Buscar

Quem foi Acazias, rei de Israel?

Quem foi Acazias? A História de Acazias, rei de Israel.

Significado do nome

Acazias significa “Javé (Yahu) mantêm (possui)”[1].

Quem foi Acazias?

Acazias, filho de Acabe (1Rs 22:40) foi o 8º rei de Israel após a divisão do reino e reinou durante 2 anos em Israel entre (897 a.C. a 896 a.C.)[2]. Começou a reinar sobre Israel no 17º ano do reinado de Josafá, rei de Judá (1Rs 22:52). Era filho do rei Acabe e, começou a reinar enquanto seu pai, ainda estava vivo numa corregência que durou 2 anos.

Esse período da corregência fica muito fácil de identificar ao visualizar esse período no Mapa Cronológico da Bíblia disponível em (www.cronologiadabiblia.com.br).

Qual rei Acazias?

Tanto em Israel quanto em Judá houve reis com o nome de Acazias. Por isso, não confunda esse Acazias, filho de Acabe, rei de Israel, com o Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá (2Rs 8:24,25).

O início do reinado de Acazias

Infelizmente, Acazias, rei de Israel, fez o que era mau aos olhos do SENHOR, praticando os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, estimulando seu povo à idolatria. Ele se envolveu na idolatria de Jezabel, sua mãe e, dessa forma, ele serviu e  adorou a Baal, como Acabe, seu pai, havia feito antes dele. Isso provocou a ira do SENHOR, Deus de Israel (1Rs 22:52-54).

A aliança com Acazias, rei de Israel

Josafá se aliou ao filho de Acabe, o rei Acazias, para construírem navios para irem a Társis[3] e que fossem até Ofir em busca de ouro[4], mas eles se quebraram em Eziom-Geber[5] (1Rs 22:49; 2Cr 20:35-36).

Isso aconteceu porque Josafá fez essa aliança mesmo após ter sido repreendido pelo vidente Jeú, filho de Hanani, acerca de sua aliança com Acabe, rei de Israel (2Cr 19:2). Por isso, Eliézer, filho de Dodavá, de Maressa, profetizou contra Josafá dizendo: “— Porque você se aliou com Acazias, o SENHOR destruirá o que você construiu.” (2Cr 20:37).

Após a destruição das embarcações, Acazias, filho de Acabe propôs que seus marinheiros navegassem juntamente com os de Josafá, mas ele não quis insistir (1Rs 22:50).

A rebelião de Moabe

Após Acabe morrer, seu filho Acazias teve que lidar com a insatisfação dos moradores de Moabe, que estavam sob o domínio dos israelitas desde a época de Davi, mas agora se rebelaram e não querem mais pagar os tributos ao rei de Israel (2Rs 1:1; cf. e 2Sm 8:1,2; 2Rs 3:5).

A doença de Acazias

O rei Acazias estava em Samaria e ficou gravemente ferido quando caiu pelas grades do quarto do andar superior e acabou adoecendo. Ele queria saber se seria curado da doença que enviou seus mensageiros para Ecrom, uma cidade dos filisteus, para consultarem a Baal-Zebube, o “deus” de Ecrom (cf. 2Rs 1:2).

O Anjo do Senhor disse a Elias, o tesbita, uma mensagem de repreensão ao rei por ter consultado aos falsos deuses, ao invés de buscar ao Deus de Israel e disse que ele não sairia mais da cama até morrer! (cf. 2Rs 1:3,4).

Os mensageiros do rei voltaram e disseram tudo o que “um homem” tinha dito a eles, então ele perguntou sobre a aparência desse homem e eles disseram que era um homem vestido de pelos, com um cinto de couro na cintura. Então o rei reconheceu que era Elias, o tesbita (cf. 2Rs 1:5-8).

Elias e os capitães do rei Acazias

O rei enviou um capitão com seus 50 soldados para procurar Elias e eles subiram ao monte onde o profeta estava e o comandante deu a seguinte ordem: “— Homem de Deus, o rei está ordenando que você desça daí.” (2Rs 1:9). Então o profeta respondeu: “— Se eu sou homem de Deus, que desça fogo do céu e consuma você e os seus cinquenta soldados.” (2Rs 1:12).

Na segunda vez, o comandante foi ainda mais soberbo: “— Homem de Deus, o rei está ordenando que você desça daí imediatamente.” (2Rs 1:11). Nos dois casos, Elias respondeu da mesma forma e novamente “desceu fogo do céu e consumiu o capitão e os seus cinquenta soldados.” (2Rs 1:10,12).

Mais uma vez o rei enviou um capitão com seus 50 soldados. Então, o terceiro capitão de cinquenta subiu o monte, pôs-se de joelhos diante de Elias e lhe suplicou:

“— Homem de Deus, peço, por favor, que a minha vida e a vida destes seus servos, os cinquenta soldados, seja preciosa aos seus olhos. Porque desceu fogo do céu e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinquenta, com os seus cinquenta soldados. Agora, porém, que a minha vida seja preciosa aos seus olhos.” (2Rs 1:13-14).

O Anjo do Senhor mandou Elias não ter medo e descer com esse último capitão. Elias foi e se apresentou ao rei e entregou a mensagem: — Assim diz o SENHOR: “Por que você enviou mensageiros para consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom? É porque não há Deus em Israel, cuja palavra se possa consultar? Portanto, da cama em que está deitado você não sairá mais. Você certamente morrerá!” (2Rs 1:16).

A morte de Acazias, rei de Israel

E assim Acazias morreu, segundo a palavra do SENHOR, anunciada por Elias. Como Acazias não tinha filhos, seu irmão Jorão, filho de Acabe, começou a reinar em seu lugar, no segundo ano do reinado de Jeorão, filho de Josafá, rei de Judá. (2Rs 1:17).

Outros detalhes sobre o reinado de Acazias

Por fim, quanto aos demais atos de Acazias e ao que fez, ficaram registrados no antigo Livro da História dos Reis de Israel (2Rs 3:1).

Bibliografia

BÍBLIA SAGRADA. Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

MORAIS, Felipe. Cronologia da Bíblia – A Bíblia em Ordem Cronológica. Curso Bíblico Online, 2023. Disponível em: <www.cronologiadabiblia.com.br>.

STRONG, J. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.


Notas de Rodapé

[1] Acazias — do hebraico אֲחַזְיָהוּ ’Achazyah, significa “Javé (Yahu) mantêm (possui)” — cf. STRONG h0274

[2]  (Cronologia da Bíblia – A Bíblia em Ordem Cronológica, 2023)

[3] Társis era uma cidade de referência quando se tratava de navegação (cf. Sl 48:7; Is 2:16).

[4] Salomão havia buscado grande quantidade de ouro de Ofir (1 Reis 9:28) e, a cada 3 anos, sua frota de navios também trazia de Társis ouro, prata, marfim, bugios e pavões (1Rs 10:22).

[5] O domínio de Davi e Salomão sobre as nações ao redor: “O rei Salomão também construiu uma frota de navios em Eziom-Geber, que fica perto de Elate, na praia do mar Vermelho, na terra de Edom” (1 Reis 9:26). Isso mostra que, já no tempo de Salomão, os edomitas já estavam subjugados ao rei de Israel. É possível que Davi tenha conquistado ouro, prata e outros despojos juntamente de todas as nações que havia subjugado: de Edom, da Síria, de Moabe, dos filhos de Amom, dos filisteus, de Amaleque e dos despojos de Hadadezer, filho de Reobe, rei de Zobá. Davi ficou ainda mais famoso quando, ao voltar do ataque aos sírios, matou dezoito mil homens no vale do Sal (2Sm 8:11-13; 1Cr 18:11), um feito que um de seus descendentes chamado Amazias, que foi rei em Judá, repetiu quando matou dez mil dos filhos de Seir, no vale do Sal (2Cr 25:11).

Deus te abençoe!

⬤ Os materiais didáticos e demais artigos publicados no site estão protegidos por direitos autorais © | Se desejar utilizar algum texto em uma obra ou publicação, entre em contato conosco clicando aqui


Conheça nossos cursos

➤ CURSO: CRONOLOGIA BÍBLICA COMPLETA (CURSO+MAPA+CERTIFICADO) https://www.cursobiblicoonline.com.br/cronologia-biblica-completa/

Acazias, Acabe, Cronologia Bíblica,
Cronologia da Bíblia,
Bíblia em Ordem Cronológica,
curso bíblico online, curso de teologia, cronologia dos reis, Elá, Zinri, Onri, Tibni, Asa, Baasa, Reis de Judá, Reis de Israel, Hanani, Jeú, Aías, profeta, Arsa,

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/

Acazias, Acabe, curso bíblico online, curso de teologia, cronologia bíblica, cronologia dos reis, Elá, Zinri, Onri, Tibni, Asa, Baasa, Reis de Judá, Reis de Israel, Hanani, Jeú, Aías, profeta, Arsa,
  • Se Inscreva em nossos Canais no YOUTUBE (Curso e Devocional)
  • Nossas páginas no INSTAGRAM
  • Siga no TWITTER
  • Entre para o Canal no TELEGRAM
  • Ouça os estudos em áudio em Podcast no SPOTIFY

Assista a Série sobre Os Reis de Israel e os Reis de Judá!

Escrito por
Pr. Felipe Morais
Comente