, para comerem seus próprios filhos! (2Rs 6:26-29).

A revolta do rei contra Eliseu

Ao ouvir isso, o rei Jorão rasgou suas vestes reais e o povo viu que ele estava usando pano de saco por baixo. Ao invés de reconhecer seu pecado de idolatria, o rei colocou a culpa no profeta e prometeu arrancar a cabeça de Eliseu, filho de Safate, ainda naquele dia. Quando o rei chegou na casa do profeta, Eliseu estava sentado, juntamente com os anciãos e já sabia das intenções malignas dele (2Rs 6:30-33).

O rei estava aflito e já não tinha esperança de que o Senhor agiria para resolver essa situação, então o profeta Eliseu diz que no dia seguinte, no portão da cidade de Samaria, uma porção da melhor farinha de trigo seria vendida por apenas 1 siclo[6] e duas medidas de cevada seriam vendidas por apenas 1 siclo! Mas o capitão, que era homem de confiança do rei, duvidou dessa mensagem, pois parecia boa demais para ser verdade. Então Eliseu disse: “— Eis que você verá isso com os seus próprios olhos, mas não comerá disso.” (2Rs 7:1,2).

Os leprosos e a fuga do exército da Síria

No portão de Samaria havia 4 homens leprosos que disseram: “se entrarmos na cidade morreremos, se ficarmos sentados, também morreremos”. Então eles decidiram ir até o acampamento do exército da Síria se entregar a eles, pois estavam dispostos a serem poupados ou a morrer pelas mãos dos inimigos (2Rs 7:3,4).

Enquanto isso, o Senhor fez os sírios ouvirem um ruído de carros de guerras e cavalos e um ruído de um grande exército. Então eles abandonaram tudo e fugiram para se salvar, por pensarem que o rei de Israel havia contratado os reis dos heteus e os reis do Egito para lutar contra os sírios (2Rs 7:5-7).

Por isso, quando os leprosos chegaram no local não havia ninguém, a não ser os cavalos e os jumentos amarrados e as tendas armadas. Então eles entraram numa tenda onde comeram, beberam e levaram prata, ouro e roupas e, saindo dali, esconderam tudo. Depois voltaram em outra tenda e, também, levaram o que puderam e esconderam. Então decidiram avisar ao palácio real desse grande achado (2Rs 7:8-11)!

O rei suspeita de uma emboscada

Mas o rei Jorão suspeitou que se tratasse de uma armadilha, para que, saindo eles da cidade por estarem famintos, fossem capturados no arraial abandonado pelos sírios. O rei enviou alguns homens em dois carros de guerra até o acampamento do exército dos sírios para ver o que aconteceria a eles. Eles foram atrás dos sírios até o Jordão e perceberam que o caminho estava cheio de roupas e armas abandonadas pelos sírios, que assustados, fugiram com toda pressa. Então, voltaram e contaram ao rei (2Rs 7:12-15).

O povo saiu e saqueou o acampamento dos sírios, e assim como Eliseu havia profetizado, uma porção da melhor farinha de trigo era vendida por apenas 1 siclo e duas medidas de cevada eram vendidas por apenas 1 siclo. O capitão, que era homem de confiança do rei e havia duvidado da palavra do profeta, ficou encarregado de guardar o portão da cidade, mas morreu junto ao portão, atropelado pela multidão. E assim, se cumpriu a palavra que o homem de Deus havia falado (2Rs 7:12-15).

A influência da idolatria de Israel em Judá

Sabemos que, Onri e seu filho Acabe, foram extremamente poderosos, a ponto de serem citados na profecia de Miqueias, como grandes influenciadores da idolatria que se infiltrou até mesmo no reino de Judá: “Vocês observaram os estatutos de Onri e todas as obras da casa de Acabe e andaram nos conselhos deles.” (Mq 6:16a).

Certamente, um dos fatores que favoreceu essa influência foi a aliança de Josafá, rei de Judá, que assim como seu filho Jeorão, aparentou-se[7] com Acabe (2Cr 18:1, cf. 2Rs 8:18; 2Cr 21:6).

No 5º ano do reinado de Jorão, filho de Acabe, o filho de Josafá, de nome semelhante, chamado Jeorão (ou Jorão, cf. Mt 1:8), começou a reinar em Judá. Ele fez o que era mau aos olhos do Senhor, porque andou nos caminhos dos reis de Israel, justamente porque era casado com Atalia, uma filha de Acabe (2Rs 8:16-18,29; cf. 2Cr 21:5,6; 22:3).

Em seguida, no 12º ano de Jorão, rei de Israel, o neto de Josafá e filho de Jeorão, chamado Acazias, começou a reinar em Judá e seguiu a idolatria da Casa de Acabe, assim como seu pai, porque sua mãe Atalia e os parentes dela, eram seus conselheiros (2Rs 8:25-27; 2Cr 22:1-4).

A aliança entre Jorão e Acazias

Assim como aconteceu com seus antepassados, Acazias, rei de Judá, se aliou a Jorão, rei de Israel e foram a Ramote-Gileade[8] para fazerem uma guerra contra Hazael, o rei da Síria. Mas os sírios conseguiram ferir Jorão, rei de Israel em Ramá, então ele voltou para Jezreel para curar-se das feridas. E Acazias, rei de Judá, foi visitar Jorão, rei de Israel, que estava doente (2Rs 8:28-29).

Jeú é ungido como rei

Enquanto isso, Eliseu enviou um de seus discípulos para ungir um dos comandantes do exército como rei de Israel, o nome desse capitão era Jeú e ele foi incumbido de eliminar Jezabel, para vingar o sangue dos profetas[9] e todos os servos do Senhor (cf. 1Rs 18:4) e exterminar a Casa de Acabe (2Rs 9:1-13; cf. 2Rs 9:26,36,37).

O campo de Nabote, o jezreelita

Então Jeú, filho de Ninsi, conspirou contra Jorão, rei de Israel, que estava em Jezreel recebendo a visita de Acazias, rei de Judá, porque estava se recuperando do ferimento. Quando Jeú se aproximou de onde estavam os reis, a sentinela que estava na torre avisou ao rei Jorão, que por duas vezes enviou um mensageiro para saber se era pacífica a tropa que vinha ao encontro dele. Porém, os mensageiros não voltaram e a sentinela avisou os reis (2Rs 9:14-20).

Cada rei montou em seu carro de guerra e foram ao encontro de Jeú e o encontraram no campo de Nabote, o jezreelita[10] (2Rs 9:14-21). Jorão pergunta se Jeú veio em paz, mas a resposta foi: “— Que paz, se ainda continuam as prostituições de sua mãe Jezabel e as suas muitas feitiçarias?” (2Rs 9:22).

A morte de Jorão, rei de Israel

Jorão deu meia-volta com seu carro de guerra e fugiu gritando para Acazias: “— É uma traição, Acazias!” Então Jeú entesou o seu arco e disparou com toda a força e a flecha atingiu Jorão entre os ombros e atravessou o coração, e ele caiu morto no seu carro de guerra (2Rs 9:23,24).

E assim Jorão morreu e foi jogado no campo de Nabote, o jezreelita (2Rs 9:21-26), segundo a palavra do SENHOR, anunciada por Elias (1Rs 21:17-23).

Acazias tenta se salvar

Acazias, rei de Judá, foi pelo caminho de Bete-Hagã para tentar fugir, mas Jeú o perseguiu e disse: “— Matem ele também!”. Então, Acazias, rei de Judá, foi atingido na subida de Gur, próximo a Ibleão. Ele ainda conseguiu fugir para o Megido, mas acabou morrendo ali. Seus servos levaram seu corpo para Jerusalém, e ele foi sepultado em seu túmulo, junto aos seus pais, na Cidade de Davi (2Rs 9:27-29).

Outros detalhes sobre o reinado de Jorão

Ao contrário de todos ou reis anteriores, não é dito que os demais atos de Jorão, ficaram registrados em algum livro antigo. Apesar disso, é provável que os detalhes de sua trajetória tenham sido escritos nos registros reais de Israel.

Bibliografia

BÍBLIA SAGRADA. Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

MORAIS, Felipe. Cronologia da Bíblia — A Bíblia em Ordem Cronológica. Curso Bíblico Online, 2023. Disponível em: <www.cronologiadabiblia.com.br>.

STRONG, J. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.


Notas de Rodapé

[1] Jeorão יְהוֹרָם Yehôram (cf. STRONG h3088), às vezes grafado como “Jorão”, יֹרָם Yôram (cf. STRONG h3141), porém, ambas as formas possuem o mesmo significado: “Javé é exaltado”. — (Strong, James. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.)

[2] (Cronologia da Bíblia — A Bíblia em Ordem Cronológica, 2023)

[3] O pecado de Jeroboão, filho de Nebate, refere-se à idolatria. Pois ele foi o responsável por inserir em Israel o culto aos bezerros de ouro (1Rs 12.28-30; cf. 2Rs 10:29).

[4] O rei da Síria nessa época era Ben-Hadade (cf. 2Reis 6:24; 8:7).

[5] Uma tradução literal: “e os sírios não se reuniram mais entre as tropas de Israel”.

[6] Siclo, do hebraico שֶׁקֶל sheqel — era a principal unidade de peso ou medida (cf. STRONG h8255) — (Strong, James. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.)

O parentesco de Josafá e Jeorão com Acabe

[7] É possível que, assim como seu filho Jeorão (cf. 2Rs 8:18; 2Cr 21:6), Josafá também tenha se casado com uma das filhas de Acabe, pois o termo hebraico traduzido nas versões ACF, ARC e ARA como “aparentou-se” é חָתַן chathan, que, em sua primeira definição significa: “tornar-se genro” (cf. STRONG h2859). Por isso, a versão NAA traduziu como “tornou-se genro de Acabe”; enquanto a NVT traduziu como “aliou-se a Acabe por meio do casamento de seu filho com a filha de Acabe”; e a NVI traduziu como “aliou-se a Acabe por laços de casamento” (2Cr 18:1)

[8] Ramote-Gileade era uma cidade de Israel localizada na região oriental da tribo de Manassés e estava sob domínio de Israel na época de Salomão (1Rs 4:13). Entretanto, a cidade foi tomada pelos sírios e desde a época do rei Acabe, os israelitas estiveram tentando recuperá-la (1Rs 22:3-29; 2Rs 8:28; cf. 2Cr 18:2-28; 22:5).

[9] Jezabel foi citada por Jesus Cristo em Apocalipse 2:20 como referência a uma falsa profetisa imoral que ensinava e seduzia os servos de Deus a praticar prostituição e comer coisas sacrificadas aos ídolos. Na verdade, a falsa profetisa é uma feiticeira (cf. 2Rs 9:22).

[10] Nabote, o jezreelita, tinha sido morto pela armação de Jezabel, por não querer vender sua vinha ao rei Acabe, porque era herança de família. Então o Senhor prometeu matar Jezabel e exterminar a Casa de Acabe e Jeú foi o escolhido para executar a sentença do Senhor contra Jezabel, esposa de Acabe e seu filho Jorão (1Rs 21; cf. 2Rs 9:6-10,26,36,37).

Deus te abençoe!

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Escrito por
Pr. Felipe Morais
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