Buscar

A Mulher Cristã – As palavras [Pt. 4/10]

A paz do Senhor Jesus!

Esta é a Parte 4 de uma série de estudos a respeito do comportamento da mulher cristã.

Pt. 1 – Introdução (acesse aqui: https://www.cursobiblicoonline.com.br/a-mulher-crista-introducao-pt-1-10/)

Pt. 2  – Rotina devocional (acesse aqui: https://www.cursobiblicoonline.com.br/a-mulher-crista-rotina-devocional-pt-2-10/)

Pt. 3 – O coração (acesse aqui: https://www.cursobiblicoonline.com.br/a-mulher-crista-o-coracao-pt-3-10/)

Pt. 4 – As palavras


A Bíblia nos dá orientações sobre as nossas palavras, não só para as mulheres, mas para qualquer pessoa. Entretanto, como este estudo é voltado para mulheres, vamos abordar algumas situações que são comuns de acontecer entre nós.

Veja, o estudo anterior tratou do coração, ou seja, dos pensamentos. Cuidando dos pensamentos já conseguiremos vigiar muito com as nossas palavras. O próprio Jesus nos ensinou isso:

Mateus 15:18,19 Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.

Então, nossas palavras dizem muito sobre o nosso coração.

Vamos falar sobre alguns problemas comuns envolvendo as palavras.

  • Ira/Brigas
  • Maledicência
  • Murmuração
  • Mentira

Ira/Brigas

Vejam o que a Bíblia nos diz:

Provérbios 15:1 A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.

Quantas vezes eu cometi este pecado. Quantas vezes eu falei uma palavra dura. É uma luta muito grande e peço sempre a Deus que me perdoe e me ajude a vencer o impulso. Podemos gerar discussões por não sabermos falar brandamente e com sabedoria.

Já imaginou quantas brigas teriam sido evitadas se tivessemos falado brandamente? Já parou para pensar que muitos casamentos terminaram por causa disso? Muitos outros laços familiares foram rompidos também. Ou seja, muitas tragédias foram causadas por causa de palavras duras que suscitaram a ira.

Outro versículo que desejo comentar é este, sobre as esposas:

Provérbios 27:16 O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa, um e outro são semelhantes.

Veja, se não falarmos com sabedoria, deixaremos as pessoas irritadas, causaremos brigas e seremos como um goteira. Você já teve uma goteira em casa? É algo irritante, que não queríamos ter por perto.

Maledicência

Maledicência significa falar mal, ou seja, maldizer, criticar, difamar. Vejamos o que a Bíblia diz sobre isso:

Tiago 4:11 Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz

Levítico 19:16 “Não espalhem calúnias no meio do seu povo. “Não se levantem contra a vida do seu próximo. Eu sou o Senhor.

De maneira geral, mulheres conversam muito mais do que os homens, apesar de haver exceções. E muitas vezes nós conversamos a respeito da vida dos outros. E a verdade é que é mais fácil criticar os outros do que elogiar. Como é difícil vencer este pecado, não é verdade?

Vejo que é uma tentação e um perigo muito grande, pois podemos nos tornar mulheres muito críticas, apenas focando no erro dos outros. Mas um exercício que tento sempre fazer é, além de orar, olhar para mim e ver o quanto eu sou falha também.

Murmuração

Quando Moisés estava conduzindo o povo no deserto, temos ali situações em que o povo começou a murmurar (reclamar).  Vejam o que a Palavra de Deus nos ensina:

1 Coríntios 10:10 E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.

Irmãs, nós abrimos a nossa boca para reclamar de tantas coisas. Reclamamos no trânsito, reclamamos da fila do supermercado, reclamamos do dia de chuva, reclamamos do calor, reclamamos do trabalho, reclamamos se não temos trabalho, reclamamos da louça suja, reclamamos porque não temos algo.

Sabe por que reclamamos tanto? Por termos uma expectativa (errônea) de que tudo seja perfeito. Mas não existe e nunca existirá vida perfeita aqui. Não adianta esperarmos pelo emprego perfeito, pelo marido perfeito, pela família perfeita, pela casa perfeitamente organizada. Somos pessoas, somos falhas, podemos sim melhorar, mas este mundo continuará caído e cheio de problemas!

Passamos por situações difíceis? Claro! Mas Deus não nos deu permissão para ficar reclamando. Podemos sim chorar, falar para Ele que está difícil, pedir socorro ao nosso Senhor, mas não ficar murmurando revoltadas com tudo.

Mentira

Não podemos abrir as nossas bocas para proferir mentiras. Não existe mentira pequena ou grande, mentira é mentira e é pecado.

Efésios 4:25 Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.

Irmãs, eu me recordo de vezes em que fui contar uma história para alguém, e para deixar a história mais emocionante eu tentava exagerar em algumas coisas, não contando exatamente como aconteceu. Sabe o que é isso? Uma mentira. Não temos que tentar florir as histórias, inventar ou exagerar em certos pontos. Temos que falar os fatos, como aconteceu. Quantas vezes o telefone tocava e me falavam: “atende e diz que eu não estou”.

Graças a Deus eu abandonei a mentira, e te convido a fazer o mesmo, pois esta é a vontade de Deus.

Bom, este tema sobre as palavras poderia dar um livro, é um assunto extenso e há muitos versículos sobre isso. O intuito aqui é trazer algumas reflexões que nos levem a avaliar os nossos erros, para que possamos nos arrepender e nos adequarmos ao que a Bíblia ensina.

Realmente não é fácil ter domínio sobre as palavras, e até a Bíblia nos diz isso:

Tiago 3:2 Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.

Mas, mesmo sendo difícil, sabemos que temos a ajuda de Deus. Precisamos muito do fruto chamado domínio próprio. E para que os frutos do Espírito sejam encontrados em nós, precisamos viver segundo o Espírito.

Por isso, a solução para as nossas falhas nesta área é ser cheia do Espírito Santo, buscando a Deus em oração, jejuns, leitura da Palavra, e praticando. A prática da verdade requer renúncia, requer engolir o orgulho, suprimir a prepotência, e falarmos menos.

Nunca se esqueça do nosso maior exemplo: Jesus. Quando ele podia muito falar e se defender, ele se calou. Ele se humilhou. Tudo isso para cumprir a vontade do Pai.

Deus te abençoe!

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do site Curso Bíblico Online.

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/

Escrito por
Dallila Engelman
Comente

2 comentários
  • amei esta palavra , falou muito comigo, eu precisava ouvila, de uma maneira simples e objetiva, e edificante, e vai mudar a minha vida, através dela vi onde estou errandoe o que eu preciso mudar que Deus continui te usando você e te enchendo da sua graça 🙏🙌

    • Obrigada irmã Marília! Fiquei muito feliz de saber que te edificou! Eu também preciso mudar, mas Deus nos ajudará!! Fica com Deus, bjs!