Buscar

Quem foi Elias, o profeta de Israel?

Quem foi Elias? A História de Elias, o profeta de Israel 1Rs 17:1 – 2Rs 2:11 (também em 2Cr 21:12-15)

Significado do nome

Elias significa “meu Deus é Javé“ ou ”Yah(u) é Deus”  [1].

Quem foi Elias?

Elias foi um profeta em Israel durante o reinado de Acabe (915 a.C. a 894 a.C.)[2]. Sendo assim, sua história está atrelada ao período desse rei, que abrange desde o capítulo 17 até o capítulo 22 do primeiro livro dos Reis; porém, Elias prossegue até o capítulo 2 do segundo livro dos Reis, quando é levado ao céu; mas depois é citado em 2Cr 21:11-15.

Várias vezes ele é chamado de Elias, o tesbita[3] (1Rs 17.1; 21.17,28; 2Rs 1.3,8; 9.36). De acordo com Strong  (2002), tesbita trata-se de um patronímico procedente de um nome não utilizado, significando recurso; tesbita = “cativeiro”.

Elias x Acabe

O primeiro confronto entre o rei e o profeta ocorre quando Elias prediz a seca nos próximos anos (1Rs 17:1). Mais tarde ficamos sabendo que essa seca durou três anos e meio quando esse evento foi citado Jesus (Lc 4:25) e Tiago (Tg 5:17,18).

Três anos depois dessa profecia, o Senhor disse para ele procurar o rei para avisar que choveria sobre a terra de Israel (1Rs 18:1). Elias foi até Samaria, que, naquele período, sofria de fome extrema nessa região (1Rs 18:2).

Obadias, o responsável pelo palácio do rei, era um homem que temia muito ao Senhor. Ele havia escondido cem profetas e, em grupos de cinquenta, os escondeu em cavernas, e os sustentou com pão e água quando Jezabel exterminava os profetas do Senhor (1Rs 18:4).

Ao se preocupar com os seus animais, o rei Acabe foi sozinho por um lado e, por outro, enviou Obadias para procurar capim em todas as fontes de água e vales, a fim de proteger a vida dos cavalos e mulas da seca (1Rs 18:5,6).

Nessa busca, Elias se encontrou com Obadias e disse para avisar ao rei Acabe que ele estava por ali. Mas Obadias teve muito medo de morrer caso avisasse o rei, mas Deus levasse Elias para algum lugar (1Rs 18:7-14). Isso demonstra que o evento que ocorreu com Elias num redemoinho já era esperado pelas pessoas de Israel há muito tempo!

Elias deu garantias que iria se encontrar com Acabe, então Obadias foi avisar o rei. Ao se encontrar com o profeta, o rei Acabe o acusa de ser o “perturbador de Israel”, mas é repreendido por Elias. O profeta revela que os pecados da casa de Onri e de Acabe, seu filho, eram a causa da perturbação e da seca que devastava Samaria (1Rs 18:15-18).

Elias contra os profetas de Baal e Aserá

Muitas pessoas não percebem, mas Elias não confrontou apenas os 450 profetas de Baal. Ali estavam também os 400 profetas de Aserá, totalizando 850 falsos profetas, que eram sustentados por Jezabel, com os impostos pagos pelos israelitas (1Rs 18:19).

Elias, então, ordena ao rei Acabe convocar todos os habitantes de Israel e também levar todos os falsos profetas, para um desafio no Monte Carmelo, onde ocorreu o tão famoso evento em que, Elias orou e desde o céu, caiu fogo do Senhor e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras e a terra juntamente com a água que estava ao redor do altar. Depois disso, Elias mandou os falsos profetas descerem até o ribeiro de Quisom, onde foram mortos (1Rs 18:20-40).

Após ter matado os 850 falsos profetas, Elias disse que viria grande chuva e ordena que Acabe fosse embora e ele foi comer e beber. Mas, Elias subiu para o alto do monte Carmelo, se ajoelhou para orar, com o rosto entre os joelhos, e pediu seu servo para verificar se via alguma nuvem. Mas o rapaz não viu nada, até que se repetiu por 7 vezes e na sétima ele viu uma pequena nuvem do tamanho da palma da mão de um homem. Em pouco tempo o céu escureceu devido às nuvens e o vento e caiu uma forte chuva. Enquanto o rei Acabe estava indo montado num carro, Elias cingiu os lombos e correu na frente de Acabe até a entrada de Jezreel porque a mão do Senhor veio sobre ele! (1Rs 41-46).

A Fuga de Elias

Acabe chegou e contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito aos seus falsos profetas. Então Jezabel mandou um recado dizendo que no outro dia Elias estaria morto (1Rs 19:1-2). Elias fugiu e caminhou um dia inteiro até chegar no deserto, pois teve medo e teve vontade de morrer. Elias, então, deitou e dormiu, mas foi acordado por um anjo que trouxe pão assado sobre uma pedra em brasa e um jarro de água. Ele comeu, e bebeu e voltou a dormir (1Rs 19:3-6).

O anjo voltou e disse para ele se levantar, comer e beber porque a viagem seria longa e aquela refeição deu força para caminhar durante quarenta dias e quarenta noites até o Horebe[4] onde Elias entrou numa caverna (1Rs 19:7-9).

Elias no monte Horebe

O Senhor perguntou o que Elias estava fazendo escondido ali e ele respondeu que dentre os profetas do Senhor só tinha sobrado ele, pois pensava que era o único profeta que tinha sobrevivido ao extermínio promovido por Jezabel. Deus mandou Elias sair e ficar diante do monte. Então o Senhor estava passando e houve um grande vento que fendia os montes e quebrava as rochas, houve também um terremoto e depois veio um fogo, mas o Senhor não estava no vento, nem no terremoto e nem no fogo. Então veio o som de um sussurro suave dizendo: “O que você está fazendo aqui, Elias?”. E o profeta deu a mesma resposta novamente (1Rs 19:10-14).

Dali, o Senhor enviou Elias ao deserto de Damasco para ungir Hazael como rei da Síria[5], a Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel[6] e Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, que era uma cidade na tribo de Issacar, como profeta em seu lugar[7]. O Senhor ainda disse que guardou ainda outros 7 mil homens fiéis[8] que não se contaminaram com a idolatria (1Rs 19:15-17).

Acabe e a Vinha de Nabote

Morava na região de Jezreel um homem chamado Nabote que possuía uma vinha que ficava ao lado de uma casa[9] que o rei Acabe tinha naquela região. O rei então tentou comprar a vinha para fazer uma horta. Mas Nabote não quis vender porque era uma herança de família. Jezabel percebeu que o rei ficou indignado e armou uma cilada para matar Nabote. Assim, ela reuniu os anciãos e contratou dois homens malignos para servirem de falsas testemunhas, acusando Nabote de ter blasfemado contra Deus. Então, Nabote foi apedrejado até a morte (1 Reis 21:1-16).

Quando Acabe se levantou para tomar posse da vinha de Nabote, o Senhor enviou novamente o profeta Elias para repreender o rei Acabe por sua maldade e por dar ouvidos à sua esposa perversa. Elias entregou uma dura profecia, dizendo que o Senhor faria com a casa de Acabe o mesmo que havia feito com a casa de Jeroboão, filho de Nebate, e com a casa de Baasa, filho de Aías. Então, o rei rasgou as suas roupas, se cobriu com pano de saco e jejuou. Ele dormia vestido com pano de saco e andava cabisbaixo. O Senhor viu isso e levou em conta (1 Reis 21:17-29).

Outras citações sobre Elias

Malaquias faz alusão ao profeta Elias (cf. Ml 4:5,6), passagem essa que se cumpre na vida de outro profeta, João Batista, que nem mesmo se via como um profeta (cf. Jo 1:21); porém ele veio “no espírito e poder de Elias” (cf. Lucas 1:15-17) e, por isso, Jesus afirma que João Batista é o “Elias” que haveria de vir (cf. Mt 11:9-15; Mt 17:10-13).

Ao falar sobre a oração, Tiago nos lembra que Elias era um homem comum, e ainda assim, Deus ouvia suas orações.

“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que vocês sejam curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou com fervor para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. Depois, orou de novo, e então o céu deu chuva, e a terra produziu os seus frutos.” Tiago 5:16-18

Isso não significa que Elias vivesse a vida de qualquer maneira. O que Tiago quer mostrar é que sim, é possível uma pessoa viver em santidade e ter tal nível de comunhão com o Senhor!

Outros detalhes sobre o ministério de Elias

Poucos percebem esse detalhe, mas algumas pessoas em Israel já sabiam que Elias seria levado muito tempo antes disso acontecer. Por exemplo, Obede, que teve medo de avisar ao rei Acabe que o profeta estava por ali, mas quando o rei fosse procurar, Elias não pudesse mais ser encontrado por ter sido levado pelo Senhor:

“Pode ser que, tão logo eu me afaste de você, o Espírito do SENHOR Deus o leve não sei para onde, e, se eu der a notícia a Acabe e ele não o encontrar, ele matará a mim, este seu servo, que temo o SENHOR desde a minha mocidade.” (1 Reis 18:12)

Os discípulos dos profetas, ao falarem com Eliseu, demonstraram que sabiam até mesmo o dia exato em que aconteceria esse evento (2Rs 2:3-5)!

A Carta de Elias no tempo de Jeorão

É bastante intrigante o fato de Elias ter enviado essa carta ao rei muito tempo depois de ter sido levado ao céu (2Rs 2:9-14), cerca de 5 anos antes de Jeorão assumir o reino!

A carta de Elias não se tratava de informações antigas e subjetivas, nela estava escrito informações atualizadas acerca das práticas idólatras do rei de Judá e dizia:

“Assim diz o SENHOR, Deus de Davi, seu pai: ‘Você não andou nos caminhos de seu pai Josafá, nem nos caminhos de Asa, rei de Judá, mas andou nos caminhos dos reis de Israel e seduziu o povo de Judá e os moradores de Jerusalém à idolatria, segundo a idolatria da casa de Acabe. Além disso, você matou os seus próprios irmãos, da casa de seu pai, que eram melhores do que você. Por isso o SENHOR castigará com um grande flagelo este povo do qual você é rei, bem como os seus filhos, as mulheres que você tem e todas as suas posses. Você terá uma doença grave nos seus intestinos, doença esta que aumentará dia após dia, até que os seus intestinos saiam do corpo.’” (2 Crônicas 21:11-15).

Para onde Elias foi levado?

É importante observar que, do ponto de vista em que Eliseu estava olhando, Elias foi levado ao céu (2Rs 2:11) num redemoinho e seu corpo foi transportado para algum lugar. Assim como quando alguém que está na pista vê um avião sair do aeroporto e subir ao céu e não mais vê-lo, mas sabe que vai pousar em um lugar distante. Por isso, os discípulos dos profetas procuraram nas imediações daquela região e não encontraram, pois eles sabiam que Elias foi levado para outro local, mas não foi ali por perto (2Rs 2:15-18).

Ao contrário do que alguns pensam, Elias não foi levado ao céu onde Deus está[10], pois a palavra de Deus diz que somente Jesus Cristo subiu ao céu: “ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu” (João 3:13, ACF).

Como ocorreu com Ló e sua família, que foram transportados da cidade de Sodoma e levados para outro local fora da cidade (cf. Gn 19:15-17), assim também aconteceu com o evangelista Filipe, que foi transportado de um lugar para outro e o eunuco não o viu mais (cf. Atos 8:39-40).

Dessa forma ocorreu com Elias, quando subiu num redemoinho (2Rs 2:11), para algum local distante de sua região, porém não muito longe de Israel. Por isso, ele estava ciente dos eventos que ocorriam no reinado de Jeorão, rei de Judá, o qual recebeu a carta do profeta (cf. 2Cr 21:11-15).

Interessante que os profetas foram separados por um carro de fogo, com cavalos de fogo, mas nenhum deles foram queimados! Eliseu ainda viu o profeta sendo levado e Elias jogou sua capa que, desde então, passou a ser usada pelo seu discípulo (2Rs 2:10,12-14).

A morte de Elias

A Bíblia não registra a morte de Elias, mas diz que “o salário do pecado é a morte” (Rm 6:23) e que “a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Rm 5:12), pois “em Adão, todos morrem” (1Co 15:22), logo “aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso, o juízo” (Hebreus 9:27).

Certamente, a palavra de Deus afirma que os irmãos que estiverem vivos no dia do arrebatamento terão seus corpos transformados em corpos glorificados (cf. 1Co 15:51-58; 1Ts 4:15-18). Porém, nenhuma pessoa recebeu corpo glorificado — imortal e incorruptível — antes da ressurreição de Cristo Jesus (1Co 15:45-49).

Exatamente por isso, ao citar vários personagens importantes do antigo testamento, conhecidos como “heróis da fé”, é dito que “Todos estes morreram na fé. Não obtiveram as promessas, mas viram-nas de longe e se alegraram com elas, confessando que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria.” (Hebreus 11:13-14, grifo nosso).

A grande lista citada nesse capítulo inclui Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara, Isaque, Jacó, José, Moisés, Josué, Raabe, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel, os profetas e outras pessoas… (cf. Hebreus 11:1-40) 

Além disso, nenhum homem poderia ser aperfeiçoado antes que todos sejamos reunidos para juntos sermos glorificados naquele grande dia!

“Todos estes, mesmo tendo obtido bom testemunho por meio da fé, não obtiveram a concretização da promessa, porque Deus tinha previsto algo melhor para nós, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.” (Hebreus 11:39-40, grifo nosso)

Bibliografia

BÍBLIA SAGRADA. Bíblia Sagrada – Almeida Corrigida e Fiel. Edição Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original. ed. São Paulo, SP: Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 2011.

BÍBLIA SAGRADA. Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

MORAIS, Felipe. Cronologia da Bíblia – A Bíblia em Ordem Cronológica. Curso Bíblico Online, 2023. Disponível em: <www.cronologiadabiblia.com.br>.

RAHLFS, A.; HANHART, R. (Eds.). Septuaginta. Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft, 2006.

STRONG, J. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.


Notas de Rodapé

[1] Elias – do hebraico  זִע אליה’Eliyah, significa “meu Deus é Javé” ou “Yah(u) é Deus” – cf. STRONG h0452

[2] (Cronologia da Bíblia – A Bíblia em Ordem Cronológica, 2023)

Por que Elias é chamado Tesbita?

[3] De acordo com Rahlfs e Hanhart (2006), a LXX (Septuaginta) cita “Tisbe” (Θισβης) no texto de Tobias 1.2, como sendo uma das cidades localizadas na tribo de Naftali, do lado direito, na Galiléia, acima de Aser. Isso quer dizer que, a tribo de Naftali deve abranger um território ainda mais ao norte nos mapas bíblicos. Alguns sugerem que o termo tesbita tenha alguma relação com Tisbe. Mas, a Bíblia diz: “Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade” (1 Reis 17:1), mas Gileade fica do lado oposto de Naftali.

[4] Horebe – às vezes chamado de Sinai (Êx 3:1,2 cf. At 7:30).

[5] Sob a orientação de Elias, o profeta Eliseu vai ungir Hazael, como o rei da Síria (2Rs 8.7-13; cf. 1Rs 19:15).

[6] Sob a orientação de Elias, o profeta Eliseu enviará um dos discípulos dos profetas para ungir Jeú como rei de Israel (2Rs 9.1-10; cf. c1Rs 19:16 e 2Rs 9:36).

[7] Eliseu abandonou seu trabalho e seguiu Elias (1Rs 19:19-21).

[8] Certamente Eliseu estava entre os 7 mil joelhos que não se dobraram a Baal. O apóstolo Paulo lembra essa afirmação divina ao explicar que, em seu tempo, Deus também conservou um remanescente fiel em Israel, e, entre eles, estavam os próprios apóstolos (cf. Romanos 11:4,5).

[9] Possivelmente a vinha de Nabote ficava ao lado da casa (ou palácio) de marfim que Acabe construiu (1 Reis 22:39).

[10] Somente Jesus Cristo subiu ao céu (cf. João 3:13; Efésios 4:9-10; Provérbios 30:4). Observe que Pedro lembra que nem mesmo Davi não subiu aos céus (Atos 2:34).

Deus te abençoe!

⬤ Os materiais didáticos e demais artigos publicados no site estão protegidos por direitos autorais © | Se desejar utilizar algum texto em uma obra ou publicação, entre em contato conosco clicando aqui


Conheça nossos cursos

➤ CURSO: CRONOLOGIA BÍBLICA COMPLETA (CURSO+MAPA+CERTIFICADO) https://www.cursobiblicoonline.com.br/cronologia-biblica-completa/

Elias, Cronologia Bíblica,
Cronologia da Bíblia,
Bíblia em Ordem Cronológica,
curso bíblico online, curso de teologia, cronologia dos reis, profeta, Eliseu, Acabe, Nabote, Jeú, Hazael, Obadias, Jezabel, Baal, Aserá, Jeorão, Josafá, Tesbita, Tisbi

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/

Elias, curso bíblico online, curso de teologia, cronologia bíblica, cronologia dos reis, profeta, Eliseu, Acabe, Nabote, Jeú, Hazael, Obadias, Jezabel, Baal, Aserá, Jeorão, Josafá, Tesbita, Tisbi
  • Se Inscreva em nossos Canais no YOUTUBE (Curso e Devocional)
  • Nossas páginas no INSTAGRAM
  • Siga no TWITTER
  • Entre para o Canal no TELEGRAM
  • Ouça os estudos em áudio em Podcast no SPOTIFY

Assista a Série sobre Os Reis de Israel e os Reis de Judá!

Escrito por
Pr. Felipe Morais
Comente

1 comentário