Buscar

Quem foi Baasa, rei de Israel?

Quem foi Baasa? A História de Baasa, rei de Israel

Significado do nome

Baasa significa “ímpio”[1].

De onde ele veio?

Baasa foi o 3º rei de Israel após a divisão do reino e reinou entre (950 a.C. a 927 a.C.)[2]

Tudo o que sabemos sobre a origem de Baasa é que ele era filho de Aías, da tribo de Issacar (1Rs 15:27).

A conspiração de Baasa

Nadabe, filho de Jeroboão estava em seu segundo ano de reinado quando Baasa, conspirou contra ele.

Nesse momento, o rei estava sitiando Gibetom, uma cidade dos filisteus e, enquanto estava ocupado com a guerra, Baasa matou Nadabe.

Assim se cumpriu a palavra do Senhor contra a Casa de Jeroboão (cf. 1Rs 14.9-16; 15:29,30). Isso aconteceu no 3º ano do reinado de Asa, rei de Judá. Foi nesse ano mesmo que Baasa começou a reinar iniciando uma nova dinastia sobre o reino de Israel.

O início do reinado de Baasa

Nesse tempo, Baasa reinou durante 24 anos sobre todo Israel tendo a cidade de Tirzá como sua capital (1Rs 15:33).

Asa, rei de Judá reinou durante 41 anos, sabemos que os 24 anos do reinado de Baasa sobre Israel foi desde o 3º ano até o 26º ano do rei Asa (cf. 1Rs 15:33; 16:8). Portanto, todo o período de seu reinado foi paralelo ao reinado de Asa, rei de Judá.

A guerra de Baasa contra Asa

Em resumo; Baasa, rei de Israel e Asa, rei de Judá jamais tiveram uma aliança (1Rs 15:16). Por isso, Baasa, rei de Israel decidiu invadir o território de Judá[3] para fortificar Ramá, com o objetivo de impedir a entrada das pessoas de seu reino em Jerusalém. Foi nesse período que o rei Asa, preparou sua defesa fazendo um poço[4] (Jr 41:9).

Essa invasão ocorreu no trigésimo sexto (36º) ano desde a divisão do reino[5]. Isso foi no décimo quinto ano (15º) do reinado de Baasa, que era então o décimo sétimo (17º) ano do reinado de Asa[6].

Recorte da Tabela dos Reis de Israel e de Judá (fonte: MORAIS, Felipe. Cronologia da Bíblia – A Bíblia em Ordem Cronológica. Curso Bíblico Online, 2023. Disponível em: <www.cronologiadabiblia.com.br>.

Para maiores detalhes sobre essa guerra[7] e explicações sobre 2Cr 15:19 e 2Cr 16:1, veja no artigo: Quem foi Asa? A História de Asa, rei de Judá.

Como resultado dessa guerra, Baasa perdeu muito território por causa da investida de Ben-Hadade, rei da Síria. Além de ter que abandonar a cidade fortificada de Ramá, Baasa perdeu o domínio sobre as cidades de Ijom, Dã, Abel-Maim[8] com toda a região de Quinerete[9] e todas as cidades-armazéns de Naftali (1Rs 15:17-21; cf. 2Cr 16:4-5).

A idolatria de Baasa e a repreensão do profeta Jeú

A conspiração de Baasa contra o rei Nadabe tinha sido o cumprimento da profecia de Aías, um profeta de Siló, por causa dos graves pecados de Jeroboão (cf. 1 Reis 15:26,30).

Mas, ao invés de buscar ao Senhor e desfazer dos ídolos que Jeroboão havia feito para tropeço de Israel, ficamos sabendo que ele continuou afundado na mesma idolatria de seus antecessores (1Rs 15:33).

Então, Deus enviou o profeta Jeú, filho de Hanani [10] (1Rs 16:1-7) para dar a ele e à sua descendência a mesma sentença que o profeta Aías, de Siló, havia proferido contra a Casa de Jeroboão (1Rs 14:10,11).

A morte de Baasa

Baasa morreu e foi sepultado em Tirzá, a capital do seu reino. Seu filho Elá foi quem deu continuidade à sua dinastia sobre Israel (1Rs 16:6).

Os demais detalhes da vida de Baasa, rei de Israel, como todo o seu poder, a tudo o que fez e às cidades que edificou, ficaram registrados no antigo livro da História dos Reis de Israel (1Rs 16:5; 2Cr 16:11).


Notas de Rodapé

[1] Baasa – do hebraico Baʿsha’, significa “ímpio”  – cf. STRONG h1201

[2] (Cronologia da Bíblia – A Bíblia em Ordem Cronológica, 2023)

[3] Asa começou a reinar sobre Judá 2 anos antes de Baasa reinar sobre Israel. Observe que o 1º ano de Baasa foi o 3º ano de Asa (cf. 1Rs 15:33).

[4] O poço que Ismael, filho de Netanias, jogou os corpos dos homens que havia matado, juntamente com o de Gedalias, filho de Aicam, tinha sido cavado pelo rei Asa para defender-se de Baasa, rei de Israel. Ismael, filho de Netanias, encheu-a com os mortos. (Jeremias 41:9)

[5] A referência à divisão do reino usada aqui como datação, pode ser explicada, por ser a primeira vez que ocorreu o fato de um rei de Israel invadir e edificar (ou fortalecer) uma cidade no território de Judá, desde houve a divisão entre o reino de Israel e o reino de Judá.

[6] Baasa morreu no vigésimo sexto (26º) ano do reinado de Asa, rei de Judá. Já o rei Asa, morreu no quarto (4º)  ano do reinado de Acabe, que era também o décimo primeiro (11º) ano do reinado de Onri. Para mais detalhes, sobre essa sobreposição de Onri e seu filho Acabe, acesse o Mapa Cronológico da Bíblia disponível em (www.cronologiadabiblia.com.br). Sobre detalhes de quando Baasa invadiu o território de Asa, leia a nota anterior que tem por título: “Como entender esses dois versos?”.

Como entender 2Cr 15:19 e 2Cr 16:1 [Nota seguinte]

[7] Como entender 2Cr 15:19 e 2Cr 16:1? Ambos os versos se referem ao período desde a divisão do reino. Portanto, a tradução literal desses versos deve trocar “DO” por “NO” para compreensão correta desse período: “Não houve guerra até o trigésimo quinto ano no reinado de Asa.” (2Cr 15:19). A mesma questão ocorre no versículo seguinte: “No trigésimo sexto ano no reinado de Asa, Baasa, rei de Israel, invadiu Judá e começou a edificar a cidade de Ramá, para impedir a entrada e a saída do território de Asa, rei de Judá.” (2Cr 16:1) Uma vez que Baasa morreu no vigésimo sexto (26º) ano de Asa, ele não poderia estar vivo trigésimo quinto (35º) ano, nem no trigésimo sexto (36º) ano do reinado de Asa. [* veja os detalhes nas notas anteriores: nota 5 e nota 6]

[8] A cidade de Abel-Maim é também conhecida como Abel-Bete-Maaca (2Cr 16:4 compare com 1Rs 15:20; ver também: 2Sm 20:14,15; 2Rs 15:29).

[9] Quinerete – o “mar de Quinerete” (Nm 34:11; Dt 3:17; Js 11:2; 12:3: 13:27: 19:35; 1Rs 15:20) é o nome antigo do “Lago de Genesaré” (Lc 5:1; cf Mt 4:18), mais conhecido como “Mar da Galileia” (Mt 4:18; 15:29; Mc 1:16; 3:7; 7:31), que também recebe o nome de “Mar de Tiberíades” (João 6:1,23; cf. João 21:1).

[10] O profeta Hanani, pai de Jeú, foi o vidente do Senhor que havia repreendido o rei Asa, rei de Judá, que por causa do medo, deixou de confiar em Deus, doando o ouro e a prata dos tesouros da casa do Senhor e também da casa do rei para Ben-Hadade, rei da Síria, solicitando sua ajuda contra a invasão de Baasa, rei de Israel (2Cr 16:7-10).


Bibliografia

BÍBLIA SAGRADA. Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

MORAIS, Felipe. Cronologia da Bíblia – A Bíblia em Ordem Cronológica. Curso Bíblico Online, 2023. Disponível em: <www.cronologiadabiblia.com.br>.

STRONG, J. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.

Deus te abençoe!

⬤ Os materiais didáticos e demais artigos publicados no site estão protegidos por direitos autorais © | Se desejar utilizar algum texto em uma obra ou publicação, entre em contato conosco clicando aqui


Conheça nossos cursos

➤ CURSO: CRONOLOGIA BÍBLICA COMPLETA (CURSO+MAPA+CERTIFICADO) https://www.cursobiblicoonline.com.br/cronologia-biblica-completa/

Cronologia Bíblica
Cronologia da Bíblia
Bíblia em Ordem Cronológica
curso bíblico online curso de teologia
Asa, Jeroboão, Reis de Judá, Reis de Israel, Baasa, Hanani, Jeú, Ben-Hadade, Elá

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/

curso bíblico online curso de teologia
Asa, Jeroboão, Reis de Judá, Reis de Israel, Baasa, Hanani, Jeú, Ben-Hadade, Elá
  • Se Inscreva em nossos Canais no YOUTUBE (Curso e Devocional)
  • Nossas páginas no INSTAGRAM
  • Siga no TWITTER
  • Entre para o Canal no TELEGRAM
  • Ouça os estudos em áudio em Podcast no SPOTIFY

Assista a Série sobre Os Reis de Israel e os Reis de Judá!

Escrito por
Pr. Felipe Morais
Comente