Buscar

Quem foi Jeú, rei de Israel?

Quem foi Jeú? A História de Jeú, rei de Israel.

Significado do nome

Jeú significa “Javé é Ele”[1].

Quem foi Jeú?

Jeú, filho de Ninsi (1Rs 19:16; 2Rs 10:36) foi o 10º rei de Israel após a divisão do reino e reinou durante 28 anos em Samaria entre (883 a.C. a 856 a.C.)[2].

Jeú é ungido rei

Elias ainda estava no monte Horebe, quando o Senhor o enviou ao deserto de Damasco a fim de ungir Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel (1Rs 19:16).

Então, sob a orientação de Elias, o profeta Eliseu enviou um dos discípulos dos profetas para ungir Jeú como rei de Israel (2Rs 9.1-10; cf. c1Rs 19:16 e 2Rs 9:36).

Jeú e outros capitães do exército de Israel estavam reunidos no acampamento em Ramote-Gileade, preparando-se para a guerra contra Hazael, o rei da Síria (2Rs 9:1-5).

Após derramar o azeite sobre a cabeça de Jeú, a mensagem que o jovem deixou, da parte do Senhor, foi essa:

— Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: “Eu o ungi para ser rei sobre o povo do SENHOR, sobre Israel. Você porá fim à casa de Acabe, seu senhor, para que eu vingue da mão de Jezabel o sangue de meus servos, os profetas, e o sangue de todos os servos do SENHOR. Toda a casa de Acabe perecerá. Eliminarei de Acabe todos do sexo masculino, quer escravo, quer livre, em Israel. Porque farei com a casa de Acabe o mesmo que fiz com casa de Jeroboão, filho de Nebate, e com a casa de Baasa, filho de Aías. Os cães devorarão Jezabel no campo de Jezreel; não haverá quem a sepulte.” (2 Reis 9:6-10)

Qual a missão de Jeú?

“Jeú, filho de Ninsi, a quem o SENHOR tinha ungido para exterminar a casa de Acabe.” (2Cr 22:7).

Jeú foi incumbido de eliminar Jezabel, para vingar o sangue dos profetas e todos os servos do Senhor (cf. 1Rs 18:4) e exterminar a Casa de Acabe para que não ficasse algum homem que reivindicasse o trono sobre Israel (2Rs 9:1-13; cf. 2Rs 9:26,36,37).

Os reinos de Israel e Judá estavam caminhando na mesma idolatria da casa de Acabe, pois tinham se aproximado por laços de casamento entre as famílias reais. Tanto que, Jeú começou a reinar sobre Israel no mesmo ano em que uma das filhas de Acabe e Jezabel, chamada Atalia, usurpou o trono de Judá (2Rs 11:1-3). Ela não foi morta por Jeú, porque a profecia dizia a respeito apenas a Jezabel e aos homens da casa de Acabe.

Jorão e Acazias contra Hazael

Acazias, rei de Judá, era aliado de Jorão, rei de Israel porque eram parentes e, por isso, foram a Ramote-Gileade para fazerem guerra contra Hazael, o rei da Síria. Nessa batalha, os sírios conseguiram ferir Jorão, rei de Israel em Ramá. Ferido, Jorão voltou para Jezreel a fim de curar-se das feridas. E Acazias, rei de Judá, foi visitá-lo em Jezreel (2Rs 8:28-29).

Essa visita estava nos planos de Deus, para ruína de ambos os reis, uma vez que Acazias havia se unido à família de Acabe. Porque quando chegou, ambos saíram ao encontro de Jeú, filho de Ninsi, a quem o Senhor tinha ungido para exterminar a casa de Acabe (cf. 2Rs 9:14-29)

Jeú mata os reis Jorão e Acazias

No entanto, Jeú, filho de Ninsi, que tinha acabado de ser ungido rei em Ramote-Gileade, conspirou contra Jorão, rei de Israel, que estava em Jezreel recebendo a visita de Acazias, rei de Judá, quando estava se recuperando do ferimento. Quando Jeú se aproximou de onde estavam os reis, a sentinela que estava na torre avisou ao rei Jorão, que por duas vezes enviou um mensageiro para saber se era pacífica a tropa que vinha ao encontro dele. Porém, os mensageiros não voltaram e a sentinela avisou os reis (2Rs 9:14-20).

Cada rei montou em seu carro de guerra e foram ao encontro de Jeú e o encontraram no campo de Nabote, o jezreelita[3] (2Rs 9:14-21). Jorão pergunta se Jeú veio em paz, mas a resposta foi: “— Que paz, se ainda continuam as prostituições de sua mãe Jezabel e as suas muitas feitiçarias?” (2Rs 9:22).

Jorão deu meia-volta com seu carro de guerra e fugiu gritando para Acazias: “— É uma traição, Acazias!” Então Jeú entesou o seu arco e disparou com toda a força e a flecha atingiu Jorão entre os ombros e atravessou o coração, e ele caiu morto no seu carro de guerra (2Rs 9:23,24).

Jeú mata Jorão, rei de Israel

E assim Jorão morreu e foi jogado no campo de Nabote, o jezreelita (2Rs 9:21-26), segundo a palavra do SENHOR, anunciada por Elias (1Rs 21:17-23).

Jeú mata Acazias, rei de Judá

Logo após Jeú ter alvejado o rei Jorão, Acazias, rei de Judá, tentou fugir indo pelo caminho de Bete-Hagã, mas Jeú o perseguiu e disse: “— Matem ele também!”. Então, Acazias, rei de Judá, foi atingido na subida de Gur, próximo a Ibleão.

Ele ainda conseguiu fugir para o Megido. Ao que parece, após Acazias ter sido ferido, conseguiu se esconder em Samaria. Mas, ao ser encontrado e levado de volta a Jeú, que estava na região do Megido, foi morto ali. Jeú fez questão que Acazias fosse sepultado, por ser descendente de Josafá (2Cr 22:7-9). Ele foi levado pelos seus servos para Jerusalém, onde foi sepultado em seu túmulo, junto aos seus pais, na cidade de Davi (2Rs 9:27-29).

A morte de Jezabel

Depois que Jeú matou os reis de Israel e Judá – Jorão e Acazias – ele foi para Jezreel atrás de Jezabel. Enquanto isso, a Bíblia destaca que, quando Jezabel ficou sabendo que Jeú estava vindo em sua direção, ela se pintou em volta dos olhos, enfeitou a cabeça e olhou pela janela; provavelmente numa tentativa de seduzir o poderoso capitão (2Rs 9:30), mas sua fala sugere que ela sabia que morreria e estava vestida para morrer como uma rainha (2Rs 9:31).

Jeú entrou pelo portão do palácio, levantou os olhos em direção à janela e mandou que alguns dos oficiais que estavam próximos jogassem ela dali. Quando ela foi jogada, seu sangue salpicou a parede e os cavalos e Jeú atropelou Jezabel (2Rs 9:31-33).

Após entrar no palácio para se alimentar, ele pede que ela seja sepultada porque era filha de rei, mas só restava a caveira dela, os pés e as palmas das mãos, porque os cães a tinham devorado, cumprindo assim a palavra do Senhor que o profeta Elias havia predito (2Rs 9:34-37).

Jezabel foi citada por Jesus Cristo em Apocalipse 2:20 como referência a uma falsa profetisa imoral que ensinava e seduzia os servos de Deus a praticar prostituição e comer coisas sacrificadas aos ídolos. Na verdade, a falsa profetisa é uma feiticeira (cf. 2Rs 9:22).

Jeú mata os filhos de Acabe

Acabe tinha 70 filhos que eram criados pelos homens importantes da cidade de Samaria, então Jeú escreveu cartas aos chefes da cidade, aos anciãos e aos tutores dos filhos de Acabe para que estabelecessem um desses filhos de Acabe como rei e, se preparassem para batalhar contra ele (2Rs 10:1-4). Mas eles tiveram muito medo e disseram que fariam tudo o que Jeú mandasse!

Então esses homens mataram todos os 70 filhos de Acabe que estavam em Samaria e colocaram suas cabeças em cestos que foram enviados para Jezreel, onde Jeú estava acampado (2Rs 10:5-10).

Jeú extermina a casa de Acabe

Depois de executar juízo contra a casa de Acabe em Jezreel, Jeú também encontrou e matou os príncipes de Judá e os parentes de Acazias (2Rs 10:13,14). Quando Jeú chegou em Samaria, eliminou todos os que restavam da casa de Acabe naquela cidade (2Rs 10:15-17).

Jeú mata vários outros homens

Jeú confessa que todo esse extermínio estava nos planos do Senhor (cf. 2Rs 10:10), mas em Jezreel, ele prosseguiu matando outras pessoas que não eram da casa de Acabe. Matou os conhecidos de Acabe, os homens importantes e os sacerdotes até não sobrar nenhum deles em Jezreel (2Rs 10:11). Depois disso, quando estava indo para Samaria, encontrou 42 dos parentes de Acazias, prendeu e os matou junto ao poço da região de Bete-Equedes dos Pastores (2Rs 10:12-14).

Mais tarde, Jeú caiu na idolatria que havia condenado a casa de Acabe.

Isso nos ajuda a entender o que levou o SENHOR a mandar o profeta Oseias colocar o nome de Jezreel em seu filho:

— Ponha nele o nome de Jezreel, porque daqui a pouco castigarei a casa de Jeú por causa do sangue derramado em Jezreel. Vou acabar com o reino da casa de Israel. Naquele dia, quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel (Oséias 1:4-5).

Jeú mata os adoradores de Baal

Jeú fingiu ser um grande adorador de Baal, mas tudo isso não passava de uma estratégia para eliminar o culto a Baal no território de Israel. Ele convocou no templo de Baal todos os profetas, sacerdotes e adoradores desse ídolo para um grande sacrifício. Nessa reunião, quem fosse ligado a Baal e não comparecesse nessa reunião seria morto! (2Rs 10:18-23).

Quando todos estavam dentro do templo de Baal, Jeú deixou claro que os adoradores do Senhor, o Deus de Israel, não deveriam estar presentes nesse evento. Então deu ordens a 80 soldados para matar todos e destruir tudo o que estava ligado a essa divindade pagã. Assim, Jeú acabou com o culto a Baal em Israel. (2Rs 10:24-28).

A adoração a Baal em Israel e Judá

No tempo dos Reis, a adoração a Baal tinha sido inserida por Acabe que, por influência de Jezabel, edificou um templo e levantou um altar a Baal em Samaria (1Rs 16:31,32; cf. 2Rs 3:2).

Com Jeú, a adoração a Baal foi totalmente eliminada em Israel, porém, continuou ocorrendo em Judá, devido à influência que a casa de Acabe tinha exercido no reino de Judá por causa das alianças e casamentos entre ambas as famílias reais (2Cr 21:6, 13; 22:3,4; cf. 2Rs 21:3,13; Mq 6:16). Baal foi cultuado em Judá até o período da reforma religiosa realizada pelo rei Josias (2Rs 23:4,5).

A idolatria de Jeú

Por ter eliminado a casa de Acabe e o culto a Baal, o Senhor Deus garantiu que os filhos do rei Jeú até a quarta geração se assentariam no trono de Israel. Mas Jeú não manteve sua obediência ao Senhor e acabou caindo na idolatria inserida por Jeroboão, filho de Nebate, que eram os bezerros de ouro que estavam em Betel e em Dã (2Rs 10:29-31).

A diminuição do território de Israel

Por causa da desobediência de Jeú, o próprio Deus começou a reduzir o tamanho do reino de Israel. Foi nessa época que Hazael, rei da Síria, conquistou toda a parte oriental do Jordão, toda a terra de Gileade, os territórios das tribos de Gade, Rúben e Manassés, desde Aroer, que está junto ao vale de Arnom, a saber, Gileade e Basã (2Rs 10:31-33).

A morte de Jeú

A Bíblia não diz como foi a morte de Jeú, apenas diz que ele morreu e foi sepultado em Samaria e depois disso, seu filho chamado Jeoacaz, começou a reinar em seu lugar (2Rs 10:35).

Outros detalhes sobre o reinado de Jeú

Por fim, aos demais atos de Jeú e a tudo o que fez, e a todo o seu poder, ficaram registrados no antigo livro da História dos Reis de Israel (2Rs 10:34).

Bibliografia

BÍBLIA SAGRADA. Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

MORAIS, Felipe. Cronologia da Bíblia — A Bíblia em Ordem Cronológica. Curso Bíblico Online, 2023. Disponível em: <www.cronologiadabiblia.com.br>.

STRONG, J. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.


Notas de Rodapé

[1] Jeú יֵהוּא Yehû’ (cf. STRONG h3058) significa: “Javé é Ele”. — (Strong, James. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.)

[2] (Cronologia da Bíblia — A Bíblia em Ordem Cronológica, 2023)

[3] Nabote, o jezreelita, tinha sido morto pela armação de Jezabel, por não querer vender sua vinha ao rei Acabe, porque era herança de família. Então o Senhor prometeu matar Jezabel e exterminar a Casa de Acabe e Jeú foi o escolhido para executar a sentença do Senhor contra Jezabel, esposa de Acabe e seu filho Jorão (1Rs 21; cf. 2Rs 9:6-10,26,36,37).

Deus te abençoe!

⬤ Os materiais didáticos e demais artigos publicados no site estão protegidos por direitos autorais © | Se desejar utilizar algum texto em uma obra ou publicação, entre em contato conosco clicando aqui


Conheça nossos cursos

➤ CURSO: CRONOLOGIA BÍBLICA COMPLETA (CURSO+MAPA+CERTIFICADO) https://www.cursobiblicoonline.com.br/cronologia-biblica-completa/

Jeú, Jorão, Acazias, Acabe, Cronologia Bíblica,
Cronologia da Bíblia,
Bíblia em Ordem Cronológica,
curso bíblico online, curso de teologia, cronologia dos reis, Elá, Zinri, Onri, Tibni, Asa, Baasa, Reis de Judá, Reis de Israel, Hanani, Jeú, Aías, profeta, Arsa,

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/

Jeú, Jorão, Acazias, Acabe, curso bíblico online, curso de teologia, cronologia bíblica, cronologia dos reis, Elá, Zinri, Onri, Tibni, Asa, Baasa, Reis de Judá, Reis de Israel, Hanani, Jeú, Aías, profeta, Arsa,
  • Se Inscreva em nossos Canais no YOUTUBE (Curso e Devocional)
  • Nossas páginas no INSTAGRAM
  • Siga no TWITTER
  • Entre para o Canal no TELEGRAM
  • Ouça os estudos em áudio em Podcast no SPOTIFY

Assista a Série sobre Os Reis de Israel e os Reis de Judá!

Escrito por
Pr. Felipe Morais
Comente